Primeira aula.  Professor Marcelo Marques  Para quem não me conhece...   Blog: https://abordagemfilosofica.wordpress.com.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMO CRIAR E ADMINISTRAR UM BLOG.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Avaliação do Processo de Ensino e de Aprendizagem 2011/1
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Pedagogia da pesquisa-ação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
Escola Estadual Senador Filinto Muller
Tecnologias de Informação --- Apresentação. Âmbito da disciplina objectivos da disciplina Organização e desenvolvimento Conteúdos programáticos Horário.
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do
SARESP 2012 APLICAÇÃO DA PROVA.
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
Experimentação em Ciências na formação inicial de professores
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
Patrícia Kayser Vargas Mangan Março de 2009
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA
Colégio Rui Barbosa Aprendizagem Colaborativa:
Curso de Docência Universitária
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Teoria do conhecimento e filosofia da ciência Jerzy A. Brzozowski.
Introdução INTRODUÇÃO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Recordando alguns pontos da aula passada...
Teoria do conhecimento e filosofia da ciência
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
METODOLOGIA CIENTÍFICA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRO REITORIA DE GRADUAÇÃO
As relações entre tecnologias e educação ALGUNS COMPONENTES PARA MIRAR.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Tópicos Avançados de Redes de Computadores
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 9º ANO 2015
Sistemas Operacionais de Rede
UNIMINAS – UNIÂO EDUCACIONAL DE MINAGERAIS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Paula Ribeiro Nogueira Professoras: Elsa Guimarães.
Passeio ecológico e visita a exposição no Gasômetro
Língua Portuguesa Rosimeire M. faria
Aula: Renascimento e Modernidade.  Renascimento:  Contexto: Fim do feudalismo, surgimento das cidades e da burguesia. Porém a mentalidade permanecia.
Aula: Renascimento e Modernidade.  Renascimento:  Contexto:  Ressurgimento das cidades e apresentação de uma nova classe social: Burguesia. Com grandes.
Aula: Renascimento e Modernidade
René Descartes ..
Filosofia Conceitos gerais.
Aula: Renascimento e Modernidade.  Renascimento:  Contexto: ressurgimento das cidades (burgos) e de uma classe nova (burguesia)  Pensamento: Antropocentrismo,
TER 3º ano Primeira aula.
Aula: Renascimento e Modernidade.  Renascimento:  Contexto: - As cidades começam a surgir com o deteriorização do modelo feudal. - Surgimento da burguesia,
Aula: Renascimento e Modernidade
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
Aula: Renascimento e Modernidade.  Renascimento:  Contexto:  Ressurgimento das cidades e apresentação de uma nova classe social: Burguesia. Com grandes.
Linguagem de Programação II Apresentação
ESCOLA ESTADUAL ANTONIO VALADARES
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
PROGETC:RONAN IVO DE SOUZA TEMA 25 – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS.
Docência universitária: repensando a aula
ESCOLA ESTADUAL BRAZ SINIGÁGLIA CURSISTAS: RUBENS DE SOUZA ELENIR MARTINS DE LIRA ATIVIDADE:3.9 EXECUSÃO DA ATIVIDADE PLANEJADA DOENÇAS SEXULAMENTE TRANSMISSÍVEIS.
Primeira aula.  Professor Marcelo Marques   Blog:
“Um país se faz de homens e livros”
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
TÍTULO DO ARTIGO Autores: Autor 1; Autor 2; Autor 3 VI SENPEX Ciência e Tecnologia para promoção da Educação e da Vida.
Filosofia no Brasil.
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.
Formação continuada ANO 2015
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015 O conhecimento não é uma cópia da realidade. Conhecer é modificar, transformar o objeto, e compreender.
Faculdade Piaget - Brasil
ENEM AULA SHOW GEOGRAFIA 25 DE AGOSTO PROFESSORA: GÊRDA LÚCIA
Aula: Renascimento e Modernidade.  Renascimento:  Contexto: - As cidades começam a surgir com o deteriorização do modelo feudal. - Surgimento da burguesia,
Anotações.  Definição:  Exemplo:  Definição:  Exemplo:
Transcrição da apresentação:

Primeira aula

 Professor Marcelo Marques  Para quem não me conhece...   Blog: (Conteúdo sobre as aulas e arquivos em.ppt das aulas)

 Contexto contemporâneo e modos de ser atuais (ciências, política, moral, arte, tecnologias abertas, sociedade líquida, etc.)  Habilidades para qualquer carreira e percurso  Enem e outras provas  Questões do ENEM  Redação!

 Proposta de dinâmica das aulas  Organização da sala  Uso da tecnologia  Conteúdo e diálogo/produção colaborativa  Discussão (luta) x Diálogo (sparring)  Horário de entrada e tolerância da porta  Importância do feedback constante

 Tipo de prova e teor das questões  Textos de apoio  Revisão das provas e questões

 Para casa:  Assistir ao vídeo: sobre-a-mudanca-de-modelo-de-pensamento-entre-os-antigos-e-a-modernidade/ sobre-a-mudanca-de-modelo-de-pensamento-entre-os-antigos-e-a-modernidade/  Pesquisar sobre:  1) Anomalias que alteram a percepção do sujeito Assistir ao vídeo: mundo-e-como-realmente-parece/ mundo-e-como-realmente-parece/... e ler o artigo: faz-o-individuo-nao-entender-nada-de-musica/ faz-o-individuo-nao-entender-nada-de-musica/  2) René Descartes Livros, sites, vídeos, etc...