O trabalho em Marx A ontologia do ser social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pesquisa e Produção do Conhecimento
Advertisements

Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
Quem é o homem ?.
Dinâmica e Gênese dos Grupos
O TRABALHO COMO GÊNESE DO SER SOCIAL
PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
SOCIALISMO UTÓPICO SOCIALISMO CIENTÍFICO
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
A ESCOLA DE FRANKFURT Teoria Crítica.
Sofrimento Psíquico e Trabalho
O QUE É SOCIOLOGIA?.
A Sociologia clássica de Karl Marx
BEM-VINDO À DISCIPLINA
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Jean-Paul Sartre (21 de Junho de 1905 —15 de Abril de 1980)
MATERIALÍSMO HISTÓRICO PROF: CRISTIANO ALMEIDA
Searle, John. Consciência e Linguagem. S. Paulo: Martins Fontes 2010
Professora Suraia Rahmé
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
Marco Doutrinal e Marco Operativo
FUNDAMENTOS POLÍTICOS- ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO aula 04 CURSO: PEDAGOGIA Prof. Marcelo Muzi Silva.
JEAN JACQUES ROUSSEAU (1712 – 1778)
Instrumentais técnicos
Psicologia Histórico Cultural: origens e pressupostos gerais
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
O materialismo histórico
Ensino Médio Integrado: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA SUA EFETIVA IMPLEMENTAÇÃO Professora: Elisangela Tosetto Teixeira Orientador: Adnilson José da Silva.
Então vamos para a prova final!
Mário Chiarastelli Paulin
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
A sociologia de Karl Marx
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
Para uma visão marxista das relações internacionais
CSO 089 – Sociologia das Artes
Karl Marx Máxima: 1818 – 1883 d.C. “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. Teses.
Karl Marx ( ) - comprometimento em relação a classe trabalhadora
FILOSOFIA 3ª SÉRIE E.M. IDEALISMO ALEMÃO.
Os teóricos da Sociologia e suas obras
O aparecimento da consciência humana
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
MARX Revolução para ver o mundo e a si mesmo o ser humano visto a partir de sua essência histórica a própria consciência do S.H. está imersa na concretude.
HUMANIZAÇÃO E ALIENAÇÃO
Disciplina: Concepção de Educação e Trabalho Prof
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
IDEOLOGIA.
A DIALÉTICA DO SINGULAR-PARTICULAR-UNIVERSAL
Modos de Produção Em Karl Marx.
ESCOLA DE FRANKFURT.
ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS DO TRABALHO
A DIALÉTICA OBJETIVAÇÃO-APROPRIAÇÃO O significado e o sentido
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed 1897/1934 – Filosofia, Literatura, Medicina Crítica às abordagens da Psicologia da época: empiristas e racionalistas Materialismo.
O homem e a cultura - Leontiev
O Processo de Trabalho em Saúde
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Karl Marx e o materialismo histórico
Karl Marx.
A Dialética do Iluminismo Adorno e Horkheimer Método da teoria crítica: 1.Orientar para emancipação 2.Manter um comportamento Crítico.
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
Psicologia da Educação
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Fundamentos de Sociologia Prof. Francisco Eduardo B. Vargas Instituto de Sociologia e Política Universidade Federal de Pelotas 2/6/2016 Curso de Filosofia.
Transcrição da apresentação:

O trabalho em Marx A ontologia do ser social O Trabalho como constitutivo do sujeito

Carlos Marx Nasceu na Alemanha 1818 e morreu em Inglaterra 1883. Intelectual e revolucionário Doutor em Filosofia Atuou nas áreas de economia – filosofia – história – teórico político e jornalista.

Teoria econômica Propostas filosóficas Método  Materialismo histórico e dialético

Trabalho Proposta genérica  O trabalho como constitutivo do sujeito Proposta econômica  O trabalho como meio de produção Proposta sociológica  O trabalho como divisão social do trabalho

Homem  Natureza Trabalho

Marx, 1985 Antes de tudo, o trabalho é um processo entre o homem e a Natureza, um processo em que o homem, por sua própria ação, media, regula e controla seu metabolismo com a Natureza.

Ele põe em movimento as forças naturais pertencentes à sua corporalidade, braços e pernas, cabeça e mão, a fim de apropriar-se da matéria natural numa forma útil para usa própria vida.

Ao atuar, por meio desse movimento sobre a natureza externa a ele e ao modificá-la ele modifica, ao mesmo tempo, sua própria natureza.

