Análise crítica do discurso aplicada a redações 2/2012

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Marcos Fábio Belo Matos
Advertisements

DISSERTAÇÃO Como concluir???????.
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Dois modos de ler a Bíblia.
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
TEXTO DISSERTATIVO Professora Andréa.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Palavra Aberta Nilce dos Reis Oliveira Cordeiro. Objetivo: Motivar a discussão sobre a temática referente a pesquisa. Resgatar o conhecimento anterior.
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO

AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO NO ENEM
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
CURSO DE PRODUÇÃO REDAÇÃO ENEM 2013
MPU -Prova Discursiva-
Dissertação Redação.
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Produção Textual Profª.: Maria Anna
O peso da redação no CV UFRGS
TEXTO ARGUMENTATIVO REVISÃO.
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
SOBRE A CORREÇÃO NO ESTILO DO ENEM
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
CONCLUSÃO (DISSERTAÇÃO)
Dissertação.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
As 5 competências da Redação no ENEM
Prof.ª Irislane Figueiredo
Esquenta Enem 2014 Redação Professora Cíntia Maia
Jornal como Recurso Didático
Nacional ou importada: qual é a cara do brasil?
Relatório de Proposta de Projeto
Programação – Quando é onde...
Aula de Apresentação......ou uma tentativa de convencer você a prestar atenção em mim.
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
Jânio ao lado da “vassoura”: uma carreira meteórica marcada pelo discurso de viés populista. Nascido em 25 de janeiro de 1917 na cidade de Campo Grande,
Texto Dissertativo Argumentativo
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA A DISSERTAÇÃO
Professora Raysa Ferreira
RESENHAS Prof.: Rodney Caetano.
Dissertação Argumentativa Professor: José Wagner da Silva Sampaio
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
O JORNALISMO E SEUS GÊNEROS
DICAS PARA A REDAÇÃO DO ENEM
As 5 competências da Redação no ENEM
PROVA BRASIL 2015.
Rondineli Alves Eden Lopes 2PPN Giovanni Iannoni.
Crônica argumentativa
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
ATO PÚBLICO CHEGA DE CORRUPÇÃO Se você quer um país melhor, junte-se a nós. Ao final de cada slide, click apenas uma vez para avançar. Repasse essa.
Dicas para entrevistas
REDAÇÃO – ENEM/2016 ESTRUTURA E TEMAS.
Como redigir um bom texto?
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
A produção de textos João Wanderley Geraldi Por: Caren Cristina Brichi
A redação e seus segredos
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
FICHAMENTO.
A produção de textos e o ENEM
Recapitulando... O que vimos em aula até o momento: 1. A redação no ENEM 2. Estrutura do texto dissertativo-argumentativo 3. Interpretação, Planejamento.
Belchior José Rocha Araújo 1. Parâmetros do ENEM (p.55):  Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita (convenções.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
OBJETIVO: -Ampliar os conhecimentos lingüísticos dos cursandos a fim de torná-los leitores críticos e reflexivos e produtores de textos coerentes e adequados.
CICLO DE PALESTRAS – ENEM 2012 SEDUC – CREDE 10 EEEP OSMIRA EDUARDO DE CASTRO Prof. Aline Virgínia.
GRAMÁTICA Divisão e classificação de orações | Revisão.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

Análise crítica do discurso aplicada a redações 2/2012 A questão da autoria Análise crítica do discurso aplicada a redações 2/2012

Horário político obrigatório: bom para quem Horário político obrigatório: bom para quem? O horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio é um recurso obrigatório garantido pela lei brasileira para que todos os candidatos possam ser vistos e ouvidos pelos eleitores. Pesquisa do DataFolha, realizada em São Paulo em agosto passado, mostra que 64% da população do estado acham necessária a manutenção da propagranda gratuita. Por outro lado, essa imposição desagrada muita gente, pois o horário eleitoral entra no ar em rede aberta, impedindo o cidadão de optar se quer ou não assistir a isso. Alguns ainda alegam que a propaganda gratuita não ajuda em nada, pois, além de o tempo ser muito curto para se conhecer o candidato e suas propostas, há partidos que o utilizam sem seriedade, induzindo o público a votar de modo inconsequente. Há também a distribuição desproporcional do tempo entre os candidatos da eleição majoritária e das proporcionais. O que você pensa disso? O que propõe para que esse horário seja mais útil para a população? Leias os textos da coletânea e leve-os em consideração para elaborar uma dissertação argumentativa discutindo a validade do horário político obrigatório (UOL Banco de Redações, http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/)

Grade de correção Competências avaliadas 1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 2. Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 5. Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural

Exercendo Cidadania Horário reservado a propaganda eleitoral gratuita Exercendo Cidadania Horário reservado a propaganda eleitoral gratuita. Esta frase que aparece na TV é o "terror" para muitos cidadãos. As famosas expressões como: "Todo político é igual!”, "Interromperam minha novela!" são as mais ditas.Ao invés de reclamações, por que não aproveitar deste [desse]recurso abrangente?

