Do RENASCIMENTO ao BARROCO
Contexto de emergência O MANEIRISMO Contexto de emergência 2ªmetade do século XVI (1551-1600) Crise e declínio do espírito, ideais e formas do Renascimento Europa: espaço de guerra de foro religioso; crises económicas; desenvolvimento das pestes; Movimentos reformistas no seio da Igreja: Lutero, Calvino e Maquiavel
Fundamentos Do Humanismo ao Anti - Renascimento Harmonia e ordem do mundo: Entre humana e o divino A razão e a fé Razão e natureza Alma e corpo Valorização da humanae litterae Saber e cultura como dignificação humana Reforma de Lutero: Homem é corrupto e redimível através da graça divina Oposição entre corpo e espírito Exaltação da fé Vanidade do saber Aversão à razão humana Mundo caótico
Marcas pertinentes Estilo artístico e literário: Artes plásticas Reacção anticlássica: contra os ideias da normatividade Visão angustiada do mundo como desconcerto, labiríntico e incoerente Visão do homem como um ser problemático, contraditório, céptico e dilemático Marca uma crise espiritual, religiosa Melancolia e instabilidade afectiva Comportamentos estranhos e lunáticos Artes plásticas Culto de cores sombrias e trágicas (Miguel Ângelo) Distorção de ângulos, ruptura das proporções Culto do grotesco e monstruoso Presença de elementos góticos
Aborda problemas filosóficos-morais Literatura Aborda problemas filosóficos-morais Fantasmas interiores, seres perseguidos Arte de elites Poética difícil Estilo intelectualizado de difícil compreensão Acentuado gosto pelas antíteses e metáforas conceituosas; Jogos cerebrais de alusões obscuras Estilo frio e sóbrio Recusa de uma visão realista Expressão pungente e agonizante da vida: pathos
O BARROCO Contexto de emergência Século XVII (1600-1670) Segue-se ao Maneirismo distinguindo-se pela expressão e visão do mundo e do homem Estilo do triunfo da Contra – Reforma católica Acção da Inquisição: Tribunal do Santo Ofício Concílio de Trento
Fundamentos e Marcas pertinentes Triunfo espiritual exprime-se na grandiosidade, riqueza luxuriante; Proliferação das formas sensíveis Sentido teatral e espectacular do mundo e da vida Fascínio singular pelo jogo, espectáculo Jogos de metamorfoses Mistérios dos disfarces e máscaras Popular e aristocrática Realista e satírica Relevância para dinamismo febril e ostentação sumptuosa das formas Arte de volúpia e do sensorial sinestesias sons ritmos cores Acumulação de elementos decorativos
Temáticas Maneirismo e Barroco O engano e desengano da vida Transitoriedade das coisas humanas Gosto por contrastes Propensão para o surpreendente Efemeridade da vida
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St. George and the Dragon, c.1606 by Peter Paul Rubens
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Petrus-Paulus RUBENS Siegen (Westphalie), 1577 - Anvers, 1640 La Piété et la Victoire tenant une couronne A dater vers 1628/1629