Origem do Museu Moderno

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Advertisements

PROGRAMA DE ARTE, CIÊNCIA E CULTURA DA UFRJ
A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO
O papel da capacitação profissional no desenvolvimento dos APLs:
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA DO PROFESSOR
Participação Juvenil e a Luta por Políticas Públicas de Juventude no Brasil A EXPERIÊNCIA.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação
Faculdade de Produção Cênica
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Programa Educação Básica. Principais ações:
Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX
Autoavaliação Institucional e a CPA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
CASTRO, Alba Tereza Barroso de
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
MUSEU MUNICIPAL DO NEGRO
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
Regionalização do território brasileiro
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
Metodologia Científica
Programa Educação Básica. Principais ações: Congresso Nacional  0509-Apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica  20RP-Infraestrutura para a Educação.
José Augusto Chaves Guimarães UNESP – Marília Recife
Política Educacional Brasileira
História da Educação no Brasil
BNDES, Rio de Janeiro – 14 de agosto de APRESENTAÇÃO Mestrado em Avaliação de políticas Públicas - MAPP: I. Estrutura e funcionamento II. Resultados.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
COMPREENDER O CONCEITO DE COLEÇÃO/MUSEU
Oficina de Museologia: Montar, gerenciar, expor
ENSINO DE HISTÓRIA HOJE: ERRÂNCIAS, CONQUISTAS E PERDAS
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Patrimônio Cultural Material e Imaterial
CIDADANIA– 2ª Reunião - 26/08/2011 COORDENAÇÃO PARA POVOS TRADICIONAIS E POPULAÇÕES RURAIS.
ROMANTISMO.

CURSO DE FORMAÇÃO CULTURAL PARA EDUCADORES JOÃO ROBERTO S. SILVA Jotaerre
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
A GEOGRAFIA E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
História do Brasil republicano
Artigo: O ensino de História mediado pelo museu: tempos, conceitos e patrimônio. Júlio César Virgínio da Costa Disciplina: Análise e Produção Textual.
Concepções em Educação Matemática
UNIAFRO Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Especialização - EaD.
MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL NÚCLEO MUNICIPAL DA CULTURA 2016 a 2025.
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
IEP - NOSSA HISTÓRIA n 1881 Nasce o Colégio Piracicabano n 1964 Primeiros Cursos Superiores Ciências Econômicas, Contábeis e Administração n 1975 Reconhecida.
CONHECIMENTOS PSICOLÓGICOS NO BRASIL A produção de conhecimento pertinente a área da Psicologia iniciou-se no Brasil logo após o descobrimento, precisamente.
Atuação e função do MPF A fiscalização e o estímulo à regular aplicação do dinheiro público federal.
Centros Culturais Kaingang em movimento Proposta de implentação ( ) UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E JURÍDICAS.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
ORIENTAÇÃO TÉCNICA: Base Nacional Comum Curricular (BNC)
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES  Bem cultural acessível à minoria  Universidade é privilégio de poucos História das Universidades Agência formadora seletora.
Patrimônio cultural.
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Plano de curso História da Educação Brasileira
PERFIL DO PROFESSOR DE HISTÓRIA
O Portal Brasileiro de Acesso a Informações Científicas Coordenação de Acesso à Informação Científica e Tecnológica, Diretoria de Programas, Capes.
Patrimônio cultural.
Áreas “gémeas” de Competências-Chave:
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA. CURSO DE MUSEOLOGIA - Sede do curso: Escola de Ciência da Informação - Período: matutino -Duração: oito semestres letivos.
Intervenção em Ambiente e Património: urgências e emergências de int. no Património Fernando Magalhães Org. :Ctesp em Intervenção em Ambiente e Património.
Transcrição da apresentação:

Origem do Museu Moderno Patrimônio Histórico e Educação Origem do Museu Moderno Profa. Valéria P. Alencar 2010

Museu Moderno RESULTADO: Humanismo do Renascimento 2. Iluminismo do século XVIII 3. Democracia do século XIX

Histórico dos Museus Origem Antiguidade GRÉCIA – templo das musas ALEXANDRIA – centro de convivência da elite intelectual (embrião da universidade) ROMA – obras saqueadas “transferência do patrimônio” início das coleções

Colecionismo Renascimento Galerias / Gabinetes / Antiquários Histórico dos Museus Colecionismo Renascimento Galerias / Gabinetes / Antiquários Grandes coleções da famílias reais e burguesas Viagens – “outra humanidade” – exótico Interesse pela Antiguidade e pela Natureza Gabinete, Bolonha (sec.XVII)

Gabinete do boticário Ferrante Imperato (1521-1609) Histórico dos Museus Gabinete do boticário Ferrante Imperato (1521-1609)

Histórico dos Museus

Tempos modernos – Surgimento e afirmação Histórico dos Museus Tempos modernos – Surgimento e afirmação Constituição dos grandes museus europeus: Museu Britânico (1753) Museu do Louvre (1793) Museu Britânico

Histórico – Museu moderno Coleções ecléticas, abertos ao público (?), Plalácios adaptados, organização dos estudos científicos e artísticos, a firmação nacional, espelho do colonialismo. Expansão do “modelo” institucional para outros continentes através do colonialismo. Organização técnica e administrativa. Início dos trabalhos educativos

Proliferação e diversidade dos museus Tempos atuais - Industrialização, objeto descartável, indústria cultural, outros cais de comunicação. - Organização técnico-administrativo-científica. Especialização temática. Desdobramento dos grandes museus. Dinâmica instituicional / novos espaços. Surgimento do ICOM Configuração do museu como agência educacional.

