Diabetes - A criança na Escola -

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Transcrição da apresentação:

Diabetes - A criança na Escola -

Aumento anormal e crónico de glicose no sangue O que é a diabetes Aumento anormal e crónico de glicose no sangue Origem da glicose = Hidratos de carbono = “açúcares” Transformada a partir dos alimentos Produzida pelas células Armazenada no fígado e músculo A glicose é transformada em energia Precisamos de energia para tudo! Para viver!

Diabetes Mellitus tipo 1 Vs tipo 2 Destruição das células  dos ilhéus pancreáticos, de causa auto-imune, causando deficiência absoluta de insulina Diabetes Mellitus tipo 2 Deficiência relativa de insulina devido a insulinorresistência, associada a defeito progressivo na secreção de insulina Obesidade Hipertensão arterial Dislipidémia

Na criança sem diabetes Reservas Alimentos Pâncreas Quanto mais energia precisamos, mais glicose vai entrar dentro das células Energia

Na criança com diabetes tipo 1 Destruição das células Reservas Alimentos Pâncreas Origem da glicose Transformada a partir dos alimentos Produzida pelas células Armazenada no fígado e músculo A glicose é transformada em energia! Correr Trabalhar e brincar Pensar Dormir … Precisamos de energia para tudo! Para viver! Energia

Fome celular Açúcar elevado sangue = Hiperglicémia Perda líquidos Desidratação

Diabetes Mellitus tipo 1 Criança sem diabetes Produção natural de insulina Glicémia (açúcar no sangue) Normal Criança com diabetes Sem produção natural de insulina Glicémia (açúcar no sangue) Elevada Diabetes Mellitus tipo 1

Diabetes Mellitus tipo 1… Como se trata? Administração de Insulina 70-140mg/dL Alimentação Saudável Exercício Físico Avaliação da Glicémia

Como se trata? Avaliação da Glicémia Antes das refeições Antes, durante e após o exercício físico Sempre que sintomas de hipoglicémia Lavar as mãos; porção lateral; não polegar, rodar

Como se trata? Administração de Insulina Imitar a secreção fisiológica de insulina pelo pâncreas Manter a glicémia normal Evitar as complicações a curto e longo prazo Adolescentes – média de 100mg/dl Crianças idade escolar – média 120 mg/dl Crianças idade pré-escolar – média 140mg/dl 70-140mg/dL

Insulina Rápida (refeições) Como se trata? Administração de Insulina Glicémia Insulina Lenta (ceia) 70-140mg/dL Insulina Rápida (refeições)

Como se trata?

Como se trata? Administração de Insulina Insulina lenta Insulina Rápida

Como se trata? Administração de Insulina

Como se trata? Administração de Insulina – bombas de insulina

3 refeições principais 3 lanches Como se trata? Alimentação Saudável Pode-se comer de tudo, fazendo uma contagem correta dos equivalentes e administrando a insulina Não é necessária rigidez nos horários das refeições Doces em dias de festa 3 refeições principais 3 lanches

= 12 g de hidratos de carbono Como se trata? Alimentação Saudável Contagem de hidratos De Carbono Tabelas de equivalentes Leitura de rótulos Balança Contam-se os hidratos de carbono nos rótulos e não os “dos quais açúcares”. 1 equivalente ou porção = 12 g de hidratos de carbono

Como se trata? Alimentação Saudável Contagem de hidratos De Carbono

Como se trata?

Como se trata? Exercício Físico Antes do exercício físico Pode-se diminuir a dose da Insulina Rápida em média 20% Glicémia Durante o exercício físico Glicémia a cada 45´ Ingere hidratos de carbono se necessário Após o exercício físico Glicémia (pode existir hipoglicémia ou hiperglicémia transitória) Aumenta a sensibilidade à insulina

Como se trata? Exercício Físico Informação aos colegas/professores Conhecimento prévia da existência de esquema de insulina e de material da Diabetes. Usar ficha de identificação, ter sempre companhia Usar calçado apropriado, ingerir água Estar atento a hipoglicemias durante e algumas horas após o exercício Ter acesso a hidratos carbono de absorção rápida e lenta Aumenta a sensibilidade à insulina <70mg/dL  Corrigir hipoglicémia e só depois exercício (quando >100mg/dL) 80-125mg/dL  ingerir hidratos de carbono e depois pode praticar exercício 151-249mg/dL  pode praticar exercício físico >250mg/dL  avaliar cetonémia. Se < 0,6, corrigir hiperglicémia

Como agir em caso de…

Como agir em caso de… Hipoglicémia Glicémia <70mg/dL Causas Contagem incorreta de equivalentes Insulina Rápida administrada em excesso Exercício físico intenso Saltar refeição Doença aguda (vómitos, por exemplo) Álcool Variabilidade individual

Como agir em caso de… Hipoglicémia Como Corrigir 1º Avaliar glicémia. <70mg/dL  açúcar 2º Reavaliar glicémia após 5 minutos <100 mg/dL  açúcar 3º Reavaliar glicémia após 10 minutos <100mg/dL  açúcar 4º Reavaliar glicémia após 10 minutos <100mg/dL  Glucagen Açúcar Se peso < 30Kg – 9g Se peso > 30Kg – 15g >100 mg/dL  comer

Como agir em caso de… Hipoglicémia Como Corrigir Se: Alterações da fala Alterações do comportamento Convulsões Alterações da visão Alteração ou perda de consciência Hipoglicémia grave Depende da ajuda de terceiros para corrigir Não dar nada por via oral

Como agir em caso de… Hipoglicémia Se alteração do estado de consciência/coma administrar Glucagen ® por via intramuscular Deve atuar a pessoa mais próxima, no momento. Chamar 112, acompanhar o aluno e contactar encarregado de educação Como Corrigir Hipoglicémia grave Depende da ajuda de terceiros para corrigir O Glucagen deve estar no frigorífico da escola

Como agir em caso de… Hiperglicémia Oferecer bastante bebidas não açucaradas para evitar a desidratação Administrar insulina adicional para reduzir os níveis elevados de glicose. Se: Glicémia > 250 mg/dl Avaliar cetonémia (corpos cetónicos no sangue)

Fome celular Açúcar elevado sangue = Hiperglicémia Perda líquidos Desidratação

Fome celular Açúcar elevado sangue = Hiperglicémia Vómitos Perda líquidos Desidratação “Queimar” gorduras Para ter energia Corpos cetónicos “tóxicos” Vómitos Dor abdominal Desorientação Sonolência  coma

Como agir em caso de… Hiperglicémia Se corpos cetónicos positivos (> 0,6) Se açúcares elevados + vómitos Avisar os pais Procurar assistência médica Na sua forma extrema, hiperglicemia + desidratação levam ao Coma diabético = cetoacidose Esquema próprio se cetonémia positiva

Material sempre Disponível Plano de indicações médicas e esquema de insulina Glicómetro e tiras para determinação da glicémia; lancetas Caneta de Insulina Rápida Pacotes de açúcar Lanche Glucagen® deve existir facilmente disponível, mesmo nas viagens (geleira) Saídas de um dia e viagens prolongadas: avisar previamente o encarregado de educação da duração da viagem, país, temperatura, suplementos necessários

Diabetes Mellitus tipo 1… O que muda? Vigilância das glicémias Insulinoterapia Alimentação saudável (contagem de equivalentes) Cuidados no exercício físico Consultas médicas regulares Estilo de vida saudável!

Diabetes Mellitus tipo 1… O que não muda?

Diabetes - A criança na Escola - Obrigada!