TEORIA DO CUIDADO DE JEAN WATSON

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PSICOLOGIA RESPONDER:
Advertisements

Relação professor/aluno
Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva
Pensamento Quântico, Poder Pessoal e Prosperidade
FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
Prof. Ms Ana Paula Orichio UCB 2012
Teoria “Um conjunto de conceitos inter-relacionados, definições e proposições com a finalidade de descrever, explicar, prever e controlar fatos/eventos.
Ética da Empresa, Ética na Empresa,
A TEORIA SOCIOCULTURAL A TEORIA DO INSUMO- INTERAÇÃO-PRODUÇÃO
Matemática Emocional (os afetos na aprendizagem matemática
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
MOTIVAÇÃO: Provém do verbo latino "movere" que significa mover-se. Ambas indicam um estado de despertar do organismo. Motivação, explica Vergara, é uma.
Como a Criança Pequena se Desenvolve
Abordagem individual/grupal centrada na pessoa
Habilidades em Comunicação V
O QUE FAZ ALGUMAS PESSOAS DAREM O MÁXIMO DE SI ENQUANTO OUTRAS PROCURAM APENAS FAZER O MÍNIMO INDISPENSÁVEL ? O QUE GERA ENTUSIASMO ? C.O. - Motivação.
O que é qualidade de vida para você?
Educação Ambiental.
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
Educação Ambiental.
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
Desmistificando a Psicologia Organizacional
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
Curso de saúde mental para equipes da atenção primária (2) - Módulo II
Qualidade de vida.
O COMPORTAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES.
A Filosofia Existencialista
BEHAVIORISMO RADICAL O que é RADICAL para esta Filosofia:
CONDICIONAMENTO Antonio Lemos.
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Teorias gerais da administração
Teorias de enfermagem.
TEORIAS DE ENFERMAGEM Prof. Diego Louzada.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Comportamento do consumidor
Curso de Geografia Epistemologia – conceitos gerais
Gestão Estratégica de Pessoas
Teoria de IDA Jean Orlando
Planejamento do Processo de enfermagem
Faculdade de Enfermagem FACCAT
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva
Cristiane Cardoso de Paula
Reforma Psiquiátrica: novas diretrizes.
Semana de Psicologia PUC – RJ O Psicólogo no Hospital Geral O Psicólogo no Hospital Geral Apresentação: Decio Tenenbaum Apresentação: Decio Tenenbaum Material.
PSICOLOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM?
Critérios de normalidade em Psicopatologia.
Arteterapia Gestáltica
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
Modelos da prática Psiquiátrica e de Saúde Mental
MODELOS TEÓRICOS DE ENFERMAGEM
TIPOS DE PERSONALIDADE
Períodos no desenvolvimento da terapia centrada na pessoa (HART, 1970)
PSICOLOGIA DA SAÚDE E PSICOLOGIA POSITIVA Semana 8
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Psicodiagnóstico.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
PSICODIAGNÓSTICO Jorge Luiz de Sales.
Teoria Transcultural Madeleine Leininger
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Transcrição da apresentação:

TEORIA DO CUIDADO DE JEAN WATSON

BREVE HISTÓRICO Jean Watson nasceu em 1940 ... Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica e de Saúde Mental – Universidade de Colorado Ph D em Psicologia Educacional – Universidade de Colorado Dirige um Centro Humano de Cuidado na Escola de Enfermagem na Universidade de Colorado Realiza pesquisa na área de cuidado humano e da perda

Instrumentos necessários para a compreensão e avaliação das teorias de enfermagem o aprendizado da linguagem; o aprendizado da definiçao teórica; a aquisição da perspectiva do desenvolvimento histórico da teoria; de um método para avaliar estas teorias.

Webster 1991, diz que o conceito é algo concebido na mente. Conceito é a unidade básica da linguagem Webster 1991, diz que o conceito é algo concebido na mente. Pode ser empírico ou abstrato Empírico - pode ser observado ou percebido pelos sentidos. ex: estetoscópio Abstrato - não é observado ex: esperança e infinito  

METAPARADIGMAS DA ENFERMAGEM Pessoa- é a que recebe o cuidado de enfermagem. Saúde- representa um estado de bem estar pelo cliente e o enfermeiro. Ambiente- pode representar os arredores imediatos, a comunidade ou o universo. Enfermagem- é a ciência e a arte da disciplina.

PRÁTICA PESQUISA TEORIAS ( Conceitos )

TEORIAS CATEGORIAS FOCO PROBLEMAS / NECESSIDADES RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS / NECESSIDADES INTERAÇÃO COMUNICAÇÃO PARA A RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS / NECESSIDADES SISTEMAS EQUILÍBRIO DOS SISTEMAS CAMPOS DE ENERGIA TROCA DE ENERGIA COM O AMBIENTE

CRITÉRIOS PARA VALIDAÇÃO DAS TEORIAS Kraimer – 1991 Clareza Simplicidade Generalidade Aplicabilidade empírica Conseqüências

A TEORIA DE JEAN WATSON ( “A Filosofia e a Ciência do Cuidado” – 1979 ) fenomenológica existencial e espiritual propósito - relatar alguns conceitos filosóficos e problemas empíricos que enfrentam a enfermagem essência – cuidado transpessoal, o ego, o campo fenomenológico e a ocasião do cuidado atual enfoque – promoção da saúde do que propriamente a cura

