Projeto de diferenciação Pedagógica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parâmetros para a avaliação externa da dimensão científica e pedagógica Despacho nº 13981/2012.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Avaliação do Processo de Ensino e de Aprendizagem 2011/1
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Lennessy Lívia Miranda Ludmila Nogueira Suely Magalhães
Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem Aline De Bona e Marcus Basso
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Aprender Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique com o botão.
PORTFÓLIO.
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
Instrumento de apoio ao ensino, aprendizagem e avaliação disponível na Internet Maria Helena Silva Projecto Matemática Ensino Universidade de Aveiro.
Prática docente: reflexões sobre SATISFAÇÕES E DIFICULDADES
RESULTADO GERAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2008/2
Quando falamos em aprender...
TEIA DO SABER OSCAR LAMEU FILHO
Relatório 2012 SLIDE 1 - Tema / Conte ú do(s) explorado(s) | Data (atividades) | N º sessões …
Moodle : uma experiência de utilização na formação pós-graduada.
Avaliação Educacional
Projeto de Atuação no Ensino de Ciências e Biologia I
III Encontro de Boas Práticas
DESAFIOS PARA ENSINAR.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
A relação Professor/ Aluno
Estratégias informais de cálculo
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Literacia da Informação Bibliotecas Escolares: Abertura ao Saber.
NOME: ANO: TURMA: PROFESSORA: DATA:
A proposta pedagógica estabelece as linhas
Relatório de Estágio Aluno: Orientador: Supervisor: Formiga, XX de fevereiro de 2010.
Roteiro de observação de estágio
Formação Inovação Metodológica Grupo Lilás Carla Goulart Guilherme Goulart Guilherme Feldens Gisele Tertuliano Rafael Bossle Celso Augusto.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Análise dos resultados dos Testes Intermédios de Matemática
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Conclusões Foram desenvolvidos dois fatores na busca do sucesso da Oficina, a contextualização dos conteúdos.
Bem-vindos! Instrumento de Apoio ao Trabalho
A Biblioteca CAIC… Ensina-te a requisitar. Para levares um livro para casa ou para a sala de aula…
Módulo 1 Socializando o ensino de Geometria: O que sabemos
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
ENSINO FUNDAMENTAL/EJA FABIANA DE PAULA PEREIRA
Daniela Santana João Rodrigues Braga
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aurenivia dos Reis Mendes Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa.
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto.
PROJETO BOLSA MESTRADO/DOUTORADO
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms. Juliana Nóbrega Professora Coodernadora Drª Jossandra de Melo Discentes: Ana Paula,
Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
“Eu quero ser professor de Educação Física”
PROGETC:RONAN IVO DE SOUZA TEMA 25 – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS.
Docência universitária: repensando a aula
Professor(es) Apresentador(es):
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA PESQUISA
Professor(es) Apresentador(es):
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
PROJETO DE APRENDIZAGEM REVOLUÇÃO DIGITAL O impacto da internet na sociedade Wagner Soares de Oliveira Disciplina de Computação e Sociedade Professor Orivaldo.
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
Projeto – Eu quero ser Professor de Educação Física
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
A importância dos jogos na aprendizagem matemática
Introdução à Didática 1.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Medidas preventivas do insucesso e do abandono escolares (decreto-lei n.º 176/2012)
EEB José Zanchett Abdon Batista – SC 5ª séries do Ensino Fundamental.
SEMELHANÇA DE FIGURAS ATRAVÉS DA AMPLIAÇÃO E DA REDUÇÃO ESCOLA MUNICIPAL MINISTRO MARCOS FREIRE.
MATERIAL ESCOLAR.
Transcrição da apresentação:

Projeto de diferenciação Pedagógica Unidade Temática: O Cartaz Docente: Carla Madaleno Nível de Ensino: 6º ano de escolaridade Disciplina: EVT

Objetivos Gerais do projeto - Mobilizar para o modelo de pedagogia diferenciada. - Fomentar a conceção de contextos de formação diferenciada. - Aplicar a Teoria das Inteligências múltiplas na construção de atividades de aprendizagem. - Adotar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objetivos visados. - Realizar atividades autónomas, responsáveis e criativas de forma a identificar singularidades pessoais. Objetivos Gerais do projeto

Operacionalização/ Estratégias A turma do 6º ano que é constituída por 25 alunos é dividida em 5 grupos de 5 elementos cada. Professor Operacionalização/ Estratégias

A cada grupo de trabalho é distribuído um cartaz, cada grupo irá analisar o mesmo e de seguida irá completar um quadro com uma tabela em que se pede que descrevam as características desse cartaz. Atividades

Ficha 1 Características do cartaz Entende-se por cartaz, um meio rápido e eficaz de publicitar uma mensagem. Completa o seguinte quadro: Cartaz nº Qual é a forma?   Qual é o slogan do cartaz?   Qual é a marca que consta?   Qual é o elemento primordial da comunicação? Letra Imagem Quais são os tons que dão harmonia cromática?   Qual é a cor primordial do fundo?   Qual a cor do slogan do cartaz?    Nome do Grupo __________________________________________________________________     Atividades

