Gestão de Custos Hospitalares

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller
Advertisements

Estudando com ProfªSimony
Sistema Estadual de informática de Governo e ATI
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
Membros: Maria José Soares Mendes Giannini (FCF/Ar)
Modernização da Gestão
PLANO DE GESTÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Descentralizando a Saúde para o Desenvolvimento Regional
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Governo do Estado da Bahia
Planejamento Estratégico
Modelo de Excelência da Gestão
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
Gestão do Conhecimento com WINISIS
Dr. Guilherme Baptista Villa
Modernização da Gestão de Recursos Humanos no Poder Público
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
Ministério da Cultura.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
Conselho Editorial do Ministério da Saúde CONED
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Gerência de Educação Profissional GEPRO
1. ABERTURA E APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES 2. APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA 3. APRESENTAÇÃO DA NOVA PROPOSTA DO PDR APRESENTAÇÃO DA REDETEC.
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
COMITÊ COMUNITÁRIO: INTERAÇÃO INSTITUTO DA CRIANÇA – SOCIEDADE
“SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA:
Subsecretaria de Informações e Tecnologias
BUSCA DE REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Programa de Qualidade ICr Implantação da Ferramenta 5S
Triangulação de métodos
Rede de Recursos Humanos FIOCRUZ VPDIGT – DIREH - Março 2008.
Brasília – Março de Contexto Desafios do Estado X Recursos disponíveis Demandas sociais.
CADEIA DE VALOR Versão em Construção – 13/03 Gestão e Suporte GESTÃO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES Gerir compras e contratações Gerir contratos de bens e serviços.
Avaliação da Política de Ciência Tecnologia e Inovação em Saúde Implementada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, no período.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
2º Encontro de Coordenação do PNAFM em 2003 Objetivos: Preparar os municípios para : Aplicar os Procedimentos de Aquisição e Contratação do Programa Utilizar.
PLANEJAMENTO PÚBLICO EM ADAPTAÇÃO: INTEGRAÇÃO DO TEMA ADAPTAÇÃO À MUDANÇA DO CLIMA EM POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO BRASIL.
República Federativa do Brasil SECRETARIA DE ORÇAMENTO FEDERAL GESTÃO BASEADA EM CUSTOS Brasília, setembro de 2007.
Rede Interamericana de Prevenção da Violência e do Delito.
Revisita ao PPP.
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Gestão pela qualidade em organizações públicas
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
O papel pedagógico do órgão gestor
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES E DECISÃO Bruna Gabriele Lucas Saczuk Miguel Carniel Ricardo Gonçalves Controladoria.
REDE INTERAGENCIAL DE INFORMAÇÕES PARA A SAÚDE RIPSA INICIATIVA “RIPSA NO ESTADO”
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
Transcrição da apresentação:

Gestão de Custos Hospitalares Denise Marion Gottardo de Aro Braz Coordenadora da Divisão Administrativa e Financeira

Gestão de Custos Hospitalares TAXONOMIA: Critério: 7 – Processos Item: 7.3 – Processos Econômico-Financeiros. Fundamento: Geração de Valor, Aprendizado Organizacional, Cultura de Inovação, Pensamento Sistêmico. Palavras chave: custos, recursos financeiros, formulação de preços.

ENFOQUE Metodologia: análise, apresentação e discussão dos relatórios mensais de custo nas unidades. Apresentação, análise e propostas de melhoria no Comitê Gestor por centro de custo. Responsabilidades: Diretoria Executiva, Divisão Financeira, Gestores. Controle: Atas e discussões das reuniões do Comitê Gestor, relatórios gerenciais de custos. Proatividade: Otimização dos recursos, aprendizado e fomento da cultura de “unidades de negócio”.

APLICAÇÃO Grau de disseminação: - Direx, gestores de área e profissionais das unidades. Continuidade: - Sistema implantado desde 1999.

APRENDIZADO No período de 1999 a 2005: Reuniões conjuntas entre Diretoria Executiva, Divisão Financeira e gestores das unidades para definição da metodologia a ser aplicada e contratação de assessoria externa. Constituição da Comissão de Finanças para estruturação e definição de critérios para implantação e parametrização do sistema sob coordenação da divisão financeira. O relatório de custo era disponibilizado anualmente para cada gestor analisar e fazer as melhorias do seu setor. Em 2006 foi contratado funcionário para o acompanhamento do Sistema de Custos. Em 2007 foram realizadas reuniões para esclarecimentos, revisão e redefinição dos centros de custos e seus critérios de rateio com os gestores.

APRENDIZADO Análise individualizada entre os gestores das unidades e Divisão Financeira, sempre que pertinente. Em 2008 foram ministradas aulas no Comitê Gestor sobre a teoria de custos para realinhar conhecimentos sobre custos diretos, indiretos e critérios de rateio. Descentralização do sistema de informações através da liberação de acessos em rede para os gestores das unidades. Discussão periódica em reunião de gestores através de comparativos históricos e sempre que pertinente dados de outras instituições

MODELO DO SISTEMA SINERGIA EXISTENTE NO PROCESSO

INTEGRAÇÃO Coerência: Diretriz 1 da corporação HC-FMUSP: Implementar política interna de gestão econômica-financeira, promovendo a articulação entre os recursos públicos e fundacionais. Objetivos Estratégicos ICr: Desenvolver modelo de gestão de resultados, buscando a autosustentabilidade institucional. Otimizar Gestão através do Modelo de Unidades Estratégicas de Negócio. Ampliar e aprimorar política de gestão da informação utilizando-a como instrumento de tomada de decisão técnica e administrativa.

INTEGRAÇÃO Inter-relacionamento com as práticas: - aquisição de materiais e serviços. - contratação de pessoas. - desenvolvimento de gestores. Cooperação: - todas as áreas por meio de seus gestores: 116 centros de custos (Suprimentos, Informática, Hotelaria, Enfermagem, Nutrição, UTI, Pronto-Atendimento, etc...)

RESULTADOS Qualitativos - Maior integração entre áreas e melhoria de processos para redução de custos. - Desenvolvimento das pessoas. - Conhecimento do custo por produto / produção.

RESULTADOS Quantitativos Diminuição de funcionários. Aumento das internações. Nível atendimento secundário. 6 leitos.

RESULTADOS Quantitativos Aumento de 10% no preço da carne. Reposição de utensílios de cozinha Não estão incluídas despesas com serviços públicos Aposentadoria de funcionários e posterior contratação

OBRIGADA E.Mail denise.braz@icr.usp.br Tel 3069-8514