Balanço – 2009 Planejamento e possibilidades - 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1.
Advertisements

Reunião de mobilização
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
PROJETO VIDA ATIVA PARCERIA SEMED/SEMCAS
Projeto Prêmio Itaú-Unicef 14º. Congresso Internacional ABED
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
A Fundação Gol de Letra Reconhecida pela UNESCO como Instituição modelo no atendimento a crianças e jovens.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPIPOCA – CEARÁ
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
Apresentação do Projeto
Decreto nº de 24 de abril de 2007
EDITAL DE SELEÇÃO Universidade Federal do Ceará
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
Ministério da Educação
O campo da Psicologia no CRAS
VIVA A ESCOLA O Programa Viva a Escola, instituído pela Resolução no 3683/08 e regulamentada pela instrução Normativa no 017/08, concebe como política.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Projetos Financiados em 2010
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Programa Segundo Tempo: Esporte e Cidadania na Universidade
PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
Fortalecimento da institucionalidade do conselho
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Programa Segundo Tempo e Programa Mais Educação Encontro Nacional de Avaliação do PST São Paulo (SP) - Dezembro/2010 Encontro Nacional de Avaliação do.
UMA PARCERIA.
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
Bailux movimento de reapropriação tecnológica para transformação social no Arraial D’ Ajuda - BA MetaReciclagem.
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC Operacionalização das Ações Sócio Educativas do.
Potencialidades Redução do número de beneficiados por núcleo (relação do nº de Recursos Humanos por beneficiado); Aquisição e distribuição dos materiais.
PROJETO COMUNITÁRIO.
Dia Nacional do Campo Limpo – 2009 Comemoração: dia (terça–feira) e durante as duas semanas que antecedem a data O dia 18 de Agosto é o Dia Nacional.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES PERMANENTES
Apresentação do Projeto para os Gestores
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
FUNCIONAMENTO 1° SEMESTRE Cultura: percussão, artesanato, artes, capoeira, maculelê, grafite. Esporte: futsal, voleibol, basquetebol. Oficina de.
GABINETE DA SECRETÁRIA DIRETORIA GERAL Superintendência da Educação Superintendência de Desenvolvimento Educacional Diretoria de Tecnologias Educacionais.
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Apresentação do Projeto para os Profissionais da Unidade
Escola Acessível – PDDE Estrutura
Em sua segunda edição, o Prêmio Fundação La Salle - Programa de Financiamento de Projetos - contemplará projetos em andamento e inéditos das Obras Assistenciais.
UM DIA NA BIBLIOTECA.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
“Conhecendo o Profissional de Secretariado Executivo”
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Passos para implantação.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO OBJETIVOS GERAIS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
CASA DA CRIANÇA PENIEL Unidade I e II Rua. Caiová nº 1684, Chácara Vendas Campo Grande MS Unidade I e II Rua. Caiová nº 1684, Chácara Vendas Campo Grande.
Fundação Gol de Letra 13 anos de atividade 5 programas em SP e RJ crianças, adolescentes e jovens 2 comunidades diretamente atendidas 8 comunidades.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Apresentação do novo modelo
Formação continuada ANO 2015
I Encontro Catarinense de Fortalecimento dos Conselhos Escolares A Atuação dos Programas Educacionais Conselhos Escolares Secretaria Municipal de Educação.
Rede de Núcleos Programa de Formação do Jovem Artesão.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE Jucimara Liesenberg 1.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
AS FUNÇÕES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO SUAS Proteção Social Básica e Especial Defesa social e Institucional Vigilância Sócio-assistencial.
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Boletim de Avaliação Escolar Resgate histórico. PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO ESCOLAR NECESSIDADE DE MELHORAR O DIÁLOGO ESCOLA / FAMÍLIA.
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Educação Infantil e Fundamental.
Transcrição da apresentação:

Balanço – 2009 Planejamento e possibilidades

Âmbito Global  Reconhecimento do projeto pelo Primeiro Prêmio Parceiros da Escola Integrada: O Lance é Transformar: jovens empreendedores e esportivo.  Atendimento à aproximadamente 200 alunos, divididos em nove turmas. Atividades: esportivas, educacionais, de empreendedorismo, recreativas e culturais.  Fortalecimento do setor esportivo e implantação dos setores culturais, educacional e de empreendedorismo.  Atividades externas: festival de papagaio, amistoso em Sabará.

Âmbito Global  Educação: fortalecimento do vínculo com a administração central da secretaria de educação, parceria com a Tela e o Texto.  Comunidade: fortalecimento do vínculo, reunião com os pais no início da parceria com a Escola Integrada, apoio no processo seletivo para o programa Oi Kabum, participação nas negociações para montagem da biblioteca comunitária, do tele centro e do espaço para atividades esportivas dentro da Vila Novo Ouro Preto, divulgação de vagas de emprego para o projeto conexão.  Inscrição no edital da Oi – Novo Brasis, não selecionado.

