Ciência da Computação Projeto Pedagógico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
FACULDADE METROPOLITANA
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Page 1 GT Engenharias & Computação. Page 2 Objetivos: Analisar o processo de avaliação dos Mestrados Profissionais e propor modificações na ficha de avaliação.
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Bacharelado em Sistemas de Informação
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO:
Curso de Engenharia de Computação
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Disciplinas do curso 06mar2008
Coordenador de Curso Profa. Márcia Nome: Alexandre Violin Garcia
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Glauce-Mônica Vilela Souza
O que você pode fazer para reduzir a evasão
Bacharelado em Sistemas de Informações
UNIP/Brasil Maior IES – Instituição de Ensino Superior do país
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciências da Computação.
Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Apresentação de IEE 14/03/2014 Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
Trabalho final de curso
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
FACULDADE DE INFORMÁTICA FUNIJ. Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Duração – 5(cinco) anos [ 4(quatro) anos ] Alunos ingressos – 2001/2, 2002/1,
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
30Th Conferencia Latinoamericana de Informatica Carreras de Pre-Grado en Computación Perfiles Profesionales Daltro José Nunes (Brasil) Charla Plenaria.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Atividades Complementares Coordenação de Administração
MAPA ESTRATÉGICO Escola Politécnica.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Perguntas de Modelação
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Currículo Quais são as finalidades do curso?
Campus de Caraguatatuba Aula 1: Orientações Gerais
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Curso de Instalador e Reparador de Redes de Computadores.
Qualificação Profissional
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Projeto Integrador Prof. Adriana Vieira
Introdução ao Serviço Social
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
O futuro chegou!.
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
Trabalho de Curso Regulamento Normatização da monografia.
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
Atualizado: 19/03/ Organizações Contábeis Aproximadamente 5,2 milhões De micro e pequenas empresas formais Contadores Técnicos
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Ciência da Computação Projeto Pedagógico

Missão Grupos de Inflëncia Internos: Externos:   Internos: Alunos, professor, COOPEX, CEGRAD, Biblioteca, CPD, Funcionários, FAFICH, FEG, Laboratórios, secretaria; Externos: Mercado, Família, outros IES, Governo, Agentes Financiadores, MEC, Livraria, Comunidade,

Expectativas: Alunos: Qualificação para o mercado; Professores qualificados; Que o curso seja referência no Estado; Retorno financeiro do investimento; Melhoria da estrutura; Didática- pedagógica (Biblioteca, laboratórios); Melhoria do processo ensino aprendizagem; Incentivo a projetos de pesquisa; Convênios Empresa-Curso; Projetos que contemplem a participação dos estudantes;

Professores: Recursos áudio-visual(data show); Definição de critérios para liberação de docente para estrado e doutorado; Seleção mais criteriosa no vestibular; Construção de laboratórios temáticos Melhoria de regime de contratação; Equiparação do salário em relação a outros IES particulares;

COPPEX Criação de núcleo de pesquisa Criação e execução de projetos de extensão; Criação e execução de projetos de pesquisa; Projeto para captação de recursos; Criação e execução de cursos de pós-graduação; Publicações Científicas Participação massiva no congresso Científico; Promoção de eventos do próprio curso; Iniciação Científica;

Biblioteca Funcionários Colaborem na manutenção da instituição; Que os discentes utilizem as bibliografias disponíveis; Dê críticas e sugestões Colabore na manutenção dos livros; Funcionários Colaborem na manutenção da instituição; Dê críticas e sugestões; Interação amigável:

CPD FEG Uso racional dos recursos dos laboratórios Agendamento dos recursos; Melhor capacitação dos estagiários; Seleção dos estagiários; FEG Que os alunos paguem em dias; Que o curso seja de qualidade reconhecida; Que cumpra a missão do curso;

FAFICH Qualidade no ensino; Professor comprometido com o ensino, pesquisa e extensão; Diminuição da inadimplência dos alunos; Melhor harmonia entre funcionários; Busca de recursos de extensão;

Secretária Entrega dos diários e das notas em dias; Rápido despacho dos processos; Menor mudança possível no quadro-horário; Melhor interação com os discentes;

