Colégio Agrícola “José Bonifacio”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lógica “A Lógica tem, por objeto de estudo, as leis gerais do pensamento, e as formas de aplicar essas leis corretamente na investigação da verdade”
Advertisements

Raciocínio Lógico Matemático
Prof. Marcone Sotéro Cálculo de Predicados Prof. Marcone Sotéro
Lógica Matemática e Computacional 1.2 – Conceitos Preliminares
Elementos de Lógica Matemática
LÓGICA MATEMÁTICA PROPOSIÇÕES E CONECTIVOS
LÓGICA PROPOSIÇÕES E CONECTIVOS
LÓGICA MATEMÁTICA OPERAÇÕES LÓGICAS SOBRE PROPOSIÇÕES
Introdução a Lógica Matemática
Lógica Introdução.
Jorge Muniz Barreto UFSC-INE
Prof. Sérgio Altenfelder
INTRODUÇÃO A lógica faz parte do nosso cotidiano.
BCC 101– Matemática Discreta
Profa. Éverlin Marques PRD-MEC
Curso: Licenciatura em Matemática
Lógica Matemática Introdução.
DEDUÇÃO NO CÁLCULO PROPOSICIONAL
A Lógica das Sentenças Abertas Profa. Ana Florencia Aula 9
INF 1771 – Inteligência Artificial
Lógica Matemática.
Curso de Licenciatura em Matemática
Exercícios de lógica -sensibilização
Lógica Matemática e Computacional
Raciocínio Lógico Prof. Diego.
Prof. Kleyton Gustavo de Rezende Filosofia – º Médio A e B
Lógica Proposicional UESC
Lógica Proposicional Caderno de Exercícios.
Introdução a Lógica Prof. Luiz Carlos Gabi.
Lógica Matemática e Computacional
GEOMETRIA AXIOMÁTICA, SEGMENTOS DE RETA
Prof. Esp. Cristiano José Cecanho Inteligência Artificial
Não se esqueça de estudar. Vamos ver alguns exemplos
SEMÂNTICA.
Introdução (slides modificados de Joseluce Cunha)
Fundamentos de Matemática: Alguns apontamentos
Lógica Matemática.
CONTRUÇÃO DA TABELA-VERDADE
Maria Amélia Ribeiro Fernandes 2010
“A lógica é uma ciência do raciocínio”
UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA
Lógica Erros Comuns Dicionário Escolar de Filosofia, de Aires Almeida LÓGICA.
Lógica matemática.
Introdução à Lógica Jeneffer Ferreira
BCC101 Matemática Discreta I
Conectivos Lógicos / Operações
Lógica Matemática Introdução.
Inteligência Artificial: Lógica Proposicional e Prolog
ALGORITMO Samuel Â. Lopes.
Lógica Proposicional.
Lógica e Teoria dos Conjuntos
LÓGICA PROPOSICIONAL.
Introdução à Engenharia de Computação
Lógica Proposicional.
LÓGICA PROPOSICIONAL ou CÁLCULO PROPOSICIONAL
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Lógica para Computação
Prof. Christiano Lima Santos
Lógica matemática.
Lógica Aulas 12 ao 15 “Um raciocínio lógico leva você de A a B. A imaginação leva você a qualquer lugar que você quiser.” Albert Einstein.
UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA Professor: Yure de Queiroz Lima
NOÇÕES DE LÓGICA Professor: Renilson.
Tema 1 – Lógica e Teoria dos Conjuntos
O que é lógica? Lógica é uma parte da filosofia que estuda o fundamento, a estrutura e as expressões humanas do conhecimento. A lógica foi criada por Aristóteles.
Negação de Proposições Simples ou Compostas
Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Fundamentos de Lógica e Algoritmo Resumo do 1º Bimestre Profª. Katiuscia Lopes dos Santos.
Introdução à Lógica Matemática Prof. Gilbert Azevedo IFRN Técnico em Informática para Internet.
PROF. NAYARA ZAGO BASSETTO
Proposições e Conectivos Lógicos
Linguagem Digital Introdução à Lógica Celso Medeiros 6EF B Tarde
Transcrição da apresentação:

