Professora autora: Elenyr Garrafa - Colégio Gauss

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pontos notáveis em um triângulo
Advertisements

Estudo dos triângulos.
COLÉGIO MARISTA SÃO LUÍS
Estudo dos Triângulos.
DISCIPLINA DE DESENHO II ARQUITETURA E URBANISMO FAG
TEOREMA DE TALES.
TRIÂNGULOS Professora: Gislene Colman.
DESENHO GEOMÉTRICO PROFª. Sabrina Varjão
Geometria Plana I 01/10/2010.
TRIÂNGULOS Classificação de triângulos
Congruência de figuras planas
Circunferência E Polígonos Matemática.
CIRCUNFERÊNCIAS E ÂNGULOS
Circunferência, áreas e resolução de triângulos quaisquer
Triângulos Prof. Ilizete
Geometria plana Índice Polígonos Triângulos Congruência de triângulos
O que você deve saber sobre
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
FIGURAS SEMELHANTES Prof. Alexandre Lima.
Matemática - Trigonometria
IMPORTÂNCIA DA GEOMETRIA
Relações métricas no triângulo retângulo
Capítulo 19 – Polígonos Regulares
Unidades de medidas: Medidas de comprimento Medidas Angulares
Elementos de um triângulo retângulo
T E M A Â N G U L O S E T R I Â N G U L O S.
Congruência de triângulos
Aceite para publicação em 15 de Março de 2010
Relações Métricas no Triângulo (Δ) Retângulo.
CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS
Geometria
ALTURA DE UM TRIÂNGULO RECTÂNGULO REFERENTE À HIPOTENUSA
Áreas de Figuras Planas
GEOGEBRA NA SALA DE AULA
ÁREAS DAS FIGURAS PLANAS
ÂNGULOS Professora autora: Maria Helena Augusto Colégio Humboldt
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS
TRIÂNGULOS Triângulo é um polígono de três lados..
Semelhança de triângulos e relações métricas no triângulo retângulo
Aula de Matemática TRIÂNGULOS Razão de semelhança
Por Ornisandro José Pires Domingues
TRIÂNGULO RETÂNGULO.
ÂNGULOS 1) OPERAÇÃO COM ÂNGULOS 38o 29’ 51’’ + 15o 45’ 24’’
Teorema de Pitágoras.
REVISÃO P1.
Elementos de um triângulo retângulo
Semelhança de polígonos
Semelhança de triângulos
Professor : Neilton Satel
Professor : Neilton Satel
Física Geral e Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Relações métricas no triângulo retângulo.
Estudo das figuras planas Profª:Jaquicele Costa- Matemática
Professor : Neilton Satel
Professor : Neilton Satel
Colégio Estadual Tiradentes Professor: Tomas Magnum Souza de Araújo Conteúdo: Trigonometria no Triângulo Retângulo.
Trigonometria no Triângulo Retângulo
Semelhança.
Casos de semelhança.
ESTUDOS DOS TRIÂNGULOS
PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    
CONE.
Relações métricas no triângulo retângulo
O triângulo é um polígono de três lados, construída por três segmentos cujas extremidades são pontos não alinhados. É possível classificar os triângulos.
Trigonometria 19/11/2009.
SEGMENTOS TANGENTES.
Matemática em ação 8 │ Iolanda Centeno Passos Olga Flora Correia Atividade Ponto de partida Já sabes que… Copia e completa: Se dois polígonos convexos.
E.E. Dona Antônia Valadares
Semelhança de triângulos
Transcrição da apresentação:

Professora autora: Elenyr Garrafa - Colégio Gauss RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO Professora autora: Elenyr Garrafa - Colégio Gauss 8ª série Trabalho de intervenção na sala de aula apresentado no LABEM 2004 Orientação e adaptações de Itacarambi R.e Gatti T. Conteúdos conceituais Razão Ângulos Construção de triângulos Teorema de Pitágoras Relações métricas no triângulo retângulo

Procedimentos do aluno Procedimentos do professor Procedimentos do aluno Preparar os triângulos retângulos inscritos na circunferência, conforme a figura. Cada aluno deve recortar os triângulos ABC e ADC. Separar os alunos em grupo: 2. Em grupo, analisar os dois triângulos, discutir e fazer conjecturas, comparando as medidas dos lados e ângulos. Orientar que compararem os dois triângulos recortados. Propor uma discussão sobre os triângulos. 3. Um representante escolhido pelo grupo, expõe em painel, as observações.

PROCEDIMENTOS DO PROFESSOR PROCEDIMENTOS DO ALUNO Sistematizar, fechando o painel objetivando: 5. Relacionam ao lados e ângulos concluindo a congruência dos triângulos e verificam que são retângulos. Que os triângulos são retângulos e congruentes. Aproveitar e motivar os alunos a perceberem que: 6. Cada aluno deve pintar os Ângulos congruentes(de cores iguais) Todo triângulo Inscrito na semicircunferência, tendo o diâmetro como dois de seus vértices, é retângulo. Sugerir que comparem os ângulos, sobrepondo os triângulos, pintando de: Preto o ângulo reto Azul o ângulo da direita vermelho o da esquerda Co o objetivo de facilitar o reconhecimento dos lados correspondentes

PROCEDIMENTOS DO PROFESSOR PROCEDIMENTOS DO ALUNO Marcar o ponto H na intersecção entre a altura do ▲ABC (em relação à hipotenusa) e o diâmetro). A C Percorrer os grupos e: Observar as discussões. Orientar, quando necessário, os procedimentos,afim de que, Percebam; a A semelhança entre os três triângulos. H B Observar que a altura determina sobre a hipotenusa do ▲ABC, outros dois triângulos: ▲AHB e ▲AHC. H B A A C H Pintar os ângulos congruentes, novamente de cores iguais, nos novos triângulos (observando as cores do ▲ABC)

Procedimentos do aluno Procedimentos do professor Procedimentos do aluno Orientar para que anote o as medidas dos lados, dentro das figuras recortadas porque, ao recortar estarão sem os vértices. A b o cateto de b c h de c o cateto n m de a a hipotenusa C H B a o segmento de m projeção de b sobre a hipotenusa a. de n, o segmento projeção de c sobre a hipotenusa a. o segmento de h Altura do triângulo

Procedimentos do aluno Procedimentos do professor Procedimentos do aluno Observe o ▲ AHC e o ▲AHB, são semelhantes? Encontre a razão de semelhança entre os catetos correspondentes em cada triângulo (do▲AHC para o ▲AHB) K ´ =

Procedimentos do aluno Procedimentos do professor Procedimentos do aluno Fazer o mesmo entre os triângulos ABC e CHA. Encontrar a razão entre as hipotenusas e os catetos correspondentes.(ângulo azul) K ´ = Qual a relação que você conclui Entre o cateto e sua projeção sobre a hipotenusa do ▲ ABC?

Procedimentos do aluno Procedimentos do professor Procedimentos do aluno O professor percorre os grupos orientando observe os lados opostos aos ângulos congruentes, afim de, encontrar os lados correspondentes . Fazer o mesmo entre os triângulos ABC e AHB. Encontrar a razão entre as hipotenusas e os catetos correspondentes.(ângulo vermelho) K ´ = Qual a relação que você conclui Entre o cateto e sua projeção sobre a hipotenusa do ▲ ABC?

Procedimentos do aluno Procedimentos do professor Procedimentos do aluno Fazer o mesmo entre os triângulos ABC e AHB. Faça a razão entre as hipotenusas e os catetos correspondentes ( ângulo azul) K ´ = Qual a relação que você conclui entre os catetos a altura e a hipotenusa do ▲ ABC?