Avaliação Ficha de avaliação do trabalho de grupo A preencher pelo grupo (1) Nome dos elementos do Grupo________________________________________________________ _________________________ Nº s_________ Data______________________________ Sim Não Talvez Ficamos a conhecer melhor a mensagem do Cartaz Todos os elementos foram participativos O Tema da atividade foi devidamente explorado Houve dificuldades em concretizar a atividade O grupo soube organizar o trabalho Foram respeitadas e valorizadas todas as opiniões dos elementos do grupo Considera-se que esta aprendizagem valorizou o trabalho de grupo Avaliação

Após esta primeira abordagem à análise de um cartaz, será feita uma exposição dos conteúdos programáticos desta unidade

Conteúdos da Unidade 1 Comunicação O Homem organizou uma estrutura com símbolos, a linguagem, cujos meios expressivos são a palavra e a escrita. Para que se estabeleça uma comunicação é necessário um emissor, uma mensagem e um recetor. O homem pode comunicar de várias formas, utilizando as expressões do rosto, a fala, a canção, a escrita, o desenho, a pintura, a escultura, o gesto, o toque de um instrumento musical ou a dança. O Cartaz Funções e qualidades do cartaz - Meio rápido e eficaz de publicitar - Finalidades educativas, culturais, informativas, políticas e publicitárias - Na elaboração do cartaz consideram-se fatores como a cor, a imagem, a letra e, principalmente, conhecer a mensagem a transmitir e o destinatário. Elementos do cartaz Forma – Geralmente os cartazes são retangulares, mas também podem ter outras formas Tamanho – Varia consoante o local a afixar, pois tem de se ter atenção à distância a que se pretende que este seja observado. Texto- Deve ser breve e explícito. Tem como finalidade elucidar em poucas palavras a imagem do produto, ou a ideia que se pretende transmitir. Habitualmente o texto publicitário é formado pela marca e pelo slogan. Imagem- Deve ser evidente e expressar claramente a mensagem pretendida. Cor- A harmonia cromática tem importância na qualidade do cartaz. Devem utilizar-se contrastes fortes entre o fundo e as imagens e evitar-se um grande leque de cores, pois dificulta a leitura do cartaz. Composição- os elementos do cartaz devem ser organizadas de acordo com o espaço, o texto a imagem e a cor.    

Seguidamente será proposta uma nova atividade, de forma a explorar os conteúdos lecionados. Os alunos irão construir um novo cartaz, com sobre um determinado tema.

Tema do novo cartaz: Proteção Florestal    Será atribuído um cartão com uma cor a cada grupo, que irá trabalhar um elemento do cartaz: Forma: Vermelho Tamanho: Azul Texto: Preto Imagem: Branco Cor: Amarelo  

Avaliação Ficha de avaliação do trabalho de grupo A preencher pelo grupo (2) Nome dos elementos do Grupo________________________________________________________ _________________________ Nº s_________ Data______________________________ Sim Não Talvez Foram aplicados os conteúdos lecionados Todos os elementos foram participativos O Tema da atividade foi devidamente explorado Houve dificuldades em concretizar a atividade O grupo soube organizar o trabalho Foram respeitados e valorizados todos os elementos do grupo Considera-se que esta aprendizagem valorizou o trabalho de grupo Avaliação

Seguidamente serão organizados novos grupos com um elemento de cada cor. A conceção do novo cartaz será efetuada com a participação e envolvência de cada elemento do grupo. Cada grupo irá expor e defender o seu cartaz perante o grande grupo. Todos os grupos irão eleger o cartaz que melhor represente o tema escolhido.  

Avaliação Ficha de avaliação do trabalho de grupo A preencher por cada aluno Nome ________________________________________________________ _________________________ Nº _______ Data______________________________ Sim Não Talvez Aprendi os conteúdos lecionados Tive uma participação ativa nesta atividade O Tema da atividade foi devidamente explorado por mim Tive dificuldade em concretizar a atividade Soube organizar o trabalho Respeitei e valorizei a opinião dos outros elementos do grupo Considero que esta aprendizagem valorizou o meu conhecimento Avaliação

Avaliação Ficha de avaliação do trabalho de grupo A preencher pelo professor Nome ________________________________________________________ _________________________ Nº _______ Data______________________________ Sim Não Talvez O aluno aprendeu os conceitos O aluno teve uma participação ativa nesta atividade O aluno explorou devidamente o tema da atividade O aluno teve dificuldade em concretizar a atividade O aluno soube organizar o trabalho O aluno respeitou e valorizou a opinião dos outros elementos do grupo O aluno teve um papel colaborativo na atividade no primeiro grupo O aluno teve um papel colaborativo na atividade no segundo grupo O aluno conseguiu defender no 2º grupo, o elemento do cartaz que trabalhou no 1º grupo Avaliação