Proposta curricular CBC Conteúdo Básico Comum Ensino médio

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Transcrição da apresentação:

Proposta curricular CBC Conteúdo Básico Comum Ensino médio

Estabelecer os conhecimentos, as habilidades e competências a serem adquiridos pelos alunos, bem como as metas a serem alcançadas pelos professores a cada ano condição indispensável Para o SUCESSO

ALTERAÇÕES NO DOCUMENTO Os CBCs não esgotam todos os conteúdos a serem abordados, mas expressam os aspectos fundamentais de cada disciplina. O que o aluno não pode deixar de aprender O que a escola não pode deixar de ensinar . Indicam habilidades e competências a serem adquiridas em cada ano

Eixos temáticos unidades estruturadoras Tópicos fundamentais Habilidades e competências Temas complementares de acordo com as potencialidades e interesses do aluno Projetos específicos (ppp) Eixos temáticos unidades estruturadoras Tópicos fundamentais Habilidades e competências Temas complementares de acordo com as potencialidades e interesses do aluno Projetos específicos (ppp)

Os CBCs foram elaborados para ocupar a metade da carga horária disponível para a disciplina de Biologia e devem ser desenvolvidos prioritariamente Outros conteúdos devem ocupar o restante da carga horária Fundamentada nos PCN+

Sentido de ensinar Biologia Especialidades: Botânica- Zoologia- Genética- Bioquímica-Ecologia... Incorporam um debate sobre a origem e significado da vida Fundamenta saberes práticos- próprios da medicina-pecuaria-agricultura Engenharia sanitária- industrialização de alimentos

Estão relacionadas a diferentes competências do conhecimento científico tecnólogico- parte da formação cidadã e da preparação para o trabalho Identificar símbolos Dominar classificações Significa mais do que reproduzir dados

Participar de convívio social Saber informar Comunicar Argumentar compreender Enfrentar problemas Participar de convívio social De forma prática e solidária Elaborar críticas Fazer escolhas proposições Tomar gosto pelo conhecimento Não o acúmulo de informações Continuação da capacidade de aprender Compreensão do mundo físico e social

De maneira motivada- consciente- esclarecida Ampliam se as capacidades para a aquisição de instrumentos intelectuais Formação de atitudes para uma efetiva participação na esfera pública e social De maneira motivada- consciente- esclarecida Estimula a descoberta- respeito - valoriza a diferença de culturas – raças diversidade étnico-cultural Capazes de julgarem com espírito crítico e criativo o meio social em que se integram- empenharem na transformação

Diretrizes para o ensino da Biologia Aspectos do sistema reprodutivo Conhecimento significativo Colocando em evidência o raciocínio e menos a memória Centrado na interação Construção de conhecimentos coletivos Estudar o corpo humano- Uso de drogas- dietas Consumir gorduras Fazer exercícios

Planejar as atividades A escolha dos conteúdos Desenvolver outros conteúdos Procedimentais Atitudinais E de valores A escolha dos conteúdos Reconhecimento das ideias prévias =objeto de trabalho pedagógico Metodologia: variedade de atividades estimuladoras- contextualizada Construção do conhecimento científico Fatos e conceitos não apenas conteúdos = aprendizagem significativa os

O que e como ensinar Eixos integradores bidiversidade materiais modelagem energia

Critérios para a seleção de conteúdos Ciências da natureza e da matemática matemática biologia química Física

Princípio da Conservação da energia fundamental na interpretação de fenômenos naturais e tecnológicos- mas verificado em processos biológicos- fermentação Processos químicos- combustão biodiversidade compreensão do funcionamento dos ambientes e dos seres vivos que os constituem Desde a síntese dos carboidratos aos decompositores que transformam os matériais orgânicas em inorgânicas completando o ciclo biológico da vida

O desenvolvimento do conhecimento biológico Tem revelado notáveis semelhanças entre os sistemas vivos Funcionamento dos ambientes Transformação de qualquer espécie de seres vivos- seleção natural e adaptação Processos que promovem a diversidade-são os mesmos- mutação- reprodução ssexuadas Semelhanças entre os metabolismos

Processos nos níveis moleculares básicos- duplicação de DNA Níveis moleculares- mitose e meiose Em relação a reprodução, as variações também não são grandes- ocorrem tanto no reino animal quanto no vegetal Organismos constituidos por células e possuem DNA

Temas propostos a partir dessas semelhanças Temas Biologia A história da vida na terra Linguagem da vida Corpo humano e saúde Teia da vida

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOSSISTEMA POPULAÇÃO ORGANISMO CÉLULA

JUSTIFICATIVA PARA OS CRITÉRIOS INTEGRAÇÃO Física– Biologia- Química- Matemática Ponderação das ideias- organizam o pensamento biológico Instrumentalizam o estudante para compreensão mais complexas Ideias chaves da Biologia

Ideias –chaves da Biologia CICLO TRANSFORMAÇÃO CONSERVAÇÃO METABOLISMO DIVERSIDADE ADAPTAÇÃO REGULAÇÃO Ler página 3

METABOLISMO DIVERSIDADE REGULAÇÃO COMUNICAÇÃO entre esses elementos

Tema I - A TEIA DA VIDA O que os conteúdos propostos nesse tema nos permite? Ao estudar os processos que mantém o funcionamento dos ecossistemas as interrelações existentes na natureza e como se encaixam, é possível entender... O que os estudantes já trazem?

Prioridades da aprendizagem Apresentar sua produtividade regulada pelo ambiente físico Ter a estrutura das comunidades regulada pela dinamica das populações Apresentar correspondência com a termodinamica

Ideias prévias Ler e sublinhar Dificuldades linguagem

TEMA II- HISTÓRIA DA VIDA NA TERRA O que esse tema aborda? Como os estudantes explicam a evolução? O que é necessário para explicar a evolução? Prioridades- ideias prévias- linguagem da B iologia

TEMA III- CORPO HUMANO E SAÚDE O que esse tema aborda? Conhecer o metabolismo ajuda em que sentido a aprendizagem? Prioridades Ideias prévias linguagem

TEMA IV- LINGUAGENS DA VIDA O que é necessário entender? O que o tema retoma e amplia? Por que essas noções são importantes? Prioridades- ideias prévias- linguagem

Avaliação em BIOLOGIA Planejar-orientar- observar-instigar- organizar- registrar Formam um conjunto de parâmetros que habilitam o professor avaliar

Ele próprio- sua prática O aluno O material A metodologia Permite reformular suas práticas pedagógicas- melhorá-las e adaptá-las Parte integrante e contínua Atitude positiva e construtiva incentivadora

Verificação da aprendizagem Observação- registro Métodos tradicionais Verificação da aprendizagem

É parte do processo- levar em conta as competências pedagógicas As competências sociais Servirão como apoio ( sublinhar)

Como lidar com o erro Tentativa considerada Aumenta a auto confiança Oportunidade ideal de revisão de conceitos e estratégias Tentativa considerada Aumenta a auto confiança

Não aceitando críticas Mostrando que a solução não atende Postura adequada Não criticando Não aceitando críticas Mostrando que a solução não atende A solução correta deve vir da turma

Eixos temáticos Eixo temático I ENERGIA Eixo temático II BIODIVERSIDADE

POR QUE ENSINAR-

COMO ENSINAR-

O QUE ENSINAR