CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP DIREITO EMPRESARIAL 7º DIN 2

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CAPITAL SOCIAL DA S.A. E POSSIBILIDADE DE MODIFICAÇÃO
Advertisements

Direito Empesarial - II Professor Gilberto Romano
SOCIEDADE ANÔNIMA Acadêmicos: Bruna Chaves Danielle Fonseca Maxwell Júneo Militão José Solange Mendes.
SOCIEDADE LIMITADA: Sociedade de Pessoas; Capital integralizado;
Mercado de Capitais É o grande municiador de recursos permanentes para a economia, em virtude da ligação que efetua entre os que têm capacidade de poupança,
Sociedade anônima Conceito
Direito Empresarial I Aula 16
A BOLSA DE VALORES E O MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS
Sociedades por ações Origem Características
Administração de recursos de curto e longo prazo – 1ª aula
“Investimentos – Parte 2 ”
Faculdade Comunitária de São José dos Campos Tecnólogos de RH Administração de Cargos e Salários
O MERCADO ACIONÁRIO ▪ FUNÇÃO DO ADM FINANCEIRO: MAXIMIZAR O PREÇO DAS AÇÕES DA EMPRESA ▪ MERCADO ACIONÁRIO: FONTE DE FINANCIAMENTO P/ CRESCIMENTO.
SOCIEDADES POR AÇÕES a sociedade anônima;
VALORES MOBILIÁRIOS SOCIEDADE ANONIMA.
5. Ações Ações: Definições SAs
Unidade 6 - Sociedade Anônima
Unidade 6 - Direito Societário: Sociedades Menores
UNIDADE 10: DIREITO COMERCIAL (Direito Empresarial)
SOCIEDADE ANÔNIMA Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo - CEFETES UnED – Colatina Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores.
Antes chamada de Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada
Sociedade simples ..\Modelos\Contrato sociedade simples - ltda.rtf
Direito Empresarial – Comandita por Ações
SOCIEDADE ANONIMA.
Direito Empresarial 4ª Aula
DOAR – DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS
SOCIEDADE ANÔNIMA ACIONISTAS E CONTROLE PROF. WILIAM CARVALHO.
SOCIEDADE ANÔNIMA VALORES MOBILIÁRIO
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PROFESSOR: PIERRE LUCENA
Mercado de Capitais Profa. Jucilene Ruzza.
DIREITO EMPRESARIAL II
Prof. Jediel Teixeira Mendes
Trabalho: Comandita por Ações
Dividendo Obrigatório
DIREITO SOCIETÁRIO 1ª PARTE
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP DIREITO EMPRESARIAL 7º DIN 2
Outros Tipos Societários
SOCIEDADE ANÔNIMA PROF. WILIAM CARVALHO. -C.S. DIVIDIDO EM AÇÕES -SOCIE// CAPITAL NÃO DE PESSOAS -RESPONSABILIDADE LIMITADA À SUBSCRIÇÃO OU AQUISIÇÃO.
Ações Títulos de renda variável, emitidos por sociedades anônimas, que representam a menor fração do capital da empresa emitente. Podem ser escriturais.
Constituição da sociedade anônima
Ações São títulos de propriedade de uma parte do capital social da sociedade que às emitiu. Quem tem ações, portanto, pode-se considerar acionista da sociedade.
SOCIEDADES ANÔNIMAS LEI 6404/76, alterada pelas leis 8.021/90, lei 9.457/97, lei /2001, lei /2007. Sociedades anônimas, usadas para grandes.
Unidade 10 Sociedades Anônimas
Profº Carmênio Júnior
REGIME JURÍDICO DOS VALORES MOBILIÁRIOS
SOCIEDADES EMPRESÁRIAS Continuação – 23/11 e 02/12/2013 Profº Carmênio Barroso
FRANCISCO ROSSIVALDO; EDUARDO; LUIZINHA AURILÉIA; GERSON JUNIOR; WENDEL CARLOS.
SOCIEDADE ANONIMA.
SOCIEDADE ANÔNIMA JULIANA BRAGA
Administração Financeira
SOCIEDADE ANÔNIMA.
DIREITO EMPRESARIAL TEORIA GERAL DO DIREITO SOCIETÁRIO
MERCADO DE AÇÕES (continuação).
SOCIEDADE ANÔNIMA JULIANA BRAGA
Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
Fundos de investimento
Mercado Financeiro e Investimentos
BOLSAS DE VALORES > Operadores no mercado de capitais 1 Instituições de crédito ou “bancos” Sociedades corretoras e sociedades financeiras de corretagem.
Sociedade Anônima Características
Ações São títulos de propriedade de uma parte do capital social da sociedade que às emitiu. Quem tem ações, portanto, pode-se considerar acionista da sociedade.
SOCIEDADES ANÔNIMAS.
AÇÕES Mercado de Capitais
PROF. ARTHUR NEIVA NEVES, MsC FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO CONTABILIDADE SOCIETÁRIA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROF. ARTHUR NEIVA NEVES,
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade IV Títulos do Mercado de Capitais.
FINANÇAS CORPORATIVA 2ª PARTE - EMPRESA E AS FUNÇÕES FINANCEIRAS.
SOCIEDADE ANÔNIMA JULIANA BRAGA. CONCEITO CONCEITO HISTÓRICO HISTÓRICO Outorga do Poder Estatal (rei) – Código Comercial Francês de 1808 – faculdade aberta.
Direito e Legislação Empresarial Marcelo Toledo e Leopoldo Rocha Aula 6.
SOCIEDADE ANÔNIMA VALORES MOBILIÁRIO PROF. WILIAM CARVALHO.
Emissão das Ações Ordinárias objeto da Oferta Emissão de ações ordinárias, nominativas, escriturais e sem valor nominal, de emissão da Companhia,
SOCIEDADE ANÔNIMA RESERVAS E DIVIDENDOS PROF. WILIAM CARVALHO.
Transcrição da apresentação:

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP DIREITO EMPRESARIAL 7º DIN 2 08.05.2014 Profº Carmênio Júnior carmeniobarroso.adv@gmail.com

DIREITO EMPRESARIAL PARTE GERAL E SOCIEDADES TIPOS SOCIETÁRIOS AS SOCIEDADES POR AÇÕES

DIREITO EMPRESARIAL PARTE GERAL E SOCIEDADES TIPOS SOCIETÁRIOS AS SOCIEDADES POR AÇÕES . Características: - títulos negociáveis sem anuência dos demais sócios; - são sempre empresárias; - capital social divide-se em unidades denominadas ações. . Espécies: SOCIEDADES ANÔNIMAS e SOCIEDADES EM COMANDITA POR AÇÕES

DIREITO EMPRESARIAL PARTE GERAL E SOCIEDADES TIPOS SOCIETÁRIOS

DIREITO EMPRESARIAL PARTE GERAL E SOCIEDADES TIPOS SOCIETÁRIOS SOCIEDADE ANÔNIMA Regulada pela Lei º 6.404/1976. Recentes alterações pela Lei nº 11.638/07. Referências no novo Código Civil: artigos 1.088 e 1.089. As sociedades anônimas são também chamadas de sociedades institucionais, tendo seu capital dividido em ações e os titulares destas ações são denominados acionistas. É uma sociedade de capital, pois as ações são negociadas livremente, não podendo os acionistas vetar o ingresso de estranho ao quadro social.

DIREITO EMPRESARIAL PARTE GERAL E SOCIEDADES TIPOS SOCIETÁRIOS SOCIEDADE ANÔNIMA Será constituída por meio de estatuto social, que definirá o objetivo de modo preciso e completo. A sociedade anônima, qualquer que seja seu objeto social, será sempre uma sociedade empresária. Assim, ainda que o objeto da sociedade anônima seja civil, esta será sempre empresária.

DIREITO EMPRESARIAL PARTE GERAL E SOCIEDADES TIPOS SOCIETÁRIOS SOCIEDADE ANÔNIMA A sociedade pode ter por objetivo participar de outras sociedades. Mesmo que não prevista no estatuto, a participação é facultada como meio de realizar o objetivo social, ou para beneficiar- se de incentivos fiscais.

DIREITO EMPRESARIAL PARTE GERAL E SOCIEDADES TIPOS SOCIETÁRIOS SOCIEDADE ANÔNIMA A responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas. Não existe a responsabilidade solidária entre os sócios, como ocorre nas sociedades limitadas. Assim, se as ações estiverem totalmente integralizadas, o acionista não terá mais responsabilidade nenhuma.

DIREITO EMPRESARIAL PARTE GERAL E SOCIEDADES TIPOS SOCIETÁRIOS SOCIEDADE ANÔNIMA A sociedade será designada por denominação, acompanhada das expressões “companhia” ou “sociedade anônima”, expressas por extenso ou abreviadamente, mas vedada a utilização da primeira ao final. O nome do fundador, acionista, ou pessoa, que por qualquer outro modo, tenha concorrido para o êxito da empresa, poderá figurar na denominação.

