CELEM: uma realidade no ensino de espanhol

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Centro de Estudos de Línguas – CEL
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Plano Nacional de Formação
Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
agosto/2011 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Semana Pedagógica - Julho/2011
ENSINO MÉDIO POR BLOCOS DE DISCIPLINAS SEMESTRAIS
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
Secretaria da Educação e Cultura
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Ministério da Educação
Orientação DEMP/SEM/SB nº 01/2009 de 11 de dezembro de 2009.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Organização Curricular
Reunião de Professores(as) de LEM 26/03/13
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
Ensino a Distância Ensino a Distância | Seminário ‘Criança na Arte e no Espetáculo Direito vs. Proteção’ Azambuja, 4 de junho de 2014.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM_MATEMÁTICA
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica LEM – LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA PCNP Patrícia Helena Passos Bonafe 1.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Ensino Médio e Educação Profissional
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Educação de Jovens e Adultos - EJA
ORIENTAÇÕES GRUPOS DE ESTUDOS AOS SÁBADOS
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
VIDEOCONFERÊNCIA – 25/05/2015 EDUCAÇÃO INTEGRAL
FORMAÇÃO CURRICULAR CEMOV/DEAPE/CGRH 2015.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
ESTÁGIOS.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMISSO PELO ENSINO MÉDIO INTEGRAL.
DECRETO Nº /2011 – PUBLICADO EM 19/07/2011
Curso de Legislação Educacional Aprofundamento
GOVERNO DO PARANÁ BETO RICHA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO FLAVIO ARNS SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO MEROUJY GIACOMASSI CAVET.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
O papel do Estagio na Formação de Professores
Currículo em Movimento Reorganização da EJA
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Bases Legais Resoluções CEB/CNE 03/2010 CEB/CEE 239/2011.
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
CURSO BACHAREL EM TEOLOGIA RECONHECIDO PELO MEC. INTEGRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS O seu Curso de Teologia Livre pode ser reconhecido pelo MEC, através da complementação.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Aluno- equivalente PROEN Reunião de Diretores em Castanhal Dezembro de 2015.
Estágio e Prática Profissional: Aspectos Curriculares DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL Profª Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira
C OORDENAÇÃO G ERAL DE E DUCAÇÃO B ÁSICA A TUALIZAÇÃO DOS PPCS PARA 2016 Pedagoga Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira
Transcrição da apresentação:

CELEM: uma realidade no ensino de espanhol Viviani vialves@seed.pr.gov.br

Pontos para reflexão CELEM - Legislação INSTRUÇÃO N Pontos para reflexão CELEM - Legislação INSTRUÇÃO N. 021/2010 –SUED/SEED Instrui que os estabelecimentos da Rede Pública Estadual deverão elaborar nova Matriz Curricular para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio com implantação SIMULTÂNEA, para o ano letivo de 2011. INSTRUÇÃO N. 019/2008 –SUED/SEED Critérios para implantação e funcionamento de cursos de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM) e atribuições para os profissionais com atuação nos Centros de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM) da Rede Estadual de Educação Básica do Estado do Paraná.Pontos para reflexão

O CELEM, criado no ano de 1986 pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR), integra o Departamento de Educação Básica (DEB). Tem por objetivo ofertar o ensino gratuito de idiomas aos alunos da Rede Estadual de Educação Básica, desde que matriculados no Ensino Fundamental (anos finais), no Ensino Médio, na Educação Profissional e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também, aos professores e funcionários que estejam no efetivo exercício de suas funções na rede estadual, assim como também, em menor porcentagem de oferta de vagas, à comunidade externa.

O CELEM, além de promover o conhecimento do idioma das etnias formadoras do povo paranaense, contribui para o aperfeiçoamento cultural e profissional de seus alunos. A Resolução n. 3.904/2008 - SEED, que regulamenta o funcionamento do CELEM, considera "a importância que a aprendizagem de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM) têm no desenvolvimento do ser humano quanto à compreensão de valores sociais e à aquisição de conhecimento sobre outras culturas".

Curso Básico: 2 (dois) anos de duração (320h), 4 (quatro) horas/aula semanais, exceção dos cursos de Língua Japonesa, Ucraniana e Mandarim que tem 3 (três) anos de duração (480h) e também 4 (quatro) horas/aula semanais. Curso de Aprimoramento: o CELEM tem ofertado desde o ano de 2004 o Cursos de Aprimoramento para alunos que concluíram o Curso Básico. O referido curso tem 1 (um) ano de duração, com um total de 160 horas/aula em 4 (quatro) horas/aula semanais.

Poderão atuar nos cursos do CELEM 1. Professores do Quadro Próprio do Magistério: com curso superior de licenciatura plena ou curta, com habilitação na língua estrangeira de atuação; ou com curso superior de licenciatura plena ou curta, com habilitação em qualquer língua estrangeira moderna, com comprovante de proficiência na língua estrangeira de atuação; ou com qualquer curso superior, porém com comprovante de proficiência na língua estrangeira de atuação conforme Anexo II (DELE); ou com qualquer curso superior, natural do país da língua de atuação, com domínio da língua portuguesa e da língua nativa.

Professores em regime de contrato temporário em caráter de substituição do QPM acadêmicos de curso superior de Licenciatura plena ou curta, com habilitação na língua estrangeira de atuação, com histórico escolar onde conste a carga horária mínima cursada de 300 horas; ou acadêmicos de qualquer curso superior e comprovante de proficiência na língua estrangeira de atuação conforme certificado DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira) Superior, emitido pelo Ministério da Educação, Cultura e Esportes da Espanha

LIVRO DIDÁTICO Após conclusão dos eventos presenciais para elaboração do Material Didático (Livro Didático) para o CELEM, que será utilizado nos cursos básicos das Línguas Espanhola, Francesa e Inglesa, iniciamos uma etapa técnica deste processo.

Esta etapa é constituída de serviços de projeto gráfico e editoração eletrônica. E como no processo de elaboração foram utilizadas mais de 1.000 imagens, 270 tabelas, 660 quadros, 45 ícones e gêneros textuais de fontes variadas. Assim, agora se faz necessário cessão dos direitos autorais para que possamos realizar a edição, impressão, publicação e consequente distribuição dos materiais.

CELEM funciona em 323 municípios nos 32 NRE, totalizando 968 cursos de língua espanhola

REFERÊNCIAS MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P,; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. Gêneros Textuais & Ensino. (orgs.) 2 ed. Rio de Janeiro: Lucema, 2003. p. 19-36. MARTIN, IVAN Rodrigues. Síntesis curso de lengua española. São Paulo: Ática, 2010. PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superienteência de Educação Departamento de Educação. Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares de Língua Estrangeira Moderna. Curitiba,2008. PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superientendência de Educação Departamento de Educação. Departamento de Educação Básica. Livro Didádico Público de Língua Estrangeira Moderna – Espanhol e Inglês/ vários autores. Curitiba,2006. http://www.diaadia.pr.gov.br/celem/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=55