Impactos econômicos da Copa do Mundo no Turismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão da Prefeitura e do Governo de São Paulo
Advertisements

DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
A COPA EM PORTO ALEGRE Caderno de encargos da FIFA – ABDIB (Associação Brasileira de Infra-Estrutura e Indústrias de Base) Realizado com base nas informações.
Prof. Ms. Vagner Custódio
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
Modelos Mentais integrados a Estrutura Sistêmica
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
O PROJETO AÇÕES EXECUTADAS NOVAS DEMANDAS AÇÕES SUGERIDAS ATÉ 2013.
A importancia economica do Esporte para o Rio de Janeiro
Grandes eventos esportivos e marketing de destinos
Cenário da Construção Civil
Caminhos para a Sustentabilidade e o Desenvolvimento Imobiliário
LEGADO FÍSICO, INSTITUCIONAL, TECNOLÓGICO E SOCIAL DA COPA
City Marketing em Sedes de Megaeventos Esportivos
Agora é a nossa vez!. Agora é a nossa vez! Agora é a nossa vez!
Pesquisa CEBDS - Market Analysis sobre Desafíos Urbanos e as Mudanças Climáticas.
O Custo dos Estádios.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Plano Estratégico Regional de Turismo
MINISTRO GUIDO MANTEGA
Talentos para Inovação
Turismo: planejamento, diálogo e futuro 10º Fórum Panrotas 13 de março de 2012.
Gestão Estratégica na Política Pública
PREPARAÇÃO PARA A COPA 2014 OPORTUNIDADES E AMEAÇAS
Premissas Dados das Microrregiões.
Seminário de apresentação do Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul.
PROPOSTA DE AÇÃO ORIENTADORA: CYBELLE BUSSIKI. PROPOSTA DE AÇÃO - 24 HORAS DE MANIFESTAÇÃO CULTURAL SOBRE A PROPOSTA (O PROBLEMA)JUSTIFICATIVA A Copa.
TÍTULO A movimentação da economia por meio dos grandes eventos Rio de janeiro, outubro de 2012.
9 bilhões de pessoas O DESAFIO DE ALIMENTAR
Copa de 2014 Seminário Embarque no Turismo Brasília, 09 de junho de 2010.
Assessoria Econômica da FEDERASUL
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Execução Orçamentária 2009 (janeiro-outubro). “Muita propaganda e pouco resultado” Assessoria de Finanças da Liderança do PT na ALESP.
UNIVERSALIZAÇÃO DO SERVIÇO MÓVEL EM MINAS GERAIS UM CASO DE SUCESSO 31 de maio de 2007 PORTO ALEGRE WIRELESS.
Copa do Mundo BRASIL EQUIPES 64 JOGOS 9 CIDADES Eliminatórias: 31 vagas + 1 anfitrião Africa: 53 equipes - 5 vagas Asia: 43 equipes – 4,5.
“Parceria em Soluções” Leandro Nascimento Sony Brasil.
Estratégias de atuação da Polícia Militar de São Paulo
Code-P0 São Paulo, 30 de julho de 2010 Copa do Mundo de 2014: Planos e Ações do Governo Federal Documento de suporte para o 5º Congresso Internacional.
Os objetivos da promoção internacional são: Contribuir para o sucesso da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. Maximizar os resultados para o turismo brasileiro.
A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DO TURISMO
A Importância do Transporte Urbano
XXII CONGRESSO PANAMERICANO DE EDUCAÇÃO TURÍSTICA – CONPEHT OS DESAFIO DA HOTELARIA DIANTE DOS MEGAEVENTOS.
28 de outubro de FATORES DETERMINANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DO MERCADO IMOBILIÁRIO NOS ÚLTIMOS ANOS.
Lei de Incentivo Fiscal do Esporte
Orlando Silva A HORA E A VEZ DO PAÍS DO FUTEBOL
O BRASIL PASSA POR UMA CRISE QUE AFETA QUASE TODOS OS SETORES DA ECONOMIA
¨Copa do Mundo de 2014: Impactos no Turismo Brasileiro¨ João Carlos de Andrade.
Plano de Desenvolvimento Participativo para Russas (Preliminar) Principais Metas: Russas- CE, 21 de abril de
Gestão e Transporte de Passageiros (GTPA)
MOBILIZAR Fase 3 – Coleta de dados em campo e análise do problema
Anderson Cabido A mineração como âncora do desenvolvimento econômico do Alto Paraopeba.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
POLÍTICA NACIONAL DE TURISMO: Diretrizes e Programas
SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO. Turismo no Mundo.
Turismo no Brasil e no Mundo Turismo é um dos segmentos econômicos que mais têm crescido no mundo. Segundo a World Tourism Organization, nos últimos anos.
As Condições de Assistência dos Hospitais Federais do Brasil 04 de Junho de 2014 José Luiz Mestrinho
+ “Percepções e Segurança, o mercado de Grandes Eventos GRANDES EVENTOS.
Exportando para o Iraque. Como exportar para o Iraque O setor de construção.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
A ÇÕES E VISÃO DO BID NO CAMPO DO TURISMO NA A MÉRICA L ATINA Alexandre Meira da Rosa Gerente do Setor de Infra-Estrutura e Meio Ambiente – BID Fortaleza,
TURISMO E GLOBALIZAÇÃO CIC/2016 JANDERSON. TURISMO Deslocamento de indivíduo ou grupo, por até um ano, com objetivo de lazer e entretenimento, sem fixar.
LOA – 2015 LEI ORÇAMENTARIA ANUAL. LOA 2015  Gerir, planejar, coordenar e fiscalizar o Trânsito de Veículos e Pedestres na cidade e o Transporte Urbano.
42 países Abrangência GEM 2006 Europa - 21 Américas - 10 (6 da América do Sul) Ásia - 9 África - 1 Oceania - 1.
População mundial: cidades e consumo
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
IMPACTO DOS MEGA EVENTOS NA Industria hoteleira brasileira JUNHO 2013.
Educação para o desenvolvimento e competitividade Marcos Formiga CNPq/UnB Brasília, Junho de 2013 Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Econômico,
Code-P0 Cuiabá, 21 de outubro de 2011 Preparativos para a Copa do Mundo 2014 Seminário Desenvolvimento Regional e Exportação Copa Pantanal: Oportunidades.
Transcrição da apresentação:

