Arte Negra: Mulheres, vidas, cotidiano Obras da professora Jane Márcia Madureira, secretária de Gênero e Igualdade Racial do Núcleo Sindical da APP Curitiba.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Na espécie humana temos o ser masculino e o ser feminino
Advertisements

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIREITOS HUMANOS EM TEMPOS DE DESUMANIZAÇÃO
Consciência Negra Trabalho de História. Contribuição Cultural O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão.
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
Profº:Emerson Corsine
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Província Marista do Rio Grande do Sul 2006
CONFERÊNCIA REGIONAL DOS CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA
OBRA DE ARTE TAMBÉM SE LÊ Mariana Domingues de Macedo Professora -EJA
O MITO DA DEMOCRACIA RACIAL
... Uma imagem BAHIA... Uma imagem... Um sabor !... Um lugar! Voltar.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Velho e o neto ..
Inclusão Social Inclusão social Igualdade racial Tempo Integral
EDUCAÇÃO PARA AS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS:
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Guaíra: Cidade do Quilombo
“La discriminación por etnia o raza”
ARTE E EDUCAÇÃO.
O Projeto LIVRO NO PALCO visa a apresentação da peça teatral "Livremente Mara" juntamente com a publicação e lançamento do romance "Livremente Mara" da.
Enfeites Africanos.
Projeto Contadores De Histórias
História da Capoeira Instituto Federal Farroupilha - 2° Seminário de Ed. Física – 1°B Téc. Agropecuária Professora : Camila Goulard Peres 13/4/2011.
O que é o conselho? O conselho é uma representação do povo, que tem a finalidade de participar, junto ao Poder Público, lutando pelos interesses das coletividade.
Proteção Social Especial
Comunidade Quilombola Barro Vermelho e
UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO PARA A DIVERSIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS
Semana Cultural do Servidor
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA: INFÂNCIA E EDUCAÇÃO (NEPIE)
Implementação da Lei 10639/03 em Rio Claro
REGIÃO NORDESTE SUB-REGIÕES.
Silvio Pléticos Ao chegar a Santa Catarina, nos anos 60, sua pintura matérica e vanguardista passou a ser uma referência para a geração que despontava.
A DINÂMICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Ferreira Gullar.
Arte e Crítica Social Objetivo: Examinar uma obra que nos remete a um momento de muita observação e reflexão, entendo a arte como uma forma de manifestar.
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
Em 1953 Erbo Stenzel produz seu trabalho mais conhecido: o monumento que comemora o primeiro centenário de emancipação política do Paraná. O conjunto,
PÁGINAS 279 E )SIM, POR QUE AS FESTAS REPRESENTAM UMA IMPORTANTE CARACTERÍSTICA DA CULTURA DO NOSSO POVO. 2)A) AS NÃÇÕES INDÍGENAS B) LUCRO DO TRÁFICO.
O Sol da Liberdade Integrantes: João Paulo Alexandre Wellingson Pedro Rafael Antônio Gabriel.
Processo do preparo de arroz
História 6˚ Ano Professora Sirlene
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
SOM CLICAR PARA AVANÇAR CORPO DE MULHER É um ninho de emoções que não verás através da sua pele…
“Um novo olhar sobre a ARTE”
Um dos locais mais atraentes da Noruega é o Parque de Esculturas de Oslo, que contém
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Tema: sou um poeta.
A vida numa gota de Leite
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
QUILOMBOLAS.
QUILOMBOLAS.
Trabalho de Conclusão de Curso - Pós- Graduação
Metodologia da Alfabetização (40 H) Didática da Alfabetização (40 H)
Racismo e Xenofobia Práticas Administrativas (Lomar) Junta de Freguesia de Lamas 17 de Junho de h00.
Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST
Cuidados com a Internet na Escola. Alunas Cintia Mari Toshimitsu Tamiris Schott de Souza Data: 26/02/2015.
ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Leitura de imagem
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE.
“O RIO DE JANEIRO CONTINUA ÍNDIO” O PAPEL DO EDUCADOR INDÍGENA
 Euclides Rodrigues da Cunha nasceu no arraial de Santa Rita do Rio Negro (hoje "Euclidelândia"), em Cantagalo (RJ), aos 20 dias de janeiro de Foi.
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
Literaturas de Expressão Portuguesa. Prof. Me. Ivo Di Camargo Jr.
UNIAFRO Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Especialização - EaD.
PICASSO E A ARTE AFRICANA
Cândido Portinari.
Objetivos O Programa de Redução da Violência Letal tem como objetivos: mobilizar e articular a sociedade em torno do tema dos homicídios construir mecanismos.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
Transcrição da apresentação:

Arte Negra: Mulheres, vidas, cotidiano Obras da professora Jane Márcia Madureira, secretária de Gênero e Igualdade Racial do Núcleo Sindical da APP Curitiba Norte Março – 2009

Título: Angolana Técnica: óleo sobre tela Tamanho: 70x50 Data da criação: 03/2005 Características: * Obra inspirada na força da mulher negra africana * Mãe africana carregando sua filhinha para o trabalho.

Título: Lavadeiras Técnica: óleo sobre tela Tamanho: 80x70 Data da criação: 02/2005 Características: *africanas lavando roupas à beira do rio

Título: Nascer do Sol na África Técnica: óleo sobre tela Tamanho: 50x70 Data da criação: 01/2005 Características: *mar sob à luz dourada

Título: Pescadores Técnica: óleo sobre tela Tamanho: 40x60 Data da criação: 04/2007 Características: *pescadores com olhares saudosos para o Atlântico; saudosos da África.

Título: Africana Técnica: óleo sobre tela Tamanho: 40x50 Data da criação: 05/2007 Características: * Africana mulçumana * Mulher negra trabalhadora acalentando sua filha após o amamentação

Título: Beleza Negra Técnica: Óleo Sobre tela Tamanho: 40x80 Data da criação: 11/2007 Características: * Nigeriana à busca de água * Mulher negra na luta

Título: Colhedora de arroz Técnica: Óleo Sobre tela Tamanho: 70x50 Data da criação: 05/2005 Características: * Obra inspirada na mulher rural * Trabalhadora incansável na luta pela sobrevivência

Outras obras Ilustrações para o livro Panela de Barro e Colher de Pau

* Livro escrito pela professora da rede pública Nará Souza Oliveira, que investe na literatura étnica voltada para crianças e adolescentes. * Panela de Barro e Colher de Pau faz parte da coleção "Culturas" - fruto de um trabalho de seis anos da escritora - e reúne dez títulos da literatura Infanto-juvenil: oito relacionados à cultura africana e dois da guarani.

Técnica: Óleo Sobre tela Tamanho: 30x40 Data da criação: 06/2007 Título: Galinheiro Técnica: Óleo Sobre tela Tamanho: 30x40 Data da criação: 06/2007 Características: * Galo, galinhas e galinhas de Angola * Obra para ilustrar o livro Panela de Barro e Colher de Pau

Técnica: Óleo Sobre tela Tamanho: 20x40 Data da criação: 07/2007 Título: Quilombo Técnica: Óleo Sobre tela Tamanho: 20x40 Data da criação: 07/2007 Características: * Quilombo João Surá, município de Adrianópolis * Obra para ilustrar o livro Panela de barro e colher de pau.

Técnica: Óleo Sobre tela Tamanho: 20x40 Data da criação: 08/2007 Título: Fogão à lenha Técnica: Óleo Sobre tela Tamanho: 20x40 Data da criação: 08/2007 Características: * Visão da cozinha onde está sendo preparada a broa de milho * Fogão à lenha com a panela de barro e a colher de pau.

* Obra para ilustrar o livro Panela de barro e colher de pau. Título: Tambores africanos Técnica: óleo sobre tela Tamanho: 20X40 Data da criação: 08/2007 Características: * Instrumentos africanos: tambores, cabaças, berimbaus, agogôs e calimbas * Obra para ilustrar o livro Panela de barro e colher de pau.

Sobre a artista Jane Márcia Madureira é professora da rede pública estadual e secretária de Gênero e Igualdade Racial do Núcleo Sindical Curitiba Norte. Pesquisadora em relações étnico-raciais, gênero e educação, é integrante do Coletivo de Promoção da Igualdade Racial da APP. Temas de trabalho: * Resistência da mulher negra na cidade de Curitiba; * Racismo e a mulher negra; * Racismo na educação; * Situação da mulher negra curitibana.