CAMPO GRANDE - MS VIGILÂNCIA SANITÁRIA 03/06/2015

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Legalização da agroindústria alimentar
Advertisements

Portal de Serviços e Informações em Vigilância Sanitária
NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
Maria Helena Barros de Oliveira
VIGILÂNCIA SANITÁRIA Saúde Coletiva II 2009.
Papel das Entidades CRF - SP
“PERPECTIVAS DE ATUAÇÃO INTERSETORIAL” Setor Saúde de São Paulo
POLÍTICAS INTERSETORIAIS EM SAÚDE DO TRABALHADOR
Exercício Profissional
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO BRASIL
Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina de Santa Catarina.
Facilitadora: Jurema Prado
Centro de Vigilância Sanitária
Você sabe o que está comendo? Você informa o que está vendendo?
Mauro Luís Silva de Souza
O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E A SAÚDE DO TRABALHADOR PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE.
Serviço de Inspeção Federal
SEGURIDADE SOCIAL - SAÚDE
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Definição de farmácia, drogaria, distribuidora de medicamentos, indústria farmacêutica, farmácia de manipulação, farmácia hospitalar e seus objetivos.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
NACIONAIS E IMPORTADOS
Vigilância em Saúde do Trabalhador Relacionada à Agrotóxicos
Vigilância Sanitária Controle de alimentos, pragas e vetores
Superintendência de Vigilância Sanitária e Ambiental Gerência de Fiscalização Coordenação de Fiscalização de Alimentos PROCEDIMENTOS DE VIGILÃNCIA SANITÁRIA.
Vigilância em Saúde Ambiental
Fiscalização Sanitária em Produtos Importados ALIMENTOS
DEFINE O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA CRIA A ANVISA
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
GGPAF ANVISA Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados ANVISA
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
XXIX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Curso: Vigilância em Saúde nas Redes de Atenção à Saúde José Olimpio Moura de.
DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA -GO
Congresso COSEMS/SP SUS, política de estado: acesso com qualidade
SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÕES PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA – NOTIVISA
REQUISITOS DE QUALIDADE NA LICITAÇÃO PÚBLICA
VII Encontro Nacional da Vigilância Sanitária de Alimentos
III FORUM REGIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - NORTE Estratégias Estaduais Consuelo Lopes Ferreira DIVISA/CVS/SESA/GEA.
CURSO DE DIREITO DIREITO PREVIDENCIÁRIO
O papel da SESA no campo dos agrotóxicos Desafio sobre o destino de embalagens de produtos afins Reunião sobre a Política Estadual a ser adotada para a.
E PADRÕES DE QUALIDADE; APRESENTAÇÃO DOS SISTEMAS
Assistência Farmacêutica
Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil Subsecretaria de Atenção à Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde.
DIREITO À SAUDE.
SEMINÁRIO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Seminário de Vigilância Sanitária Quem cuida previne AFISA-BH
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO DEONTOLOGIA 1° semestre- 2010
CENTRAL DE DISTRIBUIÇÃO
Disciplina: Educação Ambiental
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SIA Sul Qd.04 C Lt.56 Lj.03. Térreo. Edf. SIA CENTER I. CEP: Brasília-DF Telefone:
vigilancia sanitaria e sus
SAÚDE DO TRABALHADOR.
Legislação de Alimentos
Ações da Vigilância Sanitária que buscam a segurança no uso de produtos e serviços de saúde Ribeirão Preto, julho de 2001 Cláudio Maierovitch Pessanha.
SUPERINTENDÊNCIA FEDERAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO NO ESTADO DO PARÁ.
Decreto Estadual nº 02/2015 Açougue
Letícia C. Teixeira – Médica Veterinária Divisão de Alimentos -
Saúde Pública e Assistência Farmacêutica
1.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
LEI ORGÂNICA DA SAÚDE –LOS- LEI 8.080/90 HELENA Y.Y. KANASHIRO.
O SERVIÇO DE INSPEÇÃO ESTADUAL – SIE EM SC
Professora: Kássia Luz Curso Técnico de Enfermagem 2012.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
Lilyan Cristina Rocha Michaloski Diretora Técnica – GVS/Botucatu CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SISTEMA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA-SEVISA Aspectos.
EQUIPE: ODEMAR SLOMP HENRY PROBST APOIO: GERÊNCIA DE SAÚDE- 35ª SDR – TIMBÓ – SC GERÊNCIA DE SAÚDE- 16ª SDR – BRUSQUE –SC SEC. MUNICIPAL DE SAÚDE DE GUABIRUBA.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Transcrição da apresentação:

CAMPO GRANDE - MS VIGILÂNCIA SANITÁRIA 03/06/2015

Constituição Federal - 1988 Art. 200. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei: II - executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador; VI - fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano;

VIGILÂNCIA SANITÁRIA UM CONJUNTO DE AÇÕES CAPAZ DE ELIMINAR, DIMINUIR, OU PREVENIR RISCO À SAÚDE E DE INTERVIR NOS PROBLEMAS SANITÁRIOS DECORRENTES DO MEIO AMBIENTE, DA PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE BENS E DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INTERESSE DA SAÚDE. (Lei n. 8080/90)