Cerimônia de Premiação: Primeiro Prêmio Parceiros da Escola Integrada 2009 Seleção Oi Kabum O Lance é Transformar Blog administrado pelos alunos

Setor Esportivo  Atividades extras realizadas: - amistoso Sabará; - gincana; - piscina; - recreação aquática; - discussão de filme com temática esportiva. Acompanhamento Pedagógico: - reuniões pedagógicas, - acompanhamento dos planos de aula; - garantia do tempo de planejamento dos estagiários.

Setor Esportivo  Modalidades: iniciação esportiva, futsal, handebol, tênis, basquete, voleibol, atletismo, outros. Freqüência: duas aulas semanais. Duração: uma hora por aula. Quantidade de alunos: 20 a 25 alunos por turma. Quantidade de turmas: 10 turmas: - 4 turmas no turno da manhã; - 6 turmas no turno da tarde. Quantidade de estagiários de educação física: 5 (cinco), um por turma, atendendo a duas turmas por turno, em sistema de rodízio. Total de alunos: de 200 a 250 alunos. Proposta de realização do Torneio/festival de todas as Escolas Integradas

Setor Educacional  Os alunos do turno da manhã organizaram diversos grupos de estudos para que um pudesse contribuir com o outro na matéria que tivesse dificuldade. Iniciativa dos próprios alunos. RESULTADO: PROJETO CARTAS QUE FALAM DESCRIÇÃOVALORUNIDADE Total de cartas1629unidades Período3,5meses Participantes67alunos Participação de aprox.30% A aluna premiada escreveu 610 cartas e se comunicou não só com os alunos e professores do projeto, mas também com alguns funcionários da Associação e com diversos integrantes da família.

Setor Educacional

 Projeto de Cartas: - ampliação do público: funcionários, público externo, familiares, etc.; - ampliação do conteúdo: indicação de livros, lâminas do projeto “leitura para todos”, etc.  Trabalho com vídeos educacionais, em especial nos dias de chuva.  Suporte pedagógico extra Escola – fornecido todas as quintas feiras para os alunos com maior dificuldade pela pedagoga da brinquedoteca.  Fortalecimento da parceria com a Tela e o Texto, aplicação de teste diagnósticos de analfabetismo funcional.  Tentativa de montagem da biblioteca comunitária, tele centro e dos eventos comunitários.

Setor Cultural  Disponibilidade de 20 vagas no grupo de percussão da Associação.  Inscritos: 21 alunos, sendo que desses no máximo dois estão freqüentes.  Sugestão: (1) caso se deseje ampliar o número de alunos na percussão podemos disponibilizar as vagas para outras crianças e jovens da Vila Novo Ouro Preto que não estão inseridas no programa da Escola Integrada; (2) tentar disponibilizar as vagas como uma conquista para os futuros alunos da turma de percussão, que deve iniciar os trabalhos em 2010.

Setor Cultural - Oficinas Artesanato: bijuterias; bordado; pintura; mosaico; utilização de materiais reciclados. Artes cênicas: teatro; circo. Percussão. Capoeira. Dança. Culinária. Caligrafia. Novas mídias / tecnologia.

Operacionalização Freqüência: duas aulas semanais. Duração: uma hora por aula. Quantidade de alunos: 20 a 25 alunos por turma. Quantidade de turmas: 10 turmas: - 4 turmas no turno da manhã, - 6 turmas no turno da tarde. Quantidade de professores/oficineiros: 5 (cinco), um por turma, especialidades diversificadas. Total de alunos: de 200 a 250 alunos. OBS: Os alunos escolherão três opções de oficinas e depois serão submetidos a um processo seletivo buscando o comprometimento dos mesmos e a participação em uma das oficinas escolhidas.

Diferencial O foco de todas as oficinas culturais será a produção de “produtos / serviços” para que os alunos se iniciem no mercado cultural. Além de proporcionar valores diversificados para combate de alguns problemas sociais. Sendo que os alunos de 13 a 18 anos (de 80 a 100 alunos aproximadamente) terão além das aulas práticas contato com conhecimentos administrativos com o intuito de montarem uma “empresa” com os diversos produtos / serviços. Nessa oportunidade eles aprenderão a controlar os estoques, realizar cotações, calcular preço, gerenciar a produção, comercializar etc. Para tanto, estes alunos serão divididos em grupo de forma a montar os diversos setores da “empresa”: comercial, financeiro, comunicação, etc.

Empreendedorismo e Temas Transversais  Causos do ECA;  Festival de Papagaio;  Blog;  Grupo de estudos;  Encaminhamento para o processo seletivo do Projeto Conexão;  Discussão de questões sociais (roubo, ameaça de morte, caso de extorsão, outros). Maior dificuldade: afastamento da turma 12, falta de infra- estrutura.

