Tópicos Especiais em Saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
Advertisements

A REGULAÇÃO DA SAÚDE UMA ABORDAGEM
Modelo Assistencial Brasileiro
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Modelo Assistencial Modelo assistencial (ou de atenção) é a representação simplificada da organização ideal dos serviços, combinando diversas formas de.
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
SEMINÁRIO REDES INTERFEDERATIVAS DE SAÚDE
Maria Olívia de Souza Ramos
Diálogos de Futuro: Planejamento Estratégico da Indústria Farmacêutica Nacional O Poder de Compra do Estado como Instrumento para a Promoção do Desenvolvimento.
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
Financiamento da Política de Saúde Marcelo Gouvêa Teixeira Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais XIX CONASEMS - Abril de 2003.
ECONOMIA EMPRESARIAL.
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
VISÃO PANORÂMICA DE FINANÇAS CORPORATIVAS
Apresentação da Disciplina Prof. Dr. Benedito Cabral, Ph.D., P.D., C.
Márcia Amaral Secretária Executiva Ministério da Saúde
SAÚDE, CONTROLE SOCIAL E VOCÊ:
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Panorama da Saúde no Brasil
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
DOCUMENTOS UTILIZADOS
Políticas Públicas de Saúde: O SUS E A ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
Economia e Mercados Profa. Patrícia Rodrigues Costa de Sá.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
Estratégias para o Fortalecimento das Ações de Vigilância Sanitária
Escola de Formação Política Miguel Arraes
I SIMPÓSIO DE ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO DOS DOECENTES EM RTI CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
GPR - Gestão de Projetos Prof. José Oliveira da Silva
Tópicos Especiais em Saúde Residentes: Gabrielle Oliveira (Economista) Mariane Oliveira (Economista) Jaqueline Castro (Economista) Patrick Dias (Economista)
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
Macroeconomia: abordagem de variáveis básicas
P LANEJAMENTO DE SERVIÇO DE SAÚDE : PANEJA - SUS.
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
Prof. Msc. Marielen A. C. da Silva Comercialização e Logística.
POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL III PREVIDÊNCIA SOCIAL
Saúde Pública e Assistência Farmacêutica
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
Bruna Ferreira (Administradora) - R1 Carolina Cardoso (Administradora) - R2 Helder Pereira (Administrador) – R1 Rafaela Landim (Administradora) - R2.
Prof. Msc. Bruno H. Fiorin Faculdade Católica Salesiana Doutorando em Cardiologia- UNIFESP Enfermeiro, Mestre em Saúde Coletiva- UFES Especialista em Gerenciamento.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
DIREITO À SAÚDE E JUDICIALIZACÃO: DIFICULDADES E DESAFIOS Itana Viana, 31 de julho de 2015.
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
Residentes: Ana Djéssika Vidal (Economista) Bruna Ferreira (Administradora) Helder Marcos (Administrador) Suzane Rodrigues Gonzaga (Economista)
Economia e Gestão da Saúde
Economia e Gestão da Saúde
Transcrição da apresentação:

Tópicos Especiais em Saúde Residentes: Gabrielle Oliveira (Economista) Jaqueline Castro (Economista) Tatiana Dornelas (Administradora) Patrícia Sá (Administradora) Coordenador Prof. Doutor Lourival Batista de Oliveira Júnior

Tópicos Especiais em Saúde Objetivo O objetivo do curso é analisar o setor de saúde sob a perspectiva econômica. O curso está dividido em duas partes. A primeira parte apresenta os elementos fundamentais da teoria econômica para analisar o mercado de serviços de saúde. A segunda parte trata das ferramentas de gestão hospitalar.

Tópicos Especiais em Saúde Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de: Refletir sobre as questões relativas ao desenvolvimento recente da Economia da Saúde; Reconhecer as especificidades da teoria econômica na área da saúde e suas implicações para as políticas públicas e gestão dos serviços; Reconhecer os diversos aspectos que envolvem o complexo econômico- industrial da saúde e identificar complementaridades e encadeamentos existentes dentro desse; Entender e saber utilizar os instrumentos utilizados na gestão hospitalar

Tópicos Especiais em Saúde Programa 1) Introdução à Economia da Saúde (Gabrielle) 1.1) Cenário da Saúde no Brasil 1.2) Conceito e mensuração da saúde 1.3) Panorama geral da saúde 1.3.1) Elevação dos gastos na saúde 1.3.2) O subfinanciamento do SUS 1.3.3) Uso irracional dos recursos 1.4) Conceito de Economia da Saúde 1.5) Ciências Econômicas X Ciências da Saúde

Tópicos Especiais em Saúde 2) A estrutura do setor saúde brasileiro 2.1) Modelo Hospitalocêntrico X Atenção Primária 2.2) Indústria farmacêutica e de Equipamentos 2.3) A Judicialização da Saúde 2.4) Regulação em saúde 2.4.1) Regulação assistencial 2.4.2) Contratualização dos serviços de saúde 2.4.3) Programação Pactuada e Integrada da assist. à saúde (PPI) 2.5) Estrutura assistencial 2.5.1) Atenção primária e promoção da saúde 2.5.2) Assistência de média e alta complexidade

