Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Mestrado Profissional em Administração em Rede Nacional
Uso do Ambiente de Ensino On-line
GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
1 Resolução /FNDE/CD/Nº48 de 28 de novembro de 2008.
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação.
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Mesa-redonda Análise e avaliação da aprendizagem em suporte ao aluno
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
CURSO TÉCNICO EM HEMOTERAPIA CURSO TÉCNICO EM CITOPATOLOGIA
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
QUALIFICAÇÃO DE GESTORES DO SUS EM EAD: O FORTALECIMENTO DA BAIXADA FLUMINENSE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PERMANENTE DOS TRABALHADORES.
PLANO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
1- O que é o PROINFANTIL? Curso de formação a distância, em nível médio, na modalidade Normal, com Habilitação em Educação Infantil.
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Foco de Atuação: Atenção Básica
Curso para Qualificação de Gestores do SUS
CURSO MICROPOLÍTICA DA GESTÃO E TRABALHO EM SAÚDE.
BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Programa de Capacitação à Distância COSEMS/MG
Curso de Especialização Gestão em Saúde CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO EM SAUDE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ROMPENDO BARREIRAS DE ACESSO E PROMOVENDO MUDANÇAS.
CURSO DE GESTÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS EM SAÚDE - INVESTIDORES -
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Disciplinas e Cursos SAAS e-Tec Brasil Fevereiro 2012.
Proposta do Curso É parte da estratégia de fortalecer a capacidade avaliativa e institucionalizar a avaliação nos diferentes níveis de atuação das intervenções.
1º Encontro Presencial Regiões Metropolitanas 1, 2 e Serrana. Rio de Janeiro, 4 e 5 de maio de 2010 Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS.
Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
27 de setembro Organização Estados Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para ACSs e Aux/Téc. De Enfermagem.
Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial no SUS
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
CELEM: uma realidade no ensino de espanhol
Governança em Rede na Formação para Gestão do SUS e EaD como estratégia para implementação de políticas públicas Roberta Gondim Walter Mendes Victor Grabois.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Ações estratégicas para redução da carga da hanseníase no Brasil
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO SUS Proposta preliminar – ENSP-FIOCRUZ.
 Oferta: outubro de 2013 à outubro de 2015 O curso: 1600 Profissionais Mais Médicos e Provab (médicos, enfermeiros, odontólogos) Atuantes nos estados.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
OBJETIVO DO CURSO Formar especialistas em gestão do SUS e contribuir para o aprimoramento dos processos de organização das redes de atenção à saúde.
Programa de Capacitação à Distância COSEMS/MG José Maurício Lima Rezende Secretário de Monte Santo de Minas e Presidente do COSEMS/MG.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
O papel pedagógico do órgão gestor
1 O Formação pela Escola é uma proposta do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEED),
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
Transcrição da apresentação:

Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS

Eixo – Força de Trabalho em Saúde Programa Nacional de Qualificação de Gestores e Gerentes do SUS

Meta Qualificar 110 mil profissionais que exercem função de Gestão ou Gerência nas instâncias Federal, Estadual e Municipal do SUS.

Parcerias O curso está sendo desenvolvido pela Rede de Escolas e Centros Formadores do SUS.

Parceria com o Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde

70 pessoas presentes Todos os estados exceto Amapá e Roraima

Ideias Força Aluno-equipe Regionalização da Atenção e da Gestão Práticas Inovadoras de Gestão Fortalecimento da Rede de Instituições de Ensino em Saúde

Público-Alvo Ser trabalhador da área de saúde; Desempenhar funções gestoras

As CIBs e a seleção dos alunos As CIBs em todo país discutem a distribuição de vagas de alunos de tal forma que garanta um recorte tanto macro quanto microrregional de acordo com o grau de discussão em cada estado e com o número de vagas já estabelecido. Aluno-equipe Regionalização da Atenção e da Gestão

Seleção dos alunos O aluno envia a carta de indicação do gestor, o diploma de graduação, o currículo resumido e um sumário de sua atuação em atividades de gestão no âmbito do SUS

Tabela Alunos/Tutores - Sul UF VAGAS TUTORES ALUNOS/ Paraná 416 14 30 Rio Grande do Sul 426 15 28 Santa Catarina 361 13 Total 1203 42

Estrutura do curso O curso será em nível de aperfeiçoamento, com carga horária de 180 horas, sendo 40 presenciais e 140 a distância estruturado em 4 UAs e terá a duração de 6 meses. O aluno deverá dedicar-se, no mínimo, 7 horas semanais. A certificação do curso será de responsabilidade da ENSP.

Concepção do Curso Atenção Avaliação Vigilância Planejamento Áreas de Prática Funções Gestoras Atenção Vigilância Promoção Avaliação Planejamento Execução Monitoramento Situação Problema Bibliografia Complementar Textos Instrumentos de Gestão Legislação Normas

Estrutura 1. Apresentação do Curso UA 1: Fundamentos do SUS UA 2: Gestão da Atenção à Saúde 4. UA 3: Gestão das Vigilâncias em Saúde 5. UA 4: Gestão da Promoção da Saúde 6. Caderno: Funções Gestoras e seus Instrumentos

Modelo Pedagógico O material didático será elaborado especificamente para o curso a partir de situações-problema

Modelo Pedagógico O momento presencial será o início do curso,; O curso terá um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde alunos, tutores e coordenadores poderão acessar materiais, participar de fóruns, acompanhar os resultados (estatísticas), etc.

Modelo Pedagógico A gestão do processo, inclusive a acadêmica, também, será feita no AVA, além da comunidade vrtual. Trabalho Final como iniciativa de intervenção na realidade concreta do aluno equipe

Modelo Pedagógico Cada grupo de 30 alunos será acompanhado por um Tutor, especialmente capacitado para a tarefa, que se encarregará, também, dos momentos presenciais, inclusive da avaliação

Estratégia nacional redefinida Assinatura do Termo de Compromisso entre a ENSP e a Escola ou outro Centro Formador do SUS que participará da execução do curso, por Região

Início pela Região Sul Signatários dos Termos de Compromisso: Paraná – Secretaria de Estado da Saúde do Paraná Santa Catarina - Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina Rio Grande do Sul – Escola de Saúde Pública da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul

Instituições Líder e os Coordenadores Estadual e Pedagógico Escola de Saúde Pública do Paraná – Arlene B. Muzzolon Coordenador Estadual – Fernão Diego S. Lopes Coordenador Pedagógico – Paula Nischyama Escola de Saúde Pública do Santa Catarina – Kristiane Rico Sanchez Coordenador Estadual – Rozilda dos Santos Coordenador Pedagógico – Lourdes da Costa Remor Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul – Sandra Regina Martini Vial Coordenadora Estadual – Fátima de Barros Plein Coordenadora Pedagógica – Maria Níbia da Silva

Calendário para Região Sul a ser pactuado à tarde Assinatura dos Termos de Compromisso Divulgação do Edital de Tutores Divulgação Edital Alunos Capacitação dos Tutores 27 - 28/07/09 - Momento presencial 26/02/10 - Final do curso