PRESSUPOSTOS SOBRE A CIÊNCIA DO CUIDADO 1- Entre as pessoas é que pode-se praticar e demonstrar o cuidado; 2- A satisfação de determinadas necessidades humanas resulta de fatores do cuidado; 3- O crescimento individual e familiar além da promoção da saúde, se dá pelo efetivo cuidado; 4- A aceitação da pessoa como ela é, e também como ela poderá vir a ser;

PRESSUPOSTOS SOBRE A CIÊNCIA DO CUIDADO 5- A permissão de que a pessoa escolha a melhor ação para si própria através do desenvolvimento do potencial oferecido pelo ambiente do cuidado; 6- O cuidado gera mais saúde do que cura. Sendo a ciência do cuidado um complemento da ciência da cura; 7- A enfermagem tem a sua essência na prática do cuidado, denotando a reciprocidade entre a enfermeira e a pessoa.

FATORES DE CUIDADO 1- A formação de um sistema de valores humanístico-altruísta Início do desenvolvimento do ser humano experiências de crescimento pessoal conhecimento adquirido exposição ao que é humano Crenças , interações com várias culturas, experiências de crescimento pessoal

FATORES DE CUIDADO 2- A estimulação da fé - esperança Ciência moderna não tem mais o que oferecer cuidados paliativos e cuidados curativo ênfase ao espírito, incluindo a alma alternativas como meditação, o poder da crença ou aspecto espiritual para obtenção da cura

FATORES DE CUIDADO 3- Necessidade da sensibilidade para as enfermeiras e para os outros Adquirido através do desenvolvimento dos próprios sentimentos Autenticidade do ser humano - auto-crescimento - auto-realização Clientes Enfermeiros

FATORES DE CUIDADO 4- Desenvolvimento de uma relação de ajuda - confiança Ressalta que a comunicação é um instrumento do profissional relação harmônica e cuidadosa Congruência Empatia Calor

FATORES DE CUIDADO 5- A promoção e aceitação da expressão de sentimentos positivos e negativos Necessidade de expressão de sentimentos - Melhoria do nível de comunicação Compreensão do comportamento que os sentimentos podem originar

FATORES DE CUIDADO 6 – Uso sistemático do método científico de solução de problemas para a tomada de decisão - Único que permite o controle e previsão da solução dos problemas - Permite a autocorreção dos problemas Valoriza a natureza relativa da enfermagem Defesa da necessidade de outros métodos de conhecimento Proporciona perspectiva holística Ciência do cuidado Não ser sempre objetiva Não ser sempre neutra

Informação sobre a saúde FATORES DE CUIDADO 7 – A promoção do ensino-aprendizagem interpessoal - Maior controle sobre a saúde Informação sobre a saúde Fornece alternativas para alcançar a saúde

FATORES DE CUIDADO 8 – Previsão de um ambiente de apoio, proteção e /ou neutralização mental, física, sócio-cultural e espiritual Divide as funções Variáveis Externas fatores físicos fatores de segurança fatores ambientais Variáveis Internas atividades mentais atividades espirituais atividades culturais Apoio e Proteção Para o bem estar físico E mental do indivíduo

FATORES DE CUIDADO 9 – A assistência com gratificação das necessidades humanas - Necessidade de considerar-se cada pessoa no contexto global Forma concreta Forma abstrata

9 – A assistência com gratificação das necessidades humanas Necessidades de ordem inferior ( Necessidades de biofísicas ) Necessidade de sobrevivência 1 Alimento e líquido Eliminação Ventilação

Necessidades de ordem inferior 9 – A assistência com gratificação das necessidades humanas Necessidades de ordem inferior ( Necessidades psicofísicas ) Necessidades funcionais 2 Sexualidade Atividade- Inatividade

Necessidades de ordem superior 9 – A assistência com gratificação das necessidades humanas Necessidades de ordem superior ( Necessidades psicossociais ) Necessidades integradoras 3 Associação Realização

Necessidades de ordem superior 9 – A assistência com gratificação das necessidades humanas Necessidades de ordem superior ( Necessidades intrapessoal-interpessoal ) Necessidades busca de crescimento 4 Auto realização

Ajuda o paciente a descobrir FATORES DE CUIDADO 10 – Aceitação de forças existenciais fenomenológicas - A existência humana usando análise fenomenológica Enfermeiro visão holística Ajuda o paciente a compreender o significado da vida Ajuda o paciente a descobrir o significado dos eventos difíceis da vida

Watson sugere que cada enfermeira deva olhar para o seu interior e encarar suas próprias questões existenciais antes de ser capaz de auxiliar os outros a enfrentarem a condição humana.

“A mente e as emoções de uma pessoa são janelas para a alma “A mente e as emoções de uma pessoa são janelas para a alma. O cuidado de enfermagem pode ser, e é, físico, processual, objetivo e real, mas, no mais alto nível da Enfermagem, as respostas de cuidado humano das enfermeiras, as transações de cuidado humano e a presença das enfermeiras na relação transcendem o mundo físico e material, presas no tempo e no espaço, e fazem contato com o mundo emocional e subjetivo da pessoa...” Jean Watson