ESTRATÉGIAS DE PREÇO.

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Transcrição da apresentação:

ESTRATÉGIAS DE PREÇO

Estratégias de Preços Distintos Diferentes preços para diferentes compradores

Desconto em um Segundo-Mercado  Preços diferenciados para mercados diferentes devido ao excesso de estoque. Pretende-se desovar os estoques num mercado secundário com preços reduzidos. 

Desnatação  A desnatação envolve a fixação de um preço relativamente alto na vida de um produto. Ex: Micro, Kit gás, etc. O preço é sistematicamente reduzido à medida que o tempo passa.

Desconto Periódico e Randômico  Descontos periódicos são os previsíveis, como os realizados pelas companhias telefônicas. Ex: Oi nos finais de semana, Embratel idem, etc. Os descontos randômicos são oferecidos ocasionalmente. Ex: Montadoras de veículos. 

Estratégias de Preços Competitivos

Igualando a Estratégia da Competição A organização estabelece preços iguais aos de seus competidores, mudando a competição para outras áreas. Ex: Qualidade do produto.

Cotar por Baixo do Preço da Competição Colocando o preço abaixo da concorrência fará com que os estoques girem mais e este giro recuperará a margem perdida. Esta estratégia derruba a concorrência. Ex: Lojas Americanas com as ofertas relâmpagos de peças íntimas

Líderes de Preços e Seguidores Organizações com grande fatias no mercado determinam o nível de preço, devido à qualidade, tradição, etc. Organizações mais fracas, concorrentes, o seguirão.

Preço de Penetração Colocação de um produto novo no mercado com um preço baixo com a intenção de ganhar mercado. Mais tarde, o preço tende a aumentar. Ex: FIAT 147.

Preço Predatório São preços estabelecidos, teoricamente, por tradição Preço Predatório São preços estabelecidos, teoricamente, por tradição. Podem até dificultar a entrada de concorrentes devido à margem de lucro estar atrelada ao mercado. Ex: Preço do cafezinho ( Pé-duro ), Preço do Jornal, etc.

Preço Inflacionário Com a inflação, a empresa aumenta o preço dos produtos e depois passa a usar falsos descontos para atrair os compradores. Ex: Mercado atual.

Estratégias de Precificação por Linha de Produtos Maximizar os lucros para o total dos produtos da linha e não diferencia-los

Preço Cativo É a estratégia de colocar um determinado aparelho a um preço baixo, porém, para que funcione, necessita de acessórios e estes compensam a falta de lucro no aparelho básico. Ex: Aparelho de barba Mack III da Gillete.

Preço Isca e Preço Líder É o método de atrair clientes para compras de itens de baixo preço com a intenção de que ele compra os outros com preços mais elevados. EX: Ofertas relâmpagos das Lojas Americanas.

Preço Pacote e Múltiplas-Unidades de Preços É quando o preço de uma unidade sai mais cara do que o conjunto todo.

MÉTODO MARK UP

ÍNDICE MULTIPLICADOR

CONHECIMENTO

GENÉRICO PRODUTO

GENÉRICO

FÓRMULA: [100% - (% despesa variável + % despesa fixa + % margem de lucro líquido desejado)]/ 100

R$ 100.000,00 R$ 20.000=20% R$ 20,00

Mark Up: 100 / (100 - ( 17 + 5,4 + 4 + 2,5 + 1,65 + 1,5 + 5 + 5 + 20 )) Mark Up: 100 / (100 - 62,05) MARK UP= 100 / 37,95 = 2,6350

Preço de Venda = R$ 20,00 X 2,6350 = R$ 52,70

52,70

20,00

40,00

12,70

CUSTOS DESPESAS

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PONTO DE EQUILÍBRIO

“Ponto de equilíbrio é o valor ou a quantidade que a empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas. No ponto de equilíbrio, a empresa não terá lucro nem prejuízo. “

Fórmula: PE=DF/MC

DESPESAS FIXAS ALUGUEL D R E Demonstração de Resultado do Exercício. Objetivo: Demonstrar os resultados de uma empresa ( vendas, custos das mercadorias vendidas CMV, reservas de lucros, etc.) durante o exercício.

CUSTO DESPESA FIXA DESPESA VARIÁVEL

CUSTOS: Valores gastos diretamente na aquisição/elaboração do produto e/ou na execução de serviços - Indústria: materiais, insumos, mão-de-obra direta; - Comércio: valor de aquisição das mercadorias; - Serviços: mão-de-obra direta, material aplicado.

Despesas Fixas: Idependem das vendas • Determinantes nos resultados. • Controle rígido e constante - inclusive provisões. • Recuperáveis com as vendas. • Devem ser adequadas às necessidades da empresa: Exemplos: aluguel, água, luz, telefone, salários, encargos, contador, pró-labore, manutenção etc.

Despesas Variáveis: Relativas a Comercialização • Proporcionais às vendas. • Influenciam diretamente nas margens de ganho. • Considerar os seguintes valores: - Comissões - incentivo de vendas. - Impostos sobre vendas. • Federais/Estaduais/Municipais. • Enquadramento tributário – planejamento.

Fórmula: PE=DF/MC

MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO Margem de Contribuição é quantia em dinheiro que sobra do preço de venda de um produto, serviço ou mercadoria após retirar o valor do custo variável unitário. Esta quantia é que irá garantir a cobertura do despesas fixas e o lucro, após a empresa ter atingido o Ponto de equilíbrio, ou ponto crítico de vendas (Break-even-point).

DESPESAS FIXAS ALUGUEL FÓRMULA DESPESAS FIXAS ALUGUEL MC= PV – CMV - DV Preço de Venda(PV) – Custo da Mercadoria Vendida(CMV) – Despesas Variáveis(DV).

DESPESAS FIXAS ALUGUEL Preço de Venda = R$ 50,00 (100%) (-) Custo da Mercadoria Vendida = R$ 30,00 (60%) (- )Despesas Variáveis = R$ 5,00 (10%) (=) Margem de Contribuição = R$ 15,00 (30%) (50-30-5=15)

Fórmula: PE=DF/MC

PE = DF/0,30 ou seja R$ 5.000,00 / 0,30 = R$ 16,6 mil

QUANTO VENDER?

PE/PV

R$ 16.667 / 50 = 334 unidades

CUSTOS E DESPESAS

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