OS DESAFIOS DA JUSTIÇA ESPECIALIZADA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Poder Judiciário e Ministério Público no Brasil Wellington Cabral Saraiva com modificações por Luciano Mariz Maia.
Advertisements

Competência em razão da matéria
OTACÍLIO DANTAS CARTAXO Presidente do CARF
Critérios para Provisionamento e Avaliação de Contingência
EMPRENDER Unir para crecer EL PROGRAMA EMPRENDER Mobilização da base.
TRANSPARÊNCIA DAS CONTAS PÚBLICAS. TRANSPARÊNCIA DAS CONTAS PÚBLICAS TRANSPARENCIA DAS CONTAS PÚBLICAS PUBLICIDADE COMPREENSIBILIDADE UTILIDADE PARA DECISÃO.
3 - Qualidade em Serviços
Acesso à Justiça 1ª aula 2ª unidade.
RAZOÁVEL DURAÇÃO DO PROCESSO
Delegação, centralização e descentralização
Órgãos da Justiça Federal
Recurso Especial.
COOPERAÇÃO E TRANSPARÊNCIA FISCAL COMO INSTRUMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO COGEF 1.
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
STJ UNICEUB – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ESPECIALIZAÇÃO DE VARAS
ACONTRIBUIÇÃO PENAL NA PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
TÉCNICA DE CONSULTORIA
DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Justiça Pública e Poder Judiciário
O Escritório Simão & Moreira Advogados Associados tem como principal objetivo prestar assessoria jurídica full time and full service aos seus clientes.
DO PODER JUDICIÁRIO: ORGANIZAÇÃO E COMPETÊNCIA
Ouvidorias e mediação de conflitos
PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
A DIRETORIA JURÍDICA DA UERJ (DIJUR), DIRETAMENTE SUBORDINADA À REITORIA, É O ÓRGÃO DE REPRESENTAÇÃO JUDICIAL E CONSULTORIA DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR,
WORKSHOP DA SAÚDE FORUM NACIONAL DO JUDICIARIO PARA A SAUDE
1º ENCONTRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, JUSTIÇA FEDERAL e JUSTIÇA ESTADUAL Lucio Melre da Silva S T I / STJ.
Apresentação.
BACHEGA SOCIEDADE DE ADVOGADOS. DIREITO TRIBUTÁRIO EQUIPE ESPECIALIZADA – LEGISLAÇÃO – JURISPRUDÊNCIA – SEGURANÇA JURÍDICA - SOLUÇÕES TRIBUTÁRIAS – REDUÇÃO.
1.3. Eleições Diretas para mesa diretora dos Tribunais PEC nº 187/2012 Dá nova redação às alíneas "a" e "b" do inciso I do art. 96 da Constituição Federal,
DIREITOS HUMANOS Unidade VIII Federalização dos crimes contra os D.H. Emenda Constitucional nº 45/04 Incidente de Deslocamento de Competência (IDC) Alteração.
DIREITO DO CONSUMIDOR AULA 04.
JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE
Escola de Formação Política Miguel Arraes
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
POLÍTICAS PÚBLICAS LES 129- Sociologia e Extensão
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Poder Judiciário O Poder Judiciário é incumbido da função jurisdicional, ou seja, da função de fazer justiça. A independência do Judiciário é uma necessidade.
O Código Eleitoral e o TSE
Estrutura do Poder Judiciário no Estado do Amapá
Competência Civil-III
DO RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
Estatuto da OAB Aula 14.
MARKETING DE SERVIÇOS Prof. Edval Carlos dos Santos Filho
EBEP – 2011 Introdução - GSI “SGI” Gestão de Sistemas Integrados
RECURSO ESPECIAL Resp.
JUSTIÇA DO TRABALHO II Tribunal Superior do Trabalho
SISTEMA THEMIS BREVE ANÁLISE POR RENAN TOLFO. DIREITO ELETRÔNICO - TURMA 469 PROF. ª FERNANDA DENARDIN WALKER.
APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA JURÍDICA
HABEAS CORPUS Art
M ÉTODOS COMPLEMENTARES E A D ESJUDICIALIZAÇÃO Professora Lucélia de Sena Alves.
SEGURANÇA JURÍDICA NO BRASIL - SOB O RECENTE CONTEXTO CONJUNTURAL - SIMPÓSIO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O INVESTIDOR ALEMÃO NO BRASIL MARCO AURÉLIO.
ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA
ESTUDOS DE CASOS PODER JUDICIÁRIO
Embargos de Divergência
AULA 27 – AULA 27 – Analisados e estudados sob a ótica do vigente CPC e NCPC *Apelação *Agravo: instrumento retido *Embargos infringentes.
Advocacia e Assessoria Jurídica
COMPETÊNCIA.  A jurisdição é una, mas seu exercício, na prática, exige o concurso de vários órgãos do Poder Público. Sendo que a mencionada repartição.
Tópico 01 Intimação Eletrônica x Contagem do prazo em dobro (art. 191, CPC/73)
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
1. - Facilitam a adequada instrução processual; - Agilizam a elaboração de editais, termos de referência e contratos; - Viabilizam análise jurídica mais.
PROJETO HERMES ACOMPANHAMENTO DE AÇÕES JUDICIAIS COM REPERCUSSÃO NA ATIVIDADE CONSULTIVA Consultoria-Geral da União.
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
MÓDULO: RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO PROF. DR. JOSÉ HENRIQUE MOUTA ( DIAS 06 E
Sociedade Processos Internos Aprendizado e Crescimento Qualidade e Celeridade Acesso à Justiça e EfetividadeResponsabilidade Social Infraestrutura Melhorar.
Transcrição da apresentação:

