UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
Advertisements

São realizadas, predominantemente, atividades de educação em saúde seguindo conteúdos de a programática de programas do Ministério da Saúde, não baseadas.
SERVIÇOS E PROGRAMAS NA ÁREA DE SEGURANÇA NO TRABALHO
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Prof. Jane Méri Santos Coordenadora do Programa de
CLASSIFICAÇÃO DE RISCOS EM ONCOLOGIA FUNDAMENTADA NA TAXONOMIA DA NANDA E E DA NIC: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A ACREDITAÇÃO HOSPITALAR.
CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTE.
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
AÇÕES SAÚDE TRANSFORMAÇÃO
A Produção do Cuidado na Rede Básica de Atenção à Saúde.
DICAS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES E DOENÇAS NO TRABALHO “MODELO SESI”
GOT GRUPO DE ORIENTAÇÃO TERAPÊUTICA EM SAÚDE MENTAL DEPARTAMENTO DE SAÚDE DO SERVIDOR DIVISÃO DE PROMOÇÃO À SAÚDE SECRETARIA MUNICIPAL DE MODERNIZAÇÃO,
Responsabilidades.
Secretaria da Saúde SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL.
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho
MEDIAÇÕES PARA LEITURA NA UNIVERSIDADE: AÇÕES DOCENTES E DA BIBLIOTECA FERNANDO CRUZ LOPES MARCIO BONEZI.
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE
Higiene e Segurança do Trabalho
A CIPA COMO FATOR DE MODIFICAÇÃO DO AMBIENTE DE TRABALHO
Orientador: Cássio Adriano Braz Aquino
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
XIII SIPAT (SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTE DO TRABALHO)
ENFª DO TRABALHO JAMILIE SENA
Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
1 Rio de Janeiro, 28 e 29 de julho de 2005 Rosenira Serpa da Cruz Pesquisas em produção de biodiesel no Estado da Bahia Universidade.
I SIMPÓSIO DE ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO DOS DOECENTES EM RTI CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ.
Curso de Especialização Gestão em Saúde CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO EM SAUDE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ROMPENDO BARREIRAS DE ACESSO E PROMOVENDO MUDANÇAS.
FUNDAMENTOS e LEGISLAÇÃO
Retrospectiva e Avanços em Saúde Auditiva do Trabalhador
Vigilância em Saúde do Trabalhador Relacionada à Agrotóxicos
MAPA DE RISCOS AMBIENTAIS
SINALIZAÇÃO PARA CIRCUITOS ELÉTRICOS DISTINTOS COM OU SEM ALTERAÇÃO DE TENSÃO EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO Nicola Franceli, Fábio de Assis Martins, Brasílio.
CT 58 - Gestão de Contratadas
Diferenças Entre Embargo e Interdição na Segurança do Trabalho.
SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho SegurançaMedicina EnfermagemPsicologia Profissionais integrados Atuação.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA E COMUNIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR.
Seminário Internacional sobre RNI, a saúde e o ambiente.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE HUMANIDADES DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA ANÁLISE MULTIDISCIPLINAR DA ATIVIDADE LABORAL.
Com o avanço da tecnologia, surgiu a necessidade de formar profissionais de arquivos, capacitados para a guarda e conservação de documentos eletrônicos,
Simone Alves dos Santos Coordenadora Estadual da Saúde do Trabalhador
Avaliação da Política de Ciência Tecnologia e Inovação em Saúde Implementada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, no período.
Avaliação das condições de segurança em inspeções em fabricantes de equipamentos eletromecânicos. Autores: Claudio Roberto Gonçalves de Aquino Charles.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
Projeto CANTECHIS-FINEP
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Ginástica laboral é uma modalidade de atividade física destinada aos trabalhadores para que seja praticada no próprio local de trabalho com o objetivo.
IFBAHIA COMPONENTES: CINTHIA MOREIRA, ELIZABETH FERREIRA, ISIS PACHECHO, MICHELE FAGUNDEES, TATIANE FARIAS. CURSO: MEIOS DE HOSPEDAGEM TURMA: 3931 DISCIPLINA:
SAÚDE DO TRABALHADOR.
Autores: Aline Caldi Rodrigues, Camila Macedo dos Santos, Érika Loureiro Vieira, Gabriella Teixeira Pinto, Giselle Lopes Pereira, Narjara de Sant´ana Garcia.
NR – 32 A Norma do trabalhador da Saúde
Projeto de Assistência Farmacêutica Estudantil – PAFE ALMEIDA AE, ALVES GC, DINIZ ACI Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho – UNESP/
VIGILÂNCIA EM SAÚDE COLOCAR UM TÍTULO
A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga.
Coordenação de Articulação de Políticas para Pessoas Idosas
São realizadas, predominantemente, atividades de saúde seguindo conteúdos de programas do Ministério da Saúde, e não baseadas no conhecimento dos indivíduos.
Apesar do aparente conhecimento teórico do que é Educação em Saúde por parte dos profissionais, há evidências de execução da educação baseada na mistura.
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
Conhecendo a importância do Projeto Político Pedagógico e da CoC! Data: 26/03/15 Local: Anf 3 Odonto Horário: 13h.
28 DE ABRIL - SST é um componente essencial para o trabalho decente.
ESTUDO PRELIMINAR DA QUALIDADE BACTERIOLÓGICA DA ÁGUA DE CISTERNA DE POLIETILENO EM QUATRO MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO Alba de Oliveira Lemos.
TÍTULO TAMANHO 50, NEGRITO AMORA DA SILVA MARIA LOPES Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS.
A cartografia como instrumento de reconhecimento e conformação da Rede Viva Saúde Solidária na UBS José Edites NOVAES, G.R.S¹; BARRETO, A.A¹; GOMES, K.S¹;
PROPOSTA DE UMA NOVA ESTRUTURA PARA ELABORAÇÃO DA HOME-PAGE DO SERVIÇO DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO DA FOB-USP Monica Alves Moreira Bucci
1 NR
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – DCS PROGRAMA DE EXTENSÃO DE GESTÃO DO CUIDAR EM SAÚDE - PROEX/UESC CONSTRUÇÃO DE MAPAS DE RISCOS COMO PRÁTICA DE VIGILÂNCIA AMBIENTAL E EM SAÚDE DO TRABALHADOR NOS HOSPITAIS  Murilo da Silva Alves / Alves, M.S. Tércia Oliveira Coelho / Coelho, T. O. Sônia Maria Isabel Lopes Ferreira / Ferreira, S. M. I. L Goiânia –GO 2015

