TEORIA DO CUIDADO DE JEAN WATSON
BREVE HISTÓRICO Jean Watson nasceu em 1940 ... Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica e de Saúde Mental – Universidade de Colorado Ph D em Psicologia Educacional – Universidade de Colorado Dirige um Centro Humano de Cuidado na Escola de Enfermagem na Universidade de Colorado Realiza pesquisa na área de cuidado humano e da perda
Instrumentos necessários para a compreensão e avaliação das teorias de enfermagem o aprendizado da linguagem; o aprendizado da definiçao teórica; a aquisição da perspectiva do desenvolvimento histórico da teoria; de um método para avaliar estas teorias.
Webster 1991, diz que o conceito é algo concebido na mente. Conceito é a unidade básica da linguagem Webster 1991, diz que o conceito é algo concebido na mente. Pode ser empírico ou abstrato Empírico - pode ser observado ou percebido pelos sentidos. ex: estetoscópio Abstrato - não é observado ex: esperança e infinito
METAPARADIGMAS DA ENFERMAGEM Pessoa- é a que recebe o cuidado de enfermagem. Saúde- representa um estado de bem estar pelo cliente e o enfermeiro. Ambiente- pode representar os arredores imediatos, a comunidade ou o universo. Enfermagem- é a ciência e a arte da disciplina.
PRÁTICA PESQUISA TEORIAS ( Conceitos )
TEORIAS CATEGORIAS FOCO PROBLEMAS / NECESSIDADES RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS / NECESSIDADES INTERAÇÃO COMUNICAÇÃO PARA A RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS / NECESSIDADES SISTEMAS EQUILÍBRIO DOS SISTEMAS CAMPOS DE ENERGIA TROCA DE ENERGIA COM O AMBIENTE
CRITÉRIOS PARA VALIDAÇÃO DAS TEORIAS Kraimer – 1991 Clareza Simplicidade Generalidade Aplicabilidade empírica Conseqüências
A TEORIA DE JEAN WATSON ( “A Filosofia e a Ciência do Cuidado” – 1979 ) fenomenológica existencial e espiritual propósito - relatar alguns conceitos filosóficos e problemas empíricos que enfrentam a enfermagem essência – cuidado transpessoal, o ego, o campo fenomenológico e a ocasião do cuidado atual enfoque – promoção da saúde do que propriamente a cura
PRESSUPOSTOS SOBRE A CIÊNCIA DO CUIDADO 1- Entre as pessoas é que pode-se praticar e demonstrar o cuidado; 2- A satisfação de determinadas necessidades humanas resulta de fatores do cuidado; 3- O crescimento individual e familiar além da promoção da saúde, se dá pelo efetivo cuidado; 4- A aceitação da pessoa como ela é, e também como ela poderá vir a ser;
PRESSUPOSTOS SOBRE A CIÊNCIA DO CUIDADO 5- A permissão de que a pessoa escolha a melhor ação para si própria através do desenvolvimento do potencial oferecido pelo ambiente do cuidado; 6- O cuidado gera mais saúde do que cura. Sendo a ciência do cuidado um complemento da ciência da cura; 7- A enfermagem tem a sua essência na prática do cuidado, denotando a reciprocidade entre a enfermeira e a pessoa.
FATORES DE CUIDADO 1- A formação de um sistema de valores humanístico-altruísta Início do desenvolvimento do ser humano experiências de crescimento pessoal conhecimento adquirido exposição ao que é humano Crenças , interações com várias culturas, experiências de crescimento pessoal
FATORES DE CUIDADO 2- A estimulação da fé - esperança Ciência moderna não tem mais o que oferecer cuidados paliativos e cuidados curativo ênfase ao espírito, incluindo a alma alternativas como meditação, o poder da crença ou aspecto espiritual para obtenção da cura
FATORES DE CUIDADO 3- Necessidade da sensibilidade para as enfermeiras e para os outros Adquirido através do desenvolvimento dos próprios sentimentos Autenticidade do ser humano - auto-crescimento - auto-realização Clientes Enfermeiros
FATORES DE CUIDADO 4- Desenvolvimento de uma relação de ajuda - confiança Ressalta que a comunicação é um instrumento do profissional relação harmônica e cuidadosa Congruência Empatia Calor
FATORES DE CUIDADO 5- A promoção e aceitação da expressão de sentimentos positivos e negativos Necessidade de expressão de sentimentos - Melhoria do nível de comunicação Compreensão do comportamento que os sentimentos podem originar
FATORES DE CUIDADO 6 – Uso sistemático do método científico de solução de problemas para a tomada de decisão - Único que permite o controle e previsão da solução dos problemas - Permite a autocorreção dos problemas Valoriza a natureza relativa da enfermagem Defesa da necessidade de outros métodos de conhecimento Proporciona perspectiva holística Ciência do cuidado Não ser sempre objetiva Não ser sempre neutra
Informação sobre a saúde FATORES DE CUIDADO 7 – A promoção do ensino-aprendizagem interpessoal - Maior controle sobre a saúde Informação sobre a saúde Fornece alternativas para alcançar a saúde
FATORES DE CUIDADO 8 – Previsão de um ambiente de apoio, proteção e /ou neutralização mental, física, sócio-cultural e espiritual Divide as funções Variáveis Externas fatores físicos fatores de segurança fatores ambientais Variáveis Internas atividades mentais atividades espirituais atividades culturais Apoio e Proteção Para o bem estar físico E mental do indivíduo
FATORES DE CUIDADO 9 – A assistência com gratificação das necessidades humanas - Necessidade de considerar-se cada pessoa no contexto global Forma concreta Forma abstrata
9 – A assistência com gratificação das necessidades humanas Necessidades de ordem inferior ( Necessidades de biofísicas ) Necessidade de sobrevivência 1 Alimento e líquido Eliminação Ventilação
Necessidades de ordem inferior 9 – A assistência com gratificação das necessidades humanas Necessidades de ordem inferior ( Necessidades psicofísicas ) Necessidades funcionais 2 Sexualidade Atividade- Inatividade
Necessidades de ordem superior 9 – A assistência com gratificação das necessidades humanas Necessidades de ordem superior ( Necessidades psicossociais ) Necessidades integradoras 3 Associação Realização
Necessidades de ordem superior 9 – A assistência com gratificação das necessidades humanas Necessidades de ordem superior ( Necessidades intrapessoal-interpessoal ) Necessidades busca de crescimento 4 Auto realização
Ajuda o paciente a descobrir FATORES DE CUIDADO 10 – Aceitação de forças existenciais fenomenológicas - A existência humana usando análise fenomenológica Enfermeiro visão holística Ajuda o paciente a compreender o significado da vida Ajuda o paciente a descobrir o significado dos eventos difíceis da vida
Watson sugere que cada enfermeira deva olhar para o seu interior e encarar suas próprias questões existenciais antes de ser capaz de auxiliar os outros a enfrentarem a condição humana.
“A mente e as emoções de uma pessoa são janelas para a alma “A mente e as emoções de uma pessoa são janelas para a alma. O cuidado de enfermagem pode ser, e é, físico, processual, objetivo e real, mas, no mais alto nível da Enfermagem, as respostas de cuidado humano das enfermeiras, as transações de cuidado humano e a presença das enfermeiras na relação transcendem o mundo físico e material, presas no tempo e no espaço, e fazem contato com o mundo emocional e subjetivo da pessoa...” Jean Watson