DECISÕES e ÁREAS FUNCIONAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller
Advertisements

Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial
SISTEMAS INTEGRADOS PARA GESTAO DE PESSOAS E DE PROCESSOS
SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE JUIZ DE FORA FINANCEIRO
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Sistema de Informação Gerencial
AUDITORIA Objetivos da aula: Metodologia de Trabalho
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
Contabilidade Sistemas de Informação
Sistemas de Apoio às Operações
ESTRUTURA DE RH NAS EMPRESAS
Conceito e Aplicabilidade da Administração da Produção e Operações
O AMBIENTE GERAL E O AMBIENTE DE TAREFA E A RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Sistemas de Informação
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Sistema de Gerenciamento Administrativo Mercado Sobral
Qualidade em Produtos e Serviços
SIGES Gestão da Saúde Pública.
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Apresenta.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
CACIQUE CONFECÇÕES.
PLANO DE NEGÓCIO.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA
FTAD Formação Técnica em Administração
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS E A GERAÇÃO DE INFORMAÇÕES DECISORIAIS Prof. Luiz da Guia.
CONSULTORES ASSOCIADOS LTDA
Objetivos da aula Dar exemplos de como a tecnologia de informação apóia os processos de negócios nas funções organizacionais de contabilidade, finanças.
FUNÇÃO FINANCEIRA.
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
GLOBAL BUSINESS CONSULTING.  Por meio da contabilidade de custos você pode gerenciar o custo e preços de venda dos produtos ou serviços vendidos por.
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
Cadeia de Valor.
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
CACIQUE FRENTE DE LOJA.
Função da Administração:
SISTEMAS INTEGRADOS PARA GESTAO DE PESSOAS E DE PROCESSOS
Carlos Visão Global Social
Prof. Me. Patrício Vasconcelos
APTUS Managemet O seu parceiro na Clínica Médica Excelência em Gestão
ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Planejamento e Responsabilidade Social
Estruturas Organizacionais
Disciplina:Sistemas de Informação
Sistemas de Informação para Operações
INTRODUÇÃO: CONTAS A PAGAR E A RECEBER
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONVENCIONAL
AULA 02 – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Gestão de Sistemas de Informação Esta apresentação visa demonstrar a forma como o sistema de gestão de uma empresa (indústria fabricante de parafusos)
Estratégia Empresarial
Plano de Negócio Exercício.
 Uma empresa é uma organização formal cujo objetivo é produzir produtos ou prestar serviços a fim de gerar lucro. Os clientes estão dispostos a pagar.
O que são finanças ? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema.
Sistema de Informação Gerencial. SIG - INTRODUÇÃO Nas tarefas diárias cabe ao executivo ajustar os dados, pois estes nunca são insuficientes e nem abundantes.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA DE TURISMO TRABALHO E RENDA CAPACITAÇÃO: AMARIV e ASCAMARE - ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA - PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS.
Sistema de Informação aplicados a Finanças e Contabilidade
Administração Financeira e Orçamentária I
Empresa credenciada ao sistema SEBRAE
Multicon Assessoria Contábil
PLANO DE NEGÓCIO Professora Beth.
Transcrição da apresentação:

DECISÕES e ÁREAS FUNCIONAIS Profº Wagner Tadeu TCA Aula 15

ESQUEMA BÁSICO DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS O sistema de informações é representado pelo conjunto de subsistemas. Permite caracterizar as informações básicas que serão necessárias à contribuição dos cadastros de cada subsistema. A empresa deve ser enfocada do ponto de vista de suas funções e atividades, independentemente da estrutura organizacional vigente.

ÁREAS FUNCIONAIS DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Marketing; Produção; Administração financeira; Administração de materiais; Administração de recursos humanos; Administração de serviços; Gestão empresarial.

ÁREAS FUNCIONAIS DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Subdividem-se em funções necessárias ao funcionamento de uma empresa. É por meio da execução das funções e atividades que se alcançam produtos bem definidos. Do intercâmbio entre as funções formalizam-se as informações, gerando um fluxo formal e racional de informações da empresa.

DESCRIÇÃO DAS FUNÇÕES E ATIVIDADES Dois tipos de áreas funcionais: fim e meio. Servem, basicamente, como exemplo e não como uma abordagem estática.

ÁREAS FUNCIONAIS FIM Funções e atividades envolvidas diretamente no ciclo de transformação. Podem pertencer a essa categoria as seguintes áreas funcionais: Marketing; Produção.

