Distribuição proporcional dos dez tipos de câncer mais incidentes estimados para 2012 em homens, exceto pele não melanoma* Fonte: INCA, 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sim, vocé! Abra os olhos….
Advertisements

Volume 76, No. 6 : 2012 GASTROINTESTINAL ENDOSCOPY
Dr. Luiz Antonio Santini Diretor Geral do INCA
Projeto de implantação dos fatores de risco de Framingham nas inspeções de saúde do CMPSO TenCel José RG
PREVENÇÃO DAS DEFORMIDADES DA COLUNA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Prevenindo Doenças e Promovendo Saúde Câncer de Próstata Junho / 2005.
ASGE O papel da endoscopia na DUP Volume 71, No. 4 : 2010 GASTROINTESTINAL ENDOSCOPY.
O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta.
Asp. OMT Eduardo Deves ABR/11
NOVOS SINTOMAS DO CÂNCER DE MAMA Eu quero compartilhar esta mensagem com você, porque na última segunda-feira Claudia morreu  por causa desta doença.
queremos congratular você pelo seu dia.
Prevenção de câncer de mama na atenção primária
A GSC/GSAM - Gerência de Saúde e Assistência Médica, em consonância com o calendário oficial das campanhas realizadas pelo Ministério da Saúde, disponibiliza.
Avaliação de testes diagnósticos
EPIDEMIOLOGIA DA TUBERCULOSE EM ARACAJU/SE NO PERÍODO DE 1984 A 2006
HPV Perguntas e Respostas mais Freqüentes
SAÚDE DA MULHER Tais Braga Rodrigues
A próstata é uma glândula que só existe no homem. Tem como função
CÂNCER DE PRÓSTATA.
CÂNCER DA PRÓSTATA SERVIÇO DE UROLOGIA HCAP.
Fosfatase Ácida Monitoria de Bioquímica e Laboratório Clínico
Estudo caso-controle Hjm jul-2001.
Departamento de Atenção Básica – Ministério da Saúde
Dermatomiosite e polimiosite associados a malignidade
Dr. Flávio Guimarães HBDF e Uromédica
CÂNCER DE COLO DO ÚTERO RODRIGO CÉSAR BERBEL.
Programa de Detecção Precoce do Câncer de Mama no Paraná
NOVOS SINTOMAS DE CANCRO DA MAMA
Sim, você! Abra os olhos….
CANCER DE PROSTATA ARNILDO HASPER TEL CEL
Prevenção do Câncer Genital
Tudo sobre Câncer de Próstata
MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS
Avaliação Prostática Anual
Amanda Barros R1 Endocrinologia 07/05/13
1-Diante dos dados de um estudo robusto que contou com indivíduos (50-74 anos) e pacientes idosos (> 74 anos) - foram detectados 373 casos.
projetodiretrizes. org
Por que uma Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem?
Epidemiologia de Medicamentos – Mortalidade e Morbidade
SAÚDE PROSTÁTICA.
O QUE SE SABE DE PSA Prof. Gilvan Neiva Fonseca
Hiperplasia Endometrial
Colesterol alto (Hipercolesterolemia)
Vera Regina Medeiros Andrade
Câncer de Próstata: Quando pensar e como conduzir
Monitoria de Laboratório Clínico Patologias da Próstata
Projeto APE Mamografia Cuide de sua Saúde! O Câncer de Mama
O QUE É IMPRESCINDÍVEL SABER?
A RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE NO MARCO CULTURAL
MELANOMA METASTÁTICO: ANÁLISE DE PACIENTES COM LONGA SOBREVIDA
NEOPLASIAS Angel Mar C. Roman.
AVALIAÇÃO E ANÁLISE DE POTENCIAL
Imagem da Mama Sociedade Brasileira de Mastologia – DF
TC de baixa dose no screening e seguimento do câncer de pulmão
MÉTODOS EMPREGADOS EM EPIDEMIOLOGIA
Cessação do tabagismo em grupos especiais: como motivá-los? IDOSOS Dra. Maria Eunice M. Oliveira Responsável pelo Programa de Tabagismo do Hospital N.
CÂNCER de MAMA e de PROSTATA
Risco Cardiovascular Escore de Framingham.
Teste Diagnósticos Avaliação
Tumores da Próstata Sociedade Brasileira de Urologia
1 AUDIÊNCIA PÚBLICA Saúde do Homem Vamos tocar neste assunto! Anderson Arantes Silvestrini Presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC)
Câncer DE Próstata Saúde do homem.
PROJETO NOVEMBRO AZUL.
Câncer de Próstata Rastreamento do câncer de próstata – Quando e como fazer? Como reduzir o diagnóstico desnecessário?
Informação sobre o Câncer em Homens: Próstata
Transcrição da apresentação:

Distribuição proporcional dos dez tipos de câncer mais incidentes estimados para 2012 em homens, exceto pele não melanoma* Fonte: INCA, 2011

ESTUDOS DE NECROPSIA Um em cada três homens com mais de 50 anos tem evidência histológica de câncer de próstata, 80% com tamanho e sintomas insignificantes.

? CÂNCER DE PRÓSTATA Quem e quando tratar? TUMORES INDOLENTES TUMORES AGRESSIVOS ? Quem e quando tratar?

CONDUTAS Enquanto permanecerem dúvidas em relação ao rastreamento do câncer de próstata, deve-se envolver os homens na tomada desta decisão, sobre os aspectos do rastreamento, riscos e benefícios. Respeito à decisão do paciente em rastrear ou não.

IDADE DE RASTREAMENTO SBU: considerações sobre idade Homens que tomem a decisão de fazê-lo, sempre que apresentarem uma expectativa de vida de pelo menos 10 anos, iniciando a partir dos 50 anos, exceto em homens da raça negra ou com parentes de primeiro grau (pai ou irmão) diagnosticados com câncer de próstata, os quais deveriam começar aos 45 anos. (Baseada na American Cancer Society, 2009)

IDADE DE RASTREAMENTO Homens que tomem a decisão de fazê-lo, sempre que apresentarem uma expectativa de vida de pelo menos 10 anos, iniciando a partir dos 55 aos 69 anos. Situações de risco elevado devem ser individualizadas. Um intervalo de rastreio de rotina de dois anos ou mais pode ser preferível a seleção anual naqueles homens que participaram na tomada de decisão compartilhada e decidiu sobre o rastreio. (Baseada na American Urological Association, 2013)

IDADE DE RASTREAMENTO Não é recomendável a triagem de rotina PSA em homens idade 70 + anos ou um homem com menos de uma expectativa de vida de 10 a 15 anos. Alguns homens de idade + 70 anos que estão em excelente saúde pode se beneficiar de rastreio do câncer da próstata. (Baseada na American Urological Association, 2013)

TOQUE RETAL Barreira, desconforto Subjetivo Dúvidas sobre seu real papel, mas pode aumentar a detecção de tumores em homens com PSA baixo.

VALOR DE CORTE DE PSA Não é câncer específico (hiperplasia nodular da próstata, prostatites, infartos/ isquemias) Valores 4 ng/ml Em homens mais jovens que 60 anos: 2,5 ng/ ml Velocidade de PSA: aumento de PSA acima de 0,75 ng/ ano, em homens com PSA inicial entre 4 e 10 ng/ ml. Aumento de PSA acima de 0,4 ng/ ml, em homens mais jovens, com PSA inicial abaixo de 4 ng/ ml.

VALOR DE PSA Densidade do PSA Relação entre o tamanho da próstata e o valor do PSA Valor questionável Corte: entre 0,15 e 0,20 (quanto mais alto, mais suspeito)

VALOR DE PSA Relação PSA livre/ total (rPSAl/t) Geralmente é menor em pacientes com câncer de próstata do que em pacientes com hiperplasia nodular ou prostatite Melhora a especificidade do PSA (principlaamente em valore entre 4 – 10 ng/ ml). Valor de corte ≤ 15%

INTERVALO IDEAL Não está claro qual o melhor intervalo Anual, bianual. Em indivíduos de risco, fazer anual Levar em consideração fatores de risco (Faixa etária, raça, história familiar, níveis iniciais de PSA, etc).

É ético informar sobre os aspectos básicos do rastreamento: riscos e potenciais benefícios. É recomendada em homens com expectativa de vida mínima de 10 anos, iniciando aos 50 (55?) anos. Homens da raça negra ou com parentes de primeiro grau (pai ou irmão) com câncer de próstata, devem começar aos 45 anos. Acima de 75 anos, se o homem não tiver no mínimo 10 anos de expectativa de vida, haverá baixo potencial de beneficio com o rastreamento. O toque retal ainda tem importância no rastreamento e no estadiamento, apesar de ser subjetivo e com variabilidade interpessoal entre examinadores. A literatura aponta o valor de corte de PSA de 4,0 ng/ml. Porém, tumores de alto grau podem ser encontrados com PSA < 4,0 ng/ml. O corte do PSA pode ser reduzido para 2,5 ng/ml em homens abaixo de 60 anos. E cabe ao médico avaliar o valor de corte do PSA para cada homem individualmente. O aumento de PSA acima de 0,75 ng/ml/ano está associado ao risco de câncer de próstata, e valores da velocidade do PSA de 0,4 ng/ml/ano podem ser usados em homens mais jovens. Homens com PSA inicial muito baixo raramente apresentarão indicação de biópsia prostática em dois ou quatro anos. Indivíduos de descendência Afro-Americana, com história familiar de câncer de próstata ou com PSA inicial >1,0 ng/ml devem seguir realizando PSA e toque retal anualmente. Apesar de o rastreamento proporcionar o aumento de diagnóstico de tumores em estadio mais inicial, reduzir incidência de metástase e melhorar as chances de cura, ainda não está claro o seu impacto na redução de sobrevida geral e sobrevida específica da doença.