Equipe responsável pela produção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Desafio.
O Aluno a Distância.
QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA?
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
O conteúdo.
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Tipos.
Introdução Meu Portfolio representa tudo que aprendi no primeiro trimestre da disciplina de matemática no ano de Desde o primeiro dia de aula recebemos.
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
O Uso Pedagógico do Blog
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Desenvolvimento de Pessoas
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Por Antonio Castro do Amaral Mestre
Experiências das Três Leis de Newton
Objetivo Nosso objetivo é desenvolver uma proposta de aula simples, utilizando alguns recursos do software graphmatica (na verdade o utilizaremos apenas.
GOOGLE DOCS 3º ATIVIDADE FORMULÁRIOS TUTORIAL GOOGLE DOCS.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Aplicativos Web – Web Design
Equipe responsável pela produção
SITUAÇÕES.
Etapas de uma sequência didática
• Manejo – Formação – Professor.
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
Tema da Aula Digital The Earth: maps and routes. DisciplinaAnoAula número Inglês8º03 AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtor:
Equipe responsável pela produção
TUTORIAL BÁSICO QUE ENSINARÁ A CRIAR, INSERIR POSTAGENS DE TEXTO, IMAGENS E LINKS DE VÍDEOS DO YOUTUBE. PROF.ª ALINE BARCELLOS LOPES PLÁCIDO Como fazer.
Equipe responsável pela produção
Identificação da atividade e do aluno
VELOCIDADE OU ACELERAÇÃO?
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Equipe responsável pela produção
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
Vou ajudar você a criar seu primeiro jogo!
NETWORKING Rede de possibilidades
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Vamos fazer juntos um Mapa Mental? Atividade presencial em grupo IAVM – junho/julho de 2009.
Conscientização sobre a importância do SARESP
EVENTO DE ESPORTE EDUCACIONAL
Metodologia de Ensino Analítico Sintético Global de confrontação
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
NA FÁBRICA DE LÁPIS. Numa fábrica de lápis, o fazedor resolveu reunir todos os lápis para conversar com eles antes que fossem para as lojas para serem.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Equipe responsável pela produção AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtores: Flávio Monteiro e Leila Ribeiro Validadora: Dyone Andrade Coordenador: Rogério Mello Disciplina Ano Aula número Educação Física 9º 5 Tema da Aula Digital Badminton (Aspectos Físicos para o Jogo). Valor: Fair Play, respeitar árbitros e aceitar suas decisões. Competência: sociais Habilidade: identificar conceitos e aplicá-los à realidade

Competências e Habilidades envolvidas PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Competência: Sociais Habilidades: identificar conceitos e aplicá-los à realidade Referencial Teórico http://www.youtube.com/watch?v=RZ2k-tsX5KE http://www.badminton.org.br/r02/ http://www.badminton.org.br/Importancia_preparacao.pdf http://professorflaviomonteiro.blogspot.com/2012/01/como-funciona-o-badminton.html http://www.badpr.org.br/badminton.htm Continuação

Referencial Teórico (continuação) http://professorflaviomonteiro.blogspot.com/2011/12/origem-dos-arremessos-e-lancamentos-do.html http://professorflaviomonteiro.blogspot.com/2011/12/historia-das-mulheres-nos-lancamentos-e.html http://professorflaviomonteiro.blogspot.com/2011/12/melhores-momentos-olimpicos-arremesso.html http://professorflaviomonteiro.blogspot.com/2011/12/melhores-momentos-olimpicos-arremesso_27.html http://professorflaviomonteiro.blogspot.com/2011/12/regras-e-tecnicas-dos-lancamentos-e.html http://www.portalsaudebrasil.com/artigospsb/esporte006.pdf http://professorflaviomonteiro.blogspot.com/2011/12/paratletas-do-cad-sao-pre-convocados.html http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19222

PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5-7

Atividade 1: Relembrando Os Saltos Na aula passada, vimos os tipos de saltos existentes no atletismo, observe as fotos abaixo e relembre. Salto em Distância Salto com Vara Salto em Altura Salto Triplo