Família dos Alunos CEGRAD Qualidade dos serviços prestado; Colocação no mercado de trabalho durante e após sua formação; CEGRAD Melhoria do processo de Ensino; Melhor divulgação na seleção de professores por parte da coordenação;

Mercado Profissionais capacitados, empreendedor, profissional e ética; Grade Curricular flexível e que atenda tanto o mercado atual quanto ao futuro:

Mercado Profissionais capacitados, empreendedor, profissional e ética; Grade Curricular flexível e que atenda tanto o mercado atual quanto ao futuro: Governo Maior oferta de profissionais qualificados, nos órgão estatais; Contribuição para o desenvolvimento regional;

O que é o Curso de Ciência da Computação É um curso que prioriza a pesquisa e tem a computação como atividade fim, visando a formação de recursos humanos para o desenvolvimento científico e tecnológico.

O que caracteriza o curso da ciência da computação? Habilitar o profissional na aplicação e/ou desenvolvimento de métodos científicos, permitindo-o solucionar problemas na atividade fim da computação dentro dos setores produtivos da sociedade atual. O que o diferencia dos demais cursos ? Fornecimento de métodos, técnicas e ferramentas necessárias para o desenvolvimento das diversas áreas do conhecimento.

Quais os valores mais importantes para o curso Ciências da Computação e para Gurupi? ????

Missão do Curso de Ciência da Computação A finalidade do curso de Ciência da Computação é, portanto, formação de cientistas da computação para atuar em ambientes comerciais, industriais e científicos que, além de propiciar o contato com os fundamentos e as tecnologias da computação, fornece o conhecimento sócio-cultural e organizacional necessário para uma prática ética e de visão humanística das questões sociais e profissionais.

Perfil do egresso Raciocínio abstrato, que lhe permita raciocinar com lógica e clareza sobre problemas, muitas vezes complexos, e que exigem um senso acurado de ordenação para sua resolução; Exatidão, que lhe permita diminuir ou eliminar falhas que possam gerar atrasos, e muitas vezes prejuízos, no desenvolvimento de projetos; Meticulosidade, que lhe possibilite observar todos os detalhes que compõem um sistema, a fim de analisá-lo minuciosamente para que um pequeno problema não venha a prejudicar o resultado final; Habilidade numérica, devido ao fato de se incluir na sua competência, cálculos científicos, contábeis e financeiros; Competência técnica, que lhe permita analisar e/ou criar sistemas complexos, com alto grau de eficiência e eficácia, utilizando técnicas e recursos adequados; Sociabilidade, que lhe facilite o relacionamento ético e profissional com sua equipe de trabalho, usuários e clientes; Visão empreendedora,que lhe permita propor, elaborar e executar projetos; Auto-aprendizagem, permitindo atualizar-se constantemente nas novas metodologias e métodos vindouros.

Grade Curricular Disciplinas Quinto Período Primeiro Período Inglês Instrumental (9,10) Língua Portuguesa (4,9) Cálculo I (3,6,12) Introdução à Computação (1, 3,6,12) Fund Mat da Informática (1,12) Segundo Período Cálculo II (3,6,12) Análise Numérica I (1,12) Estruturas de Dados I (1,3,6,8) Linguagem de Programação I (1, 2,3,6,8) Álgebra Linear (6,12) Eletrônica Geral (1,3) Terceiro Período Cálculo III para Computação (3,6,12) Análise Numérica II (3,6,12) Estruturas de Dados II (1,3,6,8) Sistemas Digitais (1,3) Linguagem de Programação II (1, 2,3,6,8) Orientação a Objetos (1, 2,3,6) Quarto Período Arquitetura de Computadores I (1,3,8) Banco de Dados I (1, 2,3,4,6,7,8) Teoria dos Grafos (3,6,12) Ling. de Prog. Comercial I (2,3,4,6,7,8) Métodos Estatísticos (3,6,12) Disciplina Optativa Quinto Período Sistemas Operacionais I (1,8) Linguagens Formais e Compiladores (6) Análise e Proj. de Sist. Comput. I (2,3,4,6,7,8,9) Banco de Dados II (2,7,8) Simulação Discreta (3,4,6,7,12) Inteligência Artificial (2,3,6,12) Disciplina Optativa Sexto Período Teoria da Computação (1,6) Redes de Computadores I (1,8) Sistemas Distribuídos (2,3,6) Engenharia de Software I (2,3,4,6,7,8,9) Programação Paralela (2,3,6) Introd. ao Proj. em C.C. (4,8,9,10,11) Sétimo Período Engenharia de software II (2,3,4,6,7,8,9) Informática e Sociedade (5) Projeto em CC (3,4,6,8,9,10,11) Redes de Computadores II (2,6) Estágio Supervisionado (2,3,4,5,6,7,8,9,10,11) Oitavo Período Adm. em Processamento de Dados (5,8) Proj em Ciência da Comput II (3,4,6,8,9,10,11) Segurança de Sistemas (3,5,6)

