Fundamentos da Administração Pública

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Advertisements

CONTEXTO DA GRH É formado por pessoas e organizações.
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
CONCEITOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS
Profa. Adriana Diaféria
O Professor de Educação Física e os
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
Multicultural, MULTICULTURALISMO E O DEBATE SOBRE IDENTIDADE
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Significações e Conceituações Sociológicas do Direito
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
Solidarismo: da doutrina ao discurso de campanha
Importância do Papel da Rede de Articulação nas Políticas Públicas
Escola Superior de Guerra
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Governança e Desenvolvimento
OBSERVATÓRIOS URBANOS
O I L U M N S Professor: Odair.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Modelo de Excelência em Gestão
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
GESTÃO SOCIAL : Desafios e Especificidades
Teorias Modernas de Gestão
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
EDUCAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL
Professor Romildo Tavares – Filosofia/Sociologia
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
Projeto de Inovação Equipe: Carmen Chaim Vanusa Vilarinho
1 Filosofia Grupo ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA  PROF.: JOSÉ LUIZ LEÃO  TURMA  - Djalma.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Planejamento e Responsabilidade Social
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Uma Escola do Tamanho do Brasil
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
CONTROLE SOCIAL E CIDADANIA Profa. Dra. Ligia Pavan Baptista.
FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO
1 Estrutura Administrativa O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
Ciência, tecnologia e sociedade
O que é uma universidade? Instituição/organização que compreende uma rede de relações entre comportamentos das pessoas que a constitui (Botomé, 1996),
Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
Max Weber.
POLÍTICA NACIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESCOLA DE CONSELHOS PARÁ NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Émile Durkheim
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
twitter.com/funasa.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

Fundamentos da Administração Pública

Administração Pública no Brasil. O que é? Quais suas características e especificidades? Qual seu objeto de estudo? È possível construir uma periodização?

Administração Pública no Brasil. A ciência da administração, enquanto uma ciência social, segue a trajetória das demais ciências inserindo-se no debate epistemológico e paradigmático, no qual diferentes correntes filosóficas tentam valorizar a sua forma de compreender a realidade. A administração é tanto uma prática social e profissional quanto um campo do conhecimento com intenções cientificas, envolvendo: a atividade de administrar e de produzir o saber administrativo.

Administração Pública no Brasil. No que se refere à Administração Pública , um dos focos de análise tem sido “Princípios da Administração”- que expressa idéia de neutralidade e aplicabilidade a qualquer contexto. Como ciência social aplicada, a Administração Pública sofre um mal congênito: “política-administração”, o que impediu que se definisse um foco e os fenômenos que constituem o seu objeto de estudo. Um objeto de estudo tem sido a burocracia governamental, embora essa localização venha sendo questionada e substituída por um leque de estudos mais amplo: “ o interesse público”.

Fundamentos da Administração Pública Partimos da idéia que sistemas políticos econômicos e sociais interagem de forma permanente e nenhum deles funciona de forma independente : as estruturas constitutivas de cada um interferem na forma e funcionamento dos demais.

Administração Pública : a construção de um objeto de estudo Os argumentos debatidos estão baseados em algumas áreas do conhecimento: Ciência Política, Administração Pública, Economia, Sociologia, Direito.

Ciência Política Preocupa-se em analisar fatos, ações, e o funcionamento das instituições; Avalia resultados das ações e das políticas implantadas; Descreve, por meio de fatos , os distintos interesses que justificam e orientam as ações em uma direção e não em outra, em um determinado momento histórico e contexto específico. Uma parte importante da Ciência Política, do ponto de vista conceitual, é o pensamento filosófico aplicado à compreensão da convivência humana em sociedade. ( Platão, Aristóteles, Maquiavel, Locke , Hobbes etc.)

Buscou-se primeiramente conhecer a atuação do Estado : conceito básico, sua origem, e evolução dos principais pensadores do Estado Moderno.

A evolução das abordagens sobre os principais pensadores pode ser entendido como “a forma organizada da sociedade”. “ A sociedade se organiza na forma de estado tão logo supera a fase do Estado da Natureza ou fase da horda primitiva”

Fases Estado da Natureza : o ponto de partida- “ è socialmente imaginado: é um Estado anárquico,no qual os homens poderiam viver se fossem tão razoáveis a ponto de respeitar as leis naturais Contrato Social : a forma de transição- Os homens ao deixarem o Estado da Natureza , renunciam apenas ao direito de fazer justiça por eles mesmos. A finalidade do Estado civil é a tutela da propriedade(Locke). O Estado da Razão: a lei , enquanto poder do Estado , é a garantia de igualdade civil. O estado é a razão em comum.(Rousseau)

A sociedade civil se organiza na forma de Estado , historicamente e até a contemporaneidade, com seus “poderes”, suas agências, seus aparatos e suas formas de gestão e governo

Estado e Governo As ações do Estado , enquanto organização, por seu “papel” ou “finalidade”, transcendem a forma como o Estado é gerido, administrado ou governado, embora as formas de governo condicionem essas ações.

Numa visão sistêmica Estado , de um lado - entendido como um ente fictício e a Sociedade , do outro lado , e no meio a administração pública. “O Estado, por meio da administração pública, tem a responsabilidade de atender às demandas da sociedade, com serviços públicos de qualidade e transparência” O papel da administração pública é de atuar como eixo transmissor entre o Estado e a sociedade(Wilson, 1887).

“ O principal desafio dos governos e da administração pública no mundo contemporâneo é promover o desenvolvimento econômico e social sustentável, num ambiente de mudanças de paradigmas, que estão impactando de maneira profunda na sociedade, em especial nas áreas econômicas, sociais, ambientais, culturais e tecnológicas”. “Assim, impõe aos governos e às administrações públicas a necessidade de repensar a questão da governança e do modelo de gestão pública, ao mesmo tempo em que exige mecanismos inovadores de relacionamento com a sociedade” (Pereira, 2009)

As principais funções do Estado: Manutenção da ordem interna: (defesa do território, representação externa, provimento da justiça, tributação e administração dos serviços que presta). Funções econômicas: criação e administração da moeda nacional, regulamento dos mercados e promoção do desenvolvimento- planejamento, geração de incentivos e estímulos , construção de infra-estrutura em setores estratégicos. Funções sociais: provimento universal dos bens sociais fundamentais (educação, saúde, habitação, alimentação, redes de proteção social e proteção do meio ambiente)

Administração Pública- Conceito “Envolve a interpretação de objetivos a fim de transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, da organização, da direção e do controle”. (Pereira,2009) Nesse sentido a administração pública deve ser entendida como todo o sistema de governo, todo o conjunto de idéias, atitudes , normas , processos , instituições , e outras formas de conduta , que determinam a forma de distribuir e exercer a autoridade política e como se atendem aos interesses públicos. (Pereira,2009)