Colégio Agrícola “José Bonifacio” Elementos da Lógica Prof. Carlos Eduardo Caraski

Você já se perguntou como um computador é capaz de fazer coisas como controle do orçamento doméstico, jogar xadrez, ou verificar a ortografia em um documento? Há bem pouco tempo, essas coisas só podiam ser feitas por humanos. Agora, os computadores as fazem com aparente facilidade. Como um "chip" feito de silício e fios pode fazer algo que, aparentemente, só poderia ser realizado pelo cérebro humano?

Lógica

Aristóteles, filósofo grego (384 - 322 a. C Aristóteles, filósofo grego (384 - 322 a.C.), foi o fundador da ciência da lógica, e estabeleceu um conjunto de regras rígidas para que conclusões pudessem ser aceitas logicamente válidas. O emprego da lógica de Aristóteles levava a uma linha de raciocínio lógico baseado em premissas e conclusões. Como por exemplo: "Todo ser vivo é mortal" (premissa 1), “Júlia é um ser vivo" (premissa 2), “Júlia é mortal“ (Conclusão) Desde então, a lógica Ocidental, assim chamada, tem sido binária, isto é, uma declaração é falsa ou verdadeira

Raciocínio Verdadeiro Argumento Falso

Definições Lógica é uma parte da filosofia que estuda o fundamento, a estrutura e as expressões humanas do conhecimento.

“Ciência das leis do pensamento” Pensamento é estudado pela psicologia. “Lógica é uma ciência do raciocínio” Pois a sua idéia esta ligada ao processo de raciocínio correto e incorreto que depende da estrutura dos argumentos envolvidos nele.

Assim concluímos que a lógica estuda as formas ou estruturas do pensamento, isto é, seu propósito é estudar e estabelecer propriedades das relações formais entre as proposições

Proposições Chamaremos de proposições, a todo conjunto de palavras ou símbolos que exprimem um pensamento de sentido completo. As proposições transmitem pensamentos, isto é, afirmam fatos ou exprimem juízos a respeito de alguma coisa. Valores Verdadeiro ou Falso

Princípios - Princípios da não-contradição Uma proposição não pode ser verdadeira e falsa simultaneamente. - Principio do terceiro excluído: Uma proposição só pode ter dois valores verdades, isto é, é verdadeiro (V) ou Falso (F), não podendo ter outro valor.

Exemplos - Belo Horizonte é a capital de minas. - 2 + 2 = 5. - 2 é um numero primo. - Elvis não morreu.

Exemplos não Proposições - Belo Horizonte é a capital de minas? - 2 + 2. - 2 é um numero primo! - Escrever um verso.

Exercícios 1 –( ) A lua é um satélite da terra. Marque as frase que podem ser considerado uma proposição segundo a lógica. 1 –( ) A lua é um satélite da terra. 2 –( )O filho do presidente do Brasil, em 1970, era médico. 3 – ( )2+2=5 4 – ( )Onde você mora? 5 – ( )Que belo jardim é o desta praça! 6 – ( )Escreva um verso. 7 – ( )Pedro estuda e trabalha. 8 – ( )Duas retas de um plano são paralelas ou incidentes. 9 – ( )Se Pedro estuda, então tem êxito na escola. 10 –( )Vou ao cinema se e somente se conseguir dinheiro.

