Disciplina: História da Educação: Hist. da Escolarização Bras. e Proc. Pedagógicos Anny Ambrosio, Fleuri Martins, Gisele Pinheiro e Raphael Pereira 05/11/2014.

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Disciplina: História da Educação: Hist. da Escolarização Bras. e Proc. Pedagógicos Anny Ambrosio, Fleuri Martins, Gisele Pinheiro e Raphael Pereira 05/11/2014

XPw XPw Um breve resumo de toda a matéria vista até aqui:

 Elite Escolar é a camada social mais alta da sociedade (com poder aquisitivo maior) que possui acesso privilegiado na educação, sendo esta visivelmente diferenciada.

1. A distância entre os códigos linguísticos da escola (balizados na norma culta) e os códigos linguísticos das crianças, adquiridos em seu meio social, cuja suposta deficiência daria origem às hipóteses dos déficits linguísticos;

2.As condições e estilos de vida entre os estratos populares, distantes dos valores e das práticas socioculturais das camadas médias, que se mostravam inadequadas às exigências da escolarização e, por isso, deram origem à hipótese das carências culturais da população recém chegada à escola.

 Segundo Pierre Bourdieu, o ensino não é transmitido da mesma forma para todos os alunos, como a escola faz parecer.  Capital Cultural = Capital Informacional (Bourdieu ) D4nHo

 Concluímos que o processo de formação das Elites Escolares provém do poder aquisitivo e da bagagem cultural familiar e social do indivíduo, sendo capaz de desenvolver-se melhor devido as vantagens educacionais proporcionadas.

1.Zaia Brandão, Cynthia Paes de Carvalho. Processos de produção das elites escolares. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 115, p , abr.-jun. 2011; 2.Antonio Cattani, Francisco Kieling. A escolarização das classes abastadas. Sociologias, Porto Alegre, ano 9, nº 18, jun./dez. 2007, p José Murilo de Carvalho. A construção da ordem: a elite política imperial. Rio de Janeiro: Campus – Capítulo 3: Unificação da elite: ilha de letrados. 4.Vídeo 1: 5.Vídeo 2:

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