Impactos econômicos da Copa do Mundo no Turismo

Brasil 2015: O verdadeiro resultado da Copa do Mundo Alemanha 2006 África do Sul 2010: Previsões Desafios para 2014 Desafios para 2014: Cidade de São Paulo

São Paulo - Cidade do Presente 11 milhões de habitantes (IBGE, 2008); 11,8% crescimento populacional da última década; Previsão de 13,3 milhões de habitantes até 2025 (Urban Age); População jovem, 69% inserida na atividades econômica; PIB de R$ 283 bilhões, com o setor de serviços responsável por 64% desse total; PIB per capita de R$ 25.675,00.

Potenciais da Cidade de São Paulo Cidade global do hemisfério sul; 19ª cidade do mundo em potencial de recursos; 3ª maior bolsa do mundo e 2ª das Américas; 54 das 100 maiores empresas estrangeiras; Melhor cidade para se fazer negócios, a frente de Miami, Santiago e Cidade do México;

Potenciais da Cidade Maior centro médico hospitalar; 70 culturas vivendo em harmonia; Centros de lazer e cultura (120 teatros, 110 museus, 260 salas de cinema, 40 centros culturais, 67 parques e áreas verdes, 75 bibliotecas); Eventos de negócios, de lazer, científicos, 1 a cada 6 minutos.

Deficiências Principais Mais de 1 milhão de pessoas trabalhando na informalidade; Burocracia é um grave problema; Desigualdade social (dos 96 distritos da cidade, 42 tem IDH menores de 0,5, e 5 tem acima de 0,8); 1,4 milhões de pessoas no índice alto de vulnerabilidade; Violência e segurança preocupantes ; Mobilidade e acessibilidade reduzida;

Promover o Turismo Paulistano Trabalhar o turismo buscando sustentabilidade, emprego e renda, acesso à cultura, mobilidade equilíbrio ambiental, qualidade na saúde, na educação, na segurança, entre outros fatores; Atrair turistas, ampliar sua permanência e estimular gastos na cidade.

Turismo em São Paulo 11 milhões de turistas domésticos e internacionais (FIPE, SP Turis 2008); 18% de turistas internacionais; Projeções de demanda turística para 2020 apontam uma estimativa de 18 milhões de visitantes na cidade.

