PESQUISA DE MARKETING Curso Superior de Tecnologia em Marketing PESQUISA DE MARKETING Umuarama - PR Contagem da População 2007 (IBGE) = 95.153 habitantes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Advertisements

PESQUISA DE OPINIÃO HOSPITAL DA TAMARINEIRA – O QUE PENSA O RECIFENSE? RECIFE PESQ. Nº 006-B/2010.
PESQUISA DE OPINIÃO OAB - PERNAMBUCO RECIFE PESQ. Nº 018/2009.
PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA Trabalho de campo à cargo de LAB Pesquisas, realizado nos dias 22 e 23 de novembro de 2007 com uma amostra de 216 entrevistas.
Amostragem: noções básicas Metodologia Científica
Metodologia Científica
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
Projeto Introdução Modalidade Tema Problemática
QUESTIONÁRIOS Prof. Adalberto.
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL
PESQUISA DE OPINIÃO VITIMIZAÇÃO RECIFE PESQ. Nº 015/2009.
EXPECTATIVA DE CONSUMO RECIFE RECIFE PESQ. Nº 016/2011.
CURSO: DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR (UMC)
Sistema de Informações de Marketing
Definição e critérios de elaboração
Venda Nova do Imigrante
Núcleo de Estudos e Opinião Pública Agosto de 2012 – Maio de 2013 ESTRATOS SOCIAIS EMERGENTES E CULTURA POLÍTICA.
Aula 2- Elaboração de Questionários
O processo de pesquisa de mercado
Estatística Descritiva
Brasil: o País do futebol – O que pensa os recifenses sobre o futebol? RECIFE RECIFE PESQ. Nº 013/2013.
Pesquisa de mercado e comportamento
Estatística Descritiva (I)
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
METODOLOGIA DE PESQUISA PESQUISAS QUALITATIVAS X QUANTITATIVAS
Disciplina Auditoria I
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
Data Control – e DATA CONTROL - Instituto de Pesquisa QUESTÕES DE INTERESSE DO JORNAL A GAZETA Pesquisa Realizada pelo DATA CONTROL –
PESQUISAS Pesquisa de Mídia Audiência de Rádio São José do Rio Preto / SP Abril de 2007 São José do Rio Preto / SP Abril de.
Marketing e Comunicação
1 OPINIÃO SOBRE FINANCIAMENTO DE CAMPANHAS ELEITORAIS - Relatório em setembro de
Administração de Marketing II Profª. Drª. Louise Lage.
Introdução à Estatística
PESQUISA – COPA DO MUNDO RECIFE RECIFE PESQ. Nº 007-a/2014.
TIPOS DE PESQUISA Pesquisa Experimental de Laboratório
PESQUISA – O SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO NA OPINIÃO DO RECIFENSE RECIFE PESQ. Nº 069.3/2013.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Pesquisa de Mercado “É o planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing.
O QUE PENSA O ELEITOR DE PERNAMBUCO
FMU PROFESSORA: SANDRA MARA TENCHENA FERRAMENTAS DE MARKETING
As informações são um ingrediente fundamental para a formulação e a implementação de uma estratégia de marketing bem-sucedida. Um SIM deve produzir um.
Intervalo de Confiança para Proporção
PESQUISA – CARNAVAL 2014: A expectativa do recifense RECIFE PESQ. Nº 006/2013.
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Disciplina: ELEMENTOS DE ESTATÍSTICA ET-301 Curso:
E statística A plicada à P esquisa de M ercado Reni Berezin Outubro 2005.
Análise de Dados Ciências Contábeis.
Estatística.
Professora Michelle Luz
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
MÉTODO CIENTÍFICO Hipóteses (conjecturas, modelos, teoria)
TGI047 - Leitura e Formação do Leitor Profa. Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Curso: TURISMO Disciplina: ESTATÍSTICA BÁSICA ET-229.
PESQUISA DE MARKETING 9a Aula
A pesquisa na área política
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
PROJETO DE ESTÁGIO - METODOLOGIA
Projeto de Pesquisa FOCALIZANDO O PROJETO DE PESQUISA Escolha do Tema
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
Conceitos Básicos – Amostragem e Amostras
AMOSTRAGEM: Modelo e Procedimentos
1 Estatística Descritiva (I). 2 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação.
Inferência 1:Estimação de Parâmetros Relembrando o Teorema Central do Limite Da aula anterior: a) Os estimadores da média e da s 2 são não viciados e de.
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
Amostragem e tratamento de dados faltantes Prof. Luciana Nunes Amostragem.
1 PESQUISA EM MARKETING Prof. Ms. Vlademir Fernandes.
Estatística Aplicada à Administração Prof. Alessandro Moura Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
CONCEITOS IMPORTANTES
Transcrição da apresentação:

PESQUISA DE MARKETING Curso Superior de Tecnologia em Marketing PESQUISA DE MARKETING Umuarama - PR Contagem da População 2007 (IBGE) = habitantes Estimativa da População 2009 (IBGE) = habitantes Censo IBGE 2010 = habitantes Estimativa da População 2012 (IBGE) = habitantes Prof. ROBERTO CATARIN Publicitário Especialista em MBA Marketing Especialista em Docência do Ensino Superior Especialista em Administração de Recursos Humanos Diretor de Marketing do Instituto Brasil de Pesquisas Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Marketing Coordenador Geral de Cursos da Faculdade ALFA

Aula Magna PESQUISA DE MARKETING: planejamento, execução e análise

A estatística não muda o mundo. As pessoas mudam o mundo. A estatística mostra as mudanças. Conselho Regional de Estatística - CONRE 3ª Região

Um pouco de história Delaware Watchan fez e publicou a primeira “enquete popular” “The Literary Digest” com milhares de questionários acerta com boa precisão o vencedor da eleição presidencial americana George Gallup funda o “American Institute of Public Opinion” “The Literary Digest” com questionários devolvidos prevê vitória de Landon sobre Roosevelt, errando por uma margem de 19 pontos Na mesma eleição, Gallup com entrevistas acerta em cheio o resultado da eleição, utilizando-se de critérios probabilísticos

Um pouco de história Criado o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE IBGE realiza o primeiro Censo com planejamento estatístico

Dúvida Informação Decisão A pesquisa passou a ser uma necessidade e colabora para tornar as decisões mais seguras

1º passo para a realização de uma pesquisa de opinião. problema. objetivos. metodologia

Metodologias Básicas 1. Qualitativa x Quantitativa Vantagens da pesquisa qualitativa. atinge motivações não explícitas, menos racionalizadas, ou mesmo não totalmente conscientes.. ideal para exploras os “porquês” de determinadas atitudes e opiniões expressas. Vantagens da pesquisa quantitativa. a padronização do questionário e a amostragem permitem projeção/generalização dos resultados com precisão.. ideais para conhecer “grandeza” da presença de determinadas opiniões/atitudes/hábitos.. fornecem índices que podem ser comparados diretamente (análises evolutivas).

Metodologias Básicas 2. Enquete x Pesquisa ENQUETEPESQUISA POR AMOSTRAGEM Auto-seleção = probabilidades desconhecidas Seleção por critérios científicos = probabilidades conhecidas Possibilidade de viés sem mecanismos para perfil representativo Mecanismos padronizados para perfil representativo Sem limitação do número de entrevistas. Quanto mais, melhor Menor Nº de entrevistas possível para a precisão pretendida (eficiência) NÃO REPLICÁVELREPLICÁVEL

Metodologias Básicas 3. Amostra. tamanho. representatividade. margem de erro. intervalo de confiança

Metodologias Básicas 4. Questionário e Formulário. pesquisa qualitativa: formulário. pesquisa quantitativa: questionário. questões abertas. questões fechadas. escalas

Metodologias Básicas 5. Coleta de dados. entrevista pessoal. abordagem domiciliar / pontos de fluxo. controle de campo

A validade das pesquisas de opinião depende de quatro fatores principais: 1. da natureza das técnicas de pesquisa utilizadas e da eficiência com que são aplicadas; 2. da honestidade e objetividade do pesquisador que realiza a pesquisa; 3. do modo de apresentação e divulgação dos resultados; 4. da utilização que se dá a eles.

Variáveis de controle. padrão. não padrão

Exemplos de variáveis de controle padrão. sexo e faixa etária VOCÊ É A FAVOR OU CONTRA O FECHAMENTO DOS BARES A PARTIR DA MEIA-NOITE?

Exemplos de variáveis de controle padrão. sexo e grau de instrução VOCÊ É A FAVOR OU CONTRA O FECHAMENTO DOS BARES A PARTIR DA MEIA-NOITE?

Exemplos de variáveis de controle padrão. sexo e renda VOCÊ É A FAVOR OU CONTRA O FECHAMENTO DOS BARES A PARTIR DA MEIA-NOITE?

Entrevista “Importância da pesquisa como instrumento gerador de vantagens competitivas” Professor Dr. José Afonso Mazzon FIA / FIPE / USP

Pesquisa Eleitoral - Eleições 2004 Case

SE A ELEIÇÃO FOSSE HOJE, EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA PREFEITO DE CAMPO MOURÃO?

SUA DECISÃO É DEFINITIVA, OU ATÉ A ELEIÇÃO VOCÊ PODE MUDAR DE OPINIÃO?

VOCÊ SABE QUAIS DOENÇAS TRATA A ESPECIALIDADE MÉDICA CHAMADA ENDOCRINOLOGIA?

VOCÊ JÁ CONSULTOU COM UM MÉDICO ESPECIALISTA EM ENDOCRINOLOGIA, ÁREA MÉDICA QUE TRATA DOENÇAS DA TIREÓIDE, OBESIDADE, DIABETES, CRESCIMENTO, ENTRE OUTRAS?

O QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS IMPORTANTE PARA A ESCOLHA DE UM BANCO?

NA SUA OPINIÃO OS BANCOS DEVERIAM OFERECER MAIOR HORÁRIO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO?

VOCÊ CONHECE O SICREDI COMO:

NA SUA OPINIÃO, O QUE DEVE SER MELHORADO NO CISA?

“Nunca tome uma decisão por ser a mais fácil, a mais barata ou a mais agradável. Tome uma decisão por ser a mais correta.” Theodore Hesburgh