Através das [Por meio das] propagandas eleitorais realizadas na televisão e no rádio é possível conhecer um pouco das ideias dos candidatos. Outros meios como internet, jornais, revistas também auxiliam para ter esclarecimentos melhores de devidos.  Com o pensamento já "instalado" na mente de muitos, que tudo sempre vai ficar do mesmo jeito, o comodismo prevalece. Ver, ouvir, ler e pesquisar com os recursos oferecidos hoje tornaram as coisas mais fáceis. No entanto, tais, já [as informações já] foram restristas um diaa [à] população. Na época da ditadura, as pessoas não tinham o direito de saber toda a "verdade". [verdade.] 

Em suma, as propagandas feitas no horário político deveriam ser vistas com mais atenção pelos eleitores. Ser cidadão é participar, apoiar, cumprir com seus direitos e deveres, fazer a diferença."(...)a diferença não esta [está] na ação, mas nos que a realizam."(Spinoza)  

Comentário geral Texto baseado em comentários superficiais, expressões coloquiais e clichês. A dissertação pede argumentação mais consistente, linguagem culta e objetividade na análise. No título, antes de cidadania, faltou o artigo "a". Aspectos pontuais 1) Primeiro parágrafo: a) as aspas não tornam a linguagem coloquial mais aceitável. Reveja o nível de linguagem; b) quem deve aproveitar desse recurso e por que ele é abrangente? Não se deve dar sugestões ao leitor. 2) Segundo parágrafo: o parágrafo limita-se a fazer constatações banais e termina com uma expressão sem sentido. 3) Terceiro parágrafo: a linguagem coloquial, inadequada à dissertação, continua aparecendo.

Competências avaliadas 1 Competências avaliadas 1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.0,5 2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.1,0 3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.0,5 4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.1,0 5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.0,5 Total = 3,5 Desempenho do aluno em cada competência Nota 2,0 - Satisfatório Nota 1,5 - Bom Nota 1,0 - Regular Nota 0,5 - Fraco Nota 0,0 - Insatisfatório

A Construção do Brasil Bom para Todos Ex-jogadores de futebol, ex-cantores, ex-atores. O horário político obrigatório brasileiro, quando não parece uma página de classificados, assemelha-se a um picadeiro ou a uma pregação religiosa. A falta de seriedade por parte de muitos candidatos, o desequilíbrio de tempo e recursos entre partidos e o fato de ser obrigatório camuflam a real importância do horário eleitoral gratuito. Em época de eleição, é fundamental reunir o máximo de informações sobre os candidatos e sobre como fazer boas escolhas. Para tanto, a televisão e o rádio se fazem necessários por serem meios de comunicação muito presentes nas casas brasileiras. Todavia, o atual[atual modelo de] horário político precisa de reformas. Esse tempo, custeado pelo dinheiro público, deve ser melhor [mais bem] aproveitado com a promoção de debates desvinculados das emissoras, por exemplo – [exemplo, pois] tal atitude traria mais imparcialidade para as discussões.

Por outro lado, não há como evitar que o horário eleitoral se torne propaganda política, mas há como extrair os melhores efeitos desse fato. Toda publicidade tem por objetivo vender um produto e para isso é preciso demanda. Na política não é diferente. Os candidatos que vemos na TV refletem a sociedade que somos e que nem sempre leva a sério seus direitos e deveres. Assim, a iniciativa brasileira de garantir espaço na televisão, para as mais diversas coligações, é exemplar. As eleições são a expressão máxima da cidadania e não devem ser disputas de que [entre] partidos ou grupostêm [detentores de] mais recursos. Ter um tempo mínimo e um tempo máximo para cada candidato é outra forma de tornar as campanhas mais democráticas e imparciais.

A necessidade de ter [de] um horário político obrigatório, assim como de ter o [do] voto obrigatório são símbolos [é símbolo] de uma democracia limitada. Somos uma sociedade que não exerce plenamente seus direitos, mas que, principalmente, nem sempre compreende a importância de exercer seus deveres. Somos uma sociedade em evolução, que consegue ser um exemplo de sistema eleitoral no mundo e ainda ser uma democracia jovem,que viveu anos de ditadura e repressão; imatura, que ainda dá ouvidos (e votos) para palhaços e charlatões; e que tem muito o que crescer.

Comentário geral O autor constrói bem a argumentação, de forma crítica e convincente. Estrutura textual bem elaborada, com poucos problemas gramaticais, o que torna dispensável comentários pontuais. Competências avaliadas 1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1,5 2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.2,0 3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.2,0 4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.2,0 5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.2,0 Total = 9,5