O paradigma do cuidado no âmbito da saúde Profa. Dra. Ana Cristina de Sá Enfermeira, Psicóloga, Pedagoga Centro Universitário São Camilo
CUIDADO QUALIDADE REFLEXÕES
COMPETÊNCIAS SABER SABER SABER FAZER SABER SER
Objeto de Estudo da enfermagem Saber Saber Teoria geração do conhecimento de enfermagem para uso na sua prática Objeto de Estudo da enfermagem O CUIDADO CIENTÍFICO Processo de Enfermagem é o método para implementação da Teoria ou conhecimento – cuidado e o cuidar
Saber Saber Ter absoluta certeza de que a Sistematização da Assistência de Enfermagem é o método de trabalho do enfermeiro e equipe na implementação do CUIDADO CIENTÍFICO
Saber Fazer (Gestor do Cuidado e do Cuidar) O Ser Humano Cuidar do Ser Humano
Saber Ser Desenvolver a comunicação, a inteligência intrapessoal e a inteligência interpessoal – cuidar de quem cuida
Saber Ser Ter a certeza de que somos seres humanos e que temos o direito à felicidade
Sobre “cuidado de qualidade” Seres humanos palpáveis (sentimentos) Não plastificados Competentes (nas 3 dimensões) Efetivamente holísticos (sair do discurso) Cuidado individualizado (mesmo!)
Sobre “cuidado de qualidade” Fragilidade de quem? O outro é o referencial – imaginar-se na posição oposta Ser um facilitador e não um dificultador Não esquecer da vida pessoal: auto-cuidado emocional
“Qualquer ato de amor, por menor que seja, é um trabalho pela paz“ Madre Teresa de Calcutá
Muito obrigada! Profa. Dra Ana Cristina de Sá anacsa@scamilo.edu.br