Atividade 1: Relembrando Orientações práticas de aplicação dessa atividade Relembre com seus alunos um pouco dos conteúdos apresentados na aula passada (tipos de saltos do atletismo, Salto triplo, em distância, em altura e com vara), para isso utilize as imagens e peça aos alunos para associarem a imagem com o tipo de salto. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Utilize as fotos para os alunos fazerem uma correlação entre imagem e tipo de salto. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor

Atividade 2: Apresentação inicial Prepare-se! Na aula de hoje, veremos algumas informações sobre o Badminton, que vem a ser o esporte com raquete mais rápido e mais praticado no mundo. Agora, clique na imagem abaixo para ter uma ideia deste esporte sensacional. Ao final desta aula, você será capaz de: Identificar as qualidades físicas que um atleta de Badminton precisa ter; Reconhecer a importância do árbitro para que os jogos sejam realizados com ordem.

Atividade 2: Apresentação inicial Orientações práticas de aplicação dessa atividade Faça uma breve apresentação do conteúdo da aula, expondo aos alunos o conteúdo que será abordado. Oriente-os a ver o vídeo com um “Rally”. Explique a eles que o Badminton é o jogo de raquete mais rápido e praticado no mundo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Clique na imagem para ter acesso a um vídeo do Badminton. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor

Atividade 3: Perguntas-desafio O que um atleta precisa para praticar o Badminton? Qual é a real importância dos árbitros nos jogos? E então, conseguiu responder a todas essas perguntas? Fazendo um pouco de esforço, você será capaz de respondê-las e ainda formular seus próprios pensamentos sobre o tema ao término desta aula. Vamos lá?

Atividade 3: Perguntas-desafio Orientações práticas de aplicação dessa atividade Estimule a curiosidade de seus alunos sobre a aula através das perguntas-desafio. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há fonte: http://www.smc.edu/ACG/Marketing/Events/Pages/Recreation.aspx Tempo de duração da atividade: 2 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor

Atividade 4: Por que isso é importante? Perceberam que os movimentos do Badminton são muito rápidos? Para alcançar esta velocidade, os atletas precisam de preparação e treinos que, geralmente, exigem muita dedicação. Imaginem também como um árbitro deve fazer para acompanhar movimentos tão rápidos e fortes, sem poder errar. Por isso, um atleta deve sempre respeitar as decisões dos árbitros. Veremos, na aula de hoje, como o respeito a estas decisões são importantes para manter a organização em qualquer esporte. Agora redija com suas palavras um pequeno texto, com até cinco linhas, dizendo quais são suas expectativas sobre o tema. Anote essas informações no seu caderno.

Atividade 4: Por que isso é importante? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Justifique a exposição do conteúdo da aula de hoje, através de algumas reflexões. Depois oriente-os a redigir um texto dizendo quais são as expectativas sobre o tema e porque será importante o estudo do mesmo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor

Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já aprendeu até aqui? - Questão 1 O Badminton é jogado com qual tipo de objeto? Peteca; Bola de Tênis; Bola de couro; Bola de plástico;

Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já aprendeu até aqui? - Questão 1 Gabarito: a Justificativas: Correto, pois o objeto principal do Badminton é a peteca. Que pena! O Badminton não é disputado com bola de Tênis. Que pena! O Badminton não é disputado com bola de couro. Que pena! O Badminton não é disputado com bola de plástico.

Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já aprendeu até aqui? - Questão 2 Temos algumas modalidades olímpicas que são disputadas com raquetes, qual delas exige maior rapidez e agilidade de seus praticantes? Tênis; Squash; Badminton; Tênis de mesa.

Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já aprendeu até aqui? - Questão 2 Gabarito: c Justificativas: Que pena! O Tênis é um esporte que exige velocidade, mas tem outro que exige ainda mais; Que pena! O Squash é um jogo bem ágil, mas ainda não é o mais ágil dentre os que possuem raquete; Parabéns! O Badminton exige do atleta uma velocidade e agilidade muito grande, pois a peteca pode alcançar até 350 Km/h. Que pena! Apesar de muito rápido, o Tênis de mesa não requer tanta agilidade quanto o Badminton, que possui uma área de jogo bem maior.

Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já aprendeu até aqui? - Questão 3 De acordo com o vídeo que observamos, podemos dizer que o Badminton é uma mistura de dois esportes mais conhecidos no Brasil, que esportes são esses? Vôlei e Tênis. Handebol e Tênis. Vôlei e Basquetebol. Tênis e Basquetebol.

Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já aprendeu até aqui? - Questão 3 Gabarito: a Justificativas: Correto, pois o Tênis também faz uso da quadra e da raquete e o Vôlei, também se utiliza da rede. Que pena! O Badminton não se assemelha ao Handebol. Que pena! O Badminton não se assemelha ao Basquetebol.

Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Utilize este Quiz para testar o conhecimento dos alunos em relação ao que já foi apresentado até aqui. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor

SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL Reflexão ATIVIDADE 8 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADE 9 a 12 Checagem ATIVIDADE 13-16

Atividade 8: Momento de reflexão Você já parou para pensar sobre as qualidades e habilidades físicas que um atleta de Badminton precisa ter? Ele precisa ser forte, veloz, ágil, resistente e, é claro, tudo isso sem perder a técnica. Você acha que estas qualidades trazem algum benefício para a vida desses atletas? Como deve ser a preparação dos atletas de Badminton? Assista ao vídeo, clicando na imagem abaixo. E depois, responda as perguntas acima no seu caderno digital.

Atividade 8: Momento de reflexão Orientações práticas de aplicação dessa atividade Mostre o vídeo que apresentam o Badminton e peça aos alunos para responderem as perguntas feitas no slide. Depois peça a eles para escreverem como eles acham que um jogador de Badminton deve se preparar para obter sucesso. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Clique na imagem para ter acesso ao vídeo. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor

Atividade 9: Histórico O Badminton foi criado na Índia e tinha o nome de “Poona”, até que foi disputada uma partida na Inglaterra... Vamos ler um pouco da história para entender porque este esporte recebeu o nome de Badminton. Agora faça um breve resumo no seu caderno, sobre o que você leu. Não se esqueça de dizer de onde vem o Badminton, como se chamava e porque mudou de nome!

Atividade 9: Histórico Orientações práticas de aplicação dessa atividade Estimule os alunos a conhecer um pouco da história do Badminton, para isso oriente-os a clicar na imagem e ter acesso a um texto que fala sobre o assunto. Depois peça a eles para fazerem um breve resumo no caderno (lembre-os de colocar a origem, o antigo nome e o que fez com que ele tenha o nome atual ). Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Clique na imagem para ter acesso ao link do texto. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor

Atividade 10: Formas de jogar Antes de ver de que forma um atleta deve se preparar para praticar este esporte, vamos entender um pouco como ele funciona! O Badminton pode ser disputado das seguintes formas: Simples (Individual) Masculina Feminina Duplas Feminina Masculina Mista

Atividade 10: Formas de jogar Orientações práticas de aplicação dessa atividade Apresente aos alunos quais as formas de jogar Badminton: Simples, masculino e feminino. Duplas, masculinas, femininas e mistas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Utilize a imagem para ilustrar as informações apresentadas. Tempo de duração da atividade: 3 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor

Atividade 11: Os equipamentos Agora dê uma olhada no que precisamos para um jogo de Badminton. Depois, pense e responda no caderno, será que é possível jogar Badminton na sua escola? Se não, o que falta? Algum desses materiais pode ser adaptado? Peteca (ou Volante) Rede Raquete Nível Amador Material: Nylon Altura:1,55m do chão Largura: 76 cm Comprimento: 6,1 m Obs: Deve ser fixada em postes ou em suportes fora da área da quadra.   Altura: 67 cm Largura: 23 cm Peso:máx.110 g Nível Profissional Material:Penas de Ganso Peso: 5 gramas

Atividade 11: Os equipamentos Orientações práticas de aplicação dessa atividade Mostre aos alunos alguns dos equipamentos necessários para o jogo de Badminton. Depois disso, faça questionamentos do tipo: Será possível jogar na Escola? O que podemos adaptar para jogar Badminton nas escolas? Algum destes equipamentos podem ser criados por eles? Leve-os a resolver a situação de falta desta atividade na escola e depois, na aula prática, peça-os para jogarem. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Utilize as imagens para ilustrar as informações e também como ponto de partida para a reflexão proposta. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor

Atividade 12: Monte uma peteca e se divirta... Para colocar em prática o que vimos na atividade anterior, assista aos vídeos a seguir e escolha uma das formas de fazer uma peteca, depois use-a na aula prática. Lembre-se que na hora do jogo poderão fazer duplas ou até mesmo criar uma forma nova de jogar!