Brasil 2015: O Verdadeiro Resultado da Copa do Mundo Melhor infra-estrutura básica; Melhor infra-estrutura esportiva; Incremento da base tributária; Melhor fluxo turístico; Incremento do setor de serviços; Aumento da oferta de empregos; Fortalecimento da marca Brasil; Capacitação e qualificação de pessoal; Evento que contamina o país,não apenas cidades –sedes; 9

Brasil 2015: O Verdadeiro Resultado da Copa do Mundo O horizonte de oito anos, entre 2007 e 2015, dilui o impacto econômico dos investimentos públicos e privados e seu conseqüente efeito social; Em São Paulo, por exemplo, o grande investimento é no sistema de transportes, já em execução. 10

Brasil 2015: O Fator Feel Good Além do impacto econômico, sem dúvida fundamental , é preciso considerar o fator “sentir-se bem” que uma Copa do Mundo causa: Aumento na auto-estima; Comprometimento com a qualidade; Benefícios educacionais; Experiência cultural; Inserção no imaginário mundial (fortalecimento da imagem); Cidadania; Orgulho; 11

Brasil 2015: O Fator Feel Good na Economia Redução ainda maior do risco Brasil, principalmente em aspectos como a infra-estrutura e a segurança pública; Lucros com efeito prolongado após um evento mundial realizado com competência; Com planejamento adequado, as novas praças esportivas serão construídas de forma a tornarem-se espaços de multi-uso, aumentando o efeito “pós-Copa”; Melhora a qualificação profissional, principalmente dos envolvidos diretamente com o evento; Impacto positivo na captação de novos eventos de destaque no cenário mundial; 12

Brasil 2015: O Fator Feel Good no Futebol O Brasil deixa de ser apenas um fornecedor de commodities no futebol-negócio no mundo; Modificação radical do ambiente desfavorável vivido pelos negócios do futebol atualmente no Brasil; Aumento da demanda interna pelo futebol, criando uma sólida base para o desenvolvimento do esporte; Aumento expressivo da freqüencia dos jogos de futebol (na Alemanha o índice de ocupação dos estádios chegou a 96%); 13

Alemanha 2006 O PIB teria aumentado acima de meio ponto percentual já em 2006, mas o governo alemão avalia que os efeitos positivos continuarão durante muitos anos; O país gastou cerca de 1 bilhão de euros na construção ou renovação de sete estádios; Os cinco milhões de torcedores que compareceram aos jogos geraram um faturamento de 3,7 bilhões de euros. 14

Alemanha 2006 - Turismo 12,5 milhões de pernoites de turistas estrangeiros 20% a mais do que no ano anterior (2005) Primeiros 7 meses de 2006 – 30 milhões de pernoites Copa do Mundo ativa ingresso de visitantes e divisas. 52 setores ganham e são impactados direta e indiretamente. Arquitetos e Engenheiros estão entre os principais. 15

Alemanha 2006 – Copa: Um Ótimo Negócio! Difusão de marcas, turismo, negócios diretos; Estratégia para sensibilizar novos mercados; Ingresso de divisas – 800 milhões de euros; 4,8 a 5,5 milhões de euros só pelo setor hoteleiro; No Brasil, com as necessidades de investimentos maiores que na Alemanha, isso é ainda mais promissor. 16

Alemanha 2006 – Copa: Um Ótimo Negócio! Indústria em geral (não somente o turismo) teve crescimento de 20% na Alemanha com Copa de 2006; Negócios no varejo – outra face da experiência – 2 bilhões de euros de movimentação e investimento; 40 mil vagas de trabalho temporário geradas; Industria da Construção Civil; África do Sul e Brasil tendem a ser ainda mais, porque demanda por investimentos é maior. 17

África do Sul 2010 – Previsões 350 mil visitantes durante o Mundial; Plataforma para promoção do país – parte do esforço de integração do país; 170 mil empregos diretos; Investimento significativo em serviços essenciais, segurança, transporte, emprego; Faturamento de U$ 2,1 bilhões com impostos extras e de U$ 3,6 milhões com torcedores nos estádios; 18

Desafios para 2014 Não há evento como esse para a promoção do País; Agenda ambiental – oportunidade de mostrar o compromisso do Brasil para o mundo;   Agenda modernizadora, inclusiva; Romper barreiras e fronteiras, mostrar nossa diversidade, estimular a tolerância no mundo; 19

Desafios para 2014 1,6 a 2 milhões de turistas a mais em 2014; Investimentos devem superar US$ 10 bilhões; Promoção do Brasil: conceitos que nos interessam firmar diante do mundo. Para turistas e espectadores; Modernização da infra; Grau sofisticado de desenvolvimento científico e tecnológico; Tradições culturais, pontos históricos; Convite a PPPs; 20

Desafios para 2014 Exposição mundial durante pelo menos 4 anos, sendo mais intensa em 2014; Apresentação de diversos aspectos da cultura nacional; Além das 12 cidades-sede (número esperado), pelo menos outras 20 receberão as seleções durante a preparação dos jogos. 21