Exercícios 1 ( )– 3+5=8 2 ( )– A lua é um satélite da terra. Assinale com os dois valores lógica. 1 ( )– 3+5=8 2 ( )– A lua é um satélite da terra. 3 ( )– Colombo descobriu o brasil. 4 ( )– Pedro Álvares Cabral descobriu a Colômbia 5 ( )– O numero 11 é primo. 6 ( )– (8-3) = 8 – 3 7 ( )– Um número divisível por 2 é par

Proposições Simples – Qualquer enunciado susceptível de ser verdadeiro ou falso pode ser considerado com uma proposição simples na atividade de modelagem; basta que ela possa ser considerada como indivisível, ou seja, não constituída de proposições mais simples. Composta – é um enunciado visto como constituído de outra proposições mais simples de forma a expressar uma:

Negação. A proposição afirma que certa proposição não é verdadeira Negação. A proposição afirma que certa proposição não é verdadeira. Exemplo a lua não está visível hoje é a negação de a lua está visível hoje. Conjunção. Afirma que duas proposições são verdadeiras. Exemplo: o dia está lindo, embora esteja nublado é a conjunção de dia está lindo e está nublado. Disjunção. Afirma que pelo menos uma entre duas proposições é verdadeiro. Exemplo: Godofredo estuda muito ou é inteligente diz que Godofredo estuda muito ou Godofredo inteligente ou Gofredo estuda muito e é inteligente.

Condicional. Afirma que caso uma certa proposição seja verdadeira, uma outro também é, ou seja, não é o caso que a primeira possa ser verdadeira e a outro falsa. Exemplo: se chover hoje, não vou ao cinema diz que se a proposição hoje vai chover for verdadeira, então a proposição hoje não vou ao cinema é verdadeira. Bicondicional. Afirma que uma certa proposição é verdadeira exatamente nos casos em que uma outra também é. Exemplo: o numero é par se, e somente se, seu quadrado é par diz que a proposição o número é par e o quadrado do número é par são ambas verdadeiras ou ambas falsa.

Mais exemplos de proposições que podem ser vistas como compostas: • O número 5 não é negativo. É a negação da proposição o número 5 é negativo. • O número 1 é impar e o 2 é par. É a conjunção de duas proposições: o número 1 é impar e o número 2 é par. Mário é arquiteto ou engenheiro. É a disjunção de duas proposições: Mário é arquiteto e Mário é engenheiro.

Observe que qualquer uma dessas proposições pode ser considerada uma proposições simples. Por exemplo, se a primeira proposições acima for considerada simples (na etapa de modelagem), não mais será possível distinguir que ela é a negação da proposição o número 5 é negativo.

Mário é arquiteto ou engenheiro; Segue um argumento do tipo que pode ser modelado e formalizado mediante a lógica proposicional. Mário é arquiteto ou engenheiro; se Mário é engenheiro então ele sabe matemática; e Mário não sabe matemática; pode-se concluir que Mário é arquiteto.

Negação - não (não, é falso, não é verdade que) Conjunção – e (e, mas , também, além disso) Disjunção – ou Condicional - se então (se...então, implica, logo, somente se) Bi condicional - se somente se (...se, e somente se...; ...é condição necessária que ...)

Identifique as proposições simples que compõem os as proposições a seguir, assim como os tipos de composição. Procure identificar o máximo possível de proposições simples, isto é, considere uma proposições como simples somente se não for possível considerá-la composta. Há certos aspectos que não são representáveis em lógica proposicional; ignore-os. a) João é político mas é honesto. b) Carlos é careca e Pedro é estudante. c) Se Carlos é careca, então é infeliz. d) Carlos é careca ou Pedro é estudante. e) Se você for brasileiro, gosta de futebol, desde que não torça para o Tabajara. f) Se chover hoje, então a rua ficará molhada. g) Se um triângulo é retângulo, então, dois de seus lados são perpendiculares. h) Jorge é gaúcho ou é Catarinense. i) Um triângulo é retângulo se e somente se tem um ângulo reto.

Respostas A__________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ B__________________________________________________________________________ C__________________________________________________________________________ D__________________________________________________________________________

E______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ F______________________________________________________________________________ G______________________________________________________________________________ H______________________________________________________________________________ I_____________________________________________________________________________