COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Advertisements

Universidade do Estado da Bahia-UNEB Curso:Direito Disciplina:Produção de Texto Técnico-Científico Docente:César Costa Vitorino.
DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
XI fórum fapa - conhecimento fazendo a diferença
SEMINÁRIOS Profa. Marta.
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
Gêneros Textuais.
Professora: Marialice de Moraes, Dra.
AULA 16 METODOLOGIAS DE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS RESUMOS
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
Programa de Ensino e Proposta Pedagógica
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Na aula passada Diferenças entre língua falada X língua escrita
Linguagem, alfabetização e letramento
Comunicação e Expressão Profª Vania.
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
Caderno Interfaces Curriculares
SUMÁRIO O Um novo programa: porquê? O Estrutura do NPPEB O Compreender o NPPEB: pressupostos, dimensões de articulação e chaves de leitura. O O princípio.
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO
DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
Prof.ª Irislane Figueiredo
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
LEITURA EM INGLÊS ATRAVÉS DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Escrita e interação Aula 03
2008. Resenha Segundo o dicionário é uma apreciação breve de um livro ou de um escrito.
Zuleika de Felice Murrie
Hermenêutica Jurídica
Estrutura do documento:
Metodologia da Pesquisa Científica
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
CEAP Prof.ª Erika Figueira
RESUMO.
Ponto de partida Capítulo 3
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Prof. Francisco Roberto Savioli
Coordenadoria do Ensino Fundamental
CURSO DE DIREITO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO
RESENHAS Prof.: Rodney Caetano.
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Etapas de uma sequência didática
Sejam bem vindos!.
Plano de Ensino AHP 2011.
Novo programa Língua Portuguesa
Reflexões sobre Produção Textual
CURSO - RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA - COMUNICAÇÃO SEMESTRE 1º
Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
PROVA BRASIL 2015.
Profª Ms Patrícia Maria Serrano
Engenharia de Produção 2° semestre de 2010
A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
PLANO DE ENSINO FEP 2° sem 2011 CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º período TURNO: Diurno e noturno. UNIDADE DE ESTUDO: Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia.
Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração
Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Dra. Livia Perasol Bedin.
Filosofia da linguagem
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
Metodologia de Pesquisa Científica IES/Funcec Administração 2009 Prof. Breno Eustáquio.
TRABALHO COLABORATIVO
Faculdade Piaget - Brasil
Transcrição da apresentação:

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO Profa. Maria Cristina Pavan de Moraes

I – EMENTA  Texto e contexto; sistemas de conhecimento e processamento textual; intertextualidade; as informações implícitas; alteração do sentido das palavras; sofisticação do processo da argumentação: o artigo de opinião e a resenha, bem como os tipos de argumentos.

II - OBJETIVOS GERAIS   ampliar os conhecimentos e vivências de comunicação e de novas leituras do mundo, por meio da relação texto/contexto; propiciar a compreensão e valorização das linguagens utilizadas nas sociedades atuais e de seu papel na produção de conhecimento; vivenciar processos específicos da linguagem e produção textual: ouvir e falar; ler e escrever – como veículos de integração social; desenvolver recursos para utilizar a língua, por meio de textos orais e escritos,  não apenas como veículo de comunicação, mas como ação e interação social.

III - OBJETIVOS ESPECÍFICOS Ao término do curso, o aluno deverá ter desenvolvido: a) seu universo linguístico, incorporando recursos de comunicação oral e escrita; b) a capacidade de leitura e redação, a partir da análise e criação de textos; c) o pensamento analítico e crítico, estabelecendo associações e correlações  de conhecimentos e experiências; d) seus recursos pessoais para identificação, criação, seleção e organização de ideias na expressão oral e escrita; e) a atitude de respeito ao desafio que constitui a interpretação e construção de um texto;

IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO   1) Texto e contexto: conhecimento linguístico, conhecimento enciclopédico ou conhecimento de mundo, conhecimento interacional; 2) Texto e contexto, contextualização na escrita; 3) Intertextualidade; 4) As informações implícitas (pressuposto e subentendido); 5) As condições de produção do texto: sujeito (autor/leitor), o contexto (imediato/histórico) e o sentido (interação/interpretação); 6) Alteração no sentido das palavras: a metáfora e a metonímia; 7) Os procedimentos argumentativos em um texto 8) O artigo de opinião e o texto crítico (resenha), enquanto gêneros discursivos.

V - ESTRATÉGIAS DE TRABALHO   O curso será desenvolvido por meio de: Leitura de textos; Oficina de leitura e produção de textos. Aulas expositivas e interativas; Seminários; Trabalhos dirigidos

VI - AVALIAÇÃO       A avaliação será realizada de forma permanente, por meio de trabalhos, seminários, provas e participação em aula, conforme regimento da IES.   VII - BIBLIOGRAFIA  Bibliografia Básica FIORIN, José Luiz e PLATÃO, Francisco. (2008). Para entender o texto: leitura e redação. 17. ed. São Paulo: Ática.  _____. (2006). Lições de texto: leitura e redação. 5. ed. São Paulo: Ática.  KOCH, Ingedore Villaça & ELIAS, Vanda Maria. (2006). Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto. Bibliografia Complementar  ANDRADE, Maria Margarida de & HENRIQUES, Antonio. (2007). Língua Portuguesa: noções básicas para cursos superiores. 8. ed. São Paulo: Atlas.  FARACO, Carlos Alberto e TEZZA, Cristovão. (2008) 17ª ed. Prática de texto para estudantes universitários. 17. ed. Petrópolis: Vozes.  Dicionários diversos, jornais e revistas.