ÁREAS FUNCIONAIS MEIO Funções e atividades que proporcionam os meios para que haja a transformação de recursos. Podem ser desse tipo as seguintes áreas funcionais: Administração financeira; Administração de materiais; Administração de recursos humanos; Administração de serviços; Gestão empresarial.

MAPA CONCEITUAL Atividade Marketing Fim Produção Meio Serviços Gestão Financeira Materiais RH

MARKETING É o setor que engloba todas as atividades relativas às relações de troca,orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores.Conhecendo e estudando estas motivações ao consumo, a empresa procura produzir bens e serviços que atendam ao público-alvo.

MARKETING O marketing conta com quatro instrumentos : Produção de bens e serviços que atendam aos desejos do público; Escolha do preço para estes produtos; Distribuição eficiente e ágil; Comunicação com o público (propaganda na mídia impressa ,eletrônica , promoção em pontos de venda,sorteios,brindes,merchandising,mala direta, etc.)

PRODUÇÃO Administra o sistema de produção,de modo a transformar os insumos em produtos ou serviços da empresa.Este departamento têm como finalidade a dar suporte logístico aos seus setores,bem como providenciar as adoções das medidas por ele determinada e procedendo seu planejamento para os setores que compõem tenha uma boa organização.

PRODUÇÃO Funções: Controle de produção diário e mensal; Entrada de matéria ; Controle de parada de máquinas e equipamentos; Consumo de matéria prima  ; Relatórios de consumo de matéria prima (deverão ser encaminhados mensalmente) ; Controle do estoque de explosivos (deverão ser encaminhados mensalmente); Coordenação dos funcionários da produção.

RECURSOS HUMANOS Usa conjunto de técnicas e instrumentos que permitem atrair,manter e desenvolver os talentos humanos. Hoje vemos que o mercado com constantes mudanças de natureza econômica,social e tecnológica é fundamental que a empresa seja voltada a administração da gestão de recursos humanos,visto que a continuidade de sua existência será determinada pela qualidade agregada aos seus produtos ou serviços,tendo como base “pessoas” motivadas e com alto nível de qualidade pessoal e profissional.

RECURSOS HUMANOS O departamento do recursos humanos fica encarregado por: Administrar salários; Recrutamento; Contração/Registro; Integração do novo empregado; Treinamento e desenvolvimento; Funções do Recursos Humanos:

RECURSOS HUMANOS Funções: Gerar folha de pagamento; Cálculo do INSS, FGTS, PIS, COFINS; Organizar e secretariar as reuniões da CIPA ; Agendar e controlar o PCMSO ; Controle dos exames de saúde dos funcionários;

RECURSOS HUMANOS Organizar e acompanhar o trabalho dos membros da cooperativa na empresa; Controle do cartão de ponto ; Desenvolver trabalho de assistência social, orientando funcionários necessitados; Encaminhamento para aposentadoria ; Afastamento por doença ou acidente de trabalho ;

RECURSOS HUMANOS Emissão de rescisão de contrato de trabalho e acompanhamento no sindicato; Arquivamento de documentos pessoais; Imposto de renda ; Acompanhamento de reuniões do sindicato.

FINANÇAS Setor que fica responsável pela administração dos fundos,com isso é aplicado uma série de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza,ou seja, investimentos que possuem a melhor compensação entre riscos e retorno da empresa.

FINANÇAS A função de gestão financeira geralmente é associada a um alto executivo da empresa, denominado freqüentemente diretor financeiro ou vice-presidente de finanças. O vice-presidente de finanças coordena as atividades do tesoureiro e do controlador. A controladoria preocupa-se com a contabilidade de custos e a contabilidade financeira, com os pagamentos de impostos e com os sistemas de informação gerencial.

FINANÇAS A tesoureira responsabiliza-se pela gestão do caixa e da área de crédito da empresa, por seu planejamento financeiro, e pelos gastos de investimento.Numa empresa menor, o tesoureiro e o controlador talvez sejam a mesma pessoa, não se encontrando dois departamentos distintos.

FINANÇAS Todos os dados obtidos no setor financeiro permite auxiliar no processo de gestão da empresa,e também contribuindo no planejamento e controle das atividades,isso fornece elementos que dêem suporte às decisões.

FINANÇAS Funções: Recebe e arquiva notas fiscais; Recebe e arquiva boletos de cobrança de clientes e fornecedores; Emissão de cheque de pagamento; Faturamento;

FINANÇAS Registro contas a pagar, receber; Quitação de pagamentos de clientes e fornecedores; Emissão de cobrança ; Envio cobrança p/ banco;