UNIVERSIDADE ABERTA DE EDUCACAO PERMANENTE EM SAUDE DEZ/2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oficina do Currículo GRUPO EM FOCO.
Advertisements

FACULDADE METROPOLITANA
2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Expansão do Ensino Superior - reflexões sobre a sua implementação na UFRGS - Prof. Norberto Hoppen.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Educação profissional:
Seminário Nacional do PROFAPS 27 a 29 de abril/2011
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Ana Cristina Ghisleni
Educação Permanente em Saúde :
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Ministério da Educação
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
A EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA Apresentação: Profas. Selma Dias Leite e
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Políticas e instrumentos para a reorganização da Rede e-TEC Brasil
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
1. ABERTURA E APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES 2. APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA 3. APRESENTAÇÃO DA NOVA PROPOSTA DO PDR APRESENTAÇÃO DA REDETEC.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Os Programas de Provimento:
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Um modelo de avaliação de cursos tendo como referência o SINAES Renato Cislaghi, Beatriz Wilges, Wesley Gonçalves, Masanao Ohira, Douglas Hiura Longo,
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE INSTITUTO DOM MOACYR
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial no SUS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Financiamento dos laboratórios;
P ROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS. POSSUI UMA ESTRATEGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PAUTADA EM DOIS EIXOS: 1. A ORIENTAÇÃO, a INFORMAÇÃO.
Margarita Urdaneta CGDEP – SVS/MS 26 de agosto, 2005 REDE DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
Sistema Nacional de Formação
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
MAIO 2010.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
GESTÃO DA EAD NA UFAL: da institucionalização às ações concretas
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
O papel pedagógico do órgão gestor
REDE EPSUS PB REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ABERTA DE EDUCACAO PERMANENTE EM SAUDE DEZ/2007

Percurso  Histórico e dilemas  UNAEPS  Princípios e eixos  Mapa das idéias força  Fluxograma  Sistemas  Piloto (falta) ‏  Desafios

HISTÓRICO  CHAO- questoes  Rede MAES  Curso PSF/sujeito  Oferta/contexto  Efetivação  Sonho  DILEMAS  Cooperação  Educação permanente  Monitoramento  Rede  Integração

UNAEPS O que é a UNAEPS? É uma iniciativa do Ministério da Saúde com o propósito de viabilizar e expandir o processo de capacitação de profissionais em serviço dentro da atual política de educação permanente em saúde. A UNAEPS é uma prioridade do governo federal - motivo pelo qual integra o programa "PAC da Saúde". Por que "Universidade Aberta"? A UNAEPS foi concebida para ser uma "universidade" do SUS para o SUS, uma vez que seu principal objetivo é responder às demandas de capacitação do sistema de saúde. Essa universidade é aberta por ser inclusiva - ou seja, credenciará qualquer instituição acadêmica que esteja apta para se integrar ao sistema, trabalhando principalmente com a educação à distância.

UNAEPS Como ela atua? A UNAEPS visa a potencializar a capacidade de oferta de cursos de atualização e especialização através de: 1. Disseminação de mecanismos de gestão educacional e de estratégias de ensino- aprendizagem às instituições pertencentes ao sistemas UNAEPS; 2. Normatização de diretrizes, desenho de matrizes curriculares e produção e validação de material didático a partir do mapeamento de necessidades de sujeitos e serviços; 3. Identificação e divulgação dos contextos de oferta e procura de iniciativas de capacitação; A Execução das atividades se dará de forma descentralizada, através da rede de instituições que se credenciaram para fazer parte da iniciativa.

UNAEPS Quais são suas prioridades? A sua prioridade está em consonância com a prioridade ministerial de qualificar os profissionais de nível superior que já integram equipes de Saúde da Família. É atendendo a essa demanda que a UNAEPS pretende se consolidar, de forma a viabilizar a sua capacidade de resposta a outras demandas do SUS.

Princípios  Auto-regulação  Responsabilização  Avaliação

Eixos  Aumento da oferta de capacitação e educação permanente  Monitoramento e avaliação das ações  Resgate da dimensão acadêmica dos serviços e sua aproximação com a academia

Idéias Força  Qualidade  Transparência  Visibilidade  Interatividade

Fluxograma

 Ações iniciais:  Identidade visual – articulando diferentes mdias  Mapa de públicos – Dengue e Unaeps  Definição de pauta

 Subsistema voltado para a aprendizagem (materiais pedagógicos, interação, atividades) ‏  Subsistema voltado para o contexto profissional ( dados cadastrais do micro/meso/macro) ‏  Subsistema voltado para a avaliação

DENGUEPSF  Material impresso  Cdrom ( textos, imagens, vídeos) ‏ Cdrom  Web ( textos, vídeo, fórum) ‏

 Ferramentas de interação – fórum, chat  Ferramentas de armazenamento – Portfólio, Midiateca  Ferramenta de organização – Agenda, Mural

 Piloto: Cd Dengue  Validação de materais instrucionais - Quanto ao conteúdo - Quanto à adequacao midiática - Quanto à estrutura pedagógica

 Gerenciamento acadêmico  Gerenciamento de usuários  Conexão com o mapa de público

DESAFIOS  Alinhamento institucional  Definição de elementos normativos  Composição de comitê gestor e executivo