Atividade 12: Monte uma peteca e se divirta... Orientações práticas de aplicação dessa atividade Colocando em prática as reflexões da atividade anterior, apresente aos alunos os dois vídeos propostos e estimule-os a criarem sua própria peteca. Depois, na aula prática, utilize as petecas produzidas, lembre a eles que eles também poderão criar uma forma nova de jogar, utilizando 3, 4 ou até mesmo 6 jogadores em cada time (como no Vôlei). Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Utilize os vídeos para que os alunos criem suas próprias petecas. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor

Atividade 13: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? – Questão 1 Relacione os objetos utilizados no Badminton com suas funções no jogo: I) Peteca ( ) Divide a quadra, tal qual no Vôlei e no Tênis, por exemplo; II) Rede ( ) Fica na mão dos jogadores e serve para jogar o “objeto” para o outro lado; III) Raquete ( ) Pode ser de náilon (para principiantes) ou de pena de ganso (para profissionais), funciona como se fosse uma “bola”, indo de um lado para o outro, até que se defina o ponto; Agora, escolha a sequência correta. I, II, III, II, III,I. III, I, II,. II, I, III.

Atividade 13: Educoquiz 2 – O que você já aprendeu até aqui Atividade 13: Educoquiz 2 – O que você já aprendeu até aqui? - Questão 1 Gabarito: b Justificativas: Que pena! Mas esta não é a ordem correta que relaciona os objetos às suas funções. Parabéns! Esta é a ordem que relaciona corretamente os objetos às suas funções.

Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? – Questão 2 O Badminton é um esporte de raquete muito praticado pelo mundo afora, existem maneiras de jogar Badminton de forma oficial, marque a alternativa mais completa, com relação as formas de jogar. Simples (Masculino) e Duplas (Feminino); Simples (Masculino e Feminino) e Duplas (Mistas); Simples (Masculino e Feminino) e Duplas (Masculino e Feminino); Simples (Masculino e Feminino) e Duplas (Masculinas, Femininas e Mistas).

Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? – Questão 2 Gabarito: d Justificativas: Que pena! Não é apenas Simples (Masculino) e Duplas (Feminino) Que pena! Não é apenas Simples (Masculino e Feminino) e Duplas (Mistas); Que pena! Não é apenas Simples (Masculino e Feminino) e Duplas (Masculino e Feminino); Parabéns! O badminton é dividido em Simples (Masculino e Feminino) e Duplas (Masculinas, Femininas e Mistas).

Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? – Questão 3 Antes de receber esse nome, o Badminton se chamava “Poona”, marque o país onde a “Poona” foi criada. Índia; França; Escócia; Inglaterra.

Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? – Questão 3 Gabarito: a Justificativas: Parabéns! A “Poona foi criada na Índia. Que pena! Mas a “Poona” não foi criada na França. Que pena! Mas a “Poona” não foi criada na Escócia. Que pena! A “Poona” não foi criada na Inglaterra, mas foi lá que ela mudou de nome.

Atividade 16: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? – Questão 4 Algumas das características (valências) físicas que o jogador de Badminton precisa ter são: Força, velocidade, agilidade e resistência. Paciência, calma, força, resistência e flexibilidade. Força, velocidade, resistência, descontração e paciência. Força, ritmo e descontração;

Atividade 16: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? – Questão 4 Gabarito: a Justificativas: Parabéns! Isso mesmo, essas são as características de um jogador de Badminton; Que pena! Mas a paciência e a calma não são características físicas; Que pena! Mas a paciência e a descontração não são características físicas; Que pena! Mas a descontração e ritmo não são características básicas do badminton.