OS DESAFIOS DA JUSTIÇA ESPECIALIZADA NEY WIEDEMANN NETO Desembargador no TJRS

POR QUE ESPECIALIZAR? A falta de conhecimentos específicos sobre determinada matéria pode produzir decisões judiciais desprovidas de fundamentação técnico-jurídica adequada. Isso pode gerar insegurança jurídica. A maior confiabilidade nas decisões judiciais e a segurança estão relacionadas com o aperfeiçoamento dos magistrados no conhecimento das matérias que julgam. A especialização temática vai ao encontro desse entendimento.

ARGUMENTOS FAVORÁVEIS? Com o aumento da credibilidade e da confiança dos jurisdicionados, o Poder Judiciário não perde espaço para a arbitragem, que deve continuar como uma opção e não como a solução para a morosidade da Justiça. Isso pode criar um sentimento de segurança no meio empresarial. Propicia a padronização dos serviços judiciários afetos aos julgamentos temáticos. Aumenta a motivação dos magistrados, que julgam matérias com as quais têm maior afinidade e interesse.

ARGUMENTOS FAVORÁVEIS? Os magistrados poderiam escolher trabalhar em unidades de jurisdição temáticas que melhor atendessem seus talentos e vocações. A especialização recomenda a capacitação dos magistrados e dos funcionários do Poder Judiciário e isso aumenta a agilidade nos julgamentos. A familiaridade do magistrado com os temas jurídicos especializados permite decisões de maior qualidade, na fundamentação, e mais céleres, porque o tempo necessário para as pesquisas jurídicas, que pela repetição de casos similares já ocorreu.

ARGUMENTOS FAVORÁVEIS? A dedicação com exclusividade a temas limitados aumenta a concentração do estudo e a eficiência dos julgamentos, no sentido de soluções justas e adequadas. Há o incremento da segurança jurídica, da estabilidade dos julgados, dos precedentes judiciais e da uniformização da jurisprudência. Isso tudo traz maior segurança jurídica para os investidores e empreendedores, inclusive internacionais. Isso traz benefícios econômicos e de competitividade para o Brasil.