MUSEOLOGIA: estudo da relação FATO MUSEAL OBJETO HOMEM CENÁRIO PÚBLICO / AUDIÊNCIA COMUNIDADE SOCIEDADE EDIFÍCIO / INSTITUIÇÃO MÚLTIPLOS ESPAÇOS TERRITÓRIO DE INTERVENÇÃO COLEÇÃO / ACERVO REFERÊNCIA PATRIMONIAL INDICADOR DA MEMÓRIA

REFERÊNCIAS CULTURAIS SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA escavações / coletas / espoliações coleções / museus INDICADORES DA MEMÓRIA olhares científicos temporalidade / territorialidade política científico-cultural enfoques preservacionistas PROCESSOS MUSEOLÓGICOS SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Museus no Brasil ORIGEM: Implantação do Modelo Europeu Herança Colonialista Instituição científica voltada para o estudo do meio e raça brasileiros. Armazenamento de coleções organizadas por exploradores naturalistas. Coleções ecléticas. Instituição vinculada à escola de Belas Artes. Instituição consagradora do regionalismo.

Formação das instituições Museus no Brasil Formação das instituições 1816 Chegada da coleção que dá origem ao Museu Nacional de Belas Artes. 1818 Museu Real / Museu Imperial / Museu Nacional (Quinta da Boa Vista – Rio de Janeiro)

- 1866 Museu Paraense Emílio Goeldi (Belém/PA) Museus no Brasil: Formação das Instituições - 1866 Museu Paraense Emílio Goeldi (Belém/PA) - 1883 Museu Paraense (Curitiba/PR)

- 1895 Museu Paulista (São Paulo/SP) Museus no Brasil: Formação das Instituições - 1895 Museu Paulista (São Paulo/SP) - 1905 Pinacoteca do Estado (São Paulo/SP)

- 1922 MUSEU HISTÓRICO NACIONAL (Rio de Janeiro/RJ) Museus no Brasil: Formação das Instituições - 1922 MUSEU HISTÓRICO NACIONAL (Rio de Janeiro/RJ)

Busca da identidade nacional e centralização das instituições Museus no Brasil: Formação das Instituições Busca da identidade nacional e centralização das instituições Brasil República / Centralização do poder Diferenças regionais Industrialização Migração Nação = Estado (Governo ditatorial) 1932 Curso de museus (Gustavo Barroso) 1937 SPHAN Museu Imperial (Petrópolis) Museu da Inconfidência (Ouro Preto)

BRASIL DESENVOLVIMENTISTA (século XX - anos 50 e 60) Museus no Brasil: Formação das Instituições BRASIL DESENVOLVIMENTISTA (século XX - anos 50 e 60) PROLIFERAÇÃO DOS MUSEUS (diversidade de modelos) ênfase para museus de arte MUSEUS UNIVERSITÁRIOS (pesquisa e ensino) IDENTIDADE CULTURAL x PROJETO POLÍTICO CPC (UNE) MCPR (Movimento de cultura popular no Recife – Paulo Freire) DEMOCRACIA / DITADURA BRASÍLIA MOVIMENTOS CULTURAIS PARTICIPAÇÃO DA BURGUESIA REPRESSÃO MILITAR MOVIMENTOS POLÍTICOS

Museus no Brasil: Formação das Instituições DIFERENTES BRASIS (século XX – anos 70 e 80) DIVERSIDADE CULTURAL DISCURSOS ÉTNICOS POLÍTICAS CULTURAIS MUSEUS EM TODAS AS REGIÕES (federais / estaduais / municipais / privados) museus empresariais LEGISLAÇÕES PRESERVACIONISTAS (regionais e locais) CURSOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL (graduação x pós-graduação) PROGRAMA NACIONAL DE MUSEUS MINISTÉRIO DA CULTURA (sistema nacional / sistemas regionais) REDEMOCRATIZAÇÃO ESTATIZAÇÃO MILAGRE ECONÔMICO ASSOCIAÇÕES PROFISSIONAIS MOVIMENTOS POLÍTICOS SISTEMAS DE MUSEUS QUESTÕES AMBIENTAIS

Processos de musealização no Brasil: profissionalismo e produção acadêmica século XX - anos 90 século XXI DISCUSSÕES SOBRE DIVERSIDADE CULTURAL reavaliação dos acervos museológicos AVALIAÇÕES SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DOS MUSEUS valorização da ação educativo-cultural DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA MUSEOLÓGICA ampliação da produção acadêmica

Cadeia operatória museológica Museus Tradicionais Novos processos museológicos Objetos Referências patrimonias Coleções Preservação e comunicação

Exposição Forma / conteúdo / espaço delimitado Expressão de uma ideia Extroversão do acervo Comunicação de conhecimento Diálogo entre objetos Linguagem de apoio Luz / cores Mobiliário Espaço Público DISCURSO Emoção Memória Conhecimento

Relação Museal Museus tradicionais Objeto Coleções Público Homem Cenário Edifício

Espaço comunitário Território de intervenção Relação Museal Novos processos de musealização Patrimônio comunitário Comunidade Sociedade Objeto Homem Cenário Espaço comunitário Território de intervenção