Monitoramento e avaliação das ações na ESF

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Transcrição da apresentação:

Monitoramento e avaliação das ações na ESF Daniela de Souza

O acompanhamento das ações e os resultados das atividades realizadas pelas equipes do PACS/PSF são monitorados pelo Sistema de Informação de Atenção Básica (Siab).

SIAB Criado em 1998; foi pensado como instrumento gerencial dos Sistemas Locais de Saúde; adotando como conceitos básicos território, problema e responsabilidade sanitária, completamente inserido no contexto de reorganização do SUS no país, o que fez com que assumisse características distintas dos demais sistemas existentes.

utilização mais ágil e oportuna da informação; Tais características significaram avanços concretos no campo da informação em saúde. Dentre elas, destacamos: micro-espacialização de problemas de saúde e de avaliação de intervenções; utilização mais ágil e oportuna da informação; produção de indicadores capazes de cobrir todo o ciclo de organização das ações de saúde a partir da identificação de problemas; consolidação progressiva da informação partindo de níveis menos agregados para mais agregados.

CONCEITO SIAB O Siab é um sistema de informação territorializado, cujos dados são gerados por profissionais de saúde das equipes de saúde da família, coletados em âmbito domiciliar e em unidades básicas nas áreas cobertas pelo PACS/PSF.

VANTAGENS DO SIAB a coleta de dados se refere a populações bem delimitadas possibilitando a construção de indicadores populacionais. A agregação dos dados confere grande agilidade ao Sistema, gerando uma informação oportuna, no processo de decisão em saúde, trabalha com o nível de desagregação das microáreas, auxiliando no planejamento e na gestão local; um amplo elenco de indicadores, permitindo a caracterização da situação sócio-sanitária e do perfil epidemiológico e o acompanhamento das ações de saúde desenvolvidas.

LIMITES DO SIAB realização de análises que requerem a individualização de dados; restrições relacionadas ao fato de só abranger unidades básicas de saúde onde atuam equipes de saúde da família; a problemas de natureza tecnológica do sistema informatizado e; fato de apresentar um elenco muito extenso de variáveis a serem coletadas e formulários a serem preenchidos.

Os principais instrumentos de coleta do SIAB são: Ficha de cadastro das famílias e levantamento de dados sócio-sanitários; Fichas de acompanhamento de grupos de risco e de problemas de saúde prioritários; Fichas de registro de atividades, procedimentos e notificações, produzidas mensalmente por todos os profissionais das equipes de saúde.

Uma vez processados os dados, são produzidos os relatórios de indicadores do SIAB. São eles: Consolidado de famílias cadastradas - apresenta os indicadores demográficos e sócio-sanitários por micro-área, área, segmento territorial, zona (urbana/rural), município, estado e região; Relatório de Situação de Saúde e Acompanhamento das Famílias - que consolida mensalmente as informações sobre situação de saúde das famílias acompanhadas por área, segmento territorial, zona (urbana/rural), município, estado e região; Relatório de produção e marcadores para avaliação - que consolida mensalmente as informações sobre produção de serviços e a ocorrência de doenças e/ou situações consideradas como marcadoras por área, segmento territorial, zona (urbana/rural), município, estado e região.

Reformulação do Siab Desde o ano de 2001, levando-se em conta os limites do Siab acima relacionados bem como a necessidade de racionalizar a coleta de dados no nível local e o número de sistemas e aplicativos, o MS vem trabalhando na perspectiva de disponibilizar um sistema de informação, que amplie seu escopo e extrapole os limites do PACS/PSF.

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