ARGUMENTOS DESFAVORÁVEIS? Em contrapartida, pode ser que ocorra o engessamento do conhecimento do magistrado e da sua equipe, focados apenas na matéria especializada e talvez sedimentando determinados entendimentos. Em tese, a especialização pode deslocar recursos orçamentários do sistema geral do Poder Judiciário, aumentando a pressão sobre ele. O grupo especializado pode ser percebido como “elitista”, se os casos específicos receberem maior atenção do que os outros.

ARGUMENTOS DESFAVORÁVEIS? Isso pode incentivar grupos de interesses especiais em ter um interesse expressivo em influenciar decisões judiciais ou de atuar para convencer magistrados ou peritos a respeito de determinados entendimentos ou interpretações. A formação de grupo de magistrados setorizado corre o risco de o grupo separar os réus em camadas ou mesmo réus “bons” e réus “ruins”, pela reiteração de casos envolvendo sempre as mesmas empresas ou grupos econômicos demandados, a respeito do tema jurídico afeto à especialização no Poder Judiciário.

JUSTIÇAS ESPECIALIZADAS? STJ: 2ª. Seção (3ª e 4ª Turmas). TRF 2ª. Região (RJ e ES): 1ª. Seção Especializada (1ª e 2ª Turmas). Justiça Federal do Rio de Janeiro-RJ: Varas Federais especializadas. Justiça Estadual do Rio de Janeiro-RJ: Varas Empresariais. Justiça Estadual de São Paulo – TJSP: 1ª e 2ª Câmaras Reservadas de Direito Empresarial. Justiça Estadual do Rio Grande do Sul – TJRS: 5ª e 6ª. Câmaras Cíveis.

DADOS ESTATÍSTICOS DO TJRS DE 2012? Processos novos em 2012 (5ª. e 6ª. Câmaras Cíveis): 34.000. Propriedade Industrial e Intelectual: 400 (1,20 %).

PRECEDENTE DO TJRS SOBRE AGENTE DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL? No julgamento do agravo de instrumento n. 70040087397, entendeu o TJRS, pela 6ª. Câmara Cível, que a perícia técnica envolvendo temas afetos aos direitos e deveres insertos na Lei n. 9.279/96 deve ser feita, privativamente, por agente da propriedade industrial, que é aquele que possui a expertise para esse fim, determinando que a nomeação pelo magistrado de primeiro grau fosse feita entre os agentes inscritos na ABAPI e através da listagem de peritos cadastrados e divulgados através do site da associação na Internet.

COMO ESPECIALIZAR A JURISDIÇÃO? A especialização de unidade jurisdicional (vara, câmara, turma, seção) é ato administrativo de gestão, que não depende de processo legislativo. É viável por alteração de regimento interno do tribunal ou por resolução. A provocação pode ser feita por agente externo, como proposta da própria ABAPI, por exemplo, mas sempre reclama, para ser viável, contar com o apoio dos próprios magistrados, que afinal terão que suportar as consequências dessa alteração na sua atividade fim.

É POSSÍVEL ESPECIALIZAR A ADVOCACIA? Fica a provocação, para reflexão, no sentido de que da mesma forma como magistrados com maiores conhecimentos jurídicos sobre determinado campo do conhecimento pode ser proveito à sociedade, o mesmo se aplica aos advogados. Em que pese isso demande alteração legislativa e cultural, em nosso sistema, a capacitação de advogados para atuar no primeiro grau, nos tribunais locais, nos tribunais superiores, bem como somente em determinadas áreas do conhecimento, poderia ser útil pelos mesmos argumentos para aperfeiçoar e atingir melhores resultados aos que necessitam dos seus serviços. Por analogia, vale o exemplo da medicina, onde os médicos especialistas são assim capacitados e por suas especializações alcançam os melhores resultados nos serviços que prestam.

F I M Muito obrigado ! Dúvidas ? ney.w.neto@gmail.com