ACOLHIMENTO HUMANIZADO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas
Advertisements

A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
Ampliando o acesso com resolubilidade na rede básica
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Unidade de Prevenção Acesso a Insumos de Prevenção Brasília,
PROGRAMA HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AO USUÁRIO E SUA REDE SOCIAL.
ACOLHIMENTO Camilla Maia Franco Psicóloga Organizacional
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Avaliação da situação de saúde
Programa de Saúde da Família Associação Congregação de Santa Catarina
SEÇÃO TÉCNICA DE SAÚDE PLANEJAMENTOESTRATÉGICO
XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
Fortalecer a articulação no âmbito do SUS, buscando a universalização e a eqüidade do acesso à saúde da população indígena; Discutir as necessidades de.
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
ACOLHIMENTO ENFERMAGEM DA FAMÍLIA.
NÓS AINDA ACREDITAMOS... GILSON CARVALHO GISON CARVALHO.
HUMANIZA CEPAC.
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
Política Nacional de Humanização
Atenção Básica(AB) e a estratégia Saúde da Família(eSF)
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Acolhimento O que entendemos por acolhimento?
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
Participação da Comunidade na cogestão da saúde pública no Brasil
VISITAS DOMICILIARES EM SAÚDE MENTAL
ACOLHIMENTO EM REDE.
Proposta do Distrito Sanitário Leste Novembro 2007
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
O Apoio Matricial no município de Viamão Camila Jardim
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
Políticas Públicas de Saúde: PSF
Prof.João Galdino. No que se refere às questões relativas à infraestrutura, à logística e às diretrizes, recomenda-se que sejam avaliadas algumas possibilidades,
“DIFICULDADE ESCOLAR: AVANÇOS E DESAFIOS NA REGIONAL OESTE”
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
TERRITORIALIZAÇÃO.
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Centro de Referência de Assistência Social
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
SIAB – SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE ATENÇÃO BÁSICA
O Assistente Social, como profissional de Saúde, tem como competências intervir junto aos fenômenos sócios-culturais e econômicos, que reduzem a eficácia.
A IMPORTÂNCIA DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DAS DST/AIDS MONTEIRO JR, Cláudio Celso, GONÇALVES, Dreyf A., MARQUES, Patrícia,
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Kamilla Maria Sousa de Castro2; Nicole.
Política Nacional de Atenção Básica
DESAFIO 4: VALORIZAÇÃO SOCIAL DA APS E AÇÕES INTERSETORIAIS ARMANDO - COSEMS CAROLINE - COSEMS RS CELIA BORTOLETO - COSEMS DANIELA BORBA – SES RO ELISABETH.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
ÁREA TÉCNICA SAÚDE DO IDOSO
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB);
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Passos para implantação.
PSF como Porta de Entrada do SUS
Hipertensão Arterial e Saúde Bucal. SAÚDE BUCAL NA ATENÇÃO BÁSICA Com a implantação do SUS na década de 1990, houve a necessidade de reorganizar as ações.
Estratégia de Saúde da Família
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Lílian Rodrigues de Oliveira
PEPAST Projeto Educação popular e Atenção à Saúde do Trabalhador.
DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO: PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL. Foz do Iguaçu – PR, 15 de Abril de 2015.
Cidadania e Participação A constituição de 1988 representa um marco para sociedade brasileira, pois a cidadania é definida como um dos princípios básicos.
VI ENCONTRO ESTADUAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA GRAVATÁ.
INFLUÊNCIA DO ACOLHIMENTO OTIMIZADO SOBRE A RESOLUTIVIDADE EM ATENÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA INOVADORA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ AUTORA: ENFª. MIRELA MARRY.
Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS
Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS.
METODOLOGIA DE TRABALHO COM FAMÍLIAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE SÁUDE
Transcrição da apresentação:

ACOLHIMENTO HUMANIZADO Evaristo ACOLHIMENTO HUMANIZADO

Definição de Acolhimento ACOLHIMENTO HUMANIZADO Definição de Acolhimento Acolher: receber, recepcionar, aceitar, ouvir mais do que falar, envolve uma interação entre pessoas (profissional/usuário), ocorre em qualquer momento e em todos os setores da Unidade de Saúde (Unidade de Saúde Acolhedora). ENFIM... TUDO O QUE CADA UM DE NÓS PRECISA E GOSTA DE RECEBER.

ACOLHIMENTO HUMANIZADO USF “Porta de entrada” do SUS. Organização do acesso de acordo com as necessidades. Momento fundamental para a Educação em Saúde. Implica em transformação da relação: serviço e a população; profissionais e o cidadão usuário.

FATORES IMPORTANTES PARA UM ACOLHIMENTO EFICAZ ACOLHIMENTO HUMANIZADO FATORES IMPORTANTES PARA UM ACOLHIMENTO EFICAZ 1- Trabalho em equipe Respeito, organização, decisão, coerência, resolutividade. A concentração do gerenciamento da equipe de Saúde da Família deve ser auto-gerenciada, dando oportunidade aos membros da equipe de incorporar uma nova vivência do atendimento (Humanista e Social). A prática evidencia a necessidade de se reservar horários semanais para a discussão e avaliação em equipe do fluxo de acolhimento.

FATORES IMPORTANTES PARA UM ACOLHIMENTO EFICAZ ACOLHIMENTO HUMANIZADO FATORES IMPORTANTES PARA UM ACOLHIMENTO EFICAZ 2- Visita Domiciliar Elemento central da Equipe de Saúde da Família ACS que garante o vínculo. Monitorar a situação de saúde das famílias. Propiciar através da visita a divulgação das ações.

DIRETRIZES DO ACOLHIMENTO ACOLHIMENTO HUMANIZADO DIRETRIZES DO ACOLHIMENTO 1-Garantir os princípios do SUS; 2-Reorganizar o processo de trabalho para a equipe multiprofissional; 3-Contribuir para a construção de um novo modo de ver o processo de saúde/doença como responsabilidade social; 4-Possibilitar aos ACS a participação no acolhimento, aproximando a relação dos usuários e dos profissionais de saúde; 5-Todos os profissionais da equipe Saúde da Família tem responsabilidades no acolhimento.

ETAPAS DE IMPLANTAÇÃO DO ACOLHIMENTO ACOLHIMENTO HUMANIZADO ETAPAS DE IMPLANTAÇÃO DO ACOLHIMENTO 1º- Planejar o Acolhimento (fluxo do acolhimento) 2º- Definir o fluxo dos usuários durante e após o Acolhimento, de acordo com a estrutura física e recursos humanos de cada USF. 3º- Informar e discutir a proposta da Rotina do Acolhimento da USF com o Conselho Local de Saúde e/ou Associação de Moradores. 4º- Divulgar a nova rotina do Acolhimento na USF. 5º- Avaliar o resultado e reajustar, replanejar a organização do Acolhimento. 6º- Implantação do Acolhimento na Unidade de Saúde da Família.

ACOLHIMENTO NA UNIDADE DE SAÚDE O ACOLHIMENTO É INTEGRAL E UNIVERSAL. ACOLHIMENTO HUMANIZADO ACOLHIMENTO NA UNIDADE DE SAÚDE No inicío da implantação do Acolhimento é comum verificar um aumento de demanda na Unidade, porque muitas demandas reprimidas começam a ser descobertas. O ACOLHIMENTO É INTEGRAL E UNIVERSAL.