Equipe responsável pela produção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZAGEM NA REDE André Malverdes
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
Fonte: LAGE, Nilson. Estrutura da Notícia. São Paulo: Ática, 2004
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Portfólio de matemática
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
A experiência de escrever e ler é uma experiência rica e complexa. Exige habilidade e conhecimento básico: entender a língua, o assunto, certas entrelinhas.
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Professora: Rosana Santos
Notícia O QUE É UMA NOTÍCIA?
MODALIDADES ORGANIZATIVAS
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
O Uso Pedagógico do Blog
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Planejamento PNAIC 2014.
Observação da sala de aula
PLANIFICAR E PRODUZIR UM TEXTO ESCRITO.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Profª Me. Rosemari L. Martins ProfªMe. Simone D. Schneider
Iniciação Científica º Série/EM.
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
GOOGLE DOCS 3º ATIVIDADE FORMULÁRIOS TUTORIAL GOOGLE DOCS.
Organizando o trabalho pedagógico
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Novas tecnologias para o ensino e recursos online Escolha, utilização e configuração de um blogue Vera Monteiro Aveiro, 6 de.
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
Redigindo a opinião do grupo.
Planejamento e Plano de Ensino.
Estrutura da Reportagem
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Como elaborar um plano de aula
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
TUTORIAL BÁSICO QUE ENSINARÁ A CRIAR, INSERIR POSTAGENS DE TEXTO, IMAGENS E LINKS DE VÍDEOS DO YOUTUBE. PROF.ª ALINE BARCELLOS LOPES PLÁCIDO Como fazer.
Projeto: História Pelas Ondas do Rádio
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Equipe responsável pela produção
Como redigir um bom texto?
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
Equipe responsável pela produção
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Criando Portfólio Virtual. O que é um portifólio? Portfólio é uma coleção, pessoal e organizada, dos trabalhos, das construções e das descobertas que.
Transcrição da apresentação:

Equipe responsável pela produção AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Nome do(a) Educopedista produtor (a) da aula: Flavio Alves de Castro Gomes Nome do(a) Educopedista validador (a) da aula: Andre Luiz dos Passos Disciplina Ano Aula número Produção Textual 9º 6 Tema da Aula Digital Contando fatos reais ou experiências vividas: reportagem

PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Identificar os objetivos e as estratégias discursivas de uma reportagem; Perceber a diferença entre notícia e reportagem; Identificar os recursos que podem ser utilizados em uma reportagem; Construir uma reportagem, considerando o aprendizado adquirido na aula. Pergunta-desafio Que elementos podemos agregar a uma reportagem para que ela fique mais interessante e completa? Sugestões didáticas para o professor CEREJA, William Roberto & MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português linguagens: volume 2. São Paulo: Saraiva, 2010. Revista Nova Escola http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/bullying-escola-494973.shtml Cartilha do Conselho Nacional de Justiça sobre bullying http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014963.pdf

Atividades autodidáticas PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Vídeo produzido por alunos de uma escola municipal do RJ http://www.youtube.com/watch?v=bRpb5yZDgMg Atividades autodidáticas Vídeo com imagens e estatísticas sobre bullying http://www.youtube.com/watch?v=hTBiphsFjjw PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Site do cartoon sobre bullying (vídeo, enquete e quiz) http://www.chegadebullying.com.br/

PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Exemplificando ATIVIDADE 5

Atividade 1: Relembrando a aula anterior Na aula passada você estudou sobre a Notícia. Você aprendeu a: * Identificar os elementos presentes em uma notícia. * Redigir uma notícia, considerando o aprendizado adquirido na aula. Clique no ícone ao lado e leia uma notícia de Manuel Bandeira.

Atividade 1: Relembrando a aula anterior Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, retome o conteúdo abordado na aula anterior sobre notícia. Links: http://antoniocicero.blogspot.com/2009/04/manuel-bandeira-poema-tirado-de-uma.html Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é o poema Poema tirado de uma notícia de jornal de Manuel Bandeira. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Sugere-se que a atividade seja feita com a turma toda. Organização da sala de aula:

Atividade 2: Apresentação inicial Nesta aula, você vai estudar mais uma modalidade de texto jornalístico: a REPORTAGEM. Ao final da aula, você será capaz de: E então, preparados? Identificar os objetivos e as estratégias discursivas de uma reportagem; Perceber a diferença entre notícia e reportagem; Identificar os recursos que podem ser utilizados em uma reportagem; Construir uma reportagem, considerando o aprendizado adquirido na aula.

Atividade 2: Apresentação inicial Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, neste momento é importante enfatizar o objetivo da aula e evidenciar os conteúdos que o aluno deve dominar ao final desta aula. Links: Não há Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita com toda a turma.