LEI N° 8.080 de 19/09/1990 Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

LEI N° 8.080 de 19/09/1990 Art. 6º Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde-SUS: I - a execução de ações: a) de vigilância sanitária; b) de vigilância epidemiológica; c) de saúde do trabalhador; e d) de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica. VIII - a fiscalização e a inspeção de alimentos, água e bebidas, para consumo humano;

SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA – SNVS (Lei Federal n UNIÃO: Coordena e apóia as execuções das ações do sistema e executa as ações de sua competência - ANVISA. ESTADO: Coordena o sistema estadual e executa as ações – CVS/SES em MS. MUNICÍPIO: Coordena o sistema municipal e executa as ações de baixa, média e alta complexidade conforme sua habilitação – CVS/SESAU em CG.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA – CAMPO GRANDE/MS Coordenadoria de Vigilância Sanitária e Ambiental Serviço de Fiscalização de Alimentos. Serviço de Fiscalização de Estabelecimentos de Saúde. Serviço de Fiscalização de Medicamentos. Serviço de Fiscalização de Estabelecimentos de Interesse da Saúde. Serviço de Saúde do Trabalhador. Serviço de Vigilância Ambiental e Saneamento. Serviço de Apoio Estratégico e Educação Sanitária. Serviço de Assessoria Jurídica.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA – CAMPO GRANDE/MS O município é dividido em 5 distritos: O Supervisor de Fiscalização é responsável pela equipe de fiscais. 80 Fiscais e Agentes Fiscais (Advogado, Arquiteto, Biólogo, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico Veterinário, Nutricionista, Odontólogo).

ESTABELECIMENTOS (2014) TOTAL DE ESTABELECIMENTOS CADASTRADOS: 16.354; ESTABELECIMENTOS DE ALIMENTOS: 7.261;

CÓDIGO SANITÁRIO Entende-se por produtos e substâncias de interesse à saúde os alimentos, águas minerais e de fontes, bebidas, aditivos, medicamentos, drogas, insumos farmacêuticos, correlatos, cosméticos, perfumes, produtos de higiene, saneantes domissanitários, agrotóxicos, materiais de revestimento e embalagens ou produtos que possam trazer riscos à saúde.

CÓDIGO SANITÁRIO Compete à autoridade sanitária a avaliação e controle de risco, normatização, fiscalização e controle das condições sanitárias e técnicas da importação, exportação e extração, produção, manipulação, beneficiamento, acondicionamento, transporte, armazenamento, distribuição, dispensação, esterilização, embalagem e reembalagem, aplicação, comercialização e uso, referentes aos produtos e substâncias de interesse à saúde. Parágrafo único: A fiscalização de que trata este artigo se estende à propaganda e à publicidade dos produtos e substâncias de interesse à saúde.

CÓDIGO SANITÁRIO P.I.Q. e cumprimento das Normas de Boas Práticas de Fabricação, Manipulação e Prestação de Serviços. As empresas sempre que solicitadas deverão apresentar o Fluxograma de produção e o MBP(Manual de Boas Práticas). Todo trabalhador deverá ter acesso ao MBP.

CÓDIGO SANITÁRIO Todo estabelecimento deve solicitar a Licença Sanitária, que terá validade de 1 (um) ano e deverá ser renovada 60 (sessenta) dias antes do vencimento.

LEI N° 1283 de 18/12/1950 É estabelecida a obrigatoriedade da prévia fiscalização, sob o ponto de vista industrial e sanitário, de todos dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, sejam ou não adicionados de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito. São sujeitos à fiscalização prevista nesta lei:         a) os animais destinados à matança, seus produtos e subprodutos e matérias-primas;         b) o pescado e seus derivados;         c) o leite e seus derivados;         d) o ovo e seus derivados;         e) o mel e cera de abelhas e seus derivados.

LEI N° 1283 de 18/12/1950 A fiscalização de que trata a Lei, far-se-á: Nos estabelecimentos industriais, entrepostos, usinas, propriedades rurais, estabelecimentos varejistas e casas atacadistas.

LEI FEDERAL N. 7889/89 Dispõe sobre a inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal e dá outras providências. Comércio interestadual e internacional: MAPA - SIF; Comércio estadual: Secretaria de Agricultura estadual - SIE; Comércio municipal: Secretaria de Agricultura municipal - SIM; Casas atacadistas e comércio varejista: órgãos de saúde pública;

Principais Não conformidades TEMPERATURA; ROTULAGEM; PRODUÇÃO ILEGAL; RESÍDUO/LIXO; PRAGAS – POMBOS; POP´S; REGISTRO DE PRODUÇÃO;

DESAFIOS IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA (ATHENA); SISTEMA VISA - SISTEMA PREFEITURA – PROJETO INTEGRAR – REDE SIM. AGILIDADE;

OBRIGADO!!! Orivaldo Moreira Oliveira Fiscal Sanitário - Coordenador de Vigilância Sanitária e Ambiental. Leonardo Azambuja Jacarandá Agente Fiscal Sanitário Médico Veterinário – Chefe de Fiscalização de Alimentos. 3314-3069 cvs@sesau.capital.ms.gov.br