ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE TAYLOR
Frederick Winslow Taylor (1856-1915): FREDERICK TAYLOR Frederick Winslow Taylor (1856-1915): ORIGEM: nasceu na Pensilvânia, EUA. Família Quaker, educação básica rígida e disciplinada com conhecimentos de francês e alemão
FREDERICK TAYLOR (1) (1856-1915) FORMAÇÃO ESCOLAR: Com 18 anos aprovado em Direito (Harvard), mas começou a trabalhar como operário em uma metalúrgica da Filadélfia. CARREIRA (1878 a 1884): Operário a engenheiro chefe Pode ser visto como: experimentador e pesquisador; autor e divulgador de experimentos; formador de uma equipe e linha de pensamento TO-02
FREDERICK TAYLOR(2) (1856-1915) Crença: Acreditava que cada operário produzia um terço do que poderia produzir chamando o processo de “vadiagem sistemática” Razão atribuída por Taylor: Os trabalhadores acreditavam que trabalhando mais depressa, outros trabalhadores perderiam o emprego Os sistemas administrativos falhos da época forçavam os operários a trabalhar mais lentamente para proteger seus próprios interesses Métodos de trabalhos empíricos vinham passando de uma geração para outra de trabalhadores
FREDERICK TAYLOR(2) (1856-1915) Sistema de trabalho: Análise do trabalho; padronização das ferramentas; seleção e treinamento dos trabalhadores; supervisão e planejamento; pagamento por produção Considerado: Pai da administração científica
Estudos de Taylor Taylor defendia os seguintes princípios: • Gerentes planejam, Operários executam: Dissociação entre planejamento e execução. • Divisão do trabalho: Uma atividade deve ser dividida no maior número possível de subtarefas para propiciar maior eficiência do operário. • Supervisão funcional:Taylor era contrário à centralização da autoridade, e propunha a existência de diversos supervisores – cada qual especializado em determinada área. • Ênfase na eficiência: Existe uma única maneira de executar uma atividade (the best way).
ESTUDOS DE TAYLOR ADMINISTRAÇÃO DE OFICINAS Livro: Administração de Oficinas (em 1903) Objetivo: Racionalização do trabalho do operário, por meio do estudo dos tempos e movimentos. Duas fases: Analítica (descarte de movimentos inúteis e observação de habilidosos); Construtiva (Arquivo de movimentos elementares e tempo)
ESTUDOS DE TAYLOR ADMINISTRAÇÃO DE OFICINAS Essência: Boa administração = pagar altos salários e baixos custos de produção Administração deve aplicar métodos científicos de pesquisa e experimento, para formular princípios e padrões de controle Empregados precisam ser cientificamente colocados em postos com materiais e condições cientificamente selecionadas Empregados cientificamente treinados para desenvolver aptidões Alta administração devia desenvolver atmosfera de cooperação
ESTUDOS DE TAYLOR ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Livro: Princípios de Administração Científica (em 1911) Objetivo: Apresenta estudos sobre Administração Geral Contexto: Vadiagem sistemática dos operários, desconhecimento das rotinas de trabalho por parte dos gerentes e do tempo necessário para sua realização e falta de uniformidade das técnicas e métodos de trabalho dos empregados.
ESTUDOS DE TAYLOR ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Objetivo básico: Incrementar a produtividade do trabalhador por meio de uma análise científica sistemática do trabalho do empregado, atingindo “uma maneira melhor” de realizar tal trabalho, assegurando a prosperidade para o empregador, conjugada com a máxima prosperidade para os trabalhadores. Princípio da exceção: Alta Administração=>concentração nas tarefas estratégicas Pessoal operacional => concentração nas tarefas padronizadas e de rotina
CARACTERÍSTICAS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Ciência em lugar do empirismo Harmonia em vez de discórdia Cooperação, não-individualismo Máxima produção e não-restrição de produção Desenvolvimento de cada indivíduo para sua máxima eficiência e prosperidade
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Planejamento Preparo Controle Execução
SEGUIDORES DE TAYLOR Frank e Lilian Gilbreth (1916-1917): Estudos dos tempos e movimentos dos operários e o estudo da fadiga humana Propôs princípios relativos à economia de movimentos: Relativos ao uso do corpo humano Relativos ao arranjo do local de trabalho Relativos ao desempenho dos equipamentos e ferramentas Henry Gantt (1880-1901): Sistema de pagamento por incentivo “tarefa-bônus”
Seguidores de Taylor (cont.)
Seguidores de Taylor (cont.) Carl Barth (discípulo mais ortodoxo de Taylor)(1860-1939): Complexos problemas matemáticos dos experimentos de corte de metais Harrington Emerson (1853-1931): 12 princípios da eficiência: Ideais claramente definidos (objetivos); Senso comum (bom senso) Orientação competente; Disciplina; Tratamento justo; Registros confiáveis e imediatos; Prontidão, rapidez (nas rotinas); Padrões e programações; Condições padronizadas; operações padronizadas; Instruções escritas nas práticas-padrão Recompensas pela eficiência primeiros trabalhos de seleção e treinamento antecipando a APO TO-02
Seguidores de Taylor (cont.) Morris Cooke (1872-1960): Aplicação da Administração Científica no governo e na educação. Em 1911 aplicação da teoria de taylor na prefeitura da Filadélfia. Henry Ford (1863-1947): Grande empresário com visão prática. Seus princípios: Produtividade (máxima produção num período); Intensificação (giro capital com mínima imobilização do mesmo); Economicidade (mínimo matéria-prima); A política de Henry Ford se alicerçou na produção em massa, em série e em cadeia contínua; no pagamento de altos salários e na fixação de preços mínimos para os bens produzidos. Cria a linha de montagem (1913): 1 carro a cada 84 minutos TO-02
CRÍTICAS AO SISTEMA DE TAYLOR Dois grupos: Mecanização: que desestimula a iniciativa pessoal do operário, tornando-o “parte da máquina”, não considerando os seus aspectos psicossociais Esgotamento físico: freqüente da ânsia em realizar mais do que previsto, para aumentar pagamento Conseqüências: Especialização demasiada da produção do operário, tornando-o apêndice da máquina; Destruir a iniciativa própria e relacionamento interpessoal Atomizar o trabalho em demasia, minimizando as aptidões dos operários TO-02