PROFESSOR: SÉRGIO AULA 2.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Politécnica de Pernambuco Departamento de Ensino Básico
Advertisements

3.
Professor Alisson de Souza
PROBABILIDADE → Para sabermos o que é probabilidade, temos que entender primeiro o que vem a ser um experimento aleatório. Vejamos: Um objeto lançado para.
Sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitas
EQUAÇÕES A primeira referência histórica que temos sobre equações refere-se ao papiro de Rhind, um dos documentos matemáticos dos antigos egípcios. Sabe-se.
Portfólio de Matemática
Técnicas de Contagem.
Técnica de contagem.
Técnica de Contagem.
Estatística amintas paiva afonso.
AULA 3 Função Quadrática Função Modular.
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Probabilidade é uma medida numérica de plausibilidade de que um evento ocorrerá. 0 0,5 1,0 menos provávelmais provável.
Probabilidade.
Independência Estatística
Probabilidade e Estatística
DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES DE VARIÁVEIS ALEATÓRIAS DISCRETAS
TRIÂNGULO DE PASCAL E CÁLCULO DE PROBABILIDADES
Colégio Jardim São Paulo Prof. Mauricio Boni
Exemplo 01: Uma caixa foi montada a partir de um quadrado de papelão, de onde foram retirados quadrados de 2 cm de lado, um em cada canto, como mostra.
Equações do 2º grau.
Matemática e Genética: Noções de Probabilidade!
PROBABILIDADE.
PROFESSOR: SANDRO MURILO
PROBABILIDADE Exercícios
Variável Aleatória Discreta Unidimensional
Introdução à Probabilidade.
2 Probabilidade Albertazzi.Probabilidade. (2.1).
Aula 12: Probabilidade Prof. Diovani Milhorim
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Aula 9 - Amostragem, probabilidade, distribuição binomial
Probabilidade Combinatória
INEQUAÇÕES FUNÇÃO QUADRÁTICA
PROBABILIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE
3. Distribuições de probabilidade
Equações do 1o grau com uma incógnita
Probabilidade. Pequeno histórico 1713: O mais antigo volume que trata de probabilidade. Seu autor: os Bernoulli.
Professora: Mariane Krull Turma: 9º ano
Analise Combinatória Prof. Murilo Ramos.
EXEMPLO:  1º passo: vamos isolar o y na primeira equação para podermos substituir na Segunda equação. 2º passo: Substituir y = 6 – 2x, na segunda equação.
PROBABILIDADE.
Probabilidade Definição de Probabilidade Principais Teoremas
Aulas Especificas Matemática 2 Prof.: Thiago
2. VARIÁVEIS ALEATÓRIAS 2015.
Probabilidade Aula 9.
P ROFESSOR : S ÉRGIO Contato:
Cálculo de Probabilidades Parte 2
Probabilidade Eduardo
Estatística Aplicada Larson Faber
FORTALECIMENTO DE APRENDIZAGEM RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PROBABILIDADE
FORTALECIMENTO DE APRENDIZAGEM
PROBABILIDADE.
ENSINO MÉDIO RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ Noções de probabilidades Professor: Junir Antonio Lutinski
PROBABILIDADE Profa. Ana Clara Guedes.
MEDIDAS DE DISPERSÃO Profa Ana Clara Guedes. MEDIDAS DE DISPERSÃO Observe os dois quadros abaixo e compare a Dispersão dos pontos azuis, em torno do ponto.
Capítulo 9 Prof. Marcelo Lorio UCAM - Ipanema
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Probabilidade da intersecção de eventos
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Inferência 1:Estimação de Parâmetros Relembrando o Teorema Central do Limite Da aula anterior: a) Os estimadores da média e da s 2 são não viciados e de.
Aula 4 Bioestatística Probabilidade para variáveis aleatórias.
1. 2 Os processos da álgebra levados para a vida moderna são decisivos muitas vezes, para resumir experiências realizadas ou desenvolver roteiros que.
Aula 02- Português- Básico 1 Professora Anna Paula Bitar.
Probabilidade Marcelo Pessoa.
Professor: Sérgio.
Contato: Professor: Sérgio Contato:
Janeiro D S T Q Q S S
Transcrição da apresentação:

PROFESSOR: SÉRGIO AULA 2

EQUAÇÃO DO PRIMEIRO GRAU COM UMA INCÓGNITA x + 3 = 8 x = 5 a – 9 = 1 a = 10 2y + 5 = 11 y = 3 3t – 3 = 1 t = 4/3

10x – 9 = 21 + 2x + 3x  3x – 2x + 10 = 10 + 5x – 40  10 – (8x – 2) = 5x + 2(– 4x + 1)

EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU COM UMA INCÓGNITA

Exemplos: ax² + bx + c = 0 x² – 2x – 3 = 0. x² + 8x + 16 = 0.