DIREITO EMPRESARIAL PARTE GERAL E SOCIEDADES TIPOS SOCIETÁRIOS SOCIEDADE ANÔNIMA CLASSIFICAÇÕES As SOCIEDADES ANÔNIMAS ABERTAS são aquelas que admitem a negociação de seus valores mobiliários no mercado de capitais (Bolsa ou mercado de balcão). Emitem títulos que podem ser ofertados ao público

DIREITO EMPRESARIAL PARTE GERAL E SOCIEDADES TIPOS SOCIETÁRIOS SOCIEDADE ANÔNIMA CLASSIFICAÇÕES A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma autarquia federal, que, ao lado do Banco Central, realiza o controle e a supervisão do mercado de capitais, obedecendo às regras do Conselho Monetário Nacional. O mercado de capitais é composto da Bolsa de Valores e do Mercado de Balcão.

DIREITO EMPRESARIAL PARTE GERAL E SOCIEDADES TIPOS SOCIETÁRIOS SOCIEDADE ANÔNIMA CLASSIFICAÇÕES A Bolsa de Valores é uma entidade privada, constituída pela associação de sociedades corretoras, que exercem a negociação de valores mobiliários, com monopólio territorial. Dependem da autorização do Banco Central para serem criadas e são fiscalizadas pela Comissão de Valores Mobiliários.

DIREITO EMPRESARIAL PARTE GERAL E SOCIEDADES TIPOS SOCIETÁRIOS SOCIEDADE ANÔNIMA CLASSIFICAÇÕES O Mercado de balcão constitui-se em toda operação de valores mobiliários realizada fora da Bolsa de Valores, por meio de instituição financeira ou sociedade corretora.

DIREITO EMPRESARIAL PARTE GERAL E SOCIEDADES TIPOS SOCIETÁRIOS SOCIEDADE ANÔNIMA CLASSIFICAÇÕES A Bolsa de Valores opera somente no mercado secundário, pois realiza a venda e a compra de ações. Já o Mercado de Balcão opera no mercado primário e secundário, pois, além de comprar e vender ações, também subscreve os valores mobiliários, ou seja, a emissão de novas ações só poderá ser feita por meio do mercado de balcão.

DIREITO EMPRESARIAL PARTE GERAL E SOCIEDADES TIPOS SOCIETÁRIOS SOCIEDADE ANÔNIMA CLASSIFICAÇÕES As SOCIEDADES ANÔNIMAS FECHADAS são aquelas que não admitem a negociação de seus valores mobiliários no mercado de capitais. Assim, não oferecem seus títulos ou ações ao público.

DIREITO EMPRESARIAL PARTE GERAL E SOCIEDADES TIPOS SOCIETÁRIOS SOCIEDADE ANÔNIMA CLASSIFICAÇÕES As SOCIEDADES ANÔNIMAS DE CAPITAL AUTORIZADO são aquelas que possuem em seu estatuto autorização prévia para que os administradores aumentem o valor do seu capital social até o teto autorizado.

DIREITO EMPRESARIAL PARTE GERAL E SOCIEDADES TIPOS SOCIETÁRIOS SOCIEDADE ANÔNIMA CLASSIFICAÇÕES As SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA são sociedades anônimas em que as ações com direito a voto pertencem à União ou entidade da administração indireta.

DIREITO EMPRESARIAL PARTE GERAL E SOCIEDADES TIPOS SOCIETÁRIOS SOCIEDADE ANÔNIMA CLASSIFICAÇÕES SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA. Tem participação do poder público e do particular no capital social Participação ativa do poder público na administração Finalidade de interesse público Criada por lei Não está sujeita à falência

DIREITO EMPRESARIAL PARTE GERAL E SOCIEDADES TIPOS SOCIETÁRIOS SOCIEDADE ANÔNIMA As sociedades anônimas podem emitir títulos de investimento ou valores mobiliários, para a captação de recursos para a realização da atividade empresarial.

DIREITO EMPRESARIAL PARTE GERAL E SOCIEDADES TIPOS SOCIETÁRIOS SOCIEDADE ANÔNIMA AÇÕES São valores mobiliários que representam frações do capital social, que concedem ao seu titular a qualidade de acionista da companhia, além de um conjunto de direitos e deveres.

DIREITO EMPRESARIAL PARTE GERAL E SOCIEDADES TIPOS SOCIETÁRIOS SOCIEDADE ANÔNIMA AÇÕES Segundo Fabio Ulhoa Coelho (2006, p. 183 -184), os valores das ações são assim classificados: a) Valor nominal: é o valor obtido pela simples divisão do capital social pelo número de ações. O estatuto fixará o número das ações em que se divide o capital social e estabelecerá se as ações terão, ou não, valor nominal. É vedada a emissão de ações por preço inferior ao seu valor nominal.

