Sistema para Planejamento e Controle de Tráfego de Viação Rodoviária

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Sistema para Planejamento e Controle de Tráfego de Viação Rodoviária VivaWeb Sistema para Planejamento e Controle de Tráfego de Viação Rodoviária Professor Orientador: Msc José Carlos Millan Alunos: Eidy Jonson Leandro Max Marice Dias 02/12/2010

Tópicos Abordados Descrição da Empresa Organograma Sistema de Controle Objetivos do Projeto Sistema Atual Problemas Encontrados Situação Desejada Apresentação do Sistema Benefícios Tangíveis e Intangíveis Trabalhos Futuros Conclusão

Descrição da Empresa A Viação Viva é uma empresa brasileira de transportes urbanos e rodoviários com sede no município de São Gonçalo no estado do Rio de Janeiro, atende a população de Alcântara, Rio Bonito, Itaboraí, Magé e adjacentes.

Organograma Diretoria Gerente de Operações Despachante de Operações Despachante Externo Motorista Fiscal Externo Marcadores Técnico de Manutenção Gerente Administrativo Assistente Jurídico Assistente de Recursos Humanos Secretária Assistente Financeiro Setor de Ocorrências

Sistema de Controle Tem o objetivo de proporcionar uma visão amplificada de todos os processos operacionais da empresa, pois eles são extremamente importantes dentro do seu objetivo e missão.

VivaWeb Proporcionará a unificação dos processos operacionais e facilidade na obtenção dos resultados dos mesmos, além da eliminação de fichas e controles manuais, permitindo aos gestores uma visão unificada do tráfego dos seus veículos e facilidade na projeção diária de sua operacionalidade.

Objetivos do Projeto Desenvolver um sistema de automação para controle operacional da Viação Viva. O sistema é baseado em tecnologia web com acesso a partir da internet para que a empresa possa controlar o tráfego operacional de forma otimizada.

Sistema Atual O sistema é controlado por meio de planilhas, documentos e boletins. Os responsáveis utilizam informações armazenadas precariamente para controlar e planejar a empresa e para auxiliá-los na tomada de decisão que muitas das vezes é baseada em visões futuras imprecisas e incoerentes.

Problemas Encontrados Muita informação contida em fichas de papel, Só há possibilidade de uma visão geral da operação diária quando todos os documentos, fichas, e planilhas estão na garagem,

Problemas Encontrados Controle dos rendimentos deficiente, armazenados em planilhas Excel, Dificuldade de obtenção dos dados em tempo oportuno, já que os mesmos se encontram em posse dos profissionais que estão na operação (rua),

Problemas Encontrados Dificuldade para identificar o responsável pela multa/infração, Quando ocorre um acidente existe a demora na assistência e também na substituição do veículo (casos de acidente e/ou quebrado),

Problemas Encontrados O controle de quantidade de passageiros é feito manualmente, Não existência de controle dos profissionais que estão de férias e os que estão em treinamento,

Problemas Encontrados Os veículos quebrados não são listados como veículo em manutenção e Não há local para armazenamento dos inúmeros documentos referentes ao fluxo operacional.

Controle de viagem automatizado, Otimização das rotas, Situação Desejada Controle de viagem automatizado, Otimização das rotas,

Situação Desejada Rapidez e concisão nas informações dos despachantes até a administração, Precisão nas informações referentes aos profissionais e veículos,

Situação Desejada Maior visibilidade das operações realizadas no tráfego, Automação na alocação de veículos e motoristas nos itinerários,

Situação Desejada Controle sobre multas/infrações, Controle e organização dos treinamentos aos profissionais,

Situação Desejada Emissão de multas para motoristas infratores, Controle dos veículos que se encontram em manutenção, e Controle e fiscalização dos caixas.

Apresentação do Sistema

Benefícios Tangíveis Redução de 70% do tempo gasto pelos profissionais externos para controlar a demanda dos veículos no tráfego, 85% de economia com emissão de papéis (planilhas de controle), 20

Benefícios Tangíveis Aumento de 75% na obtenção dos dados referentes à operação, Aumento de 80% no controle das jornadas realizadas pelos motoristas, bem como todas as viagens cadastradas na jornada e 21

Benefícios Tangíveis Aumento de 90% de visibilidade da operação, que pode ser acessada em qualquer dispositivo que esteja conectado a internet. 22

Benefícios Intangíveis Maior qualidade, eficiência e agilidade no controle operacional, Maior satisfação dos usuários, 23

Benefícios Intangíveis Aumento da produtividade dos profissionais e Conquista da confiança do cliente nos serviços prestados, garantindo assim a fidelidade do cliente e a possibilidade de reafirmar novas parcerias. 24

Trabalhos Futuros Implantação junto ao módulo financeiro – controle de pagamento por meio magnético, Implementação e expansão das funcionalidades do módulo pessoal e financeiro, 25

Trabalhos Futuros Implantação e expansão das funcionalidades do módulo financeiro, onde o acesso será restrito a gerência, que poderá obter dados e informações para tomada de decisões estratégicas com base na operação diária da viação, 26

Trabalhos Futuros Implementar a roleta digital junto ao módulo operacional, que enviará a quantidade da roleta automaticamente para a base de dados, e 27

Trabalhos Futuros Estaremos propondo junto a Viação Viva, o controle das viagens por meio de sensores instalados em determinados pontos estratégicos dentro do tráfego operacional, após aquisição de equipamentos GPS. 28

Conclusão Após obter a completa análise de todas as atividades e processos da organização envolvida, juntamente com as oportunidades de negócio definidas, chegou-se a conclusão de que o VivaWeb é imprescindível para atender os requerimentos existentes. 29

Conclusão Com o VivaWeb instalado nos equipamentos móveis, será possível, por meio de todo o controle dos processos operacionais realizados, a geração de relatórios que facilitarão a administração da empresa, permitindo a análise de diversos benefícios, bem como os que estão para ser alcançados. 30

Parcerias 31