INEQUAÇÃO DO PRIMEIRO GRAU COM UMA ICÓGNITA 2x + 7 > 0 x – 10 ≤ 0 2x + 5 ≤ 0 12 – x < 0

Sistema de equações do 1º grau com duas incógnitas-método da adição:

Problemas: 72. Numa fazenda há ovelhas e avestruzes, totalizando 90 cabeças e 260 patas. Comparando- se o número de avestruzes com o das ovelhas, pode-se afirmar que há a) igual número de ovelhas e de avestruzes. b) dez cabeças a mais de ovelhas. c) dez cabeças a mais de avestruzes. d) oito cabeças a mais de ovelhas. e) oito cabeças a mais de avestruzes.

73. Em uma biblioteca escolar, uma pilha de 50 livros tinha 1,8 m de altura e era formada por livros paradidáticos iguais, de 3 cm de espessura, e livros didáticos iguais, de 6 cm de espessura. A bibliotecária retirou metade dos livros didáticos da pilha, para arrumá-los numa estante e, assim, a altura da pilha foi reduzida em a) 30 cm. b) 42 cm. c) 50 cm. d) 56 cm. e) 60 cm.

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO:

110. Uma empresa fabrica e vende dois tipos de rolamentos, A e B, para motores. O gráfico de linhas abaixo representa o número de unidades vendidas dos dois produtos no período compreendido entre janeiro e setembro de 2009. Podemos afirmar que: a) Entre abril e julho, a venda do produto A se manteve constante. b) Em março, foram vendidas 1200 unidades do produto B e 1300 unidades do produto A. c) A média de vendas do produto B, no período de fevereiro a setembro, foi de 1150 unidades/mês. d) De março para abril, o produto B teve uma queda de venda de 30%. e) No período de abril a agosto, o rolamento A vendeu 500 unidades a mais que o rolamento B.

MODA, MÉDIA E MEDIANA DE UMA AMOSTRA Se um determinado time fez, em onze partidas, a seguinte quantidade de gols: 3, 2, 0, 3, 0, 4, 3, 2, 1, 3, 1. Se uma linha de ônibus registra, em quinze ocasiões, os tempos de viagens, em minutos: 52, 50, 55, 53, 61, 52, 52, 59, 55, 54, 53, 52, 50, 51, 60 As alturas de um grupo de pessoas são: 1,82 m; 1,75 m; 1,65 m; 1,58 m; 1,70 m A quantidade de hotéis 3 estrelas espalhados pelas cidades do litoral de um determinado Estado é: 1, 2, 3, 3, 5, 7, 8, 10, 10, 10

PROBLEMAS DE CONTAGEM Para montar um computador, temos 3 diferentes tipos de monitores, 4 tipos de teclados, 2 tipos de impressora e 3 tipos de “CPU”. Quantos computadores diferentes podem ser montados? Quantos pratos diferentes podem ser solicitados por um cliente de restaurante, tendo disponível 3 tipos de arroz, 2 de feijão, 3 de macarrão, 2 tipos de cervejas e 3 tipos de refrigerante, sendo que o cliente não pode pedir cerveja e refrigerante ao mesmo tempo, e que ele obrigatoriamente tenha de escolher uma opção de cada alimento?

No sistema brasileiro de placas de carro, cada placa é formada por três letras e quatro algarismos. Quantas placas onde o número formado pelos algarismos seja par podem ser formadas?

NOÇÕES DE PROBABILIDADE: ESPAÇO AMOSTRAL E EVENTO Experimento Aleatório Espaço Amostral (S) Evento (E) P(E) = n(E) / n(S)

Exemplos: a) Lançamos a moeda e observamos o resultado da face superior: S = {cara, coroa} b) Ao lançarmos um dado vamos observar o resultado na face superior: S = {1; 2; 3; 4; 5; 6} c) Lançamos duas moedas diferentes e observamos o resultado na face de cada moeda: S = {(cara, cara); (cara, coroa); (coroa, cara); (coroa, coroa)}