Tópicos Especiais em Saúde 3) Mercado de bens e serviços em saúde 3.1) Mercados concorrenciais x imperfeitos; 3.2) Características inerentes ao mercado de saúde; 3.3) Imperfeições do mercado de saúde; 3.4) Razões para a atuação do Estado; 3.5) Mercado de bens e serviços: demanda x necessidade 4) Análise e Modelos Econômicos 4.1) Demanda por Capital de Saúde: Modelo de Grossman 4.2 ) Análise econômica 4.2.1) Análise de custo-benefício 4.2.2) Análise de custo-efetividade 4.2.3) Análise de custo-utilidade 4.3) Modelos de Viciação

Tópicos Especiais em Saúde 5) O financiamento da Saúde 5.1) Histórico do financiamento público da saúde 5.2) Modelos de financiamento e gastos públicos e privados: panorama nacional e internacional 5.3) A Emenda Constitucional n.29 5.4) Gastos públicos em saúde por esfera de governo no Brasil 5.5) Fontes federais do SUS e distribuição dos gastos do Ministério da Saúde 5.6) Mecanismos e critérios de transferência de recursos federais, estados e municípios

Tópicos Especiais em Saúde 6) Início da Saúde no Brasil (Jaqueline) 6.1) Sociedade e Estado Brasileiros - Colônia e Império 6.2) Condições Sanitárias x Exportações do Brasil do século XVIII 6.3) Condições Sanitárias x Exportações do Brasil do Século XIX 6.4) Epidemiologia 6.5) Determinantes e Indicadores de saúde; 6.6) Impactos macroeconômicos na saúde.

Tópicos Especiais em Saúde 7) Crescimento Econômico e Saúde 7.1) Teorias; 7.2) Fatores do Crescimento; 7.3) Fatores do Desenvolvimento; 7.4) Desenvolvimento x Crescimento; 7.5) Indicadores socioeconômicos; 7.5.1) Coeficiente de Gini e Crescimento Econômico; 7.6) Saúde e Desigualdade Social; 7.7) Saúde e Desenvolvimento

Tópicos Especiais em Saúde 8) Mercado de Saúde no Brasil 8.1) Saúde Complementar 8.1.1) Oferta x Demanda 8.1.2) Regulação; 8.2) Tecnologia em Saúde; 8.3) Descentralização e Regionalização; 8.4) Indústria da Saúde; 8.4.1) Participação da Saúde na Economia Brasileira; 8.4.2) Inflação do Setor. 9) Gerenciamento de Riscos 9.1) Avaliação de Risco; 9.2) Risco Relativo e Atribuível;

Tópicos Especiais em Saúde 10) Gestão Hospitalar (Tatiana) 10.1) A gestão 10.2) Sobre a temática hospitalar 10.3) Especificidades da Gestão Hospitalar 10.4) Exemplos práticos 11) Planejamento Estratégico 11.1) Conceitos de Planejamento Estratégico 11.2) Planejamento Público x Planejamento Privado 11.3) Ferramentas de Planejamento 11.4) Gráficos de planejamento e controle 11.5) O Plano Diretor

Tópicos Especiais em Saúde 12) Organizações, Sistemas e Métodos – O&M 12.1) Conceitos gerais 12.2) Estruturas organizacionais 12.3) Processo organizador 12.4) Gráficos de processamento 12.5) Apostila Visio 2003

Tópicos Especiais em Saúde 13) Qualidade na saúde (Patrícia) 13.1) Conceitos gerais de qualidade 13.2) ANVISA – Conceitos gerais 13.3) A Acreditação 13.4) Certificações 13.5) O crescimento da qualidade na Saúde 13.6) Ferramentas utilizadas 13.7) Resultados a serem alcançados 14) Sistemas de informações internas 14.1) Conceitos Gerais 14.2) Aplicação em organizações de saúde 14.3) Elaboração de relatórios gerenciais

Tópicos Especiais em Saúde 15) Problemas organizacionais na área de saúde 15.1) Regulação de agentes públicos e privados do SUS 15.2) Discussão da crise na saúde 15.3) Desafios dos hospitais (público e privados) 14

Tópicos Especiais em Saúde Metodologia de Ensino As aulas expositivas serão ministradas pelos Residentes em Economia e Administração do HU/UFJF de forma dialogada e com apresentação de textos e vídeos selecionados. A aula inaugural será ministrada pelo preceptor Prof. Dr. Lourival Batista de Oliveira Júnior, diretor da Faculdade de Economia. Avaliação A avaliação do curso será feita através de duas provas escritas e um trabalho apresentado em seminário. Os alunos serão avaliados, também, pela participação nas discussões e execução de exercícios/pequenos trabalhos em sala e pela assiduidade. As datas e as pontuações das avaliações se distribuirão da seguinte maneira: 1º prova: 100 pontos 2ª prova: 100 pontos Seminário: 60 pontos Assiduidade e trabalhos em sala: 40 pontos Prova substitutiva: 100