Atividade 13-16: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Utilize este Quiz para testar o conhecimento dos alunos em relação ao que já foi apresentado até aqui. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor

TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 17 - 21 Checagem ATIVIDADE 22 - 26

Atividade 17: Características de um jogador de Badminton. Cada esporte tem suas particularidades em sua prática, o Badminton exige força, agilidade, velocidade, potência, flexibilidade, e também raciocínio e atenção. De acordo com algumas pesquisas, o Badminton é um dos que mais exige de seus atletas. Leia o texto a seguir e verifique o que um jogador desse esporte precisa para ter sucesso. Observe que todos podem praticar (alto, baixo, homem, mulher, etc...). As características exigidas para os jogadores profissionais são adquiridas conforme o treinamento.

Atividade 17: Características de um jogador de Badminton. Orientações práticas de aplicação dessa atividade Mostre aos alunos algumas das características necessárias para um atleta de Badminton. Mas explique a eles que qualquer um pode praticar e que algumas destas características vêm com o tempo e a prática. Estimule-os a praticar. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Clique na imagem para ter acesso a um texto sobre o assunto. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor

Atividade 18: Treinamento dos Atletas Assista aos vídeos a seguir e os relacione com o texto que você leu. Observe as movimentações que são feitas pelos alunos, para frente, para trás, para os lados... Com auxílio do texto da atividade anterior, identifique as características presentes nestes treinos. Faça anotações no seu caderno.

Atividade 18: Treinamento dos atletas Orientações práticas de aplicação dessa atividade Assista aos vídeos com seus alunos e peça-os para relacionarem com o texto e identificarem as qualidades que observaram. Para orientá-los, fale para eles observarem as movimentações feitas, diga a eles para anotarem as qualidades presentes no texto e ausentes nos vídeos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Clique nas imagens para ter acesso aos vídeos. Tempo de duração da atividade: 8 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor

Atividade 19: Benefícios da modalidade: • Propicia o desenvolvimento das habilidades motoras básicas; • O entusiasmo pela prática esportiva está relacionado às constantes adaptações às situações lúdicas que o jogo de badminton propicia; • Os benefícios motores são: organização e orientação espacial, coordenação-óculo manual, coordenação visio-motora, lateralidade, equilíbrio, coordenação motora fina e grossa; • Reforça o desenvolvimento da capacidade motora: força, resistência aeróbica, velocidade, flexibilidade e coordenação; • Desperta o espírito de competição saudável, com a superação dos próprios limites; • Redução do peso corporal e o combate ao sedentarismo.

Atividade 19: Benefícios da modalidade Orientações práticas de aplicação dessa atividade Incentive seus alunos a lerem os benefícios que o badminton pode trazer, elucide possíveis dívidas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há fonte do texto: http://www.educacaofisica.com.br Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor

Atividade 20: Árbitros merecem respeito... Isso também é Fair Play Você acha que Fair Play é só respeito ao esporte ou aos adversários? E os árbitros, não merecem serem respeitados? Pois então, o respeito aos árbitros também é uma forma de demonstrar “fair play”. Assista ao vídeo e observe como a vida do árbitro é complicada... Eles merecem respeito e suas decisões devem respeitadas. E então o você achou? Que lições podemos tirar do vídeo?

Atividade 20: Árbitros merecem respeito... Isso também é Fair Play Orientações práticas de aplicação dessa atividade Explique aos alunos que respeitar os árbitros também é uma forma de mostrar Fair Play. Assista ao vídeo com eles e mostre como é difícil ser árbitro. Questione os alunos sobre o que acham sobre o assunto. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Clique na imagem para ter acesso ao link. Tempo de duração da atividade: 8 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor

Atividade 21: Jogos Pratique um jogo on-line, você irá jogar contra o computador, e depois compare o seu resultado com o de seus colegas. Faça um ranking para ver quem foi melhor!