Atividade 3: Pergunta-desafio Vamos começar com um DESAFIO? Que elementos podemos agregar a uma reportagem para que ela fique mais interessante e completa? Difícil? Relaxe! Em breve você vai descobrir!

Atividade 3: Pergunta-desafio Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, exponha a pergunta-desafio, estimulando os alunos a proporem definições baseadas em suas vivências pessoais. Enfatize que, no decorrer da aula, eles irão recolhendo informações que os ajudarão a formularem adequadamente os conceitos. Links: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Sugere-se que a atividade seja feita com toda a turma. Organização da sala de aula:

Atividade 4: Por que isso é importante? Atualmente nós vivemos a era da informação. Através da TV, do rádio e da internet, tomamos conhecimento de uma infinidade de notícias todos os dias, a todo instante, em tempo real. Neste contexto, é muito importante entendermos o que é uma REPORTAGEM. O jornalista Clóvis Rossi define reportagem como a “técnica de contar boas histórias”. De fato, uma reportagem nada mais é do que a arte de contar uma história e, por ser um texto pertencente ao gênero jornalístico, deve acontecer da forma mais interessante e criativa possível, para despertar o interesse de quem a está lendo ou assistindo. Para esquentar as turbinas, que tal assistirmos a uma contação de história? Clique no ícone ao lado e divirta-se!

Atividade 4: Por que isso é importante? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, o objetivo desta atividade é despertar o interesse dos alunos para o tema e promover uma reflexão sobre a importância de a reportagem, por ser um texto de gênero jornalístico, ser escrita de forma interessante e criativa, para despertar o interesse dos leitores. Link: http://www.youtube.com/watch?v=GTYI6ijU4Fs Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um vídeo no qual Bia Bedran conta a história O campo santo. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita com toda a turma.

Atividade 5: Exemplificando Eugênio Bucci esclarece que uma reportagem só é arte quando “foge da indiferença e traz, em sua narrativa, a pretensão de compreender o que se passa”. Ou seja, os ingredientes de uma boa reportagem são: notícia interessante, informações relevantes e comentários, sejam estes do repórter e/ou de terceiros. Resumindo... REPORTAGEM = notícia + informação + comentário Mas afinal, qual a diferença entre uma notícia e uma reportagem? Que tal clicar no link ao lado e descobrir? Uma reportagem é, então, uma notícia mais aprofundada!

Atividade 5: Exemplificando Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, oriente aos alunos para que leiam o texto que explica a diferença entre notícia e reportagem, para que possamos, na próxima atividade definir o que é uma reportagem. Links: https://docs.google.com/document/d/1pP0d4m__PKIsdEVYtVN2ZSwxLdwtIcdUSOekrmqRloo/edit Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um texto do jornalista Juarez Bahia, o qual explica a diferença entre notícia e reportagem. Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em duplas.

SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL Estrutura do gênero ATIVIDADE 6 Roteiro para escrita ATIVIDADE 10 Especificando as partes do texto ATIVIDADES 7 a 9

Atividade 6: Estrutura do gênero Agora sinto que estamos prontos para definir o que é uma reportagem! Reportagem é um texto jornalístico, escrito e/ou falado, baseado em uma notícia real e comprovável, acrescido de informações relevantes para o entendimento do assunto abordado e que provoque uma reflexão. Agora, que tal clicar no ícone ao lado e ler uma reportagem da Revista Veja on line? O objetivo de uma reportagem é narrar um fato com maior profundidade, ampliando o entendimento sobre ele.

Atividade 6: Estrutura do gênero Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, oriente aos alunos para que leiam a reportagem com atenção, para que tomem contato com a linguagem jornalística e percebam os elementos essenciais presentes nesta modalidade textual. Links: http://veja.abril.com.br/especiais_online/bullying/index.shtml Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é uma reportagem sobre Bullying, produzida pela Revista Veja on line. Bullying será o tema da reportagem que os alunos deverão produzir ao final desta aula. Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

Atividade 7: Especificando as partes (Introdução) Agora que já definimos, vamos conhecer as partes de uma reportagem? Tudo começa com o título, a MANCHETE, que deve ser atraente e criativa, para despertar o interesse para a leitura, podendo ou não apresentar um subtítulo. O primeiro parágrafo (lead) deve conter as principais informações da matéria. No lead tenta-se responder a seis perguntas: o quê? (fatos), quem? (personagens), quando? (tempo), onde? (lugar), como? (modo) e por quê? (causa).

Atividade 7: Especificando as partes (Introdução) Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, o objetivo desta atividade é apresentar as partes introdutórias de uma reportagem: manchete, subtítulo e lead. Links: Não há Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita com a turma toda.