Setor Empreendedorismo Operacionalização:  Adolescentes: - técnicas administrativas (formatação do produtos, promoções de exposição e/ou venda, cálculo de preço, definição de públicos alvo, divulgação, outros.) - Ações de integração com o Mercado de Trabalho (carteira de trabalho, montagem de currículo, entrevistas de emprego etc.)  Crianças: - temas transversais e sociais (meio ambiente, pluralidade cultural, saúde, etc.); - apresentações; - montagem de diversos produtos culturais.

 Todos: - projeto excursão na Vila Novo Ouro Preto (Auto Estima & Meio Ambiente); - ações conjuntas com as lideranças comunitárias, famílias, CRAS. - torneio esportivo cultural - organização.  Método; - grupos menores com aulas intercaladas às oficinas culturais. - dias de palestra e/ou ações externas, todos os alunos. - carta de recomendação com processo seletivo, visando auxílio para o mercado de trabalho, convite para empresários. Setor Empreendedorismo

Aspectos Sociais  Acompanhamento de 10 casos especiais em conjunto com o CRAS: - 3 suspeitas de abuso sexual; - 1 suspeita de violência doméstica; - 1 pequenas violações (confirmado); - 1 violência doméstica e trabalho forçado (confirmado); - 4 comportamento alterado, agressividade. CRAS encaminhou 24 relato de famílias. Atuação conjunta na divulgação do processo seletivo OI Kabum, projeto Conexão e no caso de extorsão entre os alunos do projeto.

Possibilidades Assistência Social  Processo de comodato de equipamentos do CRAS da Vila Novo Ouro Preto que ainda se encontra desvinculado do território (situação já conversada com a comunidade): - tele centro com 12 computadores e um monitor; - Baú da Leitura – kit de livros disponibilizados periodicamente.  Cadastramento na Assistência Social: - possibilidade imediata (Pró – Jovem, Socialização); - outros (fundação de cultura, demais programas, etc.) Parceria com CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social).

Responsabilidades da Escola Municipal Dom Orione  Professores / Oficineiros culturais: - especialidades diversificadas de forma a atender as oficinas propostas; - um profissional por turma, ou grupo de alunos (20 a 25 alunos); - carga horária: duas vezes por semana (terça e quinta), sendo duas horas em cada turno de forma que cada professor consiga atender a duas turmas em sistema de rodízio.  Fornecimento de todo material necessário para a execução das atividades.  Locomoção dos alunos da escola para a Associação e vice –versa.

Responsabilidades da APCEF/MG  Encaminhamento/seleção dos alunos de acordo com os interesses e compromissos assumidos pelos mesmos e de acordo com oferta das oficinas.  Gerenciamento das oficinas culturais (em conjunto com a coordenação da Escola Integrada) e integração das mesmas por meio das oficinas de empreendedorismo -administrativa.  Gerenciamento e coordenação pedagógica das oficinas esportivas (em conjunto com a coordenação da Escola Integrada) conforme já funcionou no ano de  Espaço Físico para realizar as atividades (definir locais).

Setor Administrativo  Comunicação: - montagem do pré-book; - encaminhamento de informações (seis s com anexos detalhados); - release encaminhado para Denise Alencar da Fenae Corretora; - relacionamento com os diversos elos da rede social. Escrita dos editais (Parceiros da Escola Integrada, Oi Novo Brasis, Causos do ECA). Captação de novas possibilidades (Educação / Assistência Social).

Demandas Futuras  Comunicação (site, blog, maior freqüência).  Gerenciamento dos parceiros: - Escola Integrada (nível central – secretária de educação e na Escola Municipal Dom Orione); - CRAS da Vila Novo Ouro Preto (com o acompanhamento dos casos especiais); - Outros.  Captação de novas parcerias, recursos, etc. buscando sustentabilidade e ampliação.  Escrita do projeto em novos prêmios e editais.  Relacionamento com as lideranças comunitárias e com a comunidade.  Possível controle dos projetos via Assistência Social.  Administração das novas ações: educacional, cultural, empreendedorismo, biblioteca e Tele Centro.  Outros

Dificuldades - Imprevistos  Esportivo: - cancelamento de salva-vidas; - quadras em manutenção, campo de futebol society (informação);  Empreendedorismo: - falta de material (linha de papagaio) para o Festival; - não recebimento do recado informando sobre o fechamento do Parque Ecológico no dia do Festival.  Comunicação: - informação errada no APCEF informa.

 Editais: - arquivamento do ofício do projeto aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte (informação); - falta de documentação para o Edital do Criança Esperança. Gerais: - datas de fechamento do clube; - preparação dos espaços. Dificuldades - Imprevistos