PROJETOS DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MANUAL PRÁTICO DE CONSTRUÇÃO COM PAREDES DE PNEUS
Advertisements

Articulação no Semi-Árido Brasileiro
Trabalho de Educação Física
PROJETO MESAS DE CONCRETO
PERMISSÃO DE TRABALHO A QUENTE
A ASA é uma rede de organizações da sociedade civil que trabalha para o desenvolvimento social, econômico, político e cultural da região semiárida, reúne.
A Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) é um rede/fórum de organizações da sociedade civil, que reúne cerca de 750 entidades, entre elas ONGs,
1 – PERSPECTIVA ISOMÉTRICA
ELIENE G. MOREIRA PESTANA
Aluno: Yago Swyan Gomes da Silva Orientador: Carlos de oliveira Galvão
Construção de Cisternas de Placa
Perspectivas Prof. Cristiano Arbex 2012.
A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.
Passo a passo de como fazer Ilustrativo
SETE ESTUPENDOS BURACOS
OITO ESTUPENDOS BURACOS
REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA
Reaproveitamento da Água de Chuva
Tutorial da fossa bioséptica para área de várzea
ALVENARIA ESTRUTURAL EM BLOCOS CERÂMICOS
Boas Práticas de Armazenagem
Sistemas Estruturais II
Profa Dra Gersina N. da R. Carmo Junior
Locação da obra Após escolhido o terreno, feito a sondagem, desenhado o projeto e realizado a escavação do terreno, deve-se proceder com a locação da obra.
Reuso De Água para Fins Não Potáveis
Parque estadual da Serra do Mar
Histórico c a.C.: primeiros experimentos com minério de cobre na Anatólia c a.C.: utilização de tubulações em cobre no palácio real do faraó.
JOGOS TRADICIONAIS.

Transformação Sistema para Volume de Controle
Determinar a vazão pelo método do flutuador
Cap. 11 – A qualidade da água
Ana Paula Villwock Devair Rosin Marina Scarsi Micheli Pegoraro
Geometria Espacial Aula 3.
SETE ESTUPENDOS BURACOS!. Estes buracos não são apenas espetaculares, mas alguns deles chegam a ser assombrosos. A escala completa deles lembra o quão.
DENGUE Proteja sua família, evite que o mosquito da dengue
alguns aspectos gerais
CIDADES Solo altamente permeável
Tecnologia da Construção II
Dilatação Térmica.
Planejamento e Controle e obras
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
Clique para acender a luz e começar a entender o fenômeno da reflexão
1 INTRODUÇÃO A água é um recurso natural importante para qualquer atividade humana e animal. É importante que o engenheiro saiba utilizar este recurso.
Barragens de contraforte
Projeto Voges Fundição Roberto Viero Diretor Voges Fundição
CAPTAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA
DESENHO ARQUITETÔNICO SEÇÕES OU ELEVAÇÕES DE UMA EDIFICAÇÃO
PROJETOS DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
DETALHES DE CONSTRUÇÃO:
Umidade e Impermeabilização
SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEDES.
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
10 - Placas de Concreto Placas de concreto armado colocados sobre uma superfície. Pode ser aplicado manualmente ou com máquinas. Chumbadores com.
Módulo para Habitação de Interesse Social
GLÓRIA A DEUS! COMEÇOU A OBRA DE PAVIMENTAÇÃO DA RUA DO TEMPLO. ESPERÁVAMOS POR ISSO HÁ TRÊS E MEIO! MUITA ORAÇÃO, PACIÊNCIA E ALGUNS TOMBOS! EM BREVE.
USO E DESPERDICIO DE ÁGUA NA SUINUCULTURA
MAPAS DE QUANTIDADES. ESTUDO E ELABORAÇÃO.
Locação de obras.
CONTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS - III
Formas fundamentais de energia
Wagner dos Santos ¹, Náthalis de Oliveira Ferreira 2, Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 3 Larissa Codeço Crespo 4, Rodrigo Garrett da Costa 4. 1 Estudante.
Bomba D’água Aro Trampolim.
ENSINO FUNDAMENTAL RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
Limpeza de Caixa d’água
Este projeto vem sendo desenvolvido no âmbito das ações do PIBID-Química do IF Fluminense no Colégio Estadual José do Patrocínio (CEJOPA) e consiste na.
(Projeto residencial)
RESERVATÓRIO DE MADEIRA TRATADA PARA CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA CLODOALDO FORNARI’ 1 Professor da Química *Escola de Educação Básica Professor Mansueto.
1 REVISÃO Segundo o jornal O Globo, do dia 03/09/2013,
Transcrição da apresentação:

PROJETOS DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO CISTERNA DE ENXURRADAS

Segundo alguns técnicos, a cisterna-enxurrada é a tecnologia que menos agride o meio-ambiente. Com capacidade para acumular 52 mil litros é construída dentro da terra, ficando somente a cobertura de forma cônica acima da superfície. O terreno é utilizado como área de captação. Quando chove, a água escorre pela terra e antes de cair para a cisterna passa por duas ou três pequenas caixas, uma seguida da outra, que são os decantadores. Os canos instalados auxiliam o percurso da água que escoa para dentro do reservatório. Com a função de filtrar a areia e outros detritos que possam seguir junto com a água, os decantadores retêm esses resíduos para impedir o acúmulo no fundo da cisterna.

CISTERNA DE ENXURRADA

1° Passo: Para a construção de uma cisterna- enxurrada é fundamental a escolha do local e a marcação na área onde exatamente ela será construída. O terreno deve ser plano para evitar aterros e, assim, garantir a durabilidade e a qualidade.   Com uma trena fixa em uma barra, o técnico mede 04 metros do raio para marcar o local onde será escavada a cisterna- enxurrada.

1º Passo

2° Passo A retroescavadeira escava um buraco de oito metros de largura e 1,80m de profundidade.

3° Passo Após o buraco escavado, a família entra em cena para terraplanar o piso da cisterna.

4° Passo Capacitados como agricultores-cisterneiros, os agricultores preparam as placas para erguer as paredes da cisterna. O pedreiro ou a pedreira faz estas placas com areia e cimento.

5° Passo Um dos modelos mais comuns de parede é feito com 3 linhas de placa do tamanho de 50 por 60 cm, somando 111 placas. É necessário que todas as 113 placas (duas de sobra) estejam prontas para que se comece a construir a parede da cisterna.

6° Passo Nesta etapa são construídas vigas feitas de concreto e ferro, estas vigas ou caibros serão responsáveis pela sustentação das placas do teto da cisterna.

7° Passo Para levar a água da enxurrada para a cisterna será construído um ou dois pequenos tanques conhecidos como decantadores, que tem a função de permitir a decantação de resíduos que possam vir junto com a água que escoa. Observar o nível dos decantadores em relação à cisterna.

8° Passo Um dia depois de terminada, a cisterna deve ser pincelada com impermeabilizante (03 latas de cimento e 03 litros de impermeabilizante). No dia seguinte fazer a pintura da cisterna com cal branca. A família assina o termo de recebimento e à cisterna é fixada uma placa com a numeração da tecnologia. Agora é esperar a chuva para ver tudo brotar!

Fonte: Associação Cristã de Base. Crato - CE