DESIGN INSTRUCIONAL PARA A EAD: Bases e Fatores Culturais Hermelina P. Romiszowski XX Congresso Brasileiro de Educação a Distância.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Advertisements

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
FUMEC GESTÃO DE ENSINO NA VIRTUALIDADE UNIVERSIDADE
“Modelo de qualificação profissional para portadores de deficiência auditiva, com utilização de tecnologias de comunicação e informação”
Currículo MERCOSUL, 1997 Área 1 – Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação Área 2 – Processamento da Informação Área 3 – Recursos e Serviços.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Desenvolvimento do trabalho Manhã do dia Conceitos e características da avaliação em larga escala. Conceitos e características da avaliação em larga.
LUGAR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
um desafio contemporâneo
Formação por competências
CURSO: DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR (UMC)
Projeto Competências em EAD
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
CONTEXTO DE CONSTRUÇÃO DO.
Escolhendo o nosso Futuro
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
11 º Congresso Internacional ABED
Currículo por Competências e Habilidades.
Profa. Dra. Rita Maria Lino Tarcia
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Percurso da Comunicação Aplicada
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
O PAPEL DO ESTUDANTE E O PAPEL DO PROFESSOR Ruiz-Madrid (2006)
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Referências Bibliográficas
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
Gerência de Educação Profissional GEPRO
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Papel do Tutor em EAD.
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Princípios Pedagógicos da EaD na Contemporaneidade. Preparação adequada do instrutor, apoio e tutoria.
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
Transcrição da apresentação:

DESIGN INSTRUCIONAL PARA A EAD: Bases e Fatores Culturais Hermelina P. Romiszowski XX Congresso Brasileiro de Educação a Distância /ABED Outubro 2014

EDUCAÇÃO HOJE Aumento de oportunidades / questões antigas e novas Desafios para inclusão (social/digital) Mídias e Tecnologias: aliados Desafios para o Design Instrucional

DESIGN INSTRUCIONAL Área da Tecnologia Educacional (AECT, ABT) Projeto de Ensino e Aprendizagem (planejamento baseado em princípios científicos de comunicação, aprendizagem e ensino/melhoria dos recursos/materiais didáticos elaborados )

Desafio da Consistência Pedagógica: vários fatores Fatores Culturais: “constelação de valores e atitudes que caracterizam um grupo ou nacionalidade e que o distinguem de outros grupos e nacionalidades” (Chapman, 1990) DESIGN INSTRUCIONAL PARA A EAD

Equipe multidisciplinar –Designer Instrucional –Web designer –Desenhista gráfico –Avaliador Áreas específicas / funções diferentes / integração Design e Desenvolvimento Instrucional

DESIGNER INSTRUCIONAL Competências básicas/pré-requisitos Competências específicas/contexto Variações: modelos e enfoques são orientações/aplicação inteligente e criativa

DESIGN INSTRUCIONAL NA PRÁTICA Utiliza/cria modelo adequado à realidade Planejamento/Projeto: âmago processo design todo processo tomada decisão sobre como ensinar/design de ensino e aprendizagem; que origina “como tomar as decisões”?; que origina MODELOS do PROCESSO – modelos de design instrucional (adaptado de Papaneck, 1971)

Design Curricular Design Instrucional Elaboração do Sistema (uso de questões avaliativas) DESIGN INSTRUCIONAL: metodologia TTS

Referenciais Básicos Planejamento sistêmico/integrado: didático - pedagógico Planejamento e avaliação de “mãos dadas” Avaliação útil: critérios e resultados claros Equipe multidisciplinar: competência e gestão DESIGN INSTRUCIONAL: fatores culturais

AVALIAÇÃO: ATIVIDADE DE PROBLEMATIZAÇÃO E REFLEXÃO Obtenção d informações Utilização de informações Atendimento ‘a realidade Garantia de qualidade (

DESIGN INSTRUCIONAL: fatores culturais EAD online Quadro animador, mas... Falta consenso sobre o significado para o ensino e a aprendizagem; Insuficiente entendimento dos contextos; Ênfase em produtos; Pouca pesquisa e avaliação de usos e impactos, principalmente em relação aos usuários.

DESIGN INSTRUCIONAL: fatores culturais Importância de considerar conceitos, valores, convenções, significado das palavras na comunicação, ou seja aspectos não visíveis na comunicação on-line e a acentuada diversidade do universo

DESIGN INSTRUCIONAL: fatores culturais Questões como: linguagem, pedagogia, currículo, organização distribuição e manutenção da tecnologia, atitudes sociais e culturais em relação a ela devem ser parte integrante do processo de ensino e aprendizagem.

DESIGN INSTRUCIONAL: fatores culturais Melhorar a EAD clama pelo desafio de equilibrar inovações tecnológicas e as necessidades das pessoas. Clama por reflexões e revisões constantes das metodologias de ensino e aprendizagem, de modo que a prática pedagógica não fique em descompasso com a realidade sócio- educacional.

DESIGN INSTRUCIONAL: fatores culturais “Project Management”/área crítica /questões de implementação e gestão Ações para intervenções gerenciais no tempo certo, na hora certa... Equilíbrio com as pressões e limitações para um sistema de aprendizagem efetivo Uso de modelo de gestão com ferramentas e técnicas apropriadas para intervenções em qualquer fase/momento do trabalho....

DESIGN INSTRUCIONAL: fatores culturais Gestão Deve assegurar que o trabalho seja concluído em tempo, de acordo com o orçamento, e num nível de qualidade aceitável

DESIGN INSTRUCIONAL: fatores culturais Premissas válidas para outras instâncias do DI e projeto educacional como um todo Referenciais, Critérios, Competências, Desempenho, Gestão e Avaliação – bases para a sustentabilidade de projetos educacionais, presenciais e a distância.

Obrigada!