Atividade 21: Jogos Orientações práticas de aplicação dessa atividade Convide os alunos a participar de um jogo on-line de Badminton, depois peça-os para compararem os resultados obtidos. Obs.: cada um terá direito a três tentativas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Clique na imagem para ter acesso ao link e para jogar siga as seguintes orientações: Jogo1- mire a raquete na peteca e pressione o botão esquerdo do mouse, para não deixar a peteca cair e jogá-la para o outro lado. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor

Atividade 22: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? – Questão 1 Leia as afirmativas abaixo: I – A altura do jogador é fundamental em um jogo de Badminton. ( ) II – Por se tratar de um jogo em que prevalece o raciocínio, o Badminton não requer dos jogadores uma movimentação intensa. ( ) III – O Badminton é um esporte somente disputado em caráter competitivo. ( ) Agora responda: Somente a afirmativa I é Verdadeira. Somente a afirmativa II é verdadeira. Todas as afirmativas são falsas. Todas as afirmativas são verdadeiras.

Atividade 22: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? – Questão 1 Gabarito: c Justificativas: Que pena! Mas o item I está errado, porque a altura não influencia no jogo de Badminton. Que pena! Mas o item II está errado, porque o Badminton é extremamente dinâmico, apesar de ser também um jogo técnico. Parabéns! Você acertou, todas as alternativas são falsas. Que pena! As alternativas não são verdadeiras, todas são falsas.

Atividade 23: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? – Questão 2 Qualquer modalidade esportiva precisa de um bom preparo físico, com o Badminton não é diferente. Quanto à movimentação dos atletas durante um jogo, ela ocorre no(s) seguinte(s) sentidos: Para os lados; Sempre na diagonal; Em todos os sentidos; Para frente e para trás.

Atividade 23: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? – Questão 2 Gabarito: c Justificativas: Que pena! A movimentação durante o jogo não ocorre somente para os lados. Que pena! A movimentação durante o jogo não ocorre somente nas diagonais. Parabéns! Essa resposta é a certa, pois a movimentação do jogador, depende da movimentação da peteca, e ela pode fazer com que o jogador se mova rapidamente e em qualquer sentido. Que pena! A movimentação durante o jogo não ocorre somente para frente e para trás.

Atividade 24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? – Questão 3 Complete as lacunas: O ____________, esporte inventado na Índia, foi levado em 1880 para a Inglaterra, na residência do Duque de _______________, em ________________, cidade que definiu o nome do esporte até hoje. Agora marque a alternativa correta. Poona, Beaufort e Badminton; Poona, Badminton e Badminton; Badminton, Beaufort e Badminton; Badminton, Badminton e Badminton.

Atividade 24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? – Questão 3 Gabarito: a Justificativas: Parabéns! Estas são as respostas corretas. Que pena! O nome do Duque não é Badminton. Que pena! Inicialmente, na Índia, o nome do esporte era Poona. Que pena! Inicialmente o nome do esporte não era Badminton, nem o nome do duque que difundiu o esporte na Europa é Badminton.

Atividade 25: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? – Questão 4 Para que qualquer jogo ocorra de forma ordenada e com respeito entre os participantes, é importante que os atletas tenham entre si: Amizade; Fair Play; Rivalidade; Adversidade.

Atividade 25: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? – Questão 4 Gabarito: b Justificativas: Que pena! A amizade entre os jogadores pode haver, mas não é fundamental. Parabéns, você acertou! Fair play entre os jogadores é fundamental.Esta é a posição inicial para esta técnica. Que pena! A rivalidade até faz parte do esporte, mas não é ela quem garante a ordem no jogo. Que pena! A adversidade até faz parte do esporte, mas não é ela quem garante a ordem no jogo.

Atividade 26: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? – Questão 5 Ele(a) é importante para qualquer esporte, sem ele(a) não tem jogo, ele(a) precisa ser tratado com respeito; ele(a) tem um “amigo” inseparável. Quem é ele(a) e seu “amigo”? Bola e apito. Bola e árbitro. Árbitro e apito. Peteca e árbitro.

