Centralização versus Descentralização Centralização e Descentralização referen-se ao nível hierárquico no qual as decisões devem ser tomadas. Centralização: a autoridade para a tomada de decisões está próxima ao topo da organização. Descentralização: a autoridade de tomar decisões é deslocada para os níveis mais baixos da organização. Professor Juliano Santiago Angeli
Centralização x Descentralização Decisões alocadas próximo ao topo da organização Autoridade para decisões deslocada para os níveis mais baixos da organização Professor Juliano Santiago Angeli
Vantagens da Centralização As decisões são tomadas por administradores que possuem uma visão global da empresa; Os tomadores de decisão no topo são geralmente melhor treinados do que os de nível mais baixos; As decisões são mais consistentes com objetivos empresariais globais; Elimina esforços em duplicidade de vários tomadores de decisão e elimina custos. Professor Juliano Santiago Angeli
Desvantagens da Centralização As decisões são tomadas por administradores que estão distanciados dos fatos; Os tomadores de decisão do “topo” da pirâmide raramente tem contato com as pessoas e situações envolvidas; A comunicação entre os envolvidos é muito mais lenta, com isso passa por vários departamentos possibilitando distorções. Professor Juliano Santiago Angeli
Vantagens da Descentralização As decisões são tomadas mais rapidamente pelos executores da ação; Tomadores de decisão são os que tem mais informações sobre a situação; Maior participação no processo decisorial promove motivação e moral elevado entre os administradores médios; Proporciona excelente treinamento para os administradores médios. Professor Juliano Santiago Angeli
Desvantagens da Descentralização Pode ocorrer falta de informação e coordenação entre os departamento envolvidos; Maior custo pela exigência de melhor seleção e treinamento dos administradores médios; Maior ênfase para objetivos departamentais do que os empresariais; Políticas e procedimentos divergentes. Professor Juliano Santiago Angeli
Mudanças Organizacionais Para que haja uma mudança na estrutura organizacional, tem-se que mudar hábitos administrativos e uma mudança de cultura organizacional. Professor Juliano Santiago Angeli
Para mudar a cultura... Para mudar a cultura e o clima organizacional, a organização precisa ter capacidade inovadora, ou seja, deve ter as seguintes características: Adaptabilidade (ser flexível e receptiva); Senso de identidade ( passado, presente e futuro); Integração dos participantes para que a organização se comporte como um “todo”. Professor Juliano Santiago Angeli