Do RENASCIMENTO ao BARROCO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A reforma & a contra reforma religiosa
Advertisements

Barroco Flamengo.
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
A arte barroca Barroco: Estilo artístico dominante entre , nasceu em Roma como instrumento da Igreja católica para impressionar os crentes com.
Características Gerais
Barroco PUC Goiás Departamento de Letras Literatura Brasileira II
BARROCO s.
Barroco Projeto Literário.
REFORMA RELIGIOSA - SÉCULO XVI - CRISE BAIXA IDADE MÉDIA CAUSAS
RENASCIMENTO CULTURAL (séc. XIV – XVII)
Barroco.
Romantismo “Se quisermos defender a liberdade, precisamos negar o mundo exterior.” (Fichte)
RENASCIMENTO.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
Renascimento Cultural
Trabalho De Grupo Caracterização Do Século XVI;
Humanismo e individualismo
BARROCO.
A Reforma Religiosa do século XVI
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
Barroco Final do século XVI e início do século XVIII.
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
PERÍODO BARROCO
Reviver os ideais da cultura greco-romana
Barroco - Introdução Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se.
Literatura - Prof.ª Francieine Lisowski
A arte e a mentalidade barrocas
BARROCO Séculos XVII e XVIII.
RENASCIMENTO.
BARROCO.
Barroco: padre Antônio vieira e gregório de matos
Reforma Protestante e Contrarreforma
Algumas considerações
MODERNIDADE RENASCIMENTO.
Filosofia Religiosa Santo Agostinho –
REFORMA Prof. Adriana Freitas.
RENASCIMENTO CULTURAL – XIV e XVI
Renascimento ou Renascença Prof. Fábio Mesquita. Tempo: aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII; Período marcado por transformações.
31/7/20151Profª Suzana.  Movimento artístico e científico que ocorreu na Europa, durante a Idade Moderna, nos séculos XIV e XVI.  Recebeu este nome.
Renascimento Séculos XIII / XIV
Séculos XVII e XVIII; Inspirado no fervor religioso e na passionalidade; Emoção superando a razão; Arte da fé; Produção de efeitos: óticos e ilusões,
REFORMA E CONTRARREFORMA
1 Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com Na História…
O homem no centro do mundo
movimento religioso de divisão do cristianismo ocorrido no século XVI
Reforma Protestante e Contra- Reforma CDM: 7° Ano Prof°. Pedro Tavares.
Barroco Estilo que, partindo das artes plásticas, teve seu apogeu literário no século XVII.
Uma arte de contraste – Movimento Barroco
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
O PAPEL DA ESCOLA NA FRUIÇÃO DOS UNIVERSOS CULTURAIS
Barroco Barroco ou Seiscentismo constitui o segundo período clássico e designa genericamente todas as manifestações artísticas produzidas no século XVII.
História da Cultura e das Artes “A Cultura do Palco”: Pintura Barroca
Os Lusíadas Estrutura 10 cantos 1102 estrofes 8816 versos-decassílabos heróicos e sáficos 8ª rima (ababababcc)
História da arte: breves considerações
ARTES VISUAIS PROF.: ANDERSON MORAES.
Dualismo Ilustração do dualismo de René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal, no cérebro cerveau, e epois.
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
O BARROCO.
Docente: Ilídio sebastião História da Arquitectura III Universidade Metodista de Angola Faculdade de Arquitectura e Urbanismo O triunfo da Razão. Revisão.
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
Barroco.
Profª Sabrina Rodrigues Magalhães. 1.Arte do período paleolítico superior; 2.Apresentava pintura nas rochas e cavernas, extremamente realistas representando.
Barroco Estilo que, partindo das artes plásticas, teve seu apogeu literário no século XVII.
A estética barroca – parte I
Transcrição da apresentação:

Do RENASCIMENTO ao BARROCO

Contexto de emergência O MANEIRISMO Contexto de emergência 2ªmetade do século XVI (1551-1600) Crise e declínio do espírito, ideais e formas do Renascimento Europa: espaço de guerra de foro religioso; crises económicas; desenvolvimento das pestes; Movimentos reformistas no seio da Igreja: Lutero, Calvino e Maquiavel

Fundamentos Do Humanismo ao Anti - Renascimento Harmonia e ordem do mundo: Entre humana e o divino A razão e a fé Razão e natureza Alma e corpo Valorização da humanae litterae Saber e cultura como dignificação humana Reforma de Lutero: Homem é corrupto e redimível através da graça divina Oposição entre corpo e espírito Exaltação da fé Vanidade do saber Aversão à razão humana Mundo caótico

Marcas pertinentes Estilo artístico e literário: Artes plásticas Reacção anticlássica: contra os ideias da normatividade Visão angustiada do mundo como desconcerto, labiríntico e incoerente Visão do homem como um ser problemático, contraditório, céptico e dilemático Marca uma crise espiritual, religiosa Melancolia e instabilidade afectiva Comportamentos estranhos e lunáticos Artes plásticas Culto de cores sombrias e trágicas (Miguel Ângelo) Distorção de ângulos, ruptura das proporções Culto do grotesco e monstruoso Presença de elementos góticos

Aborda problemas filosóficos-morais Literatura Aborda problemas filosóficos-morais Fantasmas interiores, seres perseguidos Arte de elites Poética difícil Estilo intelectualizado de difícil compreensão Acentuado gosto pelas antíteses e metáforas conceituosas; Jogos cerebrais de alusões obscuras Estilo frio e sóbrio Recusa de uma visão realista Expressão pungente e agonizante da vida: pathos

O BARROCO Contexto de emergência Século XVII (1600-1670) Segue-se ao Maneirismo distinguindo-se pela expressão e visão do mundo e do homem Estilo do triunfo da Contra – Reforma católica Acção da Inquisição: Tribunal do Santo Ofício Concílio de Trento

Fundamentos e Marcas pertinentes Triunfo espiritual exprime-se na grandiosidade, riqueza luxuriante; Proliferação das formas sensíveis Sentido teatral e espectacular do mundo e da vida Fascínio singular pelo jogo, espectáculo Jogos de metamorfoses Mistérios dos disfarces e máscaras Popular e aristocrática Realista e satírica Relevância para dinamismo febril e ostentação sumptuosa das formas Arte de volúpia e do sensorial sinestesias sons ritmos cores Acumulação de elementos decorativos

Temáticas Maneirismo e Barroco O engano e desengano da vida Transitoriedade das coisas humanas Gosto por contrastes Propensão para o surpreendente Efemeridade da vida

Ce document est rattaché à : Baco de CARAVAGE (CARAVAGGIO)

Ce document est rattaché à : Gluditta CARAVAGE (CARAVAGGIO)

Ce document est rattaché à : Massacre des Inocents 1609, Rubens

St. George and the Dragon, c.1606 by Peter Paul Rubens

Ce document est rattaché à : La Mort de la Vierge Michelangelo MERISI, dit CARAVAGE (CARAVAGGIO) INV. 54

Petrus-Paulus RUBENS Siegen (Westphalie), 1577 - Anvers, 1640 La Piété et la Victoire tenant une couronne A dater vers 1628/1629