Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição
Advertisements

Ministério do Desenvolvimento Agrário
Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
Formosa: Exercício de entender suas relações.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Conceito O Fome Zero é uma estratégia impulsionada pelo Governo Federal para assegurar o direito humano à alimentação adequada, priorizando as pessoas.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Programa Bolsa Família
Encontro dos parceiros do Programa Cisternas: celebrando conquistas e refletindo desafios 02 e 03 de dezembro de 2010 Salvador-BA.
GOVERNO DA BAHIA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À POBREZA Encontro dos Parceiros do Programa Cisternas: celebrando conquistas e refletindo.
Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
Instrumentos do PBSM – Passo a Passo -.
FLUXOGRAMA PROJETO CISTERNAS:
Conselho Munic. Desen. Socioeconômico Conselho Municipal de Turismo Conselho Municipal do Trabalho.
Adequação das instituições estaduais de Ater, pesquisa e das representações dos trabalhadores frente ao desafio de uma Novo Brasil Rural e Pesqueiro Sustentável.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Oficina para a Universalização da Inclusão de Famílias de Baixa Renda no Cadastro Único no Estado do Rio Grande do Sul.
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
OS EQUIPAMENTOS PÚBLICOS DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
Relatório de Gestão Nome: Antonio Kleber de Paula Função exercida: Secretário de Estado do RS Nome: Cláudia Canani Função exercida: Diretora.
Prof. Adjunto I Curso de Serviço Social
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
Proteção Social Básica
Governo do Estado de Santa Catarina LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS PROGRAMA Florianópolis, 29 de março de 2005.
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
Desafio da Gestão Intersetorial na Segurança Alimentar e Nutricional
DESAFIOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO
Implantação do SISAN municipal de Juiz de Fora - MG
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
Silval da Cunha Barbosa Governador de Mato Grosso “Fazer a inclusão social da população em condição de vulnerabilidade econômica, dando mais oportunidades,
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
PLANO DE ASSISTENCIA SOCIAL – 2014/2017 QUADRO DE ATUALIZAÇÃO DE METAS
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
Segurança alimentar e mercados institucionais
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
PROPOSTAS PARA A SUSTENTABILIDADE DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO Fala, Comunidade 7! Dezembro de 2006.
SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEDES.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
1.
DOS BANCOS COMUNITÁRIOS
MAIO 2010.
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - SEAPA
Janeiro de 2013 Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
CAT.
A Educação Florestal Educação ambiental focada na valorização do patrimônio florestalEducação ambiental focada na valorização do patrimônio florestal.
Políticas Públicas para a Sociobiodiversidade Encontro Temático Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional para a População Negra e Povos e Comunidades.
Programa Bolsa Família
Levantamento de Áreas para Agrourbania UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE UNB PLANALTINA.
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Políticas Públicas e Economia Solidária Profª Dra. Vera Schmitz Curso de Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2009.
A Lei nº14.881, de 27/01/2011, criou o Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (IDECI) com o propósito de apoiar e desenvolver.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social – SECIS/MCTI SECIS – Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social.
Objetivos do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
Concurso CAIXA 2012 O QUE É CULTURA ORGANIZACIONAL?
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
Capacitação de Técnicos em Associativismo 12 de maio de 2016.
Transcrição da apresentação:

Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável Apoio aos Programas: Aquisição de Alimentos e Banco de Alimentos Gestão da Política de SANS Apoio à Agricultura Urbana e Periurbana Construção de Cisternas e Gestão da Água Restaurantes Populares Implantação de Centros de Referência Alimentar e Nutricional Sustentável Implantação de Hortas e Cozinhas Comunitárias Qualificação em SANS Programa de Erradicação à Pobreza Extrema

GESTÃO DA POLÍTICA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL SUSTENTÁVEL Promover, em parceria com municípios e entidades da sociedade civil, a política de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (SANS) através de ações de apoio técnico, seminários e formação profissionalizante nas áreas de Alimentação e Nutrição. Atualizar a Lei n° 12.861/2007 (Lei do SISANS-RS) Atualizar o Decreto n° 46.395/2009 – CAISANS Realizar Seminários Regionais para sensibilizar gestores públicos Implementar o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISANS/RS Instalar a Câmara Intersecretarias de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável - CAISANS

CENTRO DE REFERÊNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL SUSTENTÁVEL implantação de Centros de Referência Alimentar e Nutricional Sustentável – CRANS, disponibilizando equipamentos públicos para a elaboração e fornecimento de alimentos, prestação de serviços de utilidade pública e cursos profissionalizantes. RESTAURANTES POPULARES Implantação e implementação de Restaurantes Populares oportunizando, prioritariamente, à população em vulnerabilidade social o acesso a refeições equilibradas, nutritivas, em ambiente adequado, a preço acessível, garantindo o direito humano à alimentação.

IMPLANTAÇÃO DE HORTAS E COZINHAS COMUNITÁRIAS Programa de Erradicação à Pobreza Extrema Implantação de hortas e cozinhas comunitárias, visando a educação ambiental e alimentar, produção de alimentos, capacitação profissional e geração de renda.

CONSTRUÇÃO DE CISTERNAS E GESTÃO DA AGUA PARA CONSUMO HUMANO Programa de Erradicação à Pobreza Extrema Construção de cisternas para armazenamento da água da chuva, para consumo humano, em propriedades rurais; Qualificação em Gestão da Água para pessoas da comunidade rural, famílias de agricultores cadastradas no CadÚnico, pedreiros e agentes comunitários de saúde.

CISTERNAS: 2ª ÁGUA: ÁGUA DE COMER Construção de tecnologias sociais de captação de água da chuva em propriedades de agricultores familiares, visando proporcionar água de boa qualidade para ser utilizada na agricultura familiar, com prioridade para assentados e famílias inseridas no CadÚnico. CISTERNAS: ÁGUA DE EDUCAR – CISTERNAS NAS ESCOLAS Construção de tecnologias sociais de captação de água da chuva, para consumo e produção em escolas de zona rural.

APOIO À AGRICULTURA URBANA E PERIURBANA Programa de Erradicação à Pobreza Extrema Fomentar e capacitar agricultores familiares, pessoas em situação de vulnerabilidade social e gestores públicos para o desenvolvimento de ações visando à implantação de políticas públicas que levem ao desenvolvimento sustentável, com geração de trabalho e renda e inclusão social.

CISTERNAS: 2ª ÁGUA: ÁGUA DE COMER Construção de tecnologias sociais de captação de água da chuva em propriedades de agricultores familiares, visando proporcionar água de boa qualidade para ser utilizada na agricultura familiar, com prioridade para assentados e famílias inseridas no CadÚnico. CISTERNAS: ÁGUA DE EDUCAR – CISTERNAS NAS ESCOLAS Construção de tecnologias sociais de captação de água da chuva, para consumo e produção em escolas de zona rural.

APOIO AO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS Apoio a projetos que visem o acesso à alimentação adequada das pessoas em estado de insegurança alimentar APOIO À IMPLANTAÇÃO DE BANCO DE ALIMENTOS Apoio técnico-financeiro a projetos de implantação de Bancos de Alimentos destinados a arrecadar, selecionar, processar, armazenar e distribuir gêneros alimentícios arrecadados por meio de doações junto à rede varejista e/ou adquiridos da agricultura familiar por meio de programas governamentais.