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – DCS PROGRAMA DE EXTENSÃO DE GESTÃO DO CUIDAR EM SAÚDE - PROEX/UESC Objetivo intervenção objetiva identificar, analisar e agir sobre os riscos a que os trabalhadores estão submetidos no ambiente Hospitalar, através da construção coletiva dos mapas de risco   

METODOLOGIA Socialização e nivelamento das mensurações junto a CIPA e SESMT Resultados obtidos com as entrevistas Observação participante

RESULTADOS Processo de trabalho NR 5 Importância dos mapas de riscos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – DCS PROGRAMA DE EXTENSÃO DE GESTÃO DO CUIDAR EM SAÚDE - PROEX/UESC RESULTADOS Processo de trabalho Riscos ambientais ENTENDIMENTO NR 5 Construção dos mapas de riscos Importância dos mapas de riscos

Elaboração de material UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – DCS PROGRAMA DE EXTENSÃO DE GESTÃO DO CUIDAR EM SAÚDE - PROEX/UESC Elaboração de material

Mapa de risco setorial Mapa de risco geral UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – DCS PROGRAMA DE EXTENSÃO DE GESTÃO DO CUIDAR EM SAÚDE - PROEX/UESC Mapa de risco setorial Mapa de risco geral

Condições de trabalho Prevenção/ Controle de riscos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – DCS PROGRAMA DE EXTENSÃO DE GESTÃO DO CUIDAR EM SAÚDE - PROEX/UESC Prevenção/ Controle de riscos Condições de trabalho Modificação de fluxos , ambientes e processos Análise de acidentes

Conclusões/Considerações UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – DCS PROGRAMA DE EXTENSÃO DE GESTÃO DO CUIDAR EM SAÚDE - PROEX/UESC Conclusões/Considerações  As intervenções mostram perspectivas potenciais da CIPA, SESMT e funcionários da SCMI, contribuírem para a vigilância ambiental e em saúde do trabalhador, por meio da identificação e análise de riscos no processo laboral e na construção dos mapas de riscos. 

Obrigado! murilosevla@gmail.com UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – DCS PROGRAMA DE EXTENSÃO DE GESTÃO DO CUIDAR EM SAÚDE - PROEX/UESC Obrigado! murilosevla@gmail.com