DIREITO EMPRESARIAL PARTE GERAL E SOCIEDADES TIPOS SOCIETÁRIOS SOCIEDADE ANÔNIMA AÇÕES b) Valor patrimonial: resulta da divisão do patrimônio líquido da companhia pelo número de ações. É o valor a que tem direito o acionista na liquidação da sociedade ou amortização da ação. c) Valor de negociação: é o valor obtido na sua venda, que pode variar em razão de uma série de fatores, tais como comportamento do mercado, desempenho da companhia e outros.

DIREITO EMPRESARIAL PARTE GERAL E SOCIEDADES TIPOS SOCIETÁRIOS SOCIEDADE ANÔNIMA AÇÕES d) Preço de emissão: é fixado pelos fundadores da companhia, sendo o preço pago por quem subscreve a ação. É vedada a emissão de ações por preço inferior ao seu valor nominal. A contribuição do subscritor que ultrapassar o valor nominal (ágio) constituirá reserva de capital.

DIREITO EMPRESARIAL PARTE GERAL E SOCIEDADES TIPOS SOCIETÁRIOS SOCIEDADE ANÔNIMA AÇÕES As ações, conforme a natureza dos direitos ou vantagens que confiram a seus titulares, são: a) AÇÕES ORDINÁRIAS - Também chamadas de comuns, pois conferem aos seus titulares os direitos comuns de acionistas, ou seja, direito de voto, de participação nos lucros e perdas da sociedade, sem privilégios ou limitações. São ações de emissão obrigatória.

DIREITO EMPRESARIAL PARTE GERAL E SOCIEDADES TIPOS SOCIETÁRIOS SOCIEDADE ANÔNIMA AÇÕES b) AÇÕES PREFERENCIAIS - Concedem aos seus titulares certas vantagens, como, por exemplo: I - prioridade na distribuição de dividendo, fixo ou mínimo; II - prioridade no reembolso do capital, com prêmio ou sem ele.

DIREITO EMPRESARIAL PARTE GERAL E SOCIEDADES TIPOS SOCIETÁRIOS SOCIEDADE ANÔNIMA AÇÕES c) AÇÕES DE FRUIÇÃO - Também chamadas de ações de gozo, são aquelas atribuídas ao acionista que amortizou suas ações ordinárias ou preferenciais. São mantidos todos os direitos da ação amortizada. Amortização significa a distribuição ao acionista, sem redução do capital social e a título de antecipação, o valor a que teria direito em caso de liquidação da sociedade. A amortização pode ser integral ou parcial e abranger todas as classes de ações ou só uma delas.

DIREITO EMPRESARIAL PARTE GERAL E SOCIEDADES TIPOS SOCIETÁRIOS SOCIEDADE ANÔNIMA ÓRGÃOS DA S/A Em regra, a companhia possui quatro órgãos principais: a) Assembleia Geral; b) Conselho de Administração; c) Diretoria; d) Conselho Fiscal.

DIREITO EMPRESARIAL PARTE GERAL E SOCIEDADES TIPOS SOCIETÁRIOS SOCIEDADE ANÔNIMA DEVERES DO ACIONISTA O acionista é o titular de ações da sociedade por ações, sendo a sua principal obrigação a de integralizar as ações subscritas ou adquiridas. (efetuar o pagamento)

DIREITO EMPRESARIAL PARTE GERAL E SOCIEDADES TIPOS SOCIETÁRIOS SOCIEDADE ANÔNIMA DEVERES DO ACIONISTA Verificada a mora (não realização do pagamento), a companhia pode, à sua escolha: I - promover contra o acionista, e os que com ele forem solidariamente responsáveis, processo de execução para cobrar as importâncias devidas; ou II - mandar vender as ações em bolsa de valores, por conta e risco do acionista.

DIREITO EMPRESARIAL PARTE GERAL E SOCIEDADES TIPOS SOCIETÁRIOS SOCIEDADE ANÔNIMA DIREITOS DO ACIONISTA I - participar dos lucros sociais; II - participar do acervo da companhia, em caso de liquidação; III - fiscalizar, na forma prevista na Lei, a gestão dos negócios sociais; IV – ter preferência para a subscrição de ações, partes beneficiárias conversíveis em ações, debêntures conversíveis em ações e bônus de subscrição; V - retirar-se da sociedade nos casos previstos na Lei.

DIREITO EMPRESARIAL PARTE GERAL E SOCIEDADES TIPOS SOCIETÁRIOS