A NNC tem como objetivo geral detectar inconsistência nos processos, produtos ou práticas com o intuito de elaborar ações a fim de prevenir e/ou reduzir.

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Transcrição da apresentação:

A NNC tem como objetivo geral detectar inconsistência nos processos, produtos ou práticas com o intuito de elaborar ações a fim de prevenir e/ou reduzir danos. Como objetivo específico desenvolver e implantar uma ferramenta mais prática e rápida, para automatizar o processo de notificações de não conformidade e produzir indicadores (imagens abaixo). Gestão: visitas e reuniões mensais/quinzenais envolvendo setor da qualidade e divisão de Sistemas da TIS para coleta e análise de requisitos, verificação de pendências, sugestões, planejamento, cronogramas. Sistema: desenvolvimento realizado pela TIS juntamente com a Qualidade, através de alterações pontuais, definidas nas reuniões da gestão. Modelo de dados fortemente relacionado para garantir a integridade das informações. Sistema multiusuário, com controle de acesso diferenciado para os gestores e setor da qualidade, com interface simples e intuitiva para poder ser utilizado por todos os colaboradores, baseado nas regras da usabilidade. Processo: divulgação do sistema por meio de reuniões setoriais, folders e s institucionais aos colaboradores de forma a encorajar seu uso, destacando seus benefícios, e reduzindo gradativamente o uso do formulário em papel, até 100% de aceitação por parte dos colaboradores, criando uma relação de confiança com o produto. A adoção da Notificação de Não Conformidade on-line pelo ICr demonstrou a eficácia e credibilidade do instrumento, conforme resultados apresentados. A Assessoria de Qualidade tem trabalhado, juntamente com as áreas, na construção de planos de melhoria corretiva e preventiva, a fim de diminuir as não conformidades, por meio da análise e correção.dos processos de trabalho. A notificação de não conformidade (NNC) é um produto do Programa de Qualidade voltado à meta de Segurança do paciente em parceria com a Tecnologia de Informação em Saúde, Divisão de Enfermagem e Serviço de Farmácia. Desde 2004 o Instituto da Criança tem a preocupação de detectar e notificar eventos adversos e queixas técnicas advindas de produtos pós- comercialização (farmacovigilância, hemovigilância e tecnovigilância), quando da adoção do programa Hospital Sentinela promovido pela ANVISA. Para isso foi desenvolvida uma ficha específica para que os profissionais pudessem descrever o problema detectado e essa informação ser enviada à ANVISA. A enfermagem, por sua vez, para aprimorar o gerenciamento de indicadores específicos de eventos adversos ligados ao cuidado de enfermagem, construiu fichas para cada um deles. A fim de facilitar e agilizar esse processo, essas fichas foram aprimoradas e o trabalho final repassado à equipe de informática do Instituto da Criança (TIS) para o desenvolvimento de um sistema. Isso veio de encontro a uma diretriz do ICr relativa à segurança do paciente e o objetivo, então, foi ampliado para a gestão de não conformidades institucional. Para o ICr uma não conformidade é definida como: quando um produto, processo, serviço ou profissional não atende ao requisito pré- estabelecido das normas, regulamentos e/ou procedimentos determinados pelas áreas / instituição / lei. A partir de abril 2010 as não conformidades detectadas por qualquer profissional que trabalhe no Instituto da Criança, passaram a ser notificadas acessando-se a intranet e preenchendo os tópicos constantes. O profissional notificador fica isento de identificação, exceto pela Qualidade, preservando o sigilo e o anonimato e também a sua liberdade de expressão. Ao ser enviada a notificação chega a Qualidade, que fica responsável por realizar a rastreabilidade propondo ações preventivas e corretivas conjuntamente com os responsáveis das áreas. Após a Qualidade fica responsável por acompanhar a implantação das ações e ainda contabilizar, classificar e analisar as notificações segundo fluxograma específico.