Sistemas de Informação

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Transcrição da apresentação:

Sistemas de Informação Exercício sobre Inovação tecnológica, Software Aberto, Virtualização e Novos Negócios

Exercício I – SI Atividade em Dupla Chapter 6 Exercício I – SI Atividade em Dupla Desenvolvimento e finalização durante a aula em laboratório A não entrega no prazo, impacta em desconto de 40% na nota final Fazer pesquisa na Internet e enviar relatório para o email do professor . nelsonms@mackenzie.br The Computer Continuum

Atividade 1- Cloud Computing Chapter 6 Atividade 1- Cloud Computing Descreva o conceito de Cloud Computing e o seu estágio atual. Quais os impactos desta tecnologia e deste modelo de negócios na indústria de hardware, software e aplicativos atuais? Quais são os principais players e suas respectivas proposições de valor? Analise e comente os principais entraves para a adoção da Computação em Nuvem Quais as ofertas de serviços de computação em nuvem disponíveis no Brasil ? The Computer Continuum

Atividade 2- Software Livre Chapter 6 Atividade 2- Software Livre 1- O Linux compete com o Windows na área de sistemas operacionais, como uma vantagem- o fato de ser gratuito. Como o Linux consegue ser gratuito? 2- Quem desenvolve o Linux? Qual o tipo de suporte e garantia de funcionalidade o Linux tem? 3 – O que motiva os desenvolvedores a fazê-lo sem ônus? 4- Alguns fabricantes cobram por algumas versões do Linux? De que forma isto é feito? Qual o modelo de negócio? The Computer Continuum

Atividade 3- Estudo de caso Chapter 6 Atividade 3- Estudo de caso Os call centers, agora mais comumente chamados de contact centers, são um dos setores que mais empregam , principalmente estudantes e profissionais em início de carreira. Empresas como Contax e Atento - que atendem grandes bancos, seguradoras, companias de e-commerce – demonstram o grande potencial do setor. Por outro lado, há vários desafios neste segmento: a) Forte competição no setor, forçando a diminuição de custo por PA(Posto de Atendimento) The Computer Continuum

Atividade 3- Estudo de caso Chapter 6 Atividade 3- Estudo de caso b) Alto turn over de funcionário , o que implica em reciclagens e treinamentos constantes. c) Necessidade de performance e segurança em sistemas de informação de forma a agilizar o atendimento. De que forma, as tecnologias de thin client e cloud computing , podem potencialmente auxiliar as empresas de contact center no melhor balanceamento entre TCO(Total Cost of Ownership), funcionalidade, segurança e simplicidade ? The Computer Continuum

Atividade 4 – Comunicações e Novos negócios Com a evolução das tecnologias de comunicação o que dez anos atrás era inacessível , hoje está acessível a quase todas as camadas da população. Mais recentemente apareceu a figura dos MVNOs. Como funciona o MVNO fora do Brasil? Este tipo de empresa será concorrente ou parceiro das operadoras de celular? Explique Por que o governo brasileiro está com dúvidas sobre a regulação dos serviços de MVNOs? Qual a estrutura e modelo de negócios dos MVNOs?