Atividade 26: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? – Questão 5 Gabarito: c Justificativas: Que pena! Pois o árbitro é quem merece todo o respeito. Que pena! Pois “ele” a que se refere a questão é o árbitro. Parabéns, você acertou! Pois o árbitro é a pessoa a que se refere a questão e seu apito é seu “parceiro” inseparável.

Atividade 22-26: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Utilize este Quiz para testar o conhecimento dos alunos em relação ao que já foi apresentado até aqui. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Clique no ícone para abrir o link. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor

QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 27

Atividade 27: Vocês estão sendo desafiados Nesse momento, façam grupos de 4 pessoas. Cada grupo deverá montar um blog para falar sobre o Badminton, procure colocar nele o que vocês aprenderam na aula de hoje. Clique aqui para saber como montar um blog. Procure fazer algo atraente! Faça uma votação e eleja qual grupo fez o melhor blog. Se possível, em um momento prático da aula, organize um torneio de Badminton entre os grupos. Aproveite o blog para anunciar os resultados do torneio!

Atividade 27: Vocês estão sendo desafiados Orientações práticas de aplicação dessa atividade Estimule os alunos a criarem um blog utilizando a criatividade deles e as informações que vimos na aula de hoje. Depois peça-os para compararem os blogs e organizarem um torneio. Eles também poderão utilizar a criatividade ou mesmo outras fontes de pesquisa para o mesmo fim. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A Acesso o link e oriente o aluno na produção de um blog Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor

QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção ATIVIDADE 28 Resumo ATIVIDADE 29 Próximo tema ATIVIDADE 30

Atividade 28: Construindo um resumo Agora que você já aprendeu algumas informações sobre os aspectos físicos que envolvem a preparação do Badminton, elabore uma lista em seu caderno de até 10 palavras ou expressões que foram estudadas nesta aula.

Atividade 28: Construindo um resumo Orientações práticas de aplicação dessa atividade Estimule-os a elaborar uma lista com 10 palavras ou expressões que foram estudadas na aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor

Atividade 29: Educosíntese Compare o que você escreveu com as palavras que aparecem nos pontos destacados abaixo. Se suas palavras não foram citadas aqui, discuta com seus colegas e verifique se elas se relacionam à aula. Poona, Índia; Duque de Beaufort, Badminton; Rede, peteca e raquetes; Os jogos de Badminton são disputados nas formas: simples masculina e feminina e duplas masculina, feminina e mista; O Badminton é o esporte com raquete mais rápido do mundo; Um jogador de Badminton precisa de excelente preparo físico, movimentação, coordenação, atenção, raciocínio, dentre outras qualidades físicas; Apesar disso, todos podem praticar Badminton, como lazer ou como esporte, independe de características físicas, alto, baixo, criança, adulto... O Badminton requer uma movimentação bem ampla dos jogadores, devido a velocidade da raquete; Respeitar o árbitro é uma forma de apresentar fair play.

Atividade 29: Educosíntese Orientações práticas de aplicação dessa atividade Compare as palavras e expressões citadas anteriormente com esta pequena síntese e verifique se as mesmas foram citadas. Peça-os para discuti-las entre eles e verificar se existe alguma relação com a aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor

Atividade 30: Na próxima aula... Na próxima aula, continuaremos a falar sobre o Badminton, só que veremos os aspectos táticos dele. Também veremos sobre a importância de se respeitar os regulamentos. Então, que tal pesquisar sobre estes e outros assuntos relacionados a estes temas para que na próxima aula você ajude seus amigos em um trabalho em equipe? Então, até lá!

Atividade 30: Na próxima aula... Orientações práticas de aplicação dessa atividade Apresente os temas a serem trabalhados na próxima aula: Badminton, aspectos táticos para o jogo e a importância de se respeitar os regulamentos. Estimule-os a pesquisar esses temas para que, na próxima aula, eles possam ajudar os amigos que tiverem dificuldades. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor

PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Estimule os alunos a assistirem jogos de Badminton na internet e pesquisar quem são os atletas que são referência aqui no Brasil nestas provas. PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Oriente os alunos a realizar um torneio de badminton e divulgarem mais esse esporte junto a seus amigos e/ou familiares, utilizando os conhecimentos adquiridos nesta aula.