REPRESENTANTES: os fungos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REINO FUNGI REPRESENTANTES: os fungos
Advertisements

REINO FUNGI.
Reino Fungi Edilson Soares.
Professora Francine Mariotti
Profª Marcia Conceição
Reino Fungi.
REINO FUNGI Amanita muscarina.
REINO FUNGI.
Profª: Gleice Cristina
1. História Evolutiva dos Fungos
Reino Fungii Penicillium notatum.
Fungos filamentosos (bolores)
fungos Características: São seres eucariontes.
REINO FUNGI.
REINO FUNGI.
Por que devemos estudar estes seres vivos?
BIOLOGIA – YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima
Profª Marcia Conceição
Micologia: é o ramo da Biologia que estuda os fungos.
BIOLOGIA -Reino Fungi-
REINO FUNGI Prof. Edilson Soares
Professor: Warley Ferreira
FUNGOS.
REINO FUNGI OS FUNGOS.
Prof.: Samuel Bitu.
Professora Fernanda Landim
INTRODUÇÃO À MICOLOGIA
Reino Fungi Disponível em: . Acesso em: 29 maio 2011.
Reino Fungi.
Fungos.
O MUNDO DOS MICRORGANISMOS
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Reino Fungi.
- Apresentam as mais variadas formas.
Fungos REINO FUNGI.
FUNGOS Prof. Víctor Pessoa.
REINO FUNGI.
Fungos.
Professora Maria cecília Monteiro
DIVERSIDADE DE FUNGOS Luciano Garcia.
Reino Fungi.
Caderno 2 Professor Marcello
O Reino Fungi São Eucariontes Aclorofilados Heterótrofos por absorção
Pré vestibular Frei Seráfico
Reino Fungi.
Reino Fungi Representado pelos fungos São heterótrofos
REINO FUNGI.
Morfologia e ultra-estrutura de fungos
FUNGOS.
FUNGI.
Reino Fungi e Liquen Professora Ana Carolina.
FUNGOS.
REPRODUÇÃO NOS FUNGOS Scheilla Bastos.
Reino Fungi.
Cap. 8 e 9 – 1º SÉRIE EM Professora: Alexsandra Ribeiro
Fabricação de queijos Produção de antibiótico, vitaminas e hormônios.
FUNGOS Scheilla Bastos.
Fungos Estrutura - Unicelulares: fungo constituído de uma única célula eucarionte, heterotrófica e dotada de uma parede celular de quitina. Ex. Saccharomyces.
Reino Fungi Rosana Moraes.
O Reino Fungi São Eucariontes Aclorofilados Heterótrofos por absorção
Reino Fungi.
Fungos.
FUNGOS Scheilla Bastos.
Colégio Qui-mimo Fungos Apodrecem Quase Tudo Guanambi/BA.
REINO FUNGI ZACA/MAUÁ. Características Gerais:  Eucariontes;  Pluricelulares a maioria (hifas dando origem ao micélio);  Exclusivamente heterótrofos.
Reino Fungi Amsterdan Rebouças.
Reino Fungi Rosana Moraes.
REINO DOS FUNGOS.
Transcrição da apresentação:

REPRESENTANTES: os fungos Bolores, mofos, fermentos, levedos, orelhas-de-pau, trufas e cogumelos-de- chapéu (champignon).

São organismos eucarióticos, e químio-heterotróficos (absorvem componentes orgânicos como fonte de energia). São aeróbios em sua grande maioria, mas alguns fungos anaeróbicos estritos e facultativos são conhecidos. Podem ser uni ou multicelulares e reproduzem-se sexuada ou assexuadamente. Em sua maioria são filamentosos(multicelulares), existindo algumas espécies unicelulares, como ex. as leveduras.

Parasitas; Saprófagos; Mutualísticos; Micorrizas: Os fungos degradam materiais do solo, absorvem esses materiais degradados e os transferem à planta, propiciando-lhe um crescimento sadio. A planta, por sua vez, cede ao fungo certos açúcares e aminoácidos de que ele necessita para viver. Líquens: Associações mutualísticas com cianobactérias ou com algas verdes.

Todos os fungos multicelulares são constituídos por filamentos microscópicos ramificados, chamados hifas. O conjunto de hifas forma o micélio, este forma o corpo do fungo de muitas células (o multicelular).

Hifas cenocíticas – possui a massa citoplasmática com centenas de núcleos, sem divisão transversal – tubos contínuos; Hifas septadas - a massa citoplasmática apresenta paredes transversais (septos), possuindo um ou dois núcleos, dependendo do estágio do ciclo sexual.

Assexuada - brotamento - fragmentação e - esporulação Sexuada: heterotálicas e homotálicas ou hermafrodita. E ocorre em três etapas: - Plasmogamia - Cariogamia e - Meiose

Ciclo de vida típico de um fungo da divisão Ascomycota; a) produção de esporos assexuados (b) e c) hifa; d) fusão de um esporo especializado com uma hifa receptora; e) peritécio com ascos onde se formam 8 ascósporos (f).

Os fungos participam dos processos de decomposição de matéria orgânica (animais e vegetais) juntamente com certas bactérias, por isso são fundamentais ao equilibrio da natureza (papel das espécies saprofágicas); ); isso permite que sejam aproveitados no ciclo biológico de outros seres vivos (componentes da matéria). Mas essa ação, também traz aspectos negativos, já que os fungos causam o apodrecimento de alimentos, roupas, madeira, etc.

Os fungos anaeróbios realizam a fermentação. Dentre estes, alguns são utilizados na indústria, no processo de fabricação de bebidas alcoólicas, como a cerveja, o vinho, a cachaça, rum, uísque e outros processos como de preparação de pães, bolos, queijos e até na fabricação de alguns medicamentos( como antibióticos e outros).

Alguns fungos são utilizados na indústria de laticínios, produção de queijos, como é o caso do Penicillium camemberti e do Penicillium roqueforte, empregados na fabricação dos queijos Camembert e Roquefort. Algumas espécies de fungos são utilizadas diretamente como alimento pelo homem. É o caso da Morchella esculenta e da espécie Agaricus brunnescens, o popular champignon, ( espécie amplamente cultivada no mundo), o Lentinus edades, conhecido como shitake . São alimentos com baixo teor de gorduras e carboidratos e ricos em vitaminas.

Um fungo muito estudado do ponto de vista farmacêutico foi o ascomiceto Claviceps purpúrea (esporão do centeio). Foi dele que se extraiu originalmente o ácido lisérgico, o LSD, substância alucinógena que ficou famosa na década de 70. Mas era para uso medicinal; Diversas espécies de fungos são parasitas e causam doenças em plantas, animais e no homem. O ferrugem de folhas de vegetais, são ataques de fungos. Micoses de pele ou em outras partes do corpo, aparece em pessoas e certos animais.  

Os liquens são associações simbióticas de mutualismo entre fungos e algas. Os fungos que formam liquens são, em sua grande maioria, ascomicetos (98%), sendo o restante, basidiomicetos. As algas envolvidas nesta associação são as clorofíceas e cianobactérias. Os fungos desta associação recebem o nome de micobionte e a alga, fotobionte, pois é o organismo fotossintetizante da associação.