Texto Coletivo Geral “A Educação de Jovens e Adultos na luta pelo direito a um ambiente e uma vida saudável” VIII Encontro de Alunos das escolas da Educação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

A escola e a prevenção ao uso de drogas
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Aluno: Luan Paulo G. Tesche Professor: Dejalma Cremonese Disciplina: Ciência Politica.
Programa de Ética e Cidadania
O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - Situação no Rio de Janeiro
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
O Plano de Ação Curricular na Escola
E.M.Epitácio Campos 2º Bimestre Reunião de Pais
Núcleo Regional de Educação de Toledo
A Escola e as Mudanças Sociais
13 razões para as Mulheres votarem em Dilma Presidente
O conteúdo.
Voluntariado PUCRS Esperanças e Temores 10 de Abril de 2010
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
Por que lemos a Bíblia, hoje?
Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores Autores: Maria Fernanda Barboza Cid, Luiza Helena de Oliveira Fernandes,
“Os Incríveis”.
LIMITES E AFETIVIDADE: COMO AGIR COM AS CRIANÇAS?
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
“Uma oportunidade de reconciliação com o ato de aprender”
O TRABALHO EDUCATIVO: REFLETINDO COM OS FUNCIONÁRIOS.
LEITURA NO ÔNIBUS.
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
“O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO”
Documento de Aparecida
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
EDUCAÇÃO - SÉC.XXI.
Verbo Língua Portuguesa.
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO Sirineia Roman da Silva.
Campanha da Fraternidade
ESCOLA MUNICIPAL LÍDIA ANGÉLICA
O que é ensinar história?
CURSO BERÇARISTA Seja bem vindo(a) ao curso de berçarista.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Que mundo queremos – e como chegar lá? Repórter Brasil Reflexões adaptadas do livro Educar para um outro mundo possível, de Moacir Gadotti.
Um diálogo sobre a Educação para valores na família.
Hábitos do bom evangelizador infanto-juvenil
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
CARTA DA TERRA Para crianças.
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
Educação de Adultos, Educação Popular e Tema Gerador Profa. Dra. Dóris Fiss.
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Aula 11 – Ensino Fundamental II 9ª Série/Fase
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Cidadania.
ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
Juntos com todos os povos da Terra nós formamos uma
SITUAÇÕES.
- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
ESCOLA MUNICIPAL LÍDIA ANGÉLICA MÊS DE JULHO Um espaço para formação, informação e reflexão.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
A família tem uma função humanizadora
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
Construção Cidadã da Educação Centro Cultural Poveda 12 de junho de 2010.
P rograma de Educação Fiscal “Se por ventura um dia ouvirem falar de mim, tenham a certeza de que não será em vão. A Educação perpassa as fronteiras de.
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
Introdução Entendendo a necessidade da comunidade e a missão da igreja inclusa nela viemos por meio desse trabalho alcançar jovens e adultos com problemas.
Transcrição da apresentação:

Texto Coletivo Geral “A Educação de Jovens e Adultos na luta pelo direito a um ambiente e uma vida saudável” VIII Encontro de Alunos das escolas da Educação de Jovens e Adultos da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino do Rio de Janeiro 2013

2013 – Ano das transformações Este ano estamos vivenciando momentos importantes de transformação. Há muito tempo, a sociedade brasileira vem sofrendo. O povo brasileiro foi para a rua lutar pelos seus direitos. Não é só pelos vinte centavos, mas pela moradia, pela saúde, segurança e educação. Lutamos por um mundo melhor para nossos filhos e netos.

O povo brasileiro acordou! Sabemos que precisamos ter uma visão crítica a respeito da nossa realidade e que, para transformá-la, nossas atitudes devem ser cada vez mais coerentes com os nossos sonhos: de um mundo melhor para todos nós e para as futuras gerações. Assim, mostramos que temos caráter, que lutamos pelo nosso direito.

É preciso dar um basta! É só percorrer os lixões do Rio de Janeiro que veremos catadores, homens, mulheres, crianças, famílias inteiras passando o dia todo dentro desses lixões para tentar conseguir o seu sustento. Favelas enormes ao lado de prédios faraônicos ou vice-versa, e a baixa expectativa de vida, a mortalidade infantil e o analfabetismo são fatores presentes nesses ambientes sem infraestrutura.

Chega! Precisamos ter nossos direitos respeitados. Percebemos que a maior causa da falta de saúde da população são as desigualdades sociais. É preciso salários dignos, condições sociais, educação de qualidade, bons hospitais, acesso ao lazer, direito à tranquilidade e paz dentro do nosso lar. Isso é ter uma vida e um planeta mais saudáveis.

O voto consciente é fundamental para operar a mudança. Queremos paz, liberdade e nossos direitos de cidadãos. Temos sede de informação e de diálogo com as autoridades e sede de justiça. É necessário investir nas escolas. Desta forma, devemos ter coerência ao votar, pesquisando sobre os candidatos.

A participação cidadã mais efetiva se concretiza a partir do pensamento coletivo. Bem-estar é exercer a cidadania e, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não violência, usando diálogo nas diferentes situações. É comprometer-se com o que acontece na vida coletiva.

Somos seres coletivos dependentes uns dos outros. Diversos fatores socioeconômicos e políticos contribuem para a construção de um ambiente e uma vida saudáveis que proporcionam às pessoas bem-estar e qualidade de vida.

Nós somos esta escola! A função do PEJA na formação desse cidadão é trabalhar a favor das diversidades contra as desigualdades para proporcionar um ambiente e uma vida saudáveis. A escola tem nos oferecido informações que nos ajudam a colocar em prática a vida e o ambiente que queremos. Ela nos proporciona a realização de ações coletivas que levam o grupo à reflexão e mudanças.

Educação, saúde, transporte, segurança, trabalho são direitos de todos e dever do Estado. Pensamos que qualidade de vida melhor para todos é não ter violência nas escolas, nas ruas, em casa, em todos os lugares e nos sistemas públicos de saúde. É ter bons transportes públicos para ir ao trabalho e à escola, gastando menos tempo no trânsito. Ter conforto e segurança em tudo. Também é preciso garantir trabalho justo e digno para todos, que possibilitem melhores condições de vida, moradia e lazer.

Todos os cidadãos têm direito à vida e à liberdade. Estamos estudando para nos prepararmos para as diversidades de nosso cotidiano. Desde o momento que reiniciamos nosso estudo no PEJA, reaprendemos a sonhar um futuro melhor: ter profissão, fazer faculdade, ajudar nossos filhos nos estudos, fazer concurso público, enfim, ter uma vida com mais conforto.

Se o povo se unir, as coisas vão melhorar. Todos em seus bairros deveriam participar de reuniões, com representantes das Regiões Administrativas, para juntos buscar soluções para os problemas que dificultam a relação entre ambiente e vida saudável.

É tempo de mudanças e conquistas! A consciência de que precisamos lutar pelo direito a um ambiente e a uma vida saudáveis começa em nossa casa. A família tem o dever de preparar seus filhos e descendentes, ensinando-lhes valores e cidadania, considerando o fato de que qualquer um de nós pode ser vítima de uma sociedade cruel que seleciona, exclui e discrimina.

O PEJA acolhe o verdadeiro retrato da diversidade desse país. Existe uma grande diversidade no Brasil e ela está presente na maneira de pensar, no tipo de convivência, na capacidade de lidar com várias situações do cotidiano. São adolescentes, jovens, adultos e idosos, brancos, negros, índios e pardos, “doces como rapadura” ou “temperados com dendê”, acanhados com “uai!” ou encantados com samba no pé ou no batidão do funk... É o Brasil e, às vezes, até o mundo, convivendo, trocando e aprendendo.

Educação em Rede O que aprendemos aqui, levamos para nossas relações, para o nosso convívio familiar. Hoje, sentamos à mesa para estudar com nossos filhos. Podemos falar de igual para igual com eles. Podemos ajudá-los nas atividades escolares por estarmos mais confiantes, e isso aproxima mais pais e filhos. A troca de saberes une a família.

Aprendemos que a escola não é só um lugar onde se aprende a ler e escrever Criamos, na escola, o hábito de ler, a termos autoconfiança. Um mundo ao qual não conhecíamos muito bem... o mundo das letras. Aprendemos a gostar mais de nós mesmos, do jeito que somos, além de lutarmos pelos nossos direitos e ajudar aos colegas com dificuldades.

Construindo coletivamente nosso presente e nosso futuro. A leitura desperta a curiosidade, nos mostra um outro mundo. Quando aprendemos a ler ficamos mais independentes, podemos fazer coisas sozinhos que não fazíamos antes. Aprendemos a buscar nossos direitos. Educação também faz parte de uma vida saudável, possibilita conquistas para realizar seus sonhos e criar novas expectativas para o futuro.

O conhecimento traz crescimento. A escola é uma continuação da família, com o objetivo de que as pessoas se eduquem, dialoguem, discutam sobre leis mais justas, levem a cultura para dentro de casa, entendam os problemas do país, busquem soluções, respeitem as crenças, as diferenças.

Será que vamos continuar a viver isso que estamos vivendo? Um dos maiores problemas do nosso país é a desigualdade social. A desigualdade gera problemas como violência e marginalidade. A violência é tudo o que diminui a pessoa e a faz ficar triste. Acabar com violência, a fome, o sofrimento dos idosos, a desigualdade social, com a injustiça e com o sofrimento em geral só será possível com o conhecimento adquirido na escola. Mas para isso precisamos começar com o que está ao nosso alcance.

Há uma luz no final do túnel. O processo de reivindicar vem com o amadurecimento, portanto, esperançosos estamos, que as mudanças ocorrerão. Talvez não dê tempo para que nossa geração seja beneficiada totalmente, mas com fé nossos filhos e netos viverão num mundo mais consistente, com pessoas que refletirão e viverão em um ambiente e vida mais saudáveis.

Devemos colocar em ação o que sabemos. “A Educação de Jovens e Adultos na luta pelo direito a um ambiente e uma vida saudável” “Educar Para as Diversidades, Contra As Desigualdades” “Bem - estar coletivo, educação em rede”. VIII Encontro de Alunos das escolas da Educação de Jovens e Adultos da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino do Rio de Janeiro 2013