Uma aranha executa operações semelhantes às do tecelão, e a abelha envergonha mais de um arquiteto humano com a construção dos favos de suas colméias. Mas o que distingue, de antemão, o pior arquiteto da melhor abelha é que ele construiu o favo em sua cabeça antes de construí-lo em cera.

No fim do processo de trabalho obtém-se um resultado que já no início deste existiu na imaginação do trabalhador. Além do esforço dos órgãos que trabalham, é exigida a vontade orientada a um fim que se manifesta como atenção durante todo o tempo do trabalho.

Homem Trabalho Meio  ferramentas O meio de trabalho é uma coisa ou um complexo de coisas que o trabalhador coloca entre si mesmo e o objeto de trabalho e que lhe serve como condutor de sua atividade sobre esse objeto Não é o que se faz, mas como, com que meios de trabalho se faz, é o que distingue as épocas econômicas  Os meios do trabalho são medidores do grau de desenvolvimento da força de trabalho humana, e Indicadores das condições em que se trabalha.

O trabalho em seus elementos simples e abstratos É atividade orientada a um fim para produzir valores de uso, apropriação do natural para satisfazer as necessidades humanas Condição universal do metabolismo entre o homem e a natureza. Condição eterna da vida humana E, portanto, independente de qualquer forma dessa vida.

Marx... Pode-se distinguir os homens dos animais pela consciência, pela religião ou por tudo que se queira. Mas eles próprios começam a se diferenciar dos animais tão logo começaram a produzir seus meios de vida. Marx, 1996, p. 27.

George Lukács

Lukacs 1885 – 1971 Filósofo húngaro Crítica literária e estética Marxista História e consciência de classe A ontologia do ser social

Lukacs, 1992, p. 23 “A Ontologia do ser Social” As formas de objetividade do ser social se desenvolvem, à medida que surge e se explicita a práxis social, a partir do ser natural, para depois se tornarem cada vez mais declaradamente sociais. (Lukacs, 1992, p. 93).

Com o ato da posição teleológica no trabalho, tem lugar o ser social (Lukács, p. 93). Superação do natural para o social

Pela dialética do trabalho Garante a unidade materialista do sujeito – objeto num processo de formação histórico e social da espécie.

É a transformação provocada pelo processo do trabalho. Transforma-se o material e transforma-se as condições internas do ser humano, ao produzir um produto que promoveu seu pensamento.

Vygotski, 2004 (Psicologia Pedagógica) Ao estabelecer as peculiaridade do trabalho humano, Marx apontou a diferença psicológica extremamente importante que difere o trabalho do homem do trabalho do animal.

A construção humana difere da construção da abelha apenas pelo fato de que o homem constrói como que duas vezes: primeiro em pensamento, depois na prática.

O ato volitivo Pressupõe necessariamente em nossa consciência, a existência anterior de certos desejos, vontades e aspirações relacionadas, em primeiro lugar, com a concepção do objetivo final a que aspiramos e, em segundo, com a concepção das atitudes e ações que são necessárias da nossa parte para a realização do nosso objetivo (Vygotski, 2004, p. 227.

Pensamento Não é outra coisa senão a participação de toda a nossa experiência anterior na solução de uma tarefa corrente, e a peculiaridade dessa forma de comportamento consiste inteiramente no fato de que ela introduz o elemento criador no comportamento ao criar todas as combinações possíveis de elementos em uma experiência prévia como é o pensamento (Vygotski, 2004, p. 238).

Trabalho  atividade Transformação mediado por instrumentos As ferramentas, os utensílios são necessários para o desenvolvimento da consciência

Ferramentas Utensílios Signos e símbolos CULTURA  PRODUTO HUMANO

Análise dialético Supera Reducionismo objetivistas Subjetividades idealistas

Objetivação da subjetividade A subjetivação da objetividade

Bibliografia LUKÁCS, G. 1992. A Ontologia de Marx: Questões Metodológicas Preliminares. In: NETTO, José Paulo. Lukács. São Paulo: Editora Ática. * MARX, Karl. 1985. O processo de trabalho. In: MARX, Karl. O Capital Crítica da Economia Política. Volume I. Livro Primeiro. Capítulo V. MARX, K.; ENGELS, F. 1996. A ideología Alemã. São Paulo: Editora Hucitec. RIVIÈRE, Angel. 1988. La actividad instrumental y la interacción como unidades de análisis de la Psicologia de las funciones superiores. In: La Psicologia de Vygotski. Madrid: Gráficas Valencia, S. A. VYGOTSKI, L. S. 2004. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins fontes.