Competências e Habilidades Corpo de conhecimento da computação; Desenvolvimentos de sistemas computacionais; Soluções de problemas e design criativo; Elaboração de projetos e documentação; Aspectos éticos e legais; Abstração e modelagem; Trabalho em grupo; Auto-aprendizado contínuo; Expressividade oral e escrita; Língua inglesa; Capacidade empreendedora e Liderança. Habilidade Numérica.

Formulação da Proposta de Avaliação Ao final do estágio, como parte do processo de avaliação do mesmo, o aluno elabora um relatório, onde são detalhadas as atividades desenvolvidas. O estagiário apresenta o relatório, fazendo a defe­sa do mesmo, para uma banca examinadora composta por professores da Fafich, incluindo, necessariamente, o professor-orientador. TCC já possui normatização da instituição – necessidade de professor orientador, individual, deve constar de uma implementação. Possui duas linhas principais: acadêmica e mercado(empreendedora).

Formulação da Proposta de Avaliação Corpo de conhecimento básico da computação; Trabalhos e provas (envolvendo situações teórica e práticas) que utilizem da teoria, para saber quando e onde aplicá-la e ter como resultado final a implementação. Desenvolvimentos de sistemas computacionais; Soluções de problemas e design criativo; Trabalhos e provas (envolvendo situações teórica e práticas) que promovam e desenvolvam a percepção e a criatividade dos discentes de modo que possam resolver problemas de forma eficiente e eficaz.

Formulação da Proposta de Avaliação Elaboração de projetos e documentação; Realização de projetos na área de computação, documentados de acordo com as normas da ABNT ou outra compatível. Mostra dos trabalhos produzidos perante a comunidade acadêmica do curso. Aspectos éticos e legais; Comportamento e atitudes. Trabalhos e provas que levem em consideração os aspectos éticos e legais da profissão e da convivência em sociedade. Abstração e modelagem; Trabalhos e provas (envolvendo situações teórica e práticas) que utilizem da teoria, para saber quando, onde e como aplicá-la e tendo como resultados finais modelos, documentos e/ou implementações. Trabalhos e provas que avaliem o grau de abstração em situações práticas e/ou teóricas e sua capacidade de modelá-las.

Formulação da Proposta de Avaliação Trabalho em grupo; Trabalhos que envolvam participação, divisão de tarefas, conhecimento profundo da sua tarefa e da sua relação com o todo e comunicação e relacionamento entre os membros da equipe. Auto-aprendizado contínuo; Realização de seminários de temas de interesse e/ou do estado-da-arte. Expressividade oral e escrita; Trabalhos, provas, seminários e relatórios que avaliem a capacidade de expressar idéias e conhecimentos de forma oral e escrita usando uma linguagem clara e objetiva.

Formulação da Proposta de Avaliação Língua inglesa; Trabalhos, provas e textos que avaliem a capacidade de interpretação e conhecimento de termos técnicos da computação em língua inglesa. Capacidade empreendedora e Liderança. Trabalhos que avaliem a capacidade de liderança, visão, percepção, perseverança e execução de projetos. Habilidade Numérica. Trabalhos e provas (envolvendo situações teórica e práticas) que utilizem da teoria, para saber quando e onde aplicá-la e podendo ter como resultado final a implementação. Trabalhos e provas que envolvam a interpretação e resolução de problemas que envolvam conceitos matemáticos.