Ensino – As abordagens do processo de Ed

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Transcrição da apresentação:

Ensino – As abordagens do processo de Ed Ensino – As abordagens do processo de Ed. Pedagogica e Universitaria Autora: Maria da Graça N. Mizukami Capítulo 3 Abordagem Humanista

Características Gerais Consideram-se as tendências ou enfoques encontrados predominantemente no sujeito. No Brasil, os principais autores que trabalharam neste tema: ⋞ A. Neill – coloca o sujeito como principal elaborador do conhecimento humano. ⋞ C. Rogers – o ensino centrado no aluno. Destaca-se o desenvolvimento da personalidade do indivíduo em seus processos de construção e organização pessoal da realidade. O professor não transmite conteúdo, dá assistência, sendo um FACILITADOR DA APRENDIZAGEM.

Homem Considerado como único, tanto em sua vida interior, quanto em percepções do mundo. Não nasce com um fim determinado. É um projeto permanente e inacabado. Segundo a abordagem rogeriana, ser humano é: Ser totalidade, diferente, independente, devendo ser aceito e respeitado. Possuir capacidade, tendência a autodirigir-se e reajustar-se. Ser uma pessoa considerada num presente imediato.Aqui e agora. Interagir com outras pessoas.

Mundo Para Rogers, o ser humano reconstrói em si o mundo exterior, através das percepções que tem. Um do aspectos básicos da pessoa que se desenvolve no mundo, é o “eu”, que irá percebê-lo e diferenciá-lo. A ênfase é no sujeito, mas uma das condições necessárias para o desenvolvimento individual é o ambiente.

Sociedade-Cultura ⋞ Rogers não trata especificamente a sociedade, mas sim o indivíduo e tem enorme confiança neste e no pequeno grupo, onde a única autoridade necessária é a de estabelecer qualidade de relacionamento interpessoal. Não aceita o controle e manipulação das pessoas, ainda que isso seja feito com a justificativa de tornar as pessoas “mais felizes”. ⋞ Neill não tentou educar as crianças para que se ajustassem à ordem vigente. Seu objetivo era criar pessoas felizes, com valores voltados para o ser e não para o consumo.

Conhecimento Construído através da experiência pessoal. Se existir uma realidade objetiva, ninguém a conhece realmente. Experiência = realidades vividas pelo homem, com significados reais. É o ponto de partida para o crescimento. O ser humano tem curiosidade natural para o conhecimento. O jovem tem a ânsia de descobrir, de resolver problemas. O único homem que se educa é aquele que aprendeu a aprender.

Educação Trata-se da educação do homem, não apenas em situação escolar. A filosofia de Rogers é a denominada educação democrática.Consiste em voltar a responsabilidade da educação ao próprio aluno. O objetivo é liberar a capacidade de auto-aprendizagem, desenvolvendo assim, seu intelecto e emocional. Leva à busca de autonomia (dar-se regras). Opõe à anomia (ausência de regras) Opõe à heteronomia (regras dadas pelos outros)

Segundo Neill... A educação do sec. XIX foi uma manipulação explícita. A educação do sec. XX, uma manipulação psíquica: persuasão. Ele tenta se fundamentar no respeito ao ser humano, pois cada aluno é único e o relacionamento com cada um deles também o deve ser. Pontos básicos do sistema Neill: Fé na bondade da criança; Alvo da educação: trabalhar para encontrar a felicidade; Considerar necessidades psíquicas da criança; Disciplina extensiva exposta: gera medo e medo gera hostilidade; Sinceridade dos professores; Para ser independente, é necessário ‘cortar’ os laços familiares.

Escola De acordo com o humanismo, a escola deve oferecer condições para que a criança se desenvolva no sentido de vir-a-ser. Sobre as experiências de Rogers quanto ao ensino: Deveriam abolir o ensino, notas , exames e diplomas. Abolir a exposição de conclusões, pois não servem para adquirir conhecimento significativo. Na análise de Neill, o princípio da escola é não interferir no crescimento da criança e não exercer pressão sobre ela. “uma escola que faz com que alunos ativos fiquem sentados em carteiras é uma escola má. Será boa apenas para os cidadãos não criadores que desejam crianças dóceis, prontas a se adaptarem a uma civilização cujo marco de sucesso é o dinheiro” (Neill p. 4)

Ensino-aprendizagem Deve centralizar na pessoa com método não-diretivo, ou seja, implementar a atitude de confiança e respeito pelo aluno. O professor se limita a facilitar a informação do estudante consigo mesmo.

Alguns princípios básicos resultantes da proposta de ensino rogeriana: Todo aluno tem potencial para aprender; Se a resistência à aprendizagem é pequena ele realiza potencial para aprender; Criatividade, autoconfiança é função de auto-avaliação; A aprendizagem significativa é aquela que envolve a pessoa. Causa mudança de comportamento, atitudes. O educando saberá se está indo em direção ao que quer saber.

Professor-aluno O professor assume função de facilitador, fazendo o aluno entrar em contato com problemas que tenham repercussão na sua existência. Deve aceitar o aluno tal como ele é e compreender os sentimentos que ele possui. O aluno tem responsabilidade por seus objetivos referentes à sua aprendizagem.

Metodologia Cada educador deve desenvolver um estilo próprio para facilitar a aprendizagem dos alunos. Para Neill, as técnicas didáticas, recursos, meios, mídia, tem pouca importância. Aulas expositivas = os alunos recebem a informação que privilegia a cognição e esquece o emocional.

Proposta Rogeriana sugere… Restauração e estímulo à curiosidade do aluno; Encorajar o aluno a escolher seus interesses; Promover interação entre meios reais; Capacitar às situações problemáticas do futuro.

Avaliação Rogers e Neill desprezam qualquer tipo de avaliação padronizada. “Crianças, como adultos, aprendem o que desejam aprender. Toda outorga de prêmios e notas e exames desvia o desenvolvimento adequado da personalidade” (Neil, 1963, p. 24) Defendem a auto – avaliação, pois apenas o indivíduo pode conhecer realmente sua experiência e ela só pode ser julgada a partir de critérios internos. Critérios externos podem resultar em desajuste.

Considerações Finais UFA!!! Enfatiza-se no humanismo o subjetivo, a auto- realização e o vir - a – ser. Conteúdos de fora são secundários. Rogers não se preocupa com a definição de termos. Não se trata de uma obra realizada para educação em si, porém para a terapia.

Integrantes Alécio Barbosa Ana Elisa Coelho Camila Bezerra Cristiane Rosa Elson Santos