Desafios para 2014: Modernização Portos e Aeroportos principalmente; Rodovias interligando os grandes centros; Trem-bala entre São Paulo e Rio de Janeiro; Telecomunicações ; No caso de São Paulo, inauguração, dois anos antes da Copa, de uma linha de Metrô que dará acesso ao Estádio do Morumbi. 22

Desafios para 2014: Qualificação Hospitalidade; Entretenimento; Estruturação de receptivo; Gastronomia; Além das atividades ligadas ao turismo, há necessidade também de qualificação de serviços em segurança pública, saúde, transportes, etc. 23

Desafios para 2014: Estádios Arenas multiuso; Colocação do Brasil no circuito mundial de eventos culturais e shows; Melhoria da qualidade colocada à disposição dos atletas brasileiros; Mais conforto e segurança em todos à disposição do público; Credencia o Brasil a receber outros eventos; 24

Desafios para 2014: Cidade de São Paulo - Estádio Será o Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), que passará por obras, custeadas pelo São Paulo Futebol Clube, estimadas entre R$ 30 e R$ 35 milhões; A principais obras serão a cobertura do estádio, estacionamento vertical para 4.800 carros e um novo centro de imprensa. 25

26

Proximidade com os centros de compras, cultura, entretenimento, hospitais e transportes 27

29

Capacidade do Estádio 30

Público VIP FIFA Imprensa 5º 37.792 60 posições (Rádio e TV) 4º 3º 17.849 81 2º 1º 7.241 484 2.002 imprensa escrita 241 posições (Rádio e TV) TOTAL 62.882 565 2.002 imprensa escrita 301 posições (Rádio e TV) 31

Desafios para 2014: Cidade de São Paulo - Transportes Linha 4 do Metrô, cuja estação São Paulo-Morumbi ficará a 1,250 metros do estádio, por via plana (em execução); Até 2014 a malha férrea integrada (Metrô + CPTM) irá de 61,3 km para 242 quilômetros. Usuários: de 2 para 5 milhões/dia; Investimentos: R$ 17 bilhões; Transporte coletivo: integração multimodal (ônibus, veículo leve sobre Pneus etc) continuará, visando atender regiões periféricas; Táxis: SPTuris, por meio de um convênio com MTur iniciou treinamento de 4 mil profissionais; 32

Desafios para 2014: Cidade de São Paulo - Transportes Estádio, próximo a importantes avenidas, ficou ainda mais bem servido com implantação do Trecho Oeste do Rodoanel; Rodovias Bandeirantes, Anhanguüera e C. Branco com Raposo Tavares e R. Bittencourt, que acessam avenidas do Estádio, facilitam vinda do torcedor e diminui trânsito nas Marginais; Com Trecho Sul, previsto para setembro/2010, que englobará rodovias Anchieta e Imigrantes, facilidades serão maiores; Nesta fase, o Rodoanel interligará 70% das rodovias que servem a cidade; 33

34

Desafios para 2014: Cidade de São Paulo - Segurança O principal investimento será em tecnologia. Pelo menos 1.200 novas câmeras de monitoramento, integradas a um sistema único controlado pela Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana – atualmente este serviço tem apenas 35 câmeras; Em toda a Cidade de São Paulo há hoje 800 mil câmeras, porém a maioria de monitoramento particular – Nova York tem 2,5 milhões; 35

Desafios para 2014: Cidade de São Paulo – Hotelaria e Hospitais São Paulo tem hoje 46 mil apartamentos, capacidade mais que suficiente. Temos 17 Hospitais com Certificação Internacional(Einstein e São Luiz há 5 minutos do Morumbi) O grande desafio do setor, incentivado pelas iniciativas da São Paulo Turismo, é investir em treinamento. São esperados pelo menos 15 mil jornalistas, além de boa parte dos 1,6 milhão de turistas que virão ao Brasil (esse número dependerá de quais seleções jogarão em SP). 36

Desafios para 2014: Cidade de São Paulo – Trânsito Assim como na segurança, o investimento será em tecnologia (semáforos inteligentes e câmeras de monitoramento). Perimetral-Prevista para a região mais uma nova avenida, com pouco mais de 2 km, que ligará o Estádio do Morumbi à região da av. João Dias. 37

Desafios para 2014: Cidade de São Paulo – Maiores gargalos Modernização e Requalificação do Estádio do Morumbi; Infra Estrutura Aeroportuária; Estacionamento em torno do Estádio. 38

VAMOS CORRER POIS JÁ ESTAMOS ATRASADOS! Obrigado! (11) 2226-0402 presidencia@spturis.com 39