“ Nós propomos um ombro” Alexandra Candeias Ana Rita Palma Gonçalo Duarte Miguel Teixeira Faro,4 de maio, 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Advertisements

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Aluno: Luan Paulo G. Tesche Professor: Dejalma Cremonese Disciplina: Ciência Politica.
Desde pequenos um hábito se instala em nós: resolver problemas comprando coisas. Você já percebeu como essa situação é bastante.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Eurostudent report 2005 Condições socioeconómicas dos estudantes do ensino superior na Europa.
Intervenção Social nos
PORTUGAL EMIGRANTES IMIGRANTES
UMA ALTERNATIVA NO CUIDADO DOMICILIAR
Flor Na escola, segundo o professor Manuel, as crianças que se destacam e obtêm boas notas têm um nível de frequência superior a 85%. O problema está nas.
Isolamento Social.
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
PADRÕES DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICO-SOCIAL EM ÂMBITO LOCAL: UM ESTUDO DA CULTURA POLÍTICA DE IJUÍ – RS SURVEY - CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Vitória
Situações de carência socio-económicas
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
PROVIDA PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA Wélvia Maia e Katia Omori.
METODOLOGIA DE MONITORAMENTO DO CUMPRIMENTO DA PENA/MEDIDA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À COMUNIDADE  Marco Antonio da Rocha.
Manual do Cuidador.
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
SERVIÇO “QUERO VIDA”.
Autismo: Orientação Familiar
Currículo oficial de São Paulo
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
Portugal nos dias de hoje
Relatório de Atividade
AS ÁREAS RESIDENCIAIS em espaço urbano
Escola Secundária de Emídio Navarro
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
O nosso trabalho fala de uma ONG (Organização não governamental), que actua na zona de Lisboa. O objectivo do trabalho é dar a conhecer A Comunidade.
Seminário de Lançamento RESATER Saint-Girons de Setembro 2009 Município de Silves.
Relatório de Proposta de Projeto
Comissão Social da Freguesia de Moscavide Comissão Social da Freguesia de Moscavide Reunião CLAS 23 de Fevereiro de 2006.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Bruna Alves Duarte Mota Maria João Santiago Mariana Amorim Nuna Fernandes 12º J.
Animação Sociocultural
Docente: Ana Carvalho Discentes: Abneyla costa Clemilde ventura
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Escola Básica Sebastião da Gama
O problema do estacionamento da Rua Vítor Bastos - Campolide -Lisboa
Projeto Nós propomos! Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Caldas das Taipas.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã O crescimento da vila da Sertã,
Fig. 1- Fonte: Grupo Docente: Professora Maria João Vieira Disciplina:
Dornelas : Problemas de Acessibilidade Escola Secundária Emídio Navarro – 11ºD Alunos: Alexandra Matos, nº1; Inês Almeida, nº14,;Inês Silva, nº17; Pedro.
P ROJETO N ÓS P ROPOMOS Trabalho realizado por: Alexandra Gomes – nº 3 Ana Figueiredo – nº6 Cinderela André – nº11 Inês Calado – nº13 Margarida Duarte.
A Rua Rodrigo da Fonseca - Lisboa
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Alcochete Reconfortar e prestar ajuda.
Projeto: NÓS PROPOMOS Centro Recreativo de Lagares Trabalho realizado por: -Adriana Pereira,nº1 -Ana Vieira,nº2 -Martinha Ribeiro,nº18 -Rita Soares,nº19.
Trabalho realizado por: Ana Rita Lopes nº3 Diogo Silva nº4 Irina Pires nº7 Maria Moniz nº10 Mariana Godinho nº11.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2º semestre de 2014 Matricula Obrigatória 02 e 03 de junho de 2014 Local: Seção Técnica de Graduação Obs: Realizar a.
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS E UNIDADES PÚBLICAS
1. A Santa Casa da Misericórdia de Machico Instituição A Santa Casa da Misericórdia de Machico desde 1529 esta ao serviço da comunidade é uma Instituição.
ASSOCIAÇÃO VIDA Esta associação foi fundada no dia 15 de novembro de 2011 na vila do Pinhão. Visa ajudar a terceira idade e a integrar os jovens na sociedade.
UFABC – Universidade Federal do ABC.
Medidas Ativas de Emprego
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
O Município de Santarém cria o Cartão Sénior Municipal como forma de apoio às dificuldades sócio económicas da população idosa do concelho de Santarém.
Este gabinete é constituído por uma equipa multidisciplinar composta por uma psicóloga, um psicólogo e uma mediadora socioeducativa EQUIPA AEAN - Gabinete.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
Como lidar com o problema das drogas? Deusimar Wanderley Guedes Escola / Família !!
FASE ® FUNDO DE APOIO SOCIAL A ESTUDANTES DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA: UM MODELO ALTERNATIVO DE APOIO SOCIAL Miguel Jerónimo, PhD
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
Economia Popular Solidária
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
CPCJCPCJ Sintra Oriental À escuta das Escolas Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco Sintra Oriental Agualva, 23 de Novembro de 2005.
Profª. Drª. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira Pró-Reitora de Assistência Estudantil UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRO-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
Transcrição da apresentação:

“ Nós propomos um ombro” Alexandra Candeias Ana Rita Palma Gonçalo Duarte Miguel Teixeira Faro,4 de maio, 2015

Identificação do problema  Dentro do nosso dia-a-dia deparamo-nos com noticias de isolamento dos idosos, que vivem sozinhos ou com companhia de outro idosos por consequência do abandono por parte das famílias, emigração, morte de familiares etc. mesmo dentro da cidade de Faro, uma cidade universitária, com imensos alunos de outras partes do pais que não tem possibilidade de pagarem uma casa, devido ao seu elevado preço. Pensamos numa solução para este problema.  Nós propomos que a população idosa maioritariamente solidária, albergue jovens estudantes universitários portugueses em troca de uma renda simbólica e necessidades básicas (alimentação; higiene; companhia) assim socioeconomicamente os seniores.

Por onde começamos…. Tivemos algumas preocupações e tarefas iniciais;  Começamos por observar os exatos números de idosos a habitarem sozinhos;  Visitamos a instituição a “Casa”(tirando a conclusão que não nos ajudou )  Mandar um a Camara Municipal de Faro com algumas perguntas abrangentes ao tema;  Entrevistas a um idoso e um estudante a quem pedimos opinião  Tentar contactar ”ARPI “que é a instituição mais próxima do assunto

Objetivos Através destes dados concluímos que existe bastante população idosa a morar sozinha, perante este problema que tende a agravar-se, tentamos resolve-lo através do nosso projeto. Delimitamos assim alguns objetivos:  Interação dos jovens com a população idosa;  Diminuir ao máximo o isolamento dos idosos;  Jovens de outras partes do país tirem proveito do conhecimento dos idosos, nomeadamente sobre a região, como era antes, como tem evoluído etc.  Ajudem os idosos socioeconomicamente;  Os jovens estudantes em vez de irem morar sozinhos para uma casa vazia, irem assim para um quarto nestas casas poupando assim lugar na cidade para a não construção de novos dormitórios;  Alertar os cidadãos para a exclusão social e as dificuldades das pessoas com baixos rendimentos e idade avançada;  Contribuir para a valorização pessoal e social do idoso

Serviços de Ação Social :Os Serviços de Acão Social (SAS) são um organismo de apoio aos estudantes que frequentam a Universidade do Algarve, com a finalidade de promover a política de Acão Social Escolar no âmbito do Ensino Superior, tendo como objetivo a concessão de auxílios económicos, bem como a prestação de outros serviços. No âmbito da concessão de auxílios económicos, compete aos SAS a concessão de bolsas de estudo; no âmbito da prestação de serviços, os SAS dispõem de residências, cantinas, bares e serviços médicos. SAS

Gabinete de Apoio ao Idoso  Esta associação surgiu devido à necessidade de prestar auxílio aos idosos em situação de risco do concelho de Faro, visto que, estamos perante uma sociedade cada vez mais envelhecida com idosos em situações de vulnerabilidade, que se encontram a residir sozinhos e sem qualquer rede de suporte social/ familiar  Em articulação com várias entidades parceiras do Concelho de Faro, com competência na área do envelhecimento, que no seu plano preveem um sistema de informação com o intuito de identificar pessoas idosas em situação de isolamento, abandono e violência e pressupõe o acionar e o providenciar medidas que vão de encontro ao bem estar físico e emocional da pessoa idosa, desenvolvendo respostas adequadas face às necessidades de cada idoso.

“Podes fazer alguém sorrir “

Requisitos impostos ao estudante/idoso ESTUDANTE Como não se pode qualquer estudante com uma responsabilidade como esta, tem de ter alguns requisitos  Obrigatório de forma, a que as duas partes fiquem privilegiadas:  Estar 2 horas no domingo com o idoso;  Pelo menos estar 3 vezes ao jantar;  Pelo menos 1 vez por mês realizar algum quer tipo de atividade com o idoso (passeio, acompanhar na ida ao médico);  Ajudar no que fosse possível para a casa (limpezas etc.);  Ajudar monetariamente, com uma renda simbólica. IDOSO  Não condicionar a vida do estudante  Não invadir o espaço dado para o estudante  Ter um preço estabelecido para o quarto de despesas

Fontes &xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui = &DESTAQUESmodo=2 &xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui = &DESTAQUESmodo=2 documentos/c1kwf documentos/c1kwf PT&gws_rd=ssl PT&gws_rd=ssl Excelentíssimo doutor António cabecinha