Atividade 8: Especificando as partes (Desenvolvimento) Após a fase inicial, desenvolve-se gradualmente a notícia, expondo-se as informações coletadas (dados estatísticos, mapas, tabelas, gráficos, fotografias, boxes informativos, vídeos, entrevistas, documentos, livros), além da opinião da equipe de reportagem e de pessoas envolvidas com o assunto. Clique no ícone abaixo e leia outro exemplo de reportagem publicada na edição 2213 de 20/04/2011 da Revista Veja, páginas 92 a 99. O objetivo da utilização destes recursos é tornar a reportagem mais interessante e completa, proporcionando ao leitor uma ampla carga de informações.

Atividade 8: Especificando as partes (Desenvolvimento) Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, neste momento os alunos devem ler atentamente a reportagem para identificar os elementos comunicativos que podem ser utilizados em uma reportagem para torná-la mais completa e interessante: depoimentos, boxes informativos, estatísticas, consulta ao Estudo bullying escolar no Brasil (2010), indícios de que uma pessoa está sendo agredida, orientações aos pais a respeito de como lidar com a situação, opinião de psiquiatras. Links: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é uma reportagem da Revista Veja, de 20/04/2011, sobre Bullying, na qual são utilizados diversos recursos comunicativos. No site da revista, acessar a edição 2213 e no indicativo das páginas, selecionar a 92. Tempo de duração da atividade: 30 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

Atividade 9: Especificando as partes (Conclusão) Chegamos ao encerramento do texto, parte que chamamos de conclusão. Vamos recordar como a reportagem da Revista Veja foi concluída? Percebeu? Geralmente uma reportagem é concluída com uma frase que cause impacto e que expresse a opinião do repórter, promovendo uma reflexão ou avaliação dos fatos. Cabe utilizarmos uma dose de humor ou crítica. E agora, que tal assistirmos a uma reportagem de TV? Clique no ícone ao lado e observe todos os recursos utilizados nesta reportagem.

Atividade 9: Especificando as partes (Conclusão) Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, neste momento o objetivo é chamar a atenção de seus alunos para a forma de conclusão de uma reportagem. A reportagem do Fantástástico deve servir como uma revisão de todo o conteúdo abordado. Links: http://www.youtube.com/watch?v=TOuS-t_8khA Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é uma reportagem sobre o bullying veiculada no programa Fantástico em 27/03/2011. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita com toda a turma.

Atividade 10: Roteiro para a escrita Nesta aula tivemos contato com reportagens veiculadas na TV (Fantástico), na internet (As escolas encaram o bullying) e em revista (Bullying: dor, solidão e medo), mas ainda podemos encontrar reportagens no jornal e no rádio. Vocês perceberam que os recursos comunicativos utilizados em uma reportagem devem ser pensados levando-se em consideração a mídia através da qual o conteúdo será transmitido? E agora que tal colocarmos em prática o que aprendemos? Vamos produzir uma REPORTAGEM? Mas antes, clique no ícone abaixo para conhecer o nosso tema. Gostaram? Animados para começar? Então vamos em frente!

Atividade 10: Roteiro para a escrita Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, o objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos o conhecimento a respeito das diversas mídias nas quais uma reportagem pode ser veiculada e uma reflexão sobre os recursos comunicativos que podemos utilizar de acordo com a mídia escolhida. Links: http://www.youtube.com/watch?v=EZUs08XUkeg&feature=related Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um vídeo chamado O que é bullying?, o qual aborda, com uma linguagem bastante interessante, os principais conceitos que o aluno deve ter em mente a respeito do bullying. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita com toda a turma.

TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Escrita ATIVIDADE 14 Brainstorm: debate a partir de um tema ATIVIDADES 11 a 13

Atividade 11: Brainstorm 1 Para nos inspirar, que tal conhecermos três diferentes abordagens sobre o bullying? Clique no ícone acima e leia a Lei estadual nº 6.084/2001, que regulamenta a política anti-bullying nas escolas públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro.

Atividade 11: Brainstorm 1 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, neste momento chame a atenção para a importância da lei estadual que regulamenta a política anti-bullying nas escolas públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro. Links: http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/contlei.nsf/c8aa0900025feef6032564ec0060dfff/9f6a44aadc4d3cb4832579510063b100?OpenDocument Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é o texto la Lei estadual anti-bullying nº 6.084/2011. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em duplas.

Atividade 12: Brainstorm 2 Agora reflita sobre a imagem abaixo.

Atividade 12: Brainstorm 2 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, promova um debate sobre as impressões dos alunos a respeito da imagem. Links: Não há. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita com toda a turma.

Atividade 13: Brainstorm 3 Para concluir esta etapa, que tal assistirmos a um curta de animação bem bacana? Clique no ícone, divirta-se e reflita! Gostaram? Que bom! Sinto que vocês estão ansiosos para assumir a função de repórter, certo?

Atividade 13: Brainstorm 3 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, neste momento é importante que os alunos percebam o mecanismo de intimidação psicológica de quem pratica o bullying, aproveitando a oportunidade para promover uma reflexão acerca do revide do agredido. Links: http://www.youtube.com/watch?v=MOiyD26cJ2A&feature=related Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é o curta de animação For the birds, da Pixar. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Sugere-se que a atividade seja feita com toda a turma. Organização da sala de aula:

Atividade 14: Escrita Agora é o momento de planejar e redigir a reportagem: * Formação das equipes; * Divisão das tarefas; * Coleta de informações; * Seleção do material; * Definição dos recursos comunicativos que serão utilizados; * Escrita do texto; * Definição da manchete. 3 DICAS: * Escrever frases curtas; * Utilizar a ordem direta (sujeito, verbo e complementos); * Evitar adjetivos desnecessários. Repórter, ação!

Atividade 14: Escrita Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, neste momento chame a atenção para a importância do planejamento que antecede o momento de produção do texto. Divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos. Promova um debate sobre o tema. Oriente na divisão das tarefas e na coleta das informações. Links: Não há. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 30 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em grupos.

QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 15

Atividade 15: Revisão do texto Chegamos a um momento da aula bastante importante: a revisão do material produzido. Para ajudar cada equipe a avaliar se a reportagem está de acordo com o que estudamos, propomos duas atividades: Apresentação para a turma; Revisão do professor. Depois deste processo, certamente os textos ficarão mais “redondos”, concordam? Parabéns, repórter!

Atividade 15: Revisão do texto Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, organize um momento de compartilhamento do material produzido, com a apresentação da reportagem de cada grupo para o restante da turma. Estimule que os alunos de cada equipe opinem respeitosamente sobre as reportagens dos demais grupos. Avalie se os textos estão em conformidade com o estudado e sugira correções. Links: Não há. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 30 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita com cada grupo.

QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Momento da reescritura: proposta ATIVIDADE 16 Reescritura ATIVIDADE 17 Temas futuros ATIVIDADE 18

Atividade 16: Momento da reescritura - proposta Agora que cada equipe já apresentou sua reportagem e recebeu as sugestões da turma e do professor, é hora de avaliar os comentários e pensar em possíveis alterações no texto. Clique no ícone e inspire-se para este momento de criação.

Atividade 17: Momento da reescritura - proposta Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, neste momento oriente os alunos a promoverem a rescritura dos textos de acordo com as sugestões recolhidas durante a apresentação das reportagens. Links: http://www.youtube.com/watch?v=7_IlTDMAICg&feature=artist Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um vídeo que apresenta um trecho do show da banda Detonautas cantando a música O dia que não terminou. Tempo de duração da atividade: 20 minutos Sugere-se que a atividade seja feita nos grupos. Organização da sala de aula:

Atividade 17: Reescritura Precisamos também rever a estrutura da reportagem: a disposição do texto e a posição de fotos, boxes informativos, tabelas e gráficos. Depois que todo o material estiver revisado, que tal divulgar as reportagens para os alunos e professores da escola e também no blog da turma que criamos na aula sobre diário? Podemos relatar todo o processo de produção das reportagens e postar o texto, as fotos, as pesquisas e os vídeos das entrevistas. Converse com seu professor!

Atividade 17: Reescritura Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, articule com a direção e/ou coordenação da escola sobre a possibilidade de divulgação das reportagens para alunos e professores. Links: Não há. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 30 minutos Sugere-se que a atividade seja feita nos grupos. Organização da sala de aula:

Atividade 18: Na próxima aula Estamos finalizando esta aula. Curtiram o resultado final das reportagens? Na próxima aula abordaremos o tema Elementos da narração. Que tal clicar no ícone abaixo e jogar um jogo, recolhendo algumas pistas sobre o próximo tema? Estamos esperando por vocês na próxima aula!

Atividade 18: Na próxima aula Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, chame a atenção dos alunos para o próximo tema: Elementos da narração, despertando o interesse para o prosseguimento dos estudos. Links: http://www.jogarjogoss.com/jogos/Criar-um-personagem-dos-simpsons.html Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem consiste em uma atividade de construção de um personagem (cabeça, olhos, nariz, cabelo, corpo, óculos, acessórios) e também do espaço, a partir de uma série de opções. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Sugere-se que a atividade seja feita individualmente. Organização da sala de aula: