Registro de Estudo de Caso Aluno G2. da Escola São Judas Tadeu
Pesquisa Diagnóstica Caracterização do aluno: 9 anos Paralisia Cerebral Dificuldade motora severa Dificuldade na fala – não consegue expressar-se com clareza
Informações fornecidas pela família Filho único Gestação normal com acompanhamento médico Parto com uso de fórceps Falta de oxigenação no momento do parto acarretando a paralisia
Trajetória escolar Aos seis anos foi matriculado em uma escola da rede privada Durante dois anos teve auxílio de um estagiário na escola privada Aos 9 anos foi transferido para a Escola São Judas Tadeu Consegue ler e entender palavras com sílabas simples
Facilidades/dificuldades em nível sócio-afetivo e de cognição Interage com os amigos de classe, professores e funcionários da escola com facilidade Está sempre sorrindo e distribuindo beijos Gosta de participar das atividades propostas Interessado e motivado a aprender e realizar as atividades Facilidade para entender e realizar as atividades
Ações implementadas para o desenvolvimento do aluno Adaptação do espaço escolar: mesa e cadeira Adaptação de materiais didáticos: tesoura, jogos (com ímã numa placa imantada); teclado do computador; softwares Estagiário para auxílio nas atividades Tempo aumentado de atendimento na Sala de Recursos Multifuncionais
Estratégias de trabalho Estimulação oral: momento em que todos sobre experiências significativas Estimulação motora: aulas de educação física com profissional especializado Escrita de palavras e frases utilizando o computador
Proposição tecnológica Teclado adaptado (colméia) Jogos interativos e educativos (internet) Programas educativos (Proinfo) Audio livros (encaminhados pelo MEC)
Em função da dificuldade motora, a utilização dos meios tecnológicos vem ajudando o aluno G2 na realização das tarefas propostas. Estes meios facilitam o entendimento e proporcionam segurança para que o aluno